outubro 25, 2016

O verdadeiro Heisenberg

Quem assistiu a série Breaking Bad deve ter ficado impressionado com os métodos pouco ortodoxos do professor Walter White, ao mudar de nome e assumir  como identidade o nome de Heisenberg. O que poucos sabem é que Heisenberg realmente existiu e era um cientista tão ou mais competente que White.

A participação do verdadeiro Heisenberg foi  fundamental para a criação da bomba atômica, ajudando os alemães nazistas na corrida armamentista referente à criação dessa arma. Hensenerbg não obteve sucesso, o que garantiu aos americanos o sucesso na guerra e a destruição de duas cidades Japonesas, Hiroshima e Nagasaki.



Após o final da guerra o físico alemão acabou revelando que não desenvolveu a bomba por vontade própria e que teria condições de ter criado o armamento antes mesmo dos americanos, mas não o fez por conta dos estragos que esse tipo de arma provocaria no mundo.

Seu nome verdadeiro  era Werner Karl Heisenberg, nascido em Würzburg, em  5 de dezembro de 1901, o físico também ficou famoso, antes da guerra, por ter conquistado o Prêmio Nobel de Física em 1932, pela criação da mecânica quântica

Heisenberg começou a desenvolver as bases da  quântica em 1925, mas foi seu artigo “Über den anschaulichen Inhalt der quantentheoretischen Kinematik und Mechanik”, que serviu de base para a conquista do Nobel.
O físico foi fundamental para a criação do primeiro reator nuclear alemão em Karlsruhe e de um reator de pesquisa em Munique, em 1957.

Com o final da guerra ele foi nomeado diretor do Instituto Kaiser Wilhelm de Física, que mais tarde passou a ser denominado Instituto Max Planck de Física. Ele dirigiu o instituto até sua transferência para Munique em 1958, quando foi ampliado e renomeado Instituto Max Planck de Física e Astrofísica. Heisenberg foi ainda presidente do Conselho de Pesquisa Alemão, presidente da Comissão de Física Atômica, presidente do Grupo de Física Nuclear de Trabalho, e presidente da Fundação Alexander Von Humboldt.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...