agosto 28, 2013

Hostilidades contra investigação de armas químicas na Síria devem ser prevenidas, diz ONU

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (à esquerda), se reúne com o diretor-geral da Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ), Ahmet Üzümcü, em Haia, Holanda. Foto: OPAQ
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), Ahmet Üzümcü, pediram nesta quarta-feira (28) a todas as partes na Síria que estendam sua plena cooperação com a equipe de inspetores das Nações Unidas que investiga a possibilidade de utilização de armas químicas.

Equipe de astrônomos identifica estrela gêmea do Sol

Observações realizadas por uma equipe internacional de astrônomos no equipamento Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), localizado no Chile, identificaram uma estrela gêmea do Sol, denominada HIP 102152, que está localizada a aproximadamente 250 anos-luz de distância da Terra. A análise da HIP 102152 fornece evidências da ligação entre a idade das estrelas e a concentração do elemento químico lítio, além de sugerir a existência de planetas rochosos do tipo terrestre (similares à Terra) orbitando ao seu redor. O estudo envolve cientistas brasileiros, incluindo pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, e de outros cinco países.