janeiro 29, 2013

Projeto Guri adia início das aulas em Botucatu


A coordenação do Projeto Guri do Polo de Botucatu informa que, devido à reforma do Espaço Cultural “Dr. Gabriel Marão” e a necessidade da viabilização de outro local para realização de suas atividades, as aulas dos alunos veteranos do projeto, que deveriam começar nesta quarta-feira (30), foram adiadas para o dia 15 de fevereiro de 2013.

Nesta mesma data, também terão início as aulas dos novos alunos do Guri, os quais devem realizar suas matrículas até dia 22 de fevereiro.

Vigilância realiza nebulização contra a dengue no Jardim Continental


A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu promoveu na manhã desta terça-feira (29) nebulização em residências, terrenos e pontos comerciais na Avenida João Batista Carnietto e ruas adjacentes, no Jardim Continental, região Norte.

A atividade de aplicação de inseticida se deve à identificação de um caso importado de dengue, contraída por uma moradora do bairro. A pessoa, uma mulher de 31 anos, foi infectada pela doença na cidade de Praia Grande, litoral do Estado de São Paulo.

Resort da Ilha é inaugurado no interior de São Paulo


O interior de São Paulo não será mais o mesmo com a inauguração do Resort da Ilha. Único hotel rodeado aqui pelas águas cristalinas do Rio Tietê, no interior de São Paulo, o complexo turístico oferece lazer e entretenimento em um local privilegiado e abençoado pela natureza.

Situado em Sales, próximo à Balsa Porto Itamaraty, na região de Lins, o Resort da Ilha possui uma área total de cinco mil metros quadrados, e integra lazer, descanso e entretenimento distribuídos em opções de apartamentos ou bangalôs, além de piscina com bar molhado, SPA, restaurante de categoria internacional e da cozinha típica brasileira, praia privativa, quadra de tênis e quadra poliesportiva, sala de jogos, sala de fitness, pub, monitoria para crianças, esportes náuticos e muito mais.

Pesquisas vão usar nanotecnologia para desenvolver materiais com aplicações odontológicas, biomédicas e ambientais


Um projeto com enfoque na produção de nanocelulose para aplicações odontológicas, biomédicas e ambientais, dentre outras, envolvendo Unesp, USP e as universidades canadenses de Trent e de Toronto, foi aprovado pelo Programa Especial de Nanociências e Nanotecnologia do CNPq.

Ao todo, 320 mil reais serão destinados para a compra de equipamentos para o Centro de Nanotecnologia, coordenado pelo professor Alcides Lopes Leão, do Departamento de Engenharia Rural, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu.

Nova Diretoria da FCA/Unesp toma posse em 01 de fevereiro


No próximo dia 01 de fevereiro, sexta-feira, às 10h, a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, vai realizar a Sessão Solene da Congregação que dará posse ao professor João Carlos Cury Saad como diretor e ao professor Carlos Frederico Wilcken, como vice-diretor da unidade.
Eleitos em outubro de 2012, com 94,58% dos votos válidos, os novos dirigentes substituem os professores Edivaldo Domingues Velini (diretor) e José Matheus Yalenti Perosa (vice-diretor).

II Prêmio Abraccine homenageia os melhores filmes do ano


A Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Abraccine, anuncia os ganhadores do seu segundo prêmio anual de Melhores Filmes do Ano.

“Febre do Rato”, do pernambucano Cláudio Assis, ganhou na categoria melhor Longa Brasileiro; o iraniano “A Separação”, de  Asghar Farhadi, melhor Longa Estrangeiro; e “O Duplo”, de Juliana Rojas, Melhor Curta.

Prefeitura e Caixa assinam contrato para construção de mais 499 moradias em botucatu


A meta de construir 3 mil novas moradias nos próximos quatro anos é um grande desafio a ser vencido pela Prefeitura de Botucatu. Para que o compromisso assumido com a população seja cumprido será necessário muito trabalho e agilidade na aprovação dos vários projetos habitacionais que se encontram em análise, sobretudo aqueles voltados à população de baixa renda.

Para eternizar seu Jubileu, FMB promove concurso de fotografias


Em comemoração ao seu aniversário de 50 anos, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) promoverá um concurso de fotografias com o objetivo de documentar de forma artística, por meio das imagens, aspectos marcantes de pessoas e coisas relacionadas com a FMB. Os melhores trabalhos, escolhidos por um grupo de jurados, serão expostos no saguão do Salão Nobre da FMB, dia 26 de abril, data em que a instituição iniciou, há meio século, suas atividades acadêmicas.

O Palanque promove debate sobre segurança em casas noturnas


Haroldo Amaral

O programa “O Palanque” promove amanhã, na rádio F8, a partir das 8h, um encontro para discutir a realidade da segurança em boates, casas de espetáculo e restaurantes em Botucatu.

A mesa redonda vai reunir integrantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Policia Militar, Secretaria de Planejamento e promotores de eventos, que se manifestarão sobre a segurança em casas de espetáculos e estabelecimentos comerciais que recebem grande quantidade de público.

Últimos dias para recadastramento de mototaxistas em Barra Bonita


O prazo para renovar a licença termina na próxima quinta-feira, 31 de janeiro.

Os profissionais interessados devem comparecer ao Demutran, Departamento Municipal de Trânsito, com a documentação da moto regularizada, seguro obrigatório quitado, carteira de habilitação e certidão de prontuário da CNH.

Projeto regulamenta profissão de artesão e cria mecanismos de apoio e classificação


A Câmara analisa projeto que cria o Estatuto do Artesão, define a profissão e autoriza o Poder Executivo a criar o Conselho Nacional do Artesanato e o Serviço Brasileiro de Apoio ao Artesanato. A matéria (PL 4544/12), da deputada Gorete Pereira (PR-CE), tramita apensada ao PL 7755/10, que também dispunha sobre a profissão de artesão.

Pelo texto, ficam definidos três tipos de atividade artesanal: arte, ofício e produção e confecção tradicional de bens alimentares. Artesão é definido como o trabalhador que exerce uma atividade artesanal, em caráter habitual e profissional, dominando o conjunto de saberes e técnicas a ela inerentes. Para que a pessoa caiba na definição se exige que ela tenha sentido estético e perícia manual.

Estado intensifica fiscalização em casas noturnas


O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça, 29, o início da operação Prevenção Máxima, que consiste na vistoria de todas as casas noturnas do Estado de São Paulo. "Todas as casas noturnas com mais de mil metros quadrados serão vistoriadas, e depois todas as demais", afirmou.

A medida é uma ação preventiva a casos como o de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em que mais de 230 pessoas morreram e pelo menos 120 ficaram feridas após incêndio numa casa noturna na madrugada de domingo, 27. A operação Prevenção Máxima vai envolver 300 equipes de bombeiros.

Cante Se Puder comemora seu primeiro aniversário


O  Cante Se Puder completa um ano nesta quarta-feira, 30 de janeiro, às 22h45. E para comemorar Patricia Abravanel e Márcio Ballas comandam as provas mais hilárias com os participantes que fizeram história no programa.

Procurado é preso pela Guarda Municipal no Lavapés


Na noite de segunda-feira (28.01.2013) os guardas civis municipais Inspetor Pimentel, gcm Rezende e gcm Pichinin prenderam o procurado pela justiça Felipe Aparecido Tinfre (20).

O suspeito foi visualizado na praça Arquiteto Adolfo Dinucci,  Igreja Nossa Senhora de Fátima, e tentou fugir correndo cerca de 700 metros, até ser abordado na rua Marília.

Álcool líquido fora das prateleiras em fevereiro


A partir do dia 1º de fevereiro o álcool líquido, não será mais encontrado nas gôndolas dos supermercados, ele será substituído pelo álcool gel. Isso ocorrerá devido à proibição da venda do produto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além da comercialização a medida também representará o fim do produto já que também será proibida a fabricação do álcool líquido no país. Segundo a agência, o principal objetivo é reduzir o número de acidentes, queimaduras e ingestão acidental, envolvendo principalmente as crianças.

Defesa Civil estuda normas para casas noturnas


O coordenador da Defesa Civil de Botucatu, Paulo Renato da Silva, analisa as circunstâncias do incêndio que matou mais de 200 pessoas na Boate Kiss na madrugada de domingo (27) na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, como um sinal de alerta e defende que é necessária a adoção de novas normas para as casas noturnas de todo o país.

Em sua opinião, a quantidade de vítimas poderia ser menor se não tivesse ocorrido uma sucessão de erros. “Primeiro foi a falta de comunicação. Como os seguranças não sabiam o que estava ocorrendo no fundo da boate, foram dois ou três minutos que custaram vidas pela falta de comunicação. Depois, foi a falha do equipamento, no caso o extintor de incêndio, que não funcionou ou foi manipulado por alguém que não sabia como proceder, e por último a falta de orientação dos frequentadores, que não sabiam que atitude tomar diante da treagédia”, cita.