outubro 19, 2012

Bagaço de cana move turbina a vapor em termelétrica


Na Escola Politécnica (Poli) da USP, pesquisa mostra que o bagaço de cana-de-açúcar pode ser aproveitado pelas usinas de açúcar e etanol para produzir eletricidade em uma central termelétrica com turbinas a vapor. O estudo do engenheiro eletricista Fernando Alves dos Santos estima que uma usina de médio porte geraria 42 megawatts de energia elétrica por hora, consumindo anualmente 500 mil toneladas de bagaço, usado como combustível das caldeiras que produzem o vapor. A produção, além de suprir o abastecimento de energia da própria usina, gera excedentes que podem ser comercializados.

SBT Repórter mostra a corrida de trenós no gelo "Iditarod" nesta segunda


O SBT Repórter da próxima segunda, 22 de outubro, vai até o Alasca e acompanha, pela primeira vez na TV aberta do Brasil e com tecnologia de cinema digital, a corrida do gelo “Iditarod”.

O programa mostra quem são os heróis desse esporte, que competem com trenós de cães, e como eles criam animais tão resistentes.

Guarda-roupa de psicóloga precisa de terapia no Esquadrão da Moda deste sábado


No programa Esquadrão da Moda deste sábado, 20 de outubro, às 20h30, Isabella Fiorentino e Arlindo Grund recebem Simone. A participante tem 44 anos, é psicóloga e, segundo seus familiares, tem um guarda-roupa um pouco exagerado. A filha de Simone, Katerine afirma que a mãe tem um estilo perua.

Simone adora roupas curtas, batons de cores fortes e muito brilho. "No metrô todo mundo olha, no ponto de ônibus, não tem quem não veja. Eu acho que derrubo até motoqueiro", diverte-se Simone. O problema é que esse estilo não transmite credibilidade em sua profissão e a dupla do Esquadrão entre em ação para mudar o guarda-roupa de Simone. A mudança do visual dos cabelos fica por conta de Rodrigo Cintra e a maquiagem por Virgínia Gregório.

Ronald McDonald visita a Enfermaria Pediátrica e faz a alegria das crianças no HCFMB


O setor de Enfermaria Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, recebeu nesta sexta-feira (19), uma inusitada visita, que levou os pequenos internos às gargalhadas. Trata-se do famoso palhaço Ronald McDonald, símbolo da rede de restaurantes em todo o mundo. A surpresa ainda faz parte das comemorações do mês da criança.

A visita aconteceu por volta das 9 horas da manhã. As crianças que estão internadas na Enfermaria Pediátrica, foram até a brinquedoteca do setor. Lá, acompanharam por quase uma hora, uma série de brincadeiras promovidas pelo palhaço. O momento que mais atraiu a atenção das crianças foi na hora dos números de mágica. Participando junto, as crianças se mostravam encantadas com os números de ilusionismo.

AES Tietê atua na preservação de áreas nas bordas de seus reservatórios


A AES Tietê tem como compromisso de sua Plataforma de Sustentabilidade promover o uso adequado das Áreas de Preservação Permanente de sua responsabilidade no entorno dos reservatórios de suas usinas. Assim, para garantir a sustentabilidade ambiental dessas áreas, a empresa atua de forma preventiva, buscando a conscientização da comunidade sobre a importância das áreas de preservação e alertando sobre os riscos que as ocupações irregulares acarretam ao meio ambiente.

Fase semifinal do Astros começa em grande estilo com Mc Sapão no júri na próxima segunda-feira (22)


A segunda-feira está especial para a maior competição de talentos do país. André Vasco recebe os primeiros dos 70 candidatos aprovados nas eliminatórias, que voltam para tentar uma vaga na grande final do Astros. E quem vem dividir com os jurados a responsabilidade do voto é o divertido MC Sapão!

Vrum dá dicas de como conservar seu carro neste domingo


Neste domingo, 21 de outubro, às 8h30, no Vrum, Estefânia Farias dá dicas de como conservar o carro por muitos anos. São detalhes e cuidados que, ao longo do tempo, fazem toda a diferença. O programa traz ainda uma lista dos carros mais potentes que são vendidos no Brasil e esclarece dúvidas sobre o universo das quatro rodas.

ARENA CROSS - Ingressos para etapa de Indaiatuba estão disponíveis


SÃO PAULO (SP) - A etapa do Arena Cross em Indaiatuba será no dia 27 de outubro, mas os amantes da adrenalina que não quiserem perder a única etapa realizada no Estado de São Paulo nesta temporada, devem se antecipar e trocar o quanto antes seu ingresso por dois quilos de arroz ou feijão.

Sucesso de público em todas as edições anteriores que esteve na cidade, a expectativa é novamente que as arquibancadas do Arena Cross fiquem lotadas.

Mobilidade urbana nos grandes centros e a migração são temas para espetáculo de dança


"Quando Eu Vim (...)”, é o novo projeto do Grupo Oficina da Dança, idealizado por Rubens Barbosa, coreógrafo potiguar, que há 2 anos divide Botucatu e São Paulo como sua nova terra natal, estreia dia 24 de outubro, às 20h30, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci. Ingressos estão a venda no Mirante das Artes (Major Matheus, 249 - 2. andar) ou com os próprios bailarinos.

O espetáculo lança olhos sobre questões de identidade cultural a partir da mobilidade urbana das grandes metrópoles e do ‘não pertencimento’ gerado pelos lugares de passagem.