outubro 15, 2012

Conheça os vencedores: premiação do concurso “Causos do Saci” acontece quarta-feira


O Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” será palco nesta quarta-feira (17/10/2012), às 20 horas, da solenidade de premiação do concurso literário “Causos do Saci”.

O concurso promovido pela Prefeitura de Botucatu, por meio da Subsecretaria de Turismo, em parceira com a Academia Botucatuense de Letras (ABL) faz parte atividades do Festival Nacional do Saci que será realizado nos dias 19, 20 e 21 deste mês no Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão” e também integra as festividades comemorativas ao 40º aniversário da Academia Botucatuense de Letras.

Botucatu promove a Semana Municipal da Alimentação, segurança alimentar e nutricional


A Subsecretaria de Agricultura promove a partir desta terça-feira (16) a Semana Municipal da Alimentação, Segurança Alimentar e Nutricional, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, com o tema: “As cooperativas agrícolas alimentam o mundo”.

A abertura oficial acontece às 9 horas na sala de teleconferência da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Praça Dom Luiz Maria de Santana, 176, no Centro.

Cadastramento Habitacional: Mais de 400 famílias afirmam morar em área de risco; prefeitura de Botucatu realiza vistorias


A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Habitação, finalizou entre os meses de julho e agosto deste ano o cadastro de mais de 6 mil interessados em participar dos futuros processos de seleção de projetos habitacionais viabilizados pelo Poder Público de Botucatu.

Deste montante, mais de 400 famílias declararam morar em áreas de risco. O número surpreendeu a Secretaria Municipal de Habitação e Defesa Civil, que não possuem evidências que atestem a existência de moradias estabelecidas em terrenos com risco geológico ou insalubre.

Há 34 anos - Em 16 de outubro de 1978, o Cardeal Karol Wojtyla, tornava-se o Papa João Paulo II


O Beato Papa João Paulo II foi o papa e líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de outubro de 1978 até a sua morte em 02 de abril de 2005, quando tinha 84 anos. João Paulo II, teve o terceiro maior pontificado documentado da história; depois dos papas Pedro, que reinou trinta e quatro anos, e Papa Pio IX, que reinou por trinta e um anos.

Foi o único Papa eslavo e polaco até a sua morte, e o primeiro Papa não-italiano desde o holandês Papa Adriano VI em 1522. João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polônia e talvez em toda a Europa, bem como significante melhora das relações da Igreja Católica com o judaísmo, a Igreja Ortodoxa, os Luteranos e a Comunhão Anglicana.

Predadores


“Predadores” é um novo e ousado filme do universo de “Predador”, com produção de Robert Rodriguez, é estrelado por Adrien Brody como Royce, um mercenário que relutantemente lidera um grupo de combatentes de elite e descobre que eles foram levados para um planeta alienígena para servirem como presas.

À exceção de um médico que caiu em descrédito, todos são assassinos a sangue frio: mercenários, mafiosos da Yakuza, presidiários, membros de esquadrões da morte - ou seja, "predadores" humanos que agora serão sistematicamente caçados e eliminados por uma nova raça de predadores alienígenas.

Terror - Ano: 2010 - Duração: 106 minutos – Cor – 16 anos – Fox Filmes

O Bem Amado


Baseado na obra de Dias Gomes, “O Bem Amado” conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu, que tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira a inauguração de um cemitério. É apoiado pelas irmãs Cajazeiras - com as quais o político viúvo mantém relações muito próximas. E tem em Vladimir (Tonico Pereira), dono do único jornal da cidade, seu principal opositor.

A história passada no início dos anos 60 é narrada por Neco Pedreira (Caio Blat), um jovem que se apaixona por Violeta (Maria Flor), a filha do prefeito, moça moderna que estuda na capital. Os dois vivem um romance proibido enquanto Odorico sonha em abrir o cemitério municipal. Por falta de defunto, o prefeito nunca consegue realizar sua meta.

O Solteirão


Após anos em Nova York, Roger Greenberg (Bem Stiller) volta para Los Angeles para dar um rumo em sua vida. Decide ir morar com seu irmão mais velho e acaba cuidando da casa e dos sobrinhos. Greenberg tenta refazer antigos laços de amizade, incluindo o velho companheiro Ivan (Ivan Schrank).

Mas logo percebe que "velhos amigos" não significa "melhores amigos". É quando ele se dá conta de que a única pessoa que lhe dá atenção é a também solitária Florence (Greta Gerwig), assistente pessoal de seu irmão. Ainda que Greenberg e Florence relutem um envolvimento sentimental, aos poucos perceberão que a felicidade está ao alcance de ambos.

Comédia romântica - Ano: 2009 - Duração: 107 minutos – Cor – 16 anos – Universal Pictures

Jonah Hex - O Caçador de Recompensas


O filme conta a história do pistoleiro e caçador de recompensas Jonah Hex (Josh Brolin), caracterizado pela metade do rosto desfigurada e pelo uniforme do exército dos Confederados (da Guerra Civil Americana).
John Malkovich interpreta o vilão Turnbull, o rico proprietário de uma fazenda no sul dos EUA que culpa Hex erroneamente pela morte de seu filho e, claro, busca vingança.

Ação - Ano: 2009 - Duração: 81 minutos – Cor – 14 anos – Warner Bros

As relações entre os Estados Unidos e o Oriente Médio são temas de HQ


“Há duas afirmações correntes e complementares que devemos lembrar à partida. A primeira insiste que, numa guerra, a maior vítima é a verdade. A segunda assegura que a neutralidade está restrita ao sabão de coco, porque uma narrativa jamais será isenta”. Eis um trecho de texto assinado pelo professor de História da Unicamp, Leandro Karnal, e gravado na orelha de Os melhores inimigos – Uma história das relações entre os Estados Unidos e o Oriente Médio | Primeira parte: 1783 – 1953, obra que chega às livrarias de todo o Brasil pela Editora Ática.

“Homeland” volta ao FX com a estreia da segunda temporada


Com quatro Emmy Awards e dois Globos de Ouro, incluindo o de Melhor Série Dramática, Homeland volta ao FX com a estreia da segunda temporada, no dia 21 de outubro, às 23h.

O sargento Nicholas Brody (Damian Lewis) volta para casa como um herói nacional, depois de passar cinco anos confinado pelo inimigo. No entanto, a brilhante – e volátil – agente da CIA Carrie Mathison (Claire Danes) não acredita na história e desconfia que Brody mudou de lado e agora trabalha para a Al Qaeda.

Nat Geo exibe documentários sobre o Nazismo


No dia 21 de outubro (2012), às 22h, o Nat Geo exibe o Super Domingo: Os Horrores do Nazimos, que mostra três documentários sobre o tema. O primeiro deles, exibido às 22h, é o “O Abajur de Pele Humana”.

Este documentário narra a história de um homem que se dispôs a descobrir as origens e revelar os mistérios de um objeto tabu do Holocausto, que alguns historiadores afirmam ser algo que nunca existiu: abajures feitos de pele humana.

Horário de Verão começa no dia 21 de outubro


A 42ª edição do horário de verão no Brasil começa a partir da zero hora do dia 21 de outubro de 2012. Por isso, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Distrito Federal e no Estado da Bahia. O horário de verão terá duração de 119 dias, com o término à meia-noite do dia 16 de fevereiro de 2013.

O principal objetivo da medida é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas.