agosto 30, 2012

Datas Comemorativas entre 21 e 27 de agosto


22 de Agosto: Dia do Folclore

O Saci-Pererê, a Mula-Sem-Cabeça, o Curupira, a Iara, o Caipora e a Cuca são alguns dos principais personagens do Folclore brasileiro 


Conforme consta em vários dicionários, Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração.

As principais figuras do Folclore Brasileiro são o Boitatá, ou seja uma gigantesca cobra de fogo que protege os campos; Caipora, um pequeno índio de pele escura, muito ágil que fuma um cachimbo e gosta de cachaça e é o guardião dos animais; Cuca que, segundo a lenda, é uma velha em forma de jacaré que rouba crianças desobedientes; Curupira, um anão de cabelos vermelhos e pés voltados para trás que protege as florestas; Saci-pererê; Negrinho do Pastoreio;e ainda a  Mula-sem-cabeça.

Túnel do tempo - Uma história de imigrantes


Yoná Magalhães interpretou Lola, uma mulher bonita e determinada que despertava a cobiça dos homens. A novela "Vida Nova" foi exibida pela Globo na faixa das 18h00  

"Vida Nova"  foi exibida pela Rede Globo no período de novembro de 1988 a maio de 1989, na faixa das 18h00. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, o folhetim contou a história dos imigrantes italianos que moravam num cortiço no Bairro do Bexiga, em São Paulo. Detalhe, o bairro até hoje é habitado pelos descendentes dos imigrantes e fazem questão de preservar sua cultura.

Estoque de sangue tipo negativo no Hemocentro do HCFMB aumenta, mas segue muito abaixo do ideal


 O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu conseguiu aumentar seu estoque de bolsas de sangue fator negativo (O-, A- e AB-) nos últimos dias.
A situação, que era emergencial, com apenas duas bolsas de sangue O-, o famoso “Sangue Universal”, que pode ser utilizado em qualquer pessoa, ainda segue crítica, mas o estoque aumentou de duas para sete bolsas.

Residencial Maria Luiza I será entregue no sábado


As chaves das 287 casas do módulo I do Residencial Maria Luiza serão entregues no sábado, 1° de setembro, pela Pacaembu Construtora e CAIXA. O empreendimento faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.

Jardim Monte Mor recebe Comício da Coligação Todos Juntos Pelo Melhor nesta sexta-feira

O prefeito João Cury, o vice, professor Caldas e os candidatos a vereador da Coligação Todos Juntos Pelo Melhor realizarão um Comício nesta sexta-feira (31), no Jardim Monte Mor, às 19 horas.

O palanque para o quinto grande Comício da Coligação estará montado na Rua Irmão Cassetari, 89, em frente ao Bar da Branca.

Botucatu recebe Encontro dos Desenhistas da Unesp


Desenhistas, projetistas e desenvolvedores de produtos audiovisuais da Unesp estarão na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu, para o 4º EDU – Encontro dos Desenhistas da Unesp.

O evento, que acontece nos dias 13 e 14 de setembro, no Auditório da Biblioteca do Lageado, tem como principais objetivos: o aprimoramento profissional, a saúde funcional, a reestruturação da carreira e a integração social.

Atleta botucatuense conquista o 4º lugar na Meia Maratona de Sorocaba


A meia maratona de Sorocaba, realizada no domingo (26), terminou com a botucatuense Adelita Kelen Antunes Gomes, na 4º colocação com o tempo de 1h23m40, resultado que para ela foi surpreendente. “Foi minha primeira prova de 21km e o tempo que obtive foi bem menor do que esperava”, explica.

A vencedora da prova foi a queniana Nelly Jepkurui com o tempo de 1h17m10s, em segundo lugar ficou Andréia Celeste com 1h20m42s, na terceira colocação ficou Maria do Remédios, com 1h21m48s, a quinta colocação foi conquistada por  Lídia Fernandes com 1h39m04s.