julho 05, 2011

Hemocentro de Botucatu precisa de sangues tipos A e O negativos

O Hemocentro de Botucatu, vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), precisa, com urgência, de doadores de sangue dos tipos A e O negativos. Os atuais estoques estão em níveis baixos, sendo que a unidade presta assistência a serviços presentes em mais de 30 municípios da região.

Para o sangue A negativo, o total disponibilizado pelo hospital é de 3 bolsas; enquanto que para O negativo, a quantidade é de apenas 8.

Filme dirigido por Gabriel Garcia Marques é destaque no Festival Latino Americano

Escritor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura e roteirista de diversos longas-metragens, o colombiano Gabriel García Márquez é o homenageado internacional da sexta edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que acontece de 11 a 17 de julho, com entrada franca.

O evento exibe a única experiência do escritor na direção cinematográfica: o curta-metragem “A Lagosta Azul”, realizado em 1954 na Colômbia e de rara circulação. Outros títulos por ele roteirizados e presentes na programação são “Erêndira”, dirigido por Ruy Guerra em 1983 e protagonizado por Irene Papas e Cláudia Ohana; “A Viúva de Montiel”, do chileno Miguel Littín (1979); e “Ninguém Escreve ao Coronel” (1999), dirigido pelo mexicano Arturo Ripstein, com Marisa Paredes e Salma Hayek no elenco.