março 22, 2010

Cenários de desastres naturais são tema de exposição fotográfica em São Carlos

Entre os dias 22 e 27 de março, a UFSCar sedia a exposição "Vivendo o Desastre: retratos de um cotidiano em ruínas". A mostra é fruto do trabalho desenvolvido durante cinco anos por pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped), do Departamento de Sociologia da UFSCar. No total, são 30 fotografias que retratam o sofrimento das vítimas de desastres por meio de cenas pouco divulgadas na cobertura da grande mídia. A exposição é gratuita e aberta a todos os interessados.

A função do Júri popular

* Antonio Gonçalves

A cada crime de repercussão nacional de competência do Júri, a questão é inevitável: o Júri popular é o melhor remédio jurídico para analisar e, eventualmente, punir culpados por crimes contra a vida?

Orquestra usa iPhone como instrumento musical

A Stanford Mobile Orchestra (Mopho) utiliza celulares, entre eles o Iphone, como principal instrumento musical. Em suas performances e peças, o grupo tira partido de recursos tecnológicos exclusivos de hardware software, trabalhando e transformando a tela multi-touch screen, acelerômetros, microfones, GPS, redes de dados e computação em poderosos geradores de sons.

Pesquisa avalia higiene do abate kosher

Algumas religiões têm  entre seus preceitos normas sobre a preparação, o processamento e o consumo de alimentos. O judaísmo é uma das religiões que prevê algumas regras alimentares, dentre elas uma forma de abate ritual denominado kosher ou kasher.

Câmara debate o acesso à banda larga de internet

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputaods realiza audiência pública na quarta-feira (24) para discutir o acesso à banda larga de internet e suas implicações na garantia do direito à informação.

Novo PS do HC/Unesp deve ser inaugurado em maio

O novo Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas/Unesp, que está praticamente pronto, deve ser inaugurado em maio deste ano. Foi essa a informação dada ao deputado federal Milton Monti (PR), autor de emendas parlamentares que viabilizaram grande parte do empreendimento, que visitou a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e HC na sexta-feira, 19 de março. Após conhecer as novas instalações, ele se comprometeu a buscar novas verbas de custeio para o hospital junto ao Ministério da Saúde.