fevereiro 09, 2010

FMVZ/Unesp recebe calouros para matrícula

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, aconteceram as matrículas dos ingressantes nos cursos de graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia, na FMVZ/ Unesp.

Acompanhados por pais ou familiares os “bixos” chegaram e foram recepcionados por servidores técnico-administrativos da Seção de Graduação da unidade e por representantes dos diretórios acadêmicos dos dois cursos que prestavam todas as informações necessárias sobre a cidade, a universidade e as repúblicas.

Os veteranos presentes à recepção disponibilizaram tintas para os calouros que quisessem ser pintados com o nome do curso e o apelido de bixo.

Foi assim com a ingressante Bruna Tavares Guimarães, 21 anos, natural de Campinas, que veio se matricular no curso de Medicina Veterinária. Ela exibia feliz o apelido de “Rodapé” pintado na testa enquanto celebrava com seus pais e com os veteranos esse momento especial. “Sempre sonhei ser veterinária e sempre ouvi falar muito bem da FMVZ”, afirmou. “Tudo ainda é muito novo, mas me informei sobre o curso e acho que tem tudo pra ser muito bom”.

A mãe de Bruna, senhora Marli Guimarães, comemorou com a filha. “Trabalhamos bastante para conseguir proporcionar a ela a possibilidade de estar aqui. Agora, nos sentimos recompensados e esperamos que ela realize seus sonhos”.

Acompanhada da avó e do pai, Nathalia Monteiro, 18 anos, de Itapetininga chegou decidida para cursar zootecnia em Botucatu. “Meu objetivo é trabalhar com o agronegócio”, disse. “Minhas expectativas são muito positivas, pois sempre tive informações excelentes da Faculdade”.

O pai de Nathalia José Eustáquio Monteiro Junior estava cheio de orgulho. “Ela entrou direto do colegial, sem fazer cursinho. Como o curso aqui é muito bom, se ela trabalhar bastante também, terá chance de ser uma ótima profissional.

Durante a matrícula, os ingressantes foram orientados sobre questões relativas ao trote, hoje proibido por lei, e foram informados sobre qual o procedimento a ser adotado em caso de práticas indevidas.

As aulas na FMVZ começam no dia 01 de março para os alunos do primeiro ano e no dia 22 de fevereiro para as demais turmas.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp - Câmpus de Botucatu

Google entra de cabeça na internet em tempo real e transforma Gmail em rede social

Por Renato Fernandes

Na tarde de hoje (09/02/2010) o Google anunciou o Google Buzz, sistema que permite compartilhar informações, fotos e vídeos, de forma integrada ao Gmail.

A grande sacada da gigante da internet de Mountain View, é que o Buzz iniciará suas atividades já com milhões de usuários, já que não é necessária nenhuma configuração, cadastro ou convite para os adeptos do sistema Gmail, que passarão a seguir, as pessoas com as quais troca e-mails e bate papo com maior frequência.

Integração com a caixa de entrada de e-mails é apontada como grande novidade, é para esse ambiente que serão enviadas as mensagens, facilitando as conversas. Compartilhar imagens se tornará uma experiência mais produtiva e atraente, o sistema permite visualizar miniaturas de postagens e fotos de tela inteira.

Os modos de compartilhamento de dados e informações garantem a opção pública ou privada, aproximando os internautas do mundo ou apenas dos contatos mais relevantes. Tudo dependerá da escolha de cada indivíduo.

Na internet, há quem diga que se trata do Google Wave aprimorado, uma forma de recuperar a marca Google no sistema de troca de mensagens em tempo real, popularizado pelo Twitter. Grandes empresas de comunicação do País já tratam o aplicativo como “Twitter da Google”.

Outra função que agradará os aficcionados por redes sociais, é a facilidade para importar conteúdo do Twitter, Picasa, Flickr, Blogger e Google Reader.  Serviços populares, usados pela maioria dos internautas do mundo, entretanto, antes do Buzz, eram acessados individualmente.

Agora, os conteúdos fazem parte de uma única janela, com o ícone do Buzz posicionado na barra a esquerda dos e-mails. A interação será garantida. Enquanto lê os e-mails, também será possível se manter atualizado com o material postado, em tempo real, por contatos, amigos e seguidores, de outros sites.

O Google, se permitiu algumas cópias de sistemas com grande aceitação em outras redes sociais. O Buzz permitirá ao usuário etiquetar o material postado pelos amigos com um “Gostei”, uma versão do famoso “Curti”, do Facebook.

As atualizações serão visíveis em tempo real, as postagens e comentários novos aparecem na tela à medida que são recebidos, sem necessidade de atualizações. Além disso, o sistema de filtro só repassa ao usuário conteúdo que condiz com a sua afinidade, recomendando materiais interessantes e eliminando os spam.

O Buzz promete ser uma revolução, transformando o que era um simples cliente de e-mail em uma poderosa e influente rede social.

No celular, o aplicativo também se torna uma experiência interessante. O acesso se dá no Buzz.google.com e possibilitar localizar mensagens enviadas na região próxima de onde o usuário está no momento, promovendo integração com sistemas de GPS e Google Maps. Será possível visualizar o que as pessoas próximas estão dizendo e relacionar com os locais onde estão.

O Google Buzz ainda não pode ser acessado em todas as contas do Gmail, ele será disponibilizado de forma gradativa.


‘Projeto Flor-de-lis’ a história da escola Cardoso de almeida

Por Renato Fernandes

A professroa Anna Creusa Zorzella Zacharias, lançará no dia 5 de março, a obra histórica “Projeto Flor-de-Lis - Memorial do grupo Escola Cardoso de Almeida”, nas dependências da própria escola, Por volta das 17 horas.

Segundo o editor Ânthemo Feliciano, a obra relata os principais acontecimentos e fatos da instituição de ensino, no período entre os anos de 1895 e 1950.  “A obra toma como base atas oficiais e documentos do Governo do Estado, além de contribuições de historiadores locais “, explica Feliciano.

A edição conta com 500 exemplares, destes, 180 foram destinados a cortesias demais serão vendidos no dia do lançamento por R$ 10. Após a data, a obra estará  à disposição  nas Livrarias Papirus e São Francisco. “Nas livrarias; haverá um acréscimo no valor”, diz.

Feliciano explica que o trabalho foi patrocinado pela Prefeitura Municipal de Botucatu e recursos da própria escritora.
Autora - Anna Creusa Zorzella Zacharias nasceu em Dois Côrregos, e se mudou para Botucatu em 1942.

Estudou no Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida, e na antiga Escola Normal fez os cursos ginasial e normal.

Foi professora primária durante quatro anos, atuando na zona rural.

Estudou História na Faculdade Sagrado Coração, em Bauru, e Estudos Sociais na Unifac.

Como membro do Clube de Leitores de Ficção Científica, publicou histórias e artigos em revistas ao segmento. Participou da antologia “Estranhos contatos”, editado pela Caiobá, mesma editora que lançou a obra “Portas Induzidas”. Recentemente publicou o trabalho “O Cavaleiro da Espora de ouro”, pela Devir.

Carnaval 2010 - Botucatu divulga a ordem do desfile de blocos

Por Renato Fernandes

A Subsecretaria Municipal de Turismo promoveu na noite de segunda-feira (8), às 19 horas, no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão uma reunião para definir a ordem de entrada dos blocos carnavalescos, no desfile que acontecerá na noite de segunda-feira (15).

A reunião teve início com 10 minutos de atraso e contou inicialmente com a presença de 23 representantes de blocos, com o andamento das discussões compareceram mais sete responsáveis por grupos de foliões.

A assessora de eventos da subsecretaria Luciana Alho, iniciou o debate questionando os presentes sobre a melhor forma para definir a ordem. O grupo chegou ao consenso de selecionar os blocos que tem crianças em sua composição como os primeiros a descer, sendo seguidos pelos demais.
Definidos os critérios, Alho apontou a necessidade de a distribuição considerar o trajeto, horário do transporte e revezamento entre os blocos que possuem bateria com aqueles que descem apoiados apenas com o som eletrônico.

Também foi citado que a pontualidade contará pontos, e aqueles que atrasarem o percurso serão prejudicados na apuração dos juízes.

A divisão contou com a efetiva participação do chefe da Divisão de Turismo, Ottoni Luís Tonin, que ressaltou que este ano, por escolha dos carnavalescos, o desfile acontecerá apenas na Avenida Dom Lúcio. A mudança possibilitará uma melhor segurança  para os participantes, ampliação na área de desfile,  arquibancadas ao público e aprimoramentos nos bailes populares, que serão realizados todas as noites no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão. “Toda mudança tem resistência, mas temos que ser abertos para elas”, diz.

Alho ressaltou que é importante a presença de carnavalescos na organização do carnaval, lembrando que, no passado, uma liga que agregava as escolas de samba de Botucatu trabalhava o ano todo para promover o evento. “O Carnaval é um evento grande. É importante a presença de carnavalescos em sua organização. Acontecendo o desfile, espero que em março estejamos juntos para começar a discutir o carnaval de 2011”, coloca.

O grupo levantou questões interessantes, como o tempo que cada agremiação terá para descer a avenida e o ponto de referência entre um bloco e outro. Ficou estabelecido que o transporte dos foliões para a avenida terá início às 19 horas, quando o primeiro bloco deverá embarcar no veículo. O desfile começará pontualmente às 20 horas e cada grupo terá entre 20 e 30 minutos para desenvolver o trajeto. Também ficou definido que o espaço entre um grupo e outro será de uma quadra.

A concentração ocorrerá nas ruas ao redor da Praça São José, próxima ao Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão, e dispersão na Rua Major Leônidas Cardoso. “É necessário que a bateria e os foliões respeitem a quadra do hospital” Santa Casa de Misericórdia’”, ressalta Tonin.

Ao todo, 14 blocos participam da folia, sete deles utilizarão o transporte fornecido gratuitamente pela Prefeitura, são eles: Mundo da Fantasia, Demétria, Cornatchos, Gente Unida da Vila Maria, fiel Botucatu, Santa Elisa e É Nóis - 100 Juízo e 100 Vergonha.

Confira a ordem do desfile:

• Mundo da Fantasia;
• Demétria;
• Associação Atlética Ferroviária;
• Imprensa;
• Cornatchos;
• Gente Unida da Vila Maria;
• Fiel Botucatu;
• É Nóis, 100 Juízo e 100 Vergonha;
• Joselitos;
• Se Vira nos Trinta;
• Rabo de Galo;
• Santa Elisa.

Informações na Subsecretaria Municipal de Turismo, na Praça Rubião Júnior , 87, ou pelo telefone: (14) 3882-1315

Prêmio São Paulo de Literatura incentiva produção e leitura

Um dos incentivos à cultura do Governo do Estado que já ganhou espaço e reconhecimento entre os profissionais da área é o Prêmio São Paulo de Literatura que recebe inscrições a partir desta terça-feira, 8. Considerada a maior premiação literária do Brasil, serão R$ 400 mil para o Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano - Autor Estreante publicados em 2009, sendo R$ 200 mil para cada um.

A primeira edição do Prêmio São Paulo de Literatura foi realizada em 2008 e recebeu inscrições de 146 romances de 55 editoras e 19 autores independentes. No ano passado, o concurso teve 217 romances de 75 editoras e 13 autores independentes inscritos nesta edição. Foram vencedores, em 2009, a obra "Galiléia", de Ronaldo Correia de Brito, e a "A Parede no Escuro", de Altair Martins.
Autores podem se inscrever até 25 de março; prêmio é de R$ 200 mil
Além deste, outros programas de fomento à literatura são promovidos no Estado de São Paulo, como o Festival da Mantiqueira, onde os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2009 foram anunciados; o Viagem Literária, programa de incentivo à leitura que percorre o interior do Estado; e a Biblioteca São Paulo, recém-inaugurado no Parque da Juventude.

As inscrições do Prêmio São Paulo de Literatura vão até o dia 25 de março. Para conhecer o regulamento, acesse o site www.cultura.sp.gov.br. Poderão concorrer livros de ficção no gênero romance lançados em 2009. A entrega dos documentos deverá ser feita pelo Correio ou no Núcleo de Protocolo e Expedição da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Mauá nº 51, Bairro Luz, São Paulo - SP, CEP 01028-900).

Os nomes dos finalistas serão anunciados novamente no III Festival da Mantiqueira, que será realizado entre os dias 28 e 30 de maio em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos. Os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura serão conhecidos no dia 2 de agosto, durante cerimônia no Museu da Língua Portuguesa.

Da Secretaria da Cultura e do Portal do Governo do Estado de São Paulo

Residência em Medicina Veterinária de Animais Selvagens bate recorde de procura

Entre os dias 11 e 13 de janeiro, aconteceu o processo de seleção para o Programa de Residência em Medicina Veterinária de Animais Selvagens, mantido por um convênio entre Prefeitura de Sorocaba e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu.

Quarenta candidatos disputaram a única vaga do programa que, desde sua criação, há cinco anos, vem batendo seguidos recordes de procura. Este ano, o selecionado foi o médico veterinário Marcelo Pires Nogueira de Carvalho, natural de Ribeirão Preto e formado pela Unesp de Araçatuba.

A rotina dos residentes é intensa e compreende atividades realizadas tanto no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, quanto no Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas) da FMVZ. “Aqui no Cempas, o residente vai participar do atendimento aos animais e também vai auxiliar nas pesquisas que desenvolvemos”, conta o professor Carlos Roberto Teixeira, do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, e responsável pelo serviço de atendimento aos animais silvestres do HV. “Já no Zoológico, o residente deve colaborar em praticamente todas as etapas da rotina de atividades, incluindo a clínica, o manejo, vacinação e alimentação dos animais”.

O novo residente assumiu suas funções no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros no dia 2 de fevereiro e está animado com o Programa. “A casuística aqui é bastante intensa, mas além da clínica participo de muitas outras atividades”, explica Marcelo. “O programa é bem completo e a orientação dos profissionais que trabalham aqui é ótima”.

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros é um dos maiores do país e recebe milhares de visitantes anualmente. Tido como referência na América Latina no que se refere a lazer, pesquisa, preservação e educação ambiental, possui a classificação A, a mais alta conferida pelo Ibama. “A parceria entre o Zoológico e a FMVZ, também reconhecida nacionalmente, me fez tentar essa residência”, afirma Marcelo. “Devido à qualidade das instituições envolvidas, minha expectativa é a melhor possível”.

O Programa tem colaborado para formar recursos humanos da melhor qualidade no que diz respeito ao tema, como salienta o professor Teixeira. “Todos os residentes que passaram pelo programa fizeram questão de permanecer atuando na área e desenvolveram trabalhos de pós-graduação na FMVZ”.

O Programa de Residência em Medicina Veterinária de Animais Selvagens tem duração de dois anos e funciona com bolsas pagas pela Prefeitura Municipal de Sorocaba.

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DA UNESP - CÂMPUS DE BOTUCATU

IMES inícia 2010 com trote solidário

Encontro de amigos ou novidade de quem está chegando pela primeira vez. Foram estas as sensações dos acadêmicos do Instituto Municipal de Ensino Superior (IMES), de São Manuel viveram na última segunda-feira, 8, quando teve o início do ano letivo.

Como todos os anos, os veteranos foram os responsáveis em dar as boas vindas aos calouros de 2010, que foram pintados com batons nos rotos e os cabelos com cores como: verde limão, rosa e vermelho. Nem o calor tirou a empolgação e animação dos estudantes, que vieram motivados para este ano. O primeiro dia de aula foi marcado pela descontração, dia de rever os colegas e conhecer aqueles que permanecerão por quatro ou até seis anos juntos.

Além das brincadeiras, os veteranos solicitaram aos novos alunos um litro de leite e um fardo de papel higiênico que serão doados  a uma instituição de caridade de São Manuel. Os encarregados de coletar as doações são os membros do Diretório Acadêmico, que posteriormente farão a seleção da entidade contemplada.

A faculdade inicia o ano letivo com, aproximadamente, 400 alunos nas salas de Letras, Pedagogia e Psicologia. Além de São Manuel, a faculdade recebe estudantes de várias cidades da região como Botucatu, Lençóis Paulista, Dois Córregos, Barra Bonita, Pratânia, Areiópolis, Santa Maria da Serra, Águas de São Pedro e outros.
Assessoria de Imprensa


Última semana para inscrições no Cursinho da FCA

Última semana para inscrições no Cursinho da FCA

Vão até o próximo dia 12 de fevereiro, as inscrições para o Cursinho Pré-Vestibular da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), câmpus de Botucatu. Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Botucatu, o cursinho é totalmente gratuito e oferece 60 vagas para estudantes que não têm condições de arcar com os custos dos cursinhos particulares.

Os participantes do cursinho receberão gratuitamente um material didático composto por 8 apostilas. O sistema de ensino também prevê a realização de simulados a cada 3 meses.

As inscrições podem ser feitas na sede do jornal Diário da Serra, na Avenida Santana, nº 777. No ato da inscrição é necessário apresentar cópia do RG e do CPF e pagar a taxa de inscrição no valor de R$5,00. Os inscritos serão submetidos a uma prova de seleção, realizada no dia 21 de fevereiro, às 14 horas, na Central de Aulas da FCA, no Fazenda Experimental Lageado.

As aulas do cursinho acontecerão na EMEF Angelino de Oliveira, na Rua Jaguaribe, nº 657, e serão ministradas por alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências Agronômicas, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.

Mais informações através do e-mail cursinhofca@fca.unesp.br

Morre o ícone sertanejo Pena Branca

Por Renato Fernandes
Fotos David Devidê

Um enfarte matou o cantor sertanejo Pena Branca. Ele faleceu no início da noite, de segunda-feira (9) no Hospital São Luiz Gonzaga, em São Paulo.

Pena Branca estava em casa com a esposa, quando sentiu fortes dores no peito. A companheira chamou os vizinhos para prestarem socorro. Foram eles que o levaram ao hospital.

O artista será sepultado em São Paulo, ao lado do irmão Pena Branca e da mãe.

José Ramiro Sobrinho, nome de nascimento do ícone sertanejo, estava com 70 anos e ficou famoso ao lado do parceiro Xavantinho, que faleceu em 1999. Com ele imortalizou sucessos como "O cio da terra", "Vaca Estrela e boi Fubá", "Cuitelinho", "Mulheres da terra", entre outras.

Em entrevista ao blog O Grito Notícias, o artista disse que ainda sentia a presença espiritual do irmão e parceiro em cada show. VEJA A ENTREVISTA AQUI

A dupla colecionou prêmios, em 1990, ganharam o Prêmio Sharp de melhor música (Casa de barro, de Xavantinho e Moniz) e melhor disco (Cantado do mundo afora). Em 1992, CDs Renato Teixeira e Pena Branca e Xavantinho – Ao vivo em Tatuí (Kuarup) recebeu o Prêmio Sharp de melhor disco e o Prêmio APCA. Gravaram, em 1993, "Violas e canções" (Velas), destacando-se "Viola quebrada" (Mário de Andrade).

ainda em 1993, os shows da dupla estenderam-se aos Estados Unidos. Lançaram ainda "Ribeirão encheu" (Velas), em 1995, com "Luar do sertão" (João Pernambuco e Catullo da Paixão Cearense), e "Pingo d'água" (Velas), em 1996, com "Tristeza do jeca" (Angelino de Oliveira) e "Flor do cafezal" (Luís Carlos Paraná).

Fica uma lacuna na música sertaneja. Pena Branca era um dos artistas que mantinha o gosto da terra e do homem rural em suas letras e canções. Dia de luto e período de tristeza.

Entrevista concedida por Pena Branca ao blog O Grito





Homenagem ao artista



Faça backup de suas postagens e evite perder tudo o que está em seu blog

Não acredito na possibilidade do Google surtar e por acidente apagar todas as postagens que tenhamos no Blog, mas por precaução mantenho um backup (cópia de segurança) de todas as matérias, notícias, entrevistas e dicas que já coloquei no "O Grito notícias".

Só para esclarecer: não salvo tudo o que escrevo em arquivos separados no computador, salvo tudo no formato XML mesmo. Para quem não sabe o XML é a linguagem de programação de boa parte dos templates do Blogspot.

Ao menos uma vez por semana repito o mesmo procedimento e me garanto contra bugs. Esse métodop so é válido para garantir que as postagens se garantam não pense que o arquivo XML poderá ser lido em programas convencionais, como o World ou Blocod e Notas, é linguagem do blog.

Para ter o arquivo salvo em formato de texto salve cópias dos mesmo usando editores de texto convencionais e salvando tudo no disco rígido.

Como fazer o backup? É extremamente simples, funcional e recomendável.
Quer aprender! Então siga as instruções abaixo


A primeira coisa a fazer é acessar o painel de controle do blogspot, escolher o blog e  clicar na opção "Configurações".
Clique nas imagens para ampliar

 
Na página que será aberta, opte pela aba "Básico"

  
Agora clique em exportar Blog


O processo está em sua etapa final. Clique em "Fazer Download do Blog", abrirá a janela de download, escolha o local que você usará para armazenar o arquivo e clique em "OK" para baixar todas as suas postagens.
Como diz a página: "...Faça isso se desejar mover o blog para outro serviço do blogger ou simplesmente para armazená-lo em seu próprio disco rígido". Seu blog não será excluido após o processo e você não perderá o conteúdo postado. Você simplesmente se protegeu de possíveis bugs.