fevereiro 04, 2010

Aprovados nos vestibulares da USP, Unesp e Unicamp devem se matricular na próxima semana

Os estudantes aprovados nos três principais vestibulares do País (USP, Unesp e Unicamp) deverão efetivar a matricula na próxima semana. Na segunda e terça-feira, 8 e 9, a matrícula deverá ser feita pelos convocados da USP e Unesp.

A relação dos aprovados da Fuvest foi divulgada na quarta-feira, 3. O Manual do Candidato traz os documentos que deverão ser apresentados no ato da matrícula.

A Unesp divulgou os nomes dos aprovados no dia 29 de janeiro. Para saber os locais e horários onde deverão ser matricular, clique aqui.

A Unicamp divulgou a relação dos 3.444 candidatos aprovados nesta quinta-feira, 4. A lista está disponível no saguão do Ciclo Básico II da Unicamp e na página da Comvest.

Todos os convocados deverão se matricular no dia 9 de fevereiro, das 9 às 12 horas, nos respectivos campi. Não há lista de espera junto com a primeira lista de convocados. Por isso, os candidatos não convocados devem ficar atentos à divulgação das próximas chamadas. Estão previstas 11 no total. As notas da segunda fase serão divulgadas no dia 8 de fevereiro. Para conhecer a documentação necessária, clique aqui.

Da USP, Unesp, Unicamp e Portal do Governo do Estado de São Paulo



Brasil deve assinar convenção para estimular homens a dividir tarefas domésticas

Da Agência Brasil

A ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, fala a emissoras de rádio, no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Brasília - A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, cobrou hoje (3) a ratificação, pelo Brasil, da Convenção 156 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), como forma de estimular a maior participação dos homens nas tarefas domésticas, “reduzindo a carga para as mulheres”.

O documento recomenda que os países criem mecanismos para ajudar os trabalhadores no cuidado com filhos e parentes. “Estamos de pleno acordo. A convenção já foi ratificada por vários países e o Brasil está em débito com isso”, disse Nilcéa, em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação.

"As mulheres hoje representam 50% da força de trabalho no Brasil e não podem ser as únicas responsáveis pela manutenção da vida", completou.

Na semana passada, movimentos feministas que participaram do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, cobraram o apoio brasileiro à convenção. Segundo a ministra, o setor empresarial tem resistência a apoiar os termos do documento, que poderia abrir caminho para a concessão de licença-paternidade.

De acordo com a ministra, a convenção está sendo discutida por uma comissão formada por representantes da SPM, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e depende da aprovação do Congresso Nacional.

Na entrevista, Nilcéa reiterou a importância de o Parlamento aprovar também a medida provisória que amplia de quatro para seis meses a licença-maternidade para as contribuintes da Previdência Social, assim como o projeto de lei que trata da igualdade de tratamento para homens e mulheres no mercado de trabalho.

A ministra destacou que o governo federal vai comemorar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, com uma série de eventos no Rio de Janeiro, que deverão contar com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo ela, será "uma oportunidade para mostrar a união dos governos federal, estaduais e municipais e de organizações não governamentais, nos últimos sete anos, em torno da causa da mulher".



PRF-8 apresenta programas especiais sobre o carnaval

Este mês, a Rádio Emissora de Botucatu (PRF-8) apresenta duas produções dedicadas ao carnaval. No ar desde o dia 1º de fevereiro, o “Momento do carnaval” enfoca a origem, personagens e elementos que compuseram e integram essa festa popular. A produção vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 7h50.

No dia 8 de fevereiro, estreia o “Samba aqui”, que aborda um pouco da história do carnaval em Botucatu, com ênfase nas escolas de samba que se destacaram. Esse programa será veiculado também de segunda à sexta-feira, às 12h e às 16h.

A PRF-8 opera na frequência 1540 kHz e também pode ser ouvida no site www.prf-8.com.br.