fevereiro 03, 2010

Facilpa divulga programação oficial de shows

A Facilpa 2010 acontece de 30 de abril a 9 de maio e promete ser palco de momentos inesquecíveis para o grande público. Nesta semana, a Comissão Organizadora do evento anunciou a grade oficial de shows para animar o público nas dez noites da festa. A lista traz alguns dos maiores nomes da música brasileira para tocar e cantar no evento mais tradicional da região.

Devido à extensa programação artística da Facilpa 2010, a organização já anunciou reforço no plano de segurança e de emergências médicas. Segundo José Oliveira Prado, coordenador da festa, uma equipe especializada definiu as estratégias de segurança no recinto durante a festa. Entre os membros da equipe estão o capitão Alan Terra, da Polícia Militar, a equipe de segurança privada do recinto e da área de estacionamento (lideradas por Osmair e José Antonio) e de membros da Ocas (Organização Cristã de Ação Social) e do Resgate 192 (Roseli e William), que cuidam dos atendimentos médicos de emergência. “Discutimos medidas preventivas para evitar incidentes. E estamos estudando os procedimentos para agir de forma integrada e coordenada, seja na segurança dos visitantes ou em momentos de emergência médica”, explica Prado.
Em dez dias de festa, desfilam pelo palco do maior evento popular da região os principais nomes da música brasileira
O coordenador da feira lembra que o recinto de exposições recebe milhares de pessoas diariamente durante os dez dias de festa. “A população no recinto em dias de Facilpa é maior que algumas cidades da região. Por isso, temos que ter esquema bem montado de segurança e de emergências”, complementa.

Com a ajuda do Departamento de Engenharia da Prefeitura Municipal - que produziu o layout de arena de montarias, área de shows, queima de fogos, arquibancadas e camarotes -, a ARLP, a Polícia Militar e as equipes de segurança e emergências traçaram estratégias de ação que o público pode nem perceber durante as atrações da festa deste ano, mas que foram planejadas para garantir bem estar aos visitantes da Facilpa 2010. “São detalhes como o posicionamento das equipes, rotas de acesso e saída rápidos, entre outros. Detalhes que quem organiza uma festa do porte da Facilpa tem que estar atento para evitar problemas”, completou Prado.

Confira a agenda:

Dia 30 de abril
Show Ricardo & João Fernando
Show André & Matheus


Dia 1º de maio
Luan Santana

Dia 2 de maio
Show Padre Celso e Padre Marcelinho
Show Padre Fábio de Melo

Dia 3 de maio
Show Banda Alpha Rock (1º lugar no Festival de Bandas Expovelha 2009)
Show Banda Fé (gospel, 2º lugar no Festival de Bandas Expovelha 2009)

Dia 4 de maio
Show Show Gospel
Show Cantor Fernandinho

Dia 5 de maio
Show de Viola
Show Duduca & Dalvan

Dia 6 de maio
Rodeio Crystal Top Team – abertura
Show Maria Cecília & Rodolfo

Dia 7 de maio
Rodeio Crystal Top Team
Show João Bosco & Vinícius

Dia 8 de maio
Rodeio Crystal Top Team
Show Edson (da dupla Edson & Hudson)

Dia 7 de maio
Rodeio Crystal Top Team - Encerramento
Show Chitãozinho & Xororó

Serviço:
A Facilpa 2010 é a 33ª edição do evento e tem apoio da Prefeitura Municipal, do Ministério do Turismo (governo federal) e da Cervejaria Crystal. O recinto de exposições José Oliveira Prado fica na rua Lázaro Brígido Dutra, 300, telefone (14) 3263 1411. Site: www.facilpa.com.br. 33ª Facilpa, de 30 de abril e 9 de maio de 2010.




Projeto cria programa de incentivo ao uso de bicicletas

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6474/09, do deputado Jaime Martins (PR-MG), que cria o Programa Bicicleta Brasil (PBB) nos municípios com mais de 20 mil habitantes. A proposta destina 15% do valor arrecadado com multas de trânsito para financiar o programa.

Entre os objetivos do programa estão:
- apoiar estados e municípios na instalação de bicicletários públicos e construção de ciclovias e ciclofaixas;
- promover a integração das bicicletas ao sistema de transporte público coletivo;
- promover campanhas de divulgação dos benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte econômico, saudável e ambientalmente adequado.

A proposta também inclui essas atribuições entre as atividades que podem ser financiadas com recursos da Cide-Combustíveis, por meio de alteração na lei que fixa os critérios desse tributo (Lei 10.636/02), e no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Contribuições e doações
O PBB também será financiado por dotações orçamentárias de todos os níveis de governo e por contribuições e doações de organizações, pessoas físicas e jurídicas nacionais e estrangeiras. A execução do PBB será responsabilidade dos setores públicos e privados ligados ao trânsito e à mobilidade urbana.

Segundo o deputado, a melhoria das condições de mobilidade urbana "é um dos grandes desafios do poder público nos tempos atuais". Paralelamente, ele lembra da necessidade de se buscar a redução da emissão de poluentes e de gases do efeito estufa. "Essa circunstância tem levado os governos, em vários locais do planeta, a voltarem suas atenções para a bicicleta como meio de transporte".

Tramitação
O projeto tramita de forma conclusiva pelas comissões de Viação e Transportes; de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Agência Câmara