janeiro 15, 2010

Qualidade do etanol leva ANP a autuar 31 distribuidoras no interior de São Paulo

Da Agência Brasil

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autuou ao longo desta semana, no interior de São Paulo, 31 distribuidoras de combustíveis por comercializarem etanol fora das especificações.

As autuações foram feitas durante operação de fiscalização do mercado de etanol, realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual, a Secretaria de Fazenda de São Paulo e o Procon. Segundo nota da ANP, os principais motivos da penalidade foram “irregularidades na certificação da qualidade do etanol”.

A ANP informou que durante a ação, de combate à sonegação de tributos e de fiscalização à qualidade do combustível, foram vistoriados 253 caminhões que transportavam etanol em estradas das regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Paulínia e São José dos Campos.

“Além das autuações, as dez equipes da ANP que participaram da operação fizeram seis coletas de combustível para análise em laboratório”, diz a nota.

As distribuidoras autuadas estarão sujeitas, ao final do processo administrativo, a multas que podem variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, de acordo com a infração cometida.

Segundo a ANP, em 2009, foram realizadas 6.373 ações de fiscalização no estado de São Paulo, que resultaram em 1.964 autuações e 221 interdições.


Blackout - assessor de deputado e suplente fumando um baseado

Para abrir o final de semana nada melhos do que um curta metragem de qualidade, nessa história, um assessor de deputado corrupto e um suplente pegos fumando um baseado no último andar da Assembléia Legislativa! Um escândalo de mentirinha, mas com um fundinho de verdade!

Cale a pena conferir. O vídeo faz parte do acervo do site Prota Curtas - www.portacurtas.com.br


Observatório Sismológico da UnB confirma tremor na Venezuela

Da Agência Brasil

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirmou que ocorreu na Venezuela um tremor de 5,6 na escala Richter, por volta das 16h (horário de Brasília). Segundo a UnB, o tremor foi sentido nas cidades de Caracas (capital), Carúpano, Cumana e Maturin.

De acordo com o analista de sinal sísmico Diogo Farrapo Albuquerque, a região está no limite da placa tectônica sul-americana e da placa Caribenha, sobre a qual está o Haiti. O recente terremoto ocorrido no país caribenho resultou do movimento da placa da região e a placa norte-americana.

“A princípio não há informação de relação entre os dois eventos sismológicos”, disse o especialista.

As informações da UnB foram obtidas com o Serviço Sismológico Americano (USGS, na sigla em inglês) e estão disponíveis no site www.usgs.gov.

A Agência Bolivariana de notícias informou que o epicentro do terremoto foi a 23 quilômetros de Cariaco, no estado de Sucre. Não há relatos de danos materiais ou de feridos.

Tremor de terra atinge nordeste da Venezuela

Um terremoto atingiu, por volta das 16h de hoje (horário de Brasília), a região de Anzoátegui, no nordeste da Venezuela., segundo jornais daquele país. O tremor também foi sentido nos estados de Sucre e Nueva Esparta e alcançou a magnitude 5,4 graus na escala Richter, com uma profundidade de 2,4 quilômetros. Não há informações sobre vítimas.

Um outro tremor, com 3,4 de magnitude, foi registrado pela Fundação Venezuelana de Investigação Sismológica (Funvisis) duas horas antes.

O terremoto que devastou o Haiti, na última terça-feira (12), tinha magnitude de 7 pontos na escala Richter e de 10 quilômetros de profundidade.

Segundo o diretor da Funvisis, Francisco Garces, as equipes da agência está analisando as causas do terremoto.

Secretarias do Governo ampliam participação em redes sociais

Depois da nova determinação da Secretaria de Gestão Pública que prevê a liberação do acesso a redes sociais dentro de órgãos públicos no Estado de São Paulo, as Secretarias, Autarquias, Fundações e Empresas do Governo paulista estão expandindo seu relacionamento com os cidadãos por meio das teias sociais. Pelo menos 25 órgãos públicos já estão no Twitter.

E agora , a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho tem mais dois canais de contato com a população. A SERT criou perfis em duas novas redes sociais: o Formspring.me e o Meresponda.com.br. Os dois sistemas funcionam de maneira semelhante. O internauta que acessa o endereço pode fazer perguntas sobre a atuação da secretaria e, assim que elas forem respondidas, elas ficaram disponíveis para consulta on line na mesma página da internet. Os endereços para acesso do Formspring.me é http://www.formspring.me/empregosp e do Meresponda.com.br  é http://www.meresponda.com.br/empregosp.
Resolução da Secretaria de Gestão Pública libera acesso de funcionários públicos às ferramentas
Uma das primeiras entidades a efetivar o relacionamento social via rede foi a Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo. Desde abril de 2009, o órgão mantém perfis ativos no Twitter (twitter.com/governosp), Orkut, YouTube, Flickr e Facebook. Só no Twitter são 12.624 seguidores. O objetivo da iniciativa é prestar contas das ações de governo à sociedade e, por meio desses instrumentos, atualizar os cidadãos com os direcionamentos das políticas públicas.

O próprio Governador de São Paulo José Serra é adepto das redes sociais e incentiva a disseminação da ideia. Serra possui um perfil ativo no Twitter (twitter.com/joseserra_) por meio do qual informa sobre inaugurações de prédios públicos, anuncia investimentos, campanhas de saúde, entregas de obras, responde dúvidas, divulga balanços e números e opina sobre assuntos diversos como futebol e novas tecnologias. Ao todo, o Governador conta com 156.231 seguidores no microblog e acompanha 4.908 pessoas (dados de 20 de julho, às 13h).

Mais recentemente, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, já possui perfis no Orkut, Facebook, Twitter (twitter.com/IpemSP) e no Flickr - um compartilhador de imagens. "O Ipem vai divulgar todas as suas informações nas redes sociais, seguindo assim a orientação do governador José Serra, que é usuário e entusiasta das novas redes de comunicação", afirma o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

Outra entidade que mergulhou nas redes sociais é a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Desde 14 de julho, a Pasta tem perfis no Twitter (twitter.com/deficienciasp) e no Facebook. Os dois veículos de comunicação vão divulgar informações relevantes para pessoas com deficiência bem como notícias da própria Pasta. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social também está no Facebook, no YouTube e no Twitter (twitter.com/assistenciasp).

Além das ferramentas sociais, algumas entidades do Governo de São Paulo usam o celular para estabelecer comunicação com o contribuinte. As informações são veiculadas pelo WAP, tecnologia que permite a navegação Web a partir do celular, até mensagens SMS. A Secretaria do Meio Ambiente e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), por exemplo, usam o WAP para receber sugestões e críticas, informar a condição de banho das praias e indicar o posto da entidade mais próximo do imóvel do cidadão.

O Metrô também possui um serviço de informações via WAP, por meio do qual informa os destinos e passa informações sobre viagens. Já o Programa Emprega São Paulo, vinculado à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), convoca candidatos a vagas de emprego por e-mail ou via mensagem de celular (SMS).

Uma outra tecnologia também utilizada é o podcast. No site da Sabesp ou assinando a página pelo feed RSS (agregador), você pode escutar as principais notícias da semana da empresa. A Sabesp também está no Twitter (confira na lista abaixo) e no You Tube: http://www.youtube.com/user/saneamentosabesp

A tecnologia dos celulares também ajuda a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a manter a segurança no sistema. A entidade possui um canal para os usuários denunciarem irregularidades e delitos nas estações e nos trens. Conhecido como SMS-Denúncia, o serviço funciona 24 horas por dia - pelo telefone 7150-4949 - e mantém o anonimato.

Para fazer uma denúncia, basta enviar uma mensagem por celular para o número com descrição das características do infrator, a linha de trem utilizada, o número do carro da ocorrência (localizado na parte externa e interna do carro) e a próxima estação em que o trem fará a parada. A mensagem é recebida diretamente pela Central de Monitoramento da Segurança, que mobiliza os agentes mais próximos do local para ação imediata, caso seja necessário.

Conheça e siga os órgãos do governo no Twitter

1. Secretaria de Comunicação - twitter.com/governosp
2. Secretaria de Gestão Pública - twitter.com/gestaopublicasp
3. Secretaria da Fazenda - twitter.com/FazendaSP
4. Secretaria de Educação - twitter.com/educacaosp
5. Ipem-SP - twitter.com/IpemSP
6. Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência - twitter.com/deficienciasp
7. Secretaria do Meio Ambiente - twitter.com/ambientesp
8. Museu da Casa Brasileira - twitter.com/mcb_org
9. Sabesp - twitter.com/ciasabesp
10. Secretaria de Cultura - twitter.com/CulturaSP
11. Imprensa Oficial - twitter.com/ImprensaOficial
12. Centro Paula Souza - twitter.com/paulasouzasp
13. Acessa Escola - twitter.com/acessaescola
14. Secretaria de Agricultura e Abastecimento - twitter.com/agriculturasp
15. Acessa SP - twitter.com/acessasp
16. Biblioteca Virtual - twitter.com/bvsp
17. Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho - twitter.com/empregosp
18. Secretaria dos Transportes - twitter.com/transportessp
19. Secretaria de Segurança Pública - twitter.com/segurancasp
20. TV Cultura - twitter.com/TVcultura
21. Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social - twitter.com/AssistenciaSP
22. IPT - twitter.com/iptsp
23. Fundação CASA - twitter.com/fundacaoCASA
24. Secretaria de Economia e Planejamento - twitter.com/planejamentosp
25. Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania - twitter.com/justicaSP

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo

Marília zera a fila para transplante de côrneas

O número de doações de órgãos em Marília em 2009 (até 28 de dezembro) cresceu 33,3%. Foram 12 novas doações de múltiplos órgãos este ano, três a mais que em 2008. A quantidade de doações de córneas também aumentou de 234 para 266 (13,6% a mais em relação ao ano anterior).

Este foi o ano com o maior número de procedimentos desde o início das atividades do Banco de Olhos, em 1999. "Zeramos a fila de espera por transplantes de córneas e batemos o recorde no que diz respeito a captações. Isso se deve ao grande trabalho desenvolvido pelos funcionários do hospital", diz a enfermeira da Central de Captação de Doadores do HC (Hospital das Clínicas) da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), Débora Gutierrez.

A Central de Captação de Doadores do HC representa a OPO (Organização de Procura de Órgãos) e a OPC (Organização de Procura de Córneas), ligadas à Central de Transplante que hoje funciona em Ribeirão Preto. A partir de 19 de janeiro, a central passará a ter os procedimentos centralizados em São Paulo.

A área de abrangência da Central de Captação de Doadores do HC é de 1,6 milhão de habitantes, envolvendo as microrregiões de Assis, Dracena, Lins, Ourinhos e Presidente Prudente.

Transplantes

Em Marília são realizados transplantes de córneas no Hospital das Clínicas e transplantes de rins na Santa Casa. A expectativa é que em breve sejam implantados os serviços para realização de transplantes de fígado e de medula óssea no HC.

Da Faculdade de Medicina de Marília

Medicina de Botucatu realiza matrícula para aprovados no vestibular 2010 em fevereiro

As matrículas para os convocados em primeira chamada do vestibular 2010 da Unesp (Universidade Estadual Paulista) acontecem dias 8 e 9 de fevereiro, das 9 às 18 horas. Os aprovados em Medicina Humana e Enfermagem farão as inscrições para os cursos no salão nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) no campus de Rubião Júnior.

 A divulgação da lista de aprovados em primeira chamada acontece dia 29 de janeiro e poderá ser conferida no site da Vunesp (www.vunesp.com.br) ou no da própria Unesp (www.unesp.br). Pelo calendário, o candidato terá que confirmar interesse pela lista de espera (exclusivamente pela internet) no dia 10. A convocação e matrícula da lista de espera acontecem dias 15 e 19, respectivamente.

 Os documentos exigidos para a matrícula são: duas cópias autenticadas em cartório ou cópias acompanhadas dos originais de cada um dos documentos listados no Manual do Candidato (certificado de conclusão do Ensino Médio, histórico escolar completo do Ensino Médio, Certidão de Nascimento ou Casamento, Cédula de Identidade, Título de Eleitor, CPF, certificado que comprove estar em dia com o Serviço Militar Obrigatório- para homens maiores de 18 anos), além de duas fotos recentes 3 X4.

 Será aceita matrícula por procuração com firma reconhecida em cartório e apresentação da cédula de identidade do procurador. Não será efetivada nenhuma inscrição se houver falta de alguma documentação.

 O campus de Botucatu ofereceu, em 2010, 550 vagas em seus cursos nas quatro unidades instaladas (Faculdades de Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia, de Ciências Agronômicas e Instituto de Biociências). A FMB disponibilizou 90 vagas para Medicina e 30 para Enfermagem.

 O início das aulas para os calouros, na Faculdade de Medicina/Unesp, está previsto para 2 de março. Uma comissão formada por professores da instituição tem se reunido para programar uma série de atividades para a recepção aos novos alunos. Devem ser distribuídos kits com manual acadêmico e panfletos informativos sobre o campus e do município.

Confira o calendário para as matrículas na Unesp
29.01 - Divulgação dos resultados e da convocação para matrícula e da lista de espera;
08 e 09.02 - Matricula dos convocados;
10.02 - Confirmação de interesse da lista de espera (exclusivamente pela Internet);
15.02 - Convocação para matrícula da lista de espera;
19.02 - Matricula da lista de espera;
25 e 26.03 – Confirmação obrigatória de matrícula.

Flávio Fogueral - Jornal da FMB

McDonald's doa recursos para vítimas do Haiti

A Arcos Dourados, maior operadora de restaurantes da América Latina e responsável pela gestão das unidades McDonald's na região, fará uma campanha de arrecadação de recursos em prol da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho para apoiar os trabalhos de ajuda internacional às vítimas do terremoto ocorrido no Haiti.

Por uma semana, a partir do próximo sábado, 16 de janeiro, até o dia 22, todos os mais de 170 restaurantes operados pela Arcos Dourados em 19 países da América Latina contribuirão com uma doação equivalente,  em moeda local,  a US$ 0,50 das vendas de cada sanduíche Big Mac, vendido individualmente ou em combinações promocionais.
Em Botucatu, os restaurantes da rede McDonald’s realizam campanha para ajudar o Haiti até dia 22 de janeiro
A companhia também criou uma conta bancária exclusiva em cada país para receber doações voluntárias dos funcionários de todos os seus escritórios. O valor total doado pelos empregados será duplicado com uma doação de igual valor feita pela companhia.

Adicionalmente, os restaurantes da empresa localizados na Martinica e em Guadalupe estarão coletando donativos, como agasalhos e materiais não perecíveis, para serem despachados para o Haiti.

Essas doações serão realizadas através de uma aliança entre a Arcos Dourados, seus franqueados e as representações locais do Instituto Ronald McDonald.

Atualmente a Arcos Dourados não opera restaurantes no Haiti, mas emprega dezenas de funcionários haitianos em outros países, especialmente no Caribe. Esses funcionários e suas famílias estão recebendo apoio da empresa.

"Como uma companhia que opera em toda a América Latina, a Arcos Dourados tem o compromisso de ajudar aqueles que passam por tragédias tão devastadoras em nossa região", disse Woods Staton, Presidente e CEO da Arcos Dourados. "Esperamos que nossos esforços possam fazer a diferença para a população do Haiti".

Sobre a Arcos Dourados
A Arcos Dourados é a maior operadora de restaurantes da América Latina e a maior franquia McDonald's do mundo. É uma companhia latino-americana que opera mais de 1750 restaurantes, 1200 quiosques e 200 unidades de McCafé em 19 países (Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Saint Thomas, Saint Croix, Uruguai e Venezuela) e presta serviços para outros 10 mercados da região. Possui mais de 100 mil funcionários que servem a 3,5 milhões de clientes por dia. Mais do que um dos maiores empregadores, a Arcos Dourados é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar da América Latina. A Arcos Dourados também opera a Axis, empresa de logística presente na Argentina, Chile, Venezuela e México, com 500 empregados e 150 clientes.

Sobre o McDonald's Brasil
A marca McDonald's é líder no segmento de alimentação fora de casa e conta com 575 restaurantes e 60 unidades de McCafé. Atuando desde 1979 no Brasil, a rede está presente em 140 cidades, localizadas em 22 estados e no Distrito Federal. Em 2008, foram atendidos 1,6 milhão de clientes por dia no país, com faturamento de R$ 3,3 bilhões. Esses números garantiram a primeira posição em vendas na América Latina e a oitava posição no ranking global da corporação. A empresa é uma das maiores empregadoras privadas do Brasil, com mais de 48 mil funcionários, entre restaurantes próprios e franqueados, e uma das que oferecem mais oportunidades de primeiro emprego. Em 2009, a marca foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar pelos dois principais indicadores desse quesito no país, os guias Great Place to Work/Revista Época e Guia Você S/A|Exame.

Rodovias do Tietê renova frota de veículos de atendimento aos usuários

A Rodovias do Tietê começa o ano de 2010 renovando toda a sua frota de veículos que circula pelo trecho sob sua concessão.  A meta da mudança é proporcionar mais segurança aos funcionários que trabalham na fiscalização das vias, além de garantir um atendimento mais rápido e eficiente aos usuários. 

Ao todo serão 37 automóveis, sendo 25 Fiat Palio e 12 Fiat Strada. Todos os veículos estão dotados de equipamentos de segurança modernos, como freios ABS e air bags, e ar condicionado para proporcionar conforto aos funcionários que passam boa parte do período de trabalho na estrada. Os Pálios serão utilizados para os serviços de Engenharia e Administrativo. Já as pick-ups Strada serão utilizadas pela equipe de Operações da empresa e possuem equipamentos como engate, giroflex e rádio-comunicador. Os veículos executam a fiscalização 24 horas por dia nos mais de 400 quilômetros de rodovias.

Os veículos que percorrerão a rodovia estarão identificados com o logotipo da empresa e o telefone 0800 770 33 22.