janeiro 14, 2010

Modelo Dani Bolina no pré-carnaval ‘Na Gandaia’

Por Renato Fernandes

Este ano, o pré-carnaval “Na Gandaia”, completa sete anos de folia, e acontecerá no dia 6 de fevereiro, na Associação Atlética Botucatuense. A organização é da AGfest Promoções e Eventos, a mesma que realiza anualmente a micareta “Carnabotuca”.

O evento tem um formato especial e otimizado para atender o público da região, com tenda eletrônica, área vip, banda de axé e abadas. “É uma festa que a população espera com muita ansiedade”, explica o empresário Gustavo Aguiar, um dos responsáveis pela AGfest.


Antecipando as atrações, a empresa anuncia a presença da modelo Dani Bolina, ela é conhecida pela participação no Pânico da TV. Recentemente também ilustrou a capa da sex. “Ela vai trazer mais beleza  para a festa”, diz Aguiar.

Três ambientes serão preparados para os Foliões, na arena do Axé, a animação ficará por conta da cantora Julyana Ramalho. “Ela já fez a galera sair do chão no Carnabotuca do ano que passou. É uma artista consagrada pela crítica especializada. Uma revelação de 2010, com voz impecável e agito total serão mais de 4 horas no palco principal tocando os melhores ritmos do carnaval”, ressalta o empresário.

Na Área Vip, também será servido sorvete a vontade para todos, a partir das 3 horas da madrugada e open bar a noite toda. Só será permitida a entrada de maiores de 18 anos, mediante comprovação com apresentação do RG.

No terceiro ambiente, os amantes da cena eletrônica encontrarão seu espaço com uma tenda e mega estrutura de som e iluminação. Para comandar as ‘pick ups’, os organizadores antecipam que serão contratados os melhores Djs do País, Como atração, dessa área, estão sendo anunciados os Djs KK e  Baccari, residente do Cruzeiro Universitário e considerado um dos melhores Dj´s da atualidade. “Os convites já estão à venda e lembrando que para a Área Vip são limitadíssimos, então preparem o seu coração que a festa vai começar, antecipem a compra de sua folia”, avisa Aguiar. “São dois eventos por ano que organizamos, o Carnabotuca e o Pré Carnaval na Gandaia, colocamos muita dedicação e carinho em tudo que fazemos. Os foliões podem esperar mais um Festão para toda a população de Botucatu e Região”.

Alexandre Haddad, sócio proprietário da AGfest, ressalta a importância de se garantir os ingressos com antecedência. “Quero lembrar a todos que antecipem a compra de convites, pois no Carnabotuca, os ingressos esgotaram. Esses eventos atraem muita gente“.

Sócios do clube tem entrada franca para a pista.
Para reservar ingressos é necessário se informar nos seguintes pontos de vendas: Ópticas Carol, A Colegial, Supermercado Manzini, Pronto Socorro da Cerveja, Uzze, Global Presentes, D. Jovem, e na bilheteria do clube. O Carnaval antecipado é uma realização da Agfest, com promoção da Clube Fm, jornal Diário da Serra, Coluna Aue, Agito Btu, Botucatu Especial, Enza Denadai, Rodrigo Scalla e  Programa Curtição

Se Beber Não Case Chega ao Mercado de Maneira Pioneira

Ostentando o título de comédia mais vendida de todos os tempos nos Estados Unidos, Se Beber Não Case! chega às lojas de todo país nesta quinta-feira, 14 de janeiro, inovando o mercado nacional. Pela primeira vez um título será lançado em 5 formatos simultaneamente no Brasil: DVD, Blu-ray, dow n load digital para compra e aluguel e pay-per-view. O download digital poderá ser feito pelo computador pela loja virtual da Saraiva. O consumidor não terá que esperar 30 dias após o lançamento para poder alugar  a o filme  ou assistí-lo por pay-per-view , como antes. Além disso, a Sky disponibilizará  o aluguel  do filme por download em seu decodificador.

Com pitadas de álcool, amnésia etílica, ressaca forte e muita diversão, Se Beber Não Case! mostra uma tumultuada despedida de solteiro em Las Vegas dois dias antes do casamento de um dos integrantes da turma. A diversão vai muito bem até que Doug, o noivo, some durante a noitada regada a bebedeira.
Pela Primeira vez no país, a comédia será lançada em 5 formatos simultâneos
O filme chega às lojas em DVD pelo preço sugerido de R$ 39,90 e em Blu-ray R$79,90 com áudio e legenda em português, inglês e espanhol. Vale lembrar que o Blu-Ray do filme possui versão extendida com cenas inéditas e dará ao consumidor acesso a mais 100 novas fotos de uma suposta câmera perdida na grande noitada.

Programa Escola da Família abre inscrições em Botucatu

A Diretoria de Ensino de Botucatu abriu inscrições para o credenciamento de educadores interessados em atuar no programa Escola da Família em 2010. Os interessados podem se inscrever até este sábado, 16, na sede da Diretoria de Ensino de Botucatu (Praça da Bandeira, s/n, Centro, Botucatu), no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A função dos educadores é coordenar as equipes e projetos do programa em escolas da rede.
Interessados podem se inscrever até este sábado, 16
Para se candidatar a uma das vagas é necessário que o educador tenha sido aprovado no exame de admissão para temporários e que também tenha optado pelo campo de atuação relativo às aulas dos Ensinos Fundamental e Médio na Diretoria de Ensino de Botucatu. O candidato também precisa ter diploma ou certificado de licenciatura plena em uma das disciplinas do currículo de ensino.

Os candidatos interessados em participar do Programa Escola da Família devem preencher ficha de inscrição própria e apresentar os seguintes documentos:

- Documentos pessoais: cópias reprográficas do RG e CPF, acompanhadas dos respectivos originais para conferência

- Diploma e respectivo Histórico Escolar: cópias acompanhadas dos originais para conferência

- Ratificação do credenciamento: para todos os professores não efetivos e candidatos à admissão e que se dará após a divulgação do resultado do Processo Seletivo Simplificado 2009

- Currículo: comprovando experiência na atividade a ser desenvolvida, através de histórico de ações bem sucedidas, em especial àquela adquirida em atuação anterior no Programa Escola da Família, além de capacitações vivenciadas

- Carta de apresentação: emitida pelo Professor Coordenador da Oficina Pedagógica e/ou Supervisor de Ensino/PEF, comprovando que já atuou no Programa Escola da Família (só para os que atuaram em outras Diretorias Regionais de Ensino)

- Comprovante de assiduidade e experiência junto ao Programa Escola da Família no ano de 2009: constando o número e a natureza das faltas e os afastamentos, bem como o comprovante de tempo de Magistério Oficial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, fornecido pelo Diretor de Escola, em papel timbrado, com avaliação de desempenho (Anexo A).

Programa Escola da Família


Desde 2003, o Programa Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa a população. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, cultura, saúde e trabalho.

Só no segundo trimestre de 2009, de abril a junho, foram realizadas 313.627 atividades que tiveram participação de aproximadamente 3,6 milhões de crianças e jovens de quatro a 14 anos. Em junho, foram 75.310 atividades e 886.132 participantes, entre crianças e jovens, de todo Estado.

Da Secretaria de Estado da Educação


Projeto cria obrigatoriedade de poltronas especiais para obesos

Com a finalidade de proporcionar mais conforto às pessoas com obesidade mórbida, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) analisará proposta da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) que visa obrigar as empresas operadoras de transporte rodoviário, aéreo e ferroviário a reservar assentos especiais a pessoas com obesidade mórbida, de modo a livrá-las do constrangimento de ocupar poltronas nitidamente inadequadas à sua condição física.

O PLS 578/09 faculta a essas empresas o acréscimo de 25% sobre o valor da tarifa ou do bilhete de passagem regular, quando as pessoas obesas não puderem se acomodar em uma única poltrona, necessitando de dois assentos contíguos para seu conforto. A exigência se aplica, também, às concessionárias de transporte coletivo em cidades.

A proposta concede, aos obesos, o mesmo tratamento prioritário que já vigora em relação aos idosos, pessoas portadoras de deficiência, gestantes ou pessoas acompanhadas por crianças de colo.

Em sua justificação, Serys explica que a obesidade mórbida já representa um problema de saúde pública nos dias atuais, impondo penosas limitações a essas pessoas. Todos percebem que a inadequação dos assentos nos veículos de transporte às características das pessoas obesas enseja situações de sofrimento e constrangimento que caracterizam inaceitável discriminação, argumenta.

Se aprovada na CI, a matéria tramitará na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, em regime de decisão terminativa.

Da Agência Senado

Conservatório de Tatuí oferece vagas para 37 cursos de instrumentos e canto

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, vinculado ao Governo de São Paulo, recebe inscrições para o processo seletivo de novos alunos para o primeiro semestre de 2010. Os interessados poderão se inscrever em um dos 37 cursos de instrumentos e canto erudito e popular, além de artes cênicas e educação musical.

São oferecidas vagas para os cursos eruditos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão sinfônica, piano, canto lírico, flauta doce e violão.
Inscrição deverá ser feita até sexta-feira, 15, e de 18 a 22 de janeiro
Na área de MPB & Jazz, há vagas para os cursos de baixo elétrico, violão, guitarra, piano, canto, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, bateria e percussão. Serão recebidas também inscrições de candidatos interessados em cursos de cavaquinho, bandolim e flauta transversal, específicos na área de choro - uma das raras estruturadas no País. Há ainda os cursos de iniciação musical, musicalização para educadores e artes cênicas.

Seleção


A seleção dos candidatos inscritos, à exceção dos interessados no curso de iniciação musical, consistirá de entrevista (para candidatos sem conhecimento musical) ou teste prático (para aqueles com conhecimento musical). Os testes serão realizados no próprio Conservatório de Tatuí.

Interessados que possuem conhecimento musical deverão executar peças do repertório do instrumento/canto/artes cênicas referentes ao curso ao qual está concorrendo e com níveis de dificuldade de acordo com a sua idade. A banca examinadora será composta por dois ou mais integrantes do corpo docente da instituição. Todo o repertório estará disponível na biblioteca do Conservatório de Tatuí.

A quantidade de vagas oferecidas em cada curso será divulgada após o término das rematrículas dos alunos atuais. No ano passado, foram registradas 2.975 inscrições de candidatos a 587 vagas. Esse foi o maior número de inscrições registrado pela instituição em seus 55 anos de história. Os cursos mais procurados foram os de piano, canto popular, iniciação musical (para crianças de 4 a 6 anos), violão erudito, teatro, violão popular e violino.

O Conservatório de Tatuí recebe alunos a partir de quatro anos de idade para o curso de iniciação musical. Nos demais, cada curso estabelece idade mínima para ingresso. No caso da iniciação musical, o sistema de seleção também é diferenciado, pois as vagas serão preenchidas mediante sorteio aberto ao público. Haverá também inscrições de candidatos no Polo Avançado de São José do Rio Pardo. Serão oferecidas vagas aos cursos de flauta transversal, trompa, trompete, saxofone, clarinete, trombone e bombardino, violino, viola e violoncelo, contrabaixo acústico, tuba e percussão sinfônica.

Serviço
Inscrição deverá ser feita na secretaria do Conservatório de Tatuí até sexta, 15, e de 18 a 22 de janeiro, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas
Rua São Bento, 415 - Tatuí
Levar RG ou certidão de nascimento e comprovante de endereço
Taxa: R$ 10,00 (a ser deduzida do pagamento da matrícula em caso de aprovação)
Quem for aprovado nos testes práticos e nas entrevistas será convocado a efetuar matrícula, mediante foto 3x4, cópias do CPF, comprovante de residência e pagamento de taxa de R$ 50,00
Mais informações, no site www.conservatoriodetatui.org.br


Secretaria de Cultura de Bauru abre inscrições para oficina de brinquedos

A Brinquedoteca Municipal, situada na av. Nações Unidas, nº 08-09 prepara o espaço para receber as crianças que vão participar, no dia 20 de janeiro, da Oficina de Férias “Rodavento”, destinada à arte de fabricação de brinquedos utilizando materiais simples, fáceis de manusear, que são facilmente encontrados no cotidiano doméstico. As inscrições já podem ser feitas pelo fone 3232-1333/3235-1312. São 30 vagas para crianças de 6 a 12 anos, distribuídas em duas turmas uma no período da manhã, a partir das 9 horas, e à tarde , às 14 horas.

A “Rodavento” tem por finalidade estimular a coordenação motora, a criatividade e a socialização das crianças participantes. “A idéia é incentivar a criança e torná-la capaz de produzir o seu próprio brinquedo, utilizando materiais simples e alternativos”, explica Denise Dioclides, coordenadora da Oficina.

Serviço:
Oficina de Férias “Rodavento”
Data: 20 de janeiro - quarta-feira
Horário: 9 horas (manhã) e 14 horas (tarde)
Local: Brinquedoteca Municipal - Av. Nações Unidas, 8-09
Inscrições: fone 3232-1333 e 3235-1312



Pastoral da Criança informa em nota circunstâncias da morte de Zilda Arns

Da Agência Brasil

A Pastoral da Criança informou, em nota divulgada hoje(14), as circunstâncias em que ocorreu a morte de sua fundadora, Zilda Arns, uma das vítimas no terremoto ocorrido no Haiti.

Segundo relatou o senador Flávio Arns, sobrinho da médica, que viajou ao Haiti para cuidar do transporte do corpo para o Brasil, ela estava em uma igreja, onde havia acabado de proferir palestra para cerca de 150 pessoas e conversava com um sacerdote, que queria mais informações sobre o trabalho da Pastoral da Criança.

“De repente, começou o tremor. O padre que estava conversando com ela, deu um passo para o lado e a dra. Zilda recuou um passo e foi atingida diretamente na cabeça, quando o teto desabou. Ela morreu na hora”, diz a nota.

O coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, Nelson Arns, filho da médica, disse ontem (13), em entrevista coletiva à imprensa,  que ela tinha muitos planos para este ano, principalmente viajar pelo mundo divulgando o trabalho da pastoral.

Em sua agenda, além do Haiti, já estavam previstas viagens para o Uruguai e Colômbia no mês de fevereiro, México e  Paraguai em março, no mês de maio ela viajaria em missão na Argentina, em junho para a Republica Dominicana e em outubro para Angola e Guiné-Bissau

Pedágio na Castello Branco fica até 57% mais barato no domingo

À zero hora do próximo domingo, 17, começará o novo sistema de cobrança nas praças de pedágio da rodovia Castello Branco (SP 280). A reestruturação tarifária faz parte do projeto Cebolão da Castello e proporcionará uma redução de até 57% nos valores praticados. Assim, o pedágio do quilômetro 33 da Castello Branco, no município de Itapevi (sentido interior), terá a tarifa reduzida em 50%, baixando de R$ 11,20 para R$ 5,60, cobrado apenas no sentido Capital-Interior. Já nas duas praças da Marginal, (quilômetros 18 e 20), a cobrança passará a ser feita também nas pistas expressas e seu preço reduzido em 57%, baixando dos atuais R$ 6,50 para R$ 2,80, em ambas as praças.

Viabilizado pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo e executado pela concessionária ViaOeste, sob fiscalização da Artesp, o Complexo Cebolão, inaugurado no dia 6 de janeiro, trará também maior fluidez ao tráfego. A reestruturação tarifária permitirá uma melhor distribuição do tráfego entre as pistas marginal e expressa. Atualmente, no trecho do km 24 ao km 13 o tempo gasto na marginal nos horários de pico (das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas, aproximadamente) é de 10 minutos e na pista expressa é de 25 a 30 minutos. Com as melhorias físico-operacionais do Complexo Cebolão da Castello esse tempo passará a ser de 10 minutos, tanto na marginal como na via expressa.
Com novas obras, o tempo de viagem poderá diminuir de 30 para 10 minutos
As mudanças na rodovia Castello Branco incluem a nova ponte que dá acesso à pista local da marginal Tietê, a recuperação de parte da marginal do Tietê e a construção do novo trevo de acesso aos municípios de Jandira, Itapevi e Aldeia da Serra, localizado no quilômetro 32. As obras foram liberadas para o tráfego no último dia 6. O investimento chega a 242 milhões de reais e beneficia mais de 2,5 milhões de pessoas.

Objetivos da mudança tarifária

Além das obras, o projeto Cebolão da Castello prevê a redução de tarifas e extensão de cobrança para as pistas expressas, na altura de Osasco e Barueri (Alphaville). O objetivo da reestruturação tarifária é equilibrar a cobrança, que sendo estendida a todos os usuários proporcionará uma redução expressiva dos valores que vinham sendo praticados. Essa foi a forma mais justa de viabilizar os investimentos realizados, que não estavam previstos no contrato de concessão.

Antes da definição dessas alterações, foi feita uma pesquisa entre os usuários da rodovia - tanto das vias expressas como das marginais -, e constatado que, em razão do ganho substancial na fluidez dos veículos com a conclusão das obras do Complexo Cebolão, 82% dos entrevistados foram favoráveis à nova forma de cobrança das tarifas.

Confira os novos valores de cada praça de pedágio:

Osasco, km - 18, sentido interior - R$ 2,80

Barueri, km - 20, sentido capital - R$ 2,80

Itapevi, km 33, sentido interior - R$ 5,60

Nova ponte sobre o Rio Pinheiros

A reconfiguração do Complexo Cebolão inclui a nova ponte construída sobre o Rio Pinheiros (sentido Castello às marginais) e melhorias viárias na Marginal Tietê. Com a ponte os usuários que seguem da rodovia Castello Branco para a Marginal Tietê dispõem de mais duas faixas, além das três já existentes. As conexões da pista expressa da Castello Branco com a pista expressa da Marginal Tietê e da via local da Castello Branco com a via local da Marginal Tietê também garantem maior fluidez ao tráfego. A obra beneficia cerca de 100 mil usuários/dia da rodovia Castello Branco que acessam as marginais Tietê e Pinheiros.

A obra inclui a implantação de ponte com 581 metros de extensão, a recuperação das três pontes existentes, totalizando 1.242 metros de extensão, a recuperação de pavimento e aplicação de massa asfáltica, além da instalação de barreira acústica e de 340 postes de iluminação.

Novo trevo de Jandira


A ampliação do trevo localizado no km 32 (Jandira) da rodovia Castello Branco elimina os congestionamentos que ocorriam devido ao cruzamento feito pela rotatória. O viaduto sobre a rotatória possibilita ganho de fluidez e maior segurança aos usuários. A obra inclui a implantação de três viadutos (Jandira/Itapevi-Aldeia da Serra, Jandira/Itapevi-São Paulo e Castello Branco-São Paulo), uma faixa adicional na Castello Branco, passarela sobre os ramos do trevo e um túnel sob a Castello Branco para passagem de pedestres. Além disso, foram construídos muros de contenção e passeio em concreto para pedestres, e instaladas defensas metálicas, barreira rígida, sinalização vertical e horizontal, iluminação e sistema de drenagem.

Programa de Concessões Rodoviárias

O Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo teve início em 1997 com a concessão de 3,5 mil quilômetros de rodovias, divididos em 12 lotes. Os investimentos já realizados na malha nessa primeira etapa somam 16 bilhões de reais. O principal resultado do programa são viagens muito mais confortáveis e seguras: o índice de mortos nas rodovias concedidas hoje é 40,5% menor em relação a 2000.

Somente no corredor rodoviário, do qual faz parte a rodovia Castello Branco (Osasco a Itu), já foi investido 1,3 bilhão de reais em obras de ampliação e modernização da malha, além de 800 milhões de reais em serviços operacionais que incluem o Serviço de Atendimento ao Usuário (socorro médico e mecânico) e o Centro de Controle Operacional (monitoramento por câmeras, inspeção de tráfego, etc).

Entre as obras já executadas nesse trecho da SP 280 constam 20 dispositivos de acesso e/ou retorno, cinco passarelas, duas pontes, 20 quilômetros de novas pistas, seis quilômetros de faixas adicionais e 132 quilômetros de recapeamento. O programa também garante serviços de manutenção e conservação durante todo o período de concessão.

Da Secretaria dos Transportes

Etecs divulgam lista de classificação geral do vestibulinho

Os estudantes que prestaram o vestibulinho das Etecs para o primeiro semestre de 2010 já podem conferir a sua classificação no site  www.vestibulinhoetec.com.br. A lista também será divulgada na Etec em que o candidato pretende estudar.

Os convocados deverão fazer a matrícula no horário definido pela unidade de ensino, nos seguintes dias:

18 e 19 de janeiro  - 1ª lista de convocação e matrícula
20 e 21 de janeiro  - 2ª lista de convocação e matrícula
22 de janeiro          - 3ª lista de convocação e matrícula
26 de janeiro          - 4ª lista de convocação e matrícula
27 de janeiro          - 5ª lista de convocação e matrícula

Documentos para a matrícula

Os aprovados no Ensino Médio deverão preencher e assinar o requerimento de matrícula (fornecido pela Etec). Se o estudante tiver menos de 16 anos no momento da matrícula, caberá a seu responsável legal assinar o documento. Outros documentos necessários são cópia simples com apresentação do original da cédula de identidade (RG) e do histórico escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental; ou documento original da Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental, firmada pela direção da escola de origem contendo a data em que o certificado e o histórico serão emitidos; duas fotos 3x4 recentes e iguais.

Quem fizer ou já tiver concluído o Ensino de Educação de Jovens e Adultos - EJA (supletivo) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja, deverá levar cópia simples com apresentação do original do histórico escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou boletim de aprovação do Encceja emitido e enviado pelo MEC ou documento original da Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental, firmada pela direção da escola de origem, contendo a data em que o certificado e o histórico serão emitidos.

O estudante que vai ingressar no curso técnico deve preencher e assinar o requerimento de matrícula (fornecido pela Etec). Se o candidato tiver menos de 16 anos, no momento da matrícula, caberá a seu responsável legal assinar o documento. Outros documentos exigidos são cópia simples com apresentação do original da Cédula de Identidade (RG); cópia simples com apresentação do original do histórico escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio; ou documento original da Declaração de Conclusão do Ensino Médio, firmada pela direção da escola de origem, contendo a data em que o certificado e o histórico serão emitidos; ou documento original da declaração que o candidato está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio; duas fotos 3x4 recentes e iguais.

Quem fizer ou já tiver concluído o Ensino de Educação de Jovens e Adultos - EJA (supletivo) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja, deverá levar cópia simples com apresentação do original do histórico escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou documento original da Declaração de Conclusão do Ensino Médio, firmada pela direção da escola de origem, contendo a data em que o certificado e o histórico serão emitidos ou declaração que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA ou cópia simples com apresentação do original de dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC.

O candidato que ingressou no Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública, se convocado para matrícula, deverá, obrigatoriamente, levar a cópia simples com apresentação do original da declaração escolar ou do histórico escolar, com o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola, para comprovar que cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas.

Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br



Do Centro Paula Souza  


UTIs do HC podem receber selo de qualidade

Entre março e abril deste ano, avaliadores do Escritório de Acreditação de Bauru estarão no Hospital das Clínicas da Unesp para uma pré-avaliação de suas unidades de terapia intensiva. A intenção, desta vez, é diagnosticar as condições atuais do serviço para depois realizar uma avaliação completa e atestar a qualidade do atendimento.

O coordenador pelo grupo de trabalho que cuida das UTIs no HC, professor José Roberto Fioretto, compara a Acreditação, que é um instrumento que mede a qualidade do serviço, aos selos conquistados pelas grandes industrias (ISO 9001, por exemplo). Na unidade serão visitadas a UTIs Pediátrica, Neonatal, do Pronto-Socorro, Central e a CTI da Clínica Médica. “Nossos dados mostram que já atendemos a alguns critérios da Acreditação, mas há pontos a melhorar”, admite.

Essa espécie de selo de qualidade da área da saúde é gerenciado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e tem três níveis. Após a avaliação oficial, o HC estará no nível 1.

Funcionários do Hospital das Clínicas também serão qualificados para se tornarem avaliadores da Organização e a previsão é que Botucatu passe a integrar a rede de escritórios de Acreditação. “Para o hospital seria muito interessante termos um escritório coordenado por nossos funcionários. Mostra a credibilidade de nossa instituição e a qualidade do nosso atendimento”, frisa professor Fioretto. A documentação para que sejam tomadas as primeiras providências para a pré-avaliação serão encaminhadas ainda neste mês.

Em dezembro de 2009, foi realizada na Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp uma reunião que tratou da Acreditação nas UTIs. As bases foram apresentadas pelo grupo do Escritório de Qualidade do Hospital Estadual Bauru (HEB).

Sobre a ONA
A ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO - ONA é uma organização não governamental caracterizada como: “pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos e de interesse coletivo”, com abrangência de atuação nacional.

Tem por objetivo promover a implementação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a garantir a qualidade na assistência aos cidadãos brasileiros, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País.


Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp

Hospital Estadual de Américo Brasiliense abre processo seletivo para 20 cargos

O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB), sob gestão da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), abre processo seletivo para contratação de profissionais em 20 cargos. As inscrições podem ser feitas entre os dias 18 e 29 de janeiro, pela internet, por meio do site www.famesp.fmb.unesp.br. As provas escritas serão realizadas no dia 06 de fevereiro (sábado).

A escolaridade exigida para as vagas, que também serão direcionadas ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Américo Brasiliense, acoplado ao HEAB, varia do ensino fundamental ao nível superior. Os salários vão de R$ 550,52 a R$ 3.270,00. Os valores para inscrição variam de R$15,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo pretendido.
A escolaridade exigida para as vagas abrange os níveis fundamental, médio e superior
Serão contratados médicos em 16 especialidades: cirurgia vascular, clínica geral, dermatologia, ecocardiografia, endocrinologia, gastroclínica, hematologia, infectologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, radiologia, urologia e vascular. Também há vagas para engenheiro mecânico e oficial administrativo III, que assim como os cargos da área médica exigem nível superior.

O cargo de técnico de laboratório é a oportunidade para quem possui o ensino médio completo e conhecimentos específicos na área. Para os que concluíram o ensino fundamental e possuem carteira de habilitação de categoria “A” há vagas para motociclista. Em cada função será oferecida uma vaga, mas outras poderão surgir de acordo com as necessidades da instituição.

Os interessados podem fazer a inscrição, consultar os editais e obter mais informações no endereço eletrônico www.famesp.fmb.unesp.br. As inscrições também podem ser feitas no departamento de Recursos Humanos da Famesp, que fica no Distrito de Rubião Junior, Rodovia João Butignolli, s/n, com entrada ao lado da portaria principal da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp. O horário de atendimento é das 8h às 17h, sem interrupção.

O candidato pode ainda fazer a inscrição via internet por meio de serviços públicos, como o programa Acessa São Paulo que disponibiliza terminais de internet e serviços de impressão gratuitos em várias cidades do Estado.

Os editais completos também estarão à disposição na portaria principal do Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB), localizado na avenida Aldo Lupo, 502, bairro Vista Alegre, em Américo Brasiliense/SP.


Assessoria de Comunicação e Imprensa - Hospital Estadual Américo Brasiliense