janeiro 08, 2010

HQ explica Proclamação da República

O segundo volume da coleção “História do Brasil em Quadrinhos” mostra os detalhes de um dos períodos mais conturbados de nosso País

O mais recente lançamento da Editora Europa no segmento de quadrinhos apresenta, de forma simples e descontraída, os fatos históricos - como a Guerra do Paraguai e a abolição da escravatura - que levaram o Brasil a tornar-se uma República. Também deixa claro que não foram poucas as dificuldades ao longo da vida de D. Pedro II.

Em “História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República”, estes acontecimentos são narrados pelo professor Daguerre a três crianças durante um passeio pelas ruas do Centro de São Paulo. O desenvolvimento dos personagens infantis teve a preocupação de abranger a diversidade étnica brasileira: a oriental Catarina, o negro Marcelo e o branco Gustavo, este, inclusive, um cadeirante que demonstra a mesma disposição e alegria dos amigos ao longo de toda a aventura. O ponto alto da conversa se dá quando Daguerre explica de forma divertida e didática os versos do Hino Nacional.

A HQ foi desenvolvida por Edson Rossatto (pesquisa histórica, argumento e roteiro), Laudo (desenhos e arte-final) e Omar Viñole (cores). Os autores basearam-se em diversas obras de arte sobre este período da História brasileira como forma de aproximar a adaptação aos livros da educação formal nas escolas.

Uma curiosidade para os fãs de quadrinhos: o livro traz diversas referências a importantes personalidades – desenhistas, pesquisadores e jornalistas – que colaboram com o mercado editorial brasileiro.

A obra chegou às livrarias em dezembro de 2009 e terá uma sessão de autógrafos com os autores no evento “HQ em Pauta” – www.hqempauta.com – em 16 de janeiro.



SERVIÇO:
História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República
Autores: Edson Rossatto, Laudo e Omar Viñole
Editor: Manoel de Souza
Formato: 16 cm x 23 cm - 76 páginas
Capa e miolo: coloridos
Preço de capa: R$ 19,90
Venda direta: www.europanet.com.br/historiadobrasil

SOBRE A EMPRESA

A Editora Europa é uma das maiores empresas brasileiras na área de revistas e livros. Em seus 23 anos, lançou diversas revistas líderes em seus segmentos, como Natureza, Revista do CD-ROM, Dicas e Truques para PlayStation, Fotografe Melhor e outras. Hoje conta com 20 títulos mensais e alguns bimestrais. Também é a editora da revista Mundo dos Super-Heróis, que traz reportagens sobre quadrinhos e cultura pop em geral.


SOBRE OS AUTORES

Edson Rossatto

Formado em Letras, é editor de livros, escritor, roteirista de HQ e palestrante. Publicou os livros “Mansão Klaus e outras histórias” (2004) e “Curta-metragem – Antologia de microcontos” (2005), ambos da Andross Editora, além da HQ “História do Brasil em Quadrinhos: Independência” (2008), da Editora Europa. É criador e organizador do "HQ em Pauta", um evento destinado ao encontro de leitores e profissionais de quadrinhos. Seu conto Cartas a um irmão foi adaptado para o cinema. Mantém o site www.edsonrossatto.com


Laudo
É ilustrador há quase 20 anos e tem em seu currículo dezenas de histórias em quadrinhos, além de colaborar com revistas, jornais e livros didáticos. Seu site é www.estudiobandadesenhada.com.br


Omar Vinõle

Aos 36 anos, esse português naturalizado brasileiro especializou-se em arte-final e na colorização de HQs. Do mesmo modo que no livro anterior desta coleção, surpreendeu-se com os detalhes da Proclamação da República. Seu site é www.estudiobandadesenhada.com.br

Em 2009, Laudo e Omar Vinõle ganharam o prêmio HQ Mix pela minissérie Depois da Meia-Noite. Laudo também ganhou o prêmio Angelo Agostini como “melhor desenhista do ano”.

Bloco da Imprensa define seu Samba Enredo, para o Carnaval de 2010

O Bloco de Carnaval da Imprensa definiu no samba-enredo de 2010. O tema é voltado a dois temas centrais: reaproveitamento de materiais recicláveis e doação de vida.

Nessa quinta-feira, os carnavalescos também definiram a melodia do samba-enredo, durante ensaio realizado no Espaço Cultural. Nessa reta final de preparação, a Imprensa vai intensificar os ensaios e produção de fantasias.

Mesmo quem não faz parte da imprensa pode se inscrever no grupo para desfilar no Carnaval do dia 15/2 (segunda-feira), na Avenida Dom Lúcio. Informações pelo telefone (14) 9718-1852.

Confira a letra que foi produzida por integrantes do bloco.

Reciclando o estandarte,
vou doar meu coração


No céu surgiu uma estrela Com um brilho sem igual
Anunciando que a imprensa
Vive mais um carnaval

Vou fazer a minha parte
Buscando a conscientização
Reciclando minha arte
Defendendo a doação

E na folia, eu espero
Incentivar a boa ação
E eu quero meu amor
Com carinho e sem pudor
Te doar meu coração

Sou guerreiro da natureza
Que precisa de ação
Brincando vou cantando
A fantasia reciclando
Pra brincar de folião

Eu hoje tô
Tô que tô legal
Me comunicando, galera
Com o carnaval

E lá no céu...