janeiro 05, 2010

Conservatório de Tatuí abre inscrições para novos alunos

O Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí - instituição vinculada ao Governo de São Paulo - abre inscrições para o processo seletivo de novos alunos para o primeiro semestre de 2010. Os interessados poderão se inscrever a 37 cursos de instrumentos e canto erudito e popular, além de artes cênicas e educação musical.

As inscrições podem ser feitas por candidatos com ou sem conhecimento musical ou em artes cênicas. Para concorrer às vagas, é preciso comparecer à secretaria do Conservatório de Tatuí, localizada à rua São Bento, 415, no período de 11 a 15 e 18 a 22 de janeiro, no horário das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. A inscrição será oficializada por meio de apresentação de documento pessoal (RG ou Certidão de Nascimento), comprovante de endereço e pagamento de taxa no valor de R$ 10. A taxa será deduzida do pagamento da matrícula em caso de aprovação do candidato.
Há vagas para 37 cursos como instrumentos, canto, artes cênicas e educação musical
São oferecidas vagas para os cursos eruditos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão sinfônica, piano, canto lírico, flauta doce e violão. Na área de MPB & Jazz, há vagas para os cursos de baixo elétrico, violão, guitarra, piano, canto, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, bateria e percussão. Também serão recebidas inscrições de candidatos interessados em frequentar os cursos de cavaquinho, bandolim e flauta transversal, específicos na área de choro - uma das raras áreas estruturadas no país. Ainda serão inscritos, no mesmo período, candidatos aos cursos de iniciação musical, musicalização para educadores e artes cênicas.

A quantidade de vagas oferecidas em cada curso será divulgada no início deste mês, a partir do término das rematrículas dos alunos atuais. A seleção dos candidatos inscritos em cada curso, à exceção do curso de iniciação musical, consistirá em entrevista (para candidatos sem conhecimento musical) e teste prático (para candidatos com conhecimento musical). Os testes serão realizados no próprio Conservatório de Tatuí.

Os candidatos que já possuem conhecimento musical deverão executar peças do repertório do instrumento/canto/artes cênicas no curso ao qual está concorrendo e com níveis de dificuldade de acordo com a idade do candidato. A banca examinadora será composta por dois ou mais integrantes do corpo docente da instituição. Todo o repertório estará disponível na biblioteca do Conservatório de Tatuí, localizada à rua São Bento, 412.

Os candidatos aprovados nos testes práticos e entrevistas serão convocados a efetuarem matrícula. Para tanto, é preciso providenciar uma foto 3x4 e cópias do CPF e comprovante de residência, além do pagamento de taxa no valor de R$ 50. No ato da matrícula o aluno também procederá à marcação dos dias e horários das aulas.

No ano passado, foram registradas 2.975 inscrições de novos alunos candidatos a 587 vagas - foi o maior número de inscrições já registrado pela instituição em seus 55 anos de história. Na ocasião, os cursos mais procurados foram os de piano, com 253 inscritos; canto popular, com 197 candidatos; iniciação musical (para crianças com idades dos quatro aos seis anos), com 196 inscritos; violão erudito, com 188 candidatos; teatro, com 183 inscritos; violão popular, com 173 candidatos; e violino, com 171 inscritos. Dentre todos os cursos, o mais concorrido foi o de canto popular, numa proporção de 197 candidatos por vaga.

Idade mínima

O Conservatório de Tatuí recebe candidatos a partir dos quatro anos de idade para o curso de iniciação musical. Porém, cada curso estabelece uma idade mínima para ingresso.

No caso da iniciação musical, o sistema de seleção também é diferenciado. As vagas, voltadas à crianças inscritas com idades entre quatro e seis anos, serão preenchidas mediante sorteio aberto ao público.

Os cursos de violino, viola e violoncelo estão abertos a candidatos a partir dos sete anos de idade. Candidatos a partir de oito anos de idade podem concorrer às vagas oferecidas no curso de piano. Já os cursos de flauta doce, flauta transversal, oboé, trompa, trompete e violão erudito recebem candidatos a partir dos nove anos de idade. Candidatos com dez anos de idade podem concorrer às vagas de clarinete e contrabaixo acústico. Para candidatos com 12 anos de idade, há vagas para aulas de bombardino, tuba, fagote, saxofone, percussão sinfônica e artes cênicas. Aulas de trombone estão voltadas a candidatos a partir dos 13 anos de idade. Já o curso de canto lírico, é aberto a maiores de 16 anos. Na área de MPB&Jazz, as inscrições podem ser feitas por maiores de 12 anos, com exceção do curso de canto popular, aberto exclusivamente a maiores de 18.

Pólo Avançado de São José do Rio Pardo

Também a partir de 11 de janeiro poderão ser feitas inscrições de candidatos no Pólo Avançado de São José do Rio Pardo, localizado à rua São Bernardo, 800. Serão oferecidas vagas aos cursos de flauta transversal, trompa, trompete, saxofone, clarinete, trombone e bombardino (idade mínima de nove anos), violino, viola e violoncelo (sete anos), contrabaixo acústico (dez anos), tuba e percussão sinfônica (12 anos).

Todos os detalhes sobre o processo seletivo de novos alunos poderão ser acessados no site www.conservatoriodetatui.org.br.


Do Conservatório de Tatuí



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BBB 10 terá a internet como tribuna

O BBB 10 anunciou hoje (terça-feira (5/01) o nome e as fotos dos 15 participantes iniciais. Entre eles duas figuras se destacam na internet: o Sérgio, também conhecido como Sr. Orgastic, e a Tessália que é celebridade no Twitter com a identidade de Twittess.

A seleção mostra que a intenção dos produtores é estender as discussões em torno dos acontecimentos dentro da casa em canais de divulgação mais ágeis, como o Twitter e a blogosfera.

Sem dúvida a popularidade será uma forte aliada desses concorrentes. Apenas a Twittess, possui mais de 122 mil seguidores no Twitter, número que tende a crescer com o seu desempenho no programa.

O site conexão BBB (www.conexaobbb.com) divulgou duas matérias fazendo referência às duas personalidades
Sobre a Tessália foi publicado o seguinte texto:

"Tessália já é uma figura conhecida na internet, a Twittess é uma jovem paranaense de 22 anos que se tornou uma celebridade no Twitter nacional no ano passado por conseguir um número grande de seguidores em pouquíssimo tempo - o que, além da popularidade, lhe rendeu algumas críticas. É que a publicitária utilizava um script para automatizar o processo de seguir outros usuários."

Já a respeito de Sérgio o site fala o seguinte:
"Sérgio Francischini, de 20 anos, um dos integrantes da 10ª edição do BBB, é conhecido na internet e na noite paulistana como "Sr. Orgastic". O apelido foi adotado por causa de uma festa chamada Orgastica, no clube Atari, em São Paulo. Sérgio tem um dos fotologs mais acessados da internet e vários vídeos no Youtube - um deles tem mais de 350 mil visitas e, por causa de seu sucesso na internet, ele já foi até entrevistado por Adriane Galisteu".

Conheça os participantes CLICANDO AQUI



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Cinemas comerciais terão cota mínima de 28 dias para filmes nacionais em 2010

Da Agência Brasil

Brasília - O decreto 7.061/2009, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 30 de dezembro, estabelece a cota mínima de dois filmes brasileiros diferentes e 28 dias de exibição nos complexos comerciais de cinema em 2010.

A Cota de Tela é regulamentada pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) e tem como objetivo promover a auto-sustentabilidade da indústria e o aumento da produção cinematográfica. Nos últimos três anos, a obrigatoriedade da cota de exibição também foi fixada em 28 dias.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, o diretor da Ancine, Mário Diamante, disse que a cota de tela é sem dúvida a principal ferramenta para ajudar na expansão do cinema brasileiro. Ele ressaltou que é interessante a agência ter mantido essa estabilidade por criar condições de planejamento para as empresas exibidoras e distribuidoras.

“A gente tem mantido a estabilidade, com bons resultados, porque tem permitido às empresas exibidoras e distribuidoras maior capacidade de planejamento. Essa é a grande característica hoje da política pública audiovisual, a continuidade e a estabilidade de condições para o planejamento. De certa forma, o que está sendo feito hoje é o que os estúdios norte-americanos fazem, por isso que eles já planejam com longo prazo o lançamento dos seus filmes”, afirmou.

A obrigatoriedade abrange as empresas proprietárias, locatárias ou arrendatárias de salas pertencentes à mesma empresa exibidora e que integrem espaços ou locais de exibição pública comercial localizados em um mesmo complexo.

O número de dias e filmes diferentes exibidos varia de acordo com a quantidade de salas em cada complexo. Grandes complexos com vinte salas, por exemplo, terão uma cota de 64 dias e exibirão até 11 filmes distintos.



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Câmara devolve mais de R$ 700 mil aos cofres públicos

Parte do orçamento de 2009 da Câmara Municipal de Botucatu foi devolvido ao Poder Executivo. O procedimento foi efetuado no último dia 30, em respeito ao contido no art. 12, VI, do Regimento Interno.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Reinaldinho (PR), no ano passado, a Câmara contou com orçamento de R$ 3.152.700,00. Desse total, foram utilizados R$ 2.460.969,53 – o que representa 78%.

Ou seja, a Casa deixou de gastar R$ 691.730,47 da verba disponível para o exercício de 2009. Segundo o parlamentar, isso ocorreu em função da não utilização do recurso previsto para obras e instalações. Também estava no planejamento de gastos a renovação de parte da frota e a compra de arquivos deslizantes – o que não se concretizou.

Entretanto, Reinaldinho salienta que os servidores da Câmara Municipal deram grande contribuição para essa situação, com permanente economia interna com relação ao material de consumo, entre outros.

Porém, o Executivo acabou recebendo um valor acima da sobra do orçamento – chamado tecnicamente de ‘saldo de duodécimo’. Isso porque, ao receber o recurso no início do ano passado, a Câmara o aplicou. Dessa forma, foram devolvidos R$ 30.482,71 resultantes do investimento, somando um total de R$ 722.213,18 aos cofres públicos.




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Unicamp divulga notas da primeira fase do vestibular

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou nesta terça-feira, 5, o desempenho dos candidatos na primeira fase do vestibular Unicamp 2010. A consulta pode ser feita aqui. Para ter acesso às notas, os candidatos precisam digitar seu número de inscrição e sua senha. Também já estão disponíveis na página da Comvest, a tabela com a relação candidatos-vaga para a segunda fase e as notas de corte para a correção da redação em cada curso.

Segunda fase

A segunda fase do vestibular da Unicamp é constituída de oito provas de natureza discursiva e ocorre entre os dias 10 e 13 de janeiro. Ao todo, 14.706 candidatos deverão realizar a segunda etapa em 22 cidades do País, com o seguinte calendário:
Segunda etapa será realizada de 10 a 13 de janeiro
Dia 10 - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Ciências Biológicas

Dia 11 - Química e História

Dia 12 - Física e Geografia

Dia 13 - Matemática e Inglês

A Comvest ressalta que os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas, já que eles não são necessariamente os mesmos onde o candidato realizou a primeira fase (consulte aqui os locais de prova da segunda fase). Além dos locais, também há mudança de cidade nos seguintes casos: os candidatos que fizeram a primeira fase em Sumaré e Valinhos farão a segunda fase em Campinas; aqueles que fizeram a primeira fase em São Bernardo do Campo farão a segunda em Santo André.

As provas de cada disciplina valem 48 pontos e são constituídas de 12 questões. Todos os candidatos aprovados devem fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido. As provas de aptidão acontecem entre 18 e 21 de janeiro.

Neste ano, o vestibular Unicamp registrou número recorde de inscrições: 55.732 candidatos se inscreveram para concorrer a 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Da Unicamp



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Câmara de Botucatu inaugura seu Twitter

Para acompanhar a tendência das novas formas de comunicação e interação interpessoal, a Câmara Municipal de Botucatu acaba de ingressar no Twitter - site de relacionamento cujos usuários possuem espécies de microblogs de envio de mensagens curtas.

Instituições Legislativas de outros municípios, além das esferas estaduais e federal, já aderiram à ferramenta, que tem demonstrado eficácia na divulgação da rotina das Casas. Dessa forma, o objetivo da iniciativa é fazer com que as notícias, ou fatos que acontecem no dia-a-dia da Câmara, cheguem à população e à imprensa o mais rápido possível.

É claro, a seleção sobre o que será noticiado será dos próprios colegas de profissão, assim como o contato que deverá ser feito junto à Assesoria de Imprensa do Legislativo para outras informações. Porém, a questão principal é dinamizar o fluxo de informações.

"Espero que todos gostem dessa nova ferramenta.
Para 'seguir' o Twitter da Câmara Municipal de Botucatu, basta digitar www.twitter.com/CAMARABOTUCATU", explica o assessor de imprensa da Câmara André Luís Lourenço.



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Cerveja de Chimarrão leva erva-mate na receita

A primeira micro cervejaria do país nascida em 1995, a DaDo Bier, sempre utilizou de ousadia e criatividade na criação de suas cervejas.  Tal motivação e paixão pela bebida  juntamente à inspiração do maior símbolo gaúcho (chimarrão) levaram o empresário gaúcho Eduardo Bier Corrêa a criar uma cerveja com sabor de chimarrão, preparada com folhas fragmentadas de erva-mate, a Ilex paraguariensis. A bebida ainda traz ingredientes como lúpulo, água mineral e um blend de maltes importados.

De baixa fermentação e alto teor alcoólico (7,0%), a cerveja demorou um ano e meio para chegar ao resultado final. O mestre-cervejeiro Carlos Bolzan buscou unir em uma mesma fórmula o que a erva-mate e a cerveja têm de melhor. A erva-mate tem algumas semelhanças com o lúpulo, com o amargor e o sabor semelhante ao da cerveja. Agradável ao paladar, logo ao abrir a tampa, percebe-se o aroma marcante da erva que se espalha no ambiente. A coloração é esverdeada e já no primeiro gole a erva-mate domina o paladar.
A DaDo Bier Ilex é uma reverência ao povo gaúcho que tanto valoriza sua cultura e que tem no chimarrão um símbolo de amizade
A DaDo Bier Ilex foi colocada no mercado nacional em garrafas de long neck e também pode ser vendida como um kit composto por um copo no formato de uma cuia de chimarrão, desenhado exclusivamente pela cristaleria Ruvolo, que vem em uma base de couro, projetada pelo Gueto EcoDesign, escritório especializado no desenvolvimento de produtos sustentáveis.

A Dado Bier Ilex será vendida nas principais redes de supermercados nacionais, com distribuição exclusiva no país pela ImportBeer ao preço de R$ 5,50 e o kit a R$ 34,90.

Onde encontrar:
Redes Pão de Açúcar / Makro e outros locais
Mais informações através do site www.importbeer.com.br



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