dezembro 08, 2009

Igreja Presbiteriana do Brasil realiza cantatas de Natal

A Igreja Presbiteriana do Brasil realiza, nos dias 13 e 20 de dezembro, cantatas natalinas com o objetivo de apresentar a perspectiva cristã da data comemorativa.

No domingo, dia 13, a cantata “Luz” acontece às 19 horas, coma apresentação do coral jovem da igreja, que reúne aproximadamente 30 pessoas com idade entre 15 e 30 anos. Já no dia 20, o coral adulto, com 35 vozes, apresentará a cantata “Deus em Nós”, no mesmo horário.

O evento é aberto ao público em geral. A igreja fica na Rua Cardoso de Almeida, nº 493, Centro.



Empregos Manager Online

Maria Pia Ornelas foi destaque no desfile de Geraldo Couto

Na noite de segunda-feira, dia 7, o Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci sediou o único ensaio geral com todo o elenco artístico e técnico do espetáculo de dança natalino “O Quebra Nozes”, que tem previsão de apresentação no próximo dia 14 de dezembro, em local ainda indefinido.

O ensaio contou com a presença dos músicos da Orquestra Sinfônica de Botucatu, que, ao lado da Oficina da Dança e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, assinam a produção da apresentação.

A botucatuense Maria Pia Ornelas assinou a maquiagem do desfile do estilista Geraldo Couto, na “26ª Casa de Criadores”, evento que aconteceu entre os dias 22 e 27 de novembro, em vários pontos de São Paulo.


A maquiadora é irmã da fotógrafa Malu Ornelas, e em 2007 ficou em terceiro lugar no concurso ‘Prêmio Avon de Maquiagem’, na categoria Novos Talentos.

O desfile de Geraldo Couto foi batizado como “De Olhos Bem Fechados”, com inspiração na obra, homônima, do diretor de cinema Stanley Kubrick. Os modelos são da coleção de inverno 2010.

O estilista idealizou uma mulher sensual e decidida, e para isso elaborou vestidos com tecidos e caimentos nobres. As maiores referências ao filme estrelado por Tom Cruise e Nicole Kidman eram capas e máscaras em uma atmosfera sofisticada. Para enriquecer o desfile, o estilista apostou em mix de apliques nos bordados, botas thigh highs e sobreposição de renda. Maria Pia Ornelas relata que trabalhou com preto, deixando a mulher mais feminina e sensual como pediu Geraldo Couto.



Empregos Manager Online

"O Quebra Nozes" entra na reta final e local para apresentação ainda está indefinido

 Por Renato Fernandes

Na noite de segunda-feira, dia 7, o Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci sediou o único ensaio geral com todo o elenco artístico e técnico do espetáculo de dança natalino “O Quebra Nozes”, que tem previsão de apresentação no próximo dia 14 de dezembro, em local ainda indefinido.

O ensaio contou com a presença dos músicos da Orquestra Sinfônica de Botucatu, que, ao lado da Oficina da Dança e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, assinam a produção da apresentação.

Segundo Flávia Fázzio, uma das responsáveis pela coreografia, “O Quebra-Nozes”, tradicional peça natalina, é uma obra de emoção e fantasia, que estreou em 1892 e continua sendo montada até hoje por companhias de balé do mundo todo. A música foi composta por Tchaikowsky, um dos mais influentes  compositores russos. A coreografia original é de Marius Petipa e Lev Ivanov.

A primeira montagem em Botucatu aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro de 2008 noTeatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci. “Pensando no caráter cultural, educativo e abrangente que um evento deste porte propicia, os responsáveis pela organização e produção do espetáculo pretendem novamente presentear Botucatu com momentos de magia e emoção, remontando-o, e incluindo como parte das festividades natalinas da cidade”, coloca Fázzio.

Inicialmente a produção seria apresentada ao ar livre, como parte da programação do evento “Reluz - Natal Mágico da Gente de Botucatu”, que aconteceria entre os dias 13 e 20 de dezembro, no Largo da Catedral. Entretanto, o mau tempo alterou os planos da Prefeitura, que estuda a realização no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão (detalhes na página B5), em espaço coberto.
O espetáculo conta com a participação direta de aproximadamente 300 pessoas, entre atores, dançarinos e equipe técnica.

A história acontece na casa da menina Clara e seu irmão Fritz, na noite de Natal. Clara recebe de seu padrinho Drosselmayer, um boneco quebra-nozes. A menina dorme e no seu sonho o brinquedo ganha vida e a leva para o mundo da fantasia.

O ballet tem em seu elenco, crianças da Fundação Casa das Meninas, Projeto Constelações - desenvolvido com alunos da Rede Municipal de Ensino (EMEF Angelino de Oliveira, EMEF João Maria de Araújo Júnior e EMEF Rafael de Moura Campos), Grupo de Dança Oficina da Dança, Grupo de Dança Saia Rodada e Projeto Crescer.

Participação: Cia de Teatro Chafariz
Bailarinos convidados: Marília Coelho, Cíntia Uehara, Giovana Puoli e Arthur Gonçalves Sai
Iluminação: Robert Coelho
Coreografias e Direção Geral: Flávia Fazzio, Flavinho Alves e Patrícia Bertalot.



Empregos Manager Online

Campanha de prevenção câncer de pele encaminha 42 pessoas para cirurgias

Foi realizada dia 5 de dezembro, das 9 às 15 horas, no Centro de Saúde Escola (CSE), em Botucatu, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Sob a coordenação de dermatologistas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), foram atendidas 529 pessoas e agendadas 42 cirurgias por diagnóstico clínico confirmado ou suspeito de câncer de pele (7,93 dos pacientes examinados).

Alguns dos procedimentos serão realizados em um mutirão, programado para os dias 11 e 12 de fevereiro de 2010. Durante as consultas realizadas em 2008, no Centro de Saúde Escola, foram atendidos 635 pacientes e agendadas 39 cirurgias.  

O objetivo da campanha, realizada em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é conscientizar a população sobre os meios eficazes para impedir o surgimento da doença que atinge, a cada ano, aproximadamente 120 mil brasileiros. O Câncer da pele é o câncer de maior incidência no Brasil, segundo estatística do Instituto Nacional do Câncer.

Houve, nos atendimentos realizados no CSE, a participação das Ligas do Câncer de Dermatologia de Botucatu, que realizaram atendimentos, ministrando aulas à população e distribuindo panfletos explicativos. O Lions Clube Botucatu-Centro também foi parceiro no evento.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp



Empregos Manager Online

Formatura dos acadêmicos do IMES será dia 18 de dezembro

Acontece no dia 18 de dezembro (sexta-feira) a colação de grau dos acadêmicos formandos do Curso de Letras e Pedagogia de 2009, do Instituto Municipal de Ensino Superior (IMES), de São Manuel.  A solenidade será realizada, às 19 horas, no salão da creche Leonor Mendes de Barros, no Centro de São Manuel. Estarão presentes, o diretor acadêmico do (IMES), Marcelo Totti, professores e funcionários da faculdade.

Os alunos de Letras escolheram a professora Rosely Jurado com nome de turma, Clara Bonome Zerminian como paraninfa e a ex-diretora do IMES, Nelyse Melro Salzedas, como patronesse.  Já os formandos de Pedagogia terão o professor de Libras, José Antônio de Almeida,  como patrono e a professora Raquel Ramos Romani como paraninfa.  Serão convidados a participar da cerimônia, o prefeito municipal Tharcísio Baroni Júnior (PSB), a diretora de Educação, Maria José Breithaupt, entre outros diretores. No total, serão formados mais de 80 acadêmicos entre os cursos de Pedagogia e Letras. São esperadas para a colação de grau, aproximadamente, 300 pessoas.

No dia seguinte, 19, acontece o baile de formatura dos formandos de Pedagogia no Lions Clube de São Manuel, onde são esperada cerca de 150 pessoas. Já a festa da turma de Letras será no dia 16 de janeiro, no clube dos funcionários do Santander, conhecido como Banespinha.

Sobre o IMES
Em 21 anos de atuação no mercado de ensino superior, o IMES já formou mais de 15 mil alunos, profissionais capacitados, que atuam em diversas cidades da região. Atualmente, a faculdade de Letras, Pedagogia e Psicologia conta com mais de 400 acadêmicos, que todos os dias se deslocam de cidade com: Botucatu, Lençóis Paulista, Barra Bonita, Iguaraçu do Tietê, Dois Córregos, Santa Maria da Serra, Pratânia, Areiópolis, Bofete, Itatinga, Pardinho, e outros.




Empregos Manager Online

Ônibus natalino circulará em Botucatu entre os dias 11 e 23 de dezembro

A Empresa Auto Ônibus Botucatu [EAOB], que opera no transporte coletivo da cidade, terá um ônibus temático circulando entre os dias 11 e 23 de dezembro, sempre à partir das 19h. O veículo está sendo enfeitado e iluminado com decoração natalina e contará com a presença do Papai Noel.

Em nota divulgada para a imprensa, o diretor da EAOB, Henri Bento, afirma que o ideal do ônibus é “levar magia, cores e luzes, encantando e enchendo de esperança todos os corações que acreditam no verdadeiro espírito do Natal”. Para Henri, 2009 foi um ano de conquistas para o transporte coletivo em Botucatu e para a empresa. “Este ano foi de muitas realizações para a Auto Ônibus Botucatu, para seus funcionários e clientes: foi inaugurada a nova central de atendimento no centro da cidade e implantados o Passe Fácil e o Sistema de Integração”, comemora.

A viagem no ônibus temático é livre e gratuita. Confira o cronograma dos bairros atendidos, com respectivas datas e horários. O percurso será feito por toda a região do bairro e as ruas citadas são apenas base para referência.

Dia 11/12
Vila São Luiz / Vila Antártica
Rua Dr. Guimarães e Rua Francisco Caricati

Dia 12/12
Jd. Santa Eliza
Av. Milton Aparecido Oliveira

Dia 13/12
Jd. Paraíso e Vila Lavradores
Av. Rafael Laurindo, Camilo Mazoni e Major Matheus

Dia 14/12
Jd. Itamarati, Continental e Planalto
Av. João Batista Carnietto, Av. Júlio Vaz de Carvalho, Rua Virgílio Bartoli e Clóvis de Avelar Pires.

Dia 15/12
Marajoara e Vila Real.
Rua Regente Feijo e Rua Edgar de Alencar Sabóia

Dia 16/12
Monte Mor
Av. Gilda Conti e Av.Lourenço Castanho.

Dia 17/12
Jd. Brasil
Rua Raul Torres e Domingos Cariola.

Dia 18/12
ComerciáriosRua Mirabeu Camargo Pacheco, Av. Edberto Roque Sforcim e Av. E

Dia 19/12
Cohab I e Jd. Reflorenda
Rua Pedro Miguel Oyan e Av. Benedito Zaponi Vieira

Dia 20/12
Avenidas
Av. Santana e Rua João Passos

Dia 21/12
Rubião Júnior
Rua Francisco Figueira e Rua Luiz Michelin

Dia 22/12
Sesi, 24 de Maio e Jd. Aeroporto
Rua Celso Cariola, Rua Jornalista Pedro Chiaradia e Rua Soldado José Lazarini

Dia 23/12
Centro.
Rua Amando de Barros

Serviço:
Data: De 11 a 18 de dezembro
Horário: À partir das 19h
Outras informações: Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone [14] 3815-3243.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação




Empregos Manager Online

Comissão do Senado aprova ensino fundamental obrigatório a partir dos cinco anos

O ensino fundamental obrigatório, com duração de nove anos, terá início aos cinco anos de idade, segundo estabelece o Projeto de Lei do Senado (PLS) 414/08, do senador Flávio Arns (PSDB-PR), que foi aprovado nesta terça-feira (8) em decisão terminativa pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O relator da proposta, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), foi o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS).

Segundo esclarece Zambiasi em seu voto favorável, o projeto destina-se a adaptar a LDB à nova redação do artigo 208, inciso IV, da Constituição, segundo o qual - de acordo com emenda aprovada em 2006 - a educação infantil, em creche e pré-escola, será oferecida a crianças até cinco anos de idade. Ou seja, os alunos permanecerão na educação infantil até completarem cinco anos. A partir desse momento, já poderão ingressar no ensino fundamental.

Em turno suplementar e igualmente em decisão terminativa, a comissão aprovou o substitutivo da relatora, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), ao PLS 449/07, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que torna a participação dos pais em reuniões escolares condição adicional para se receber a Bolsa Escola. Foi rejeitada emenda da senadora Fátima Cleide (PT-RO), segundo a qual os pais poderiam justificar ausência de reuniões pela incompatibilidade com o horário de trabalho ou pela falta de dinheiro para pagar o transporte até a escola.

Da Agência Senado



Empregos Manager Online

São Manuel consegue recursos para reformar Estação Ferroviária

O Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de São Manuel, presidido por Ciro D’Avino e a Diretoria Municipal de Turismo estão trabalhando em conjunto, buscando recursos para a reforma e restauração do prédio da estação ferroviária.

A primeira providencia tomada foi com relação à limpeza do prédio administrativo e ainda do armazém que foi realizada nos últimos dias pela equipe da Diretoria Municipal de Gestão e Serviços. O fechamento destes locais já está sendo providenciado e todo o espaço físico envolvendo os prédios do barracão, casa do caseiro e ainda o setor antigo de embarques da estação será fechado com alambrado.

O presidente do Conselho de Patrimônio Ciro D’Avino trabalha junto à iniciativa privada para conseguir recursos urgentes para o restauro da casa do chefe, que ficava entre o armazém e o prédio administrativo e já fez a doação de 5.000 telhas que serão colocadas no local.

A Diretora Municipal de Turismo esteve nesta última semana com o deputado Milton Flávio (PSDB) que anunciou a liberação de R$ 100 mil reais que serão utilizados exclusivamente no início da execução das obras de restauração da estação ferroviária. Milton Flávio disse que o recurso deverá ser liberado, no máximo, até o mês de janeiro de 2010.

A intenção da administração municipal é a de instalar na antiga casa do caseiro da estação ferroviária, as Diretorias Municipais de Turismo e Cultura.




Empregos Manager Online

Definida programação da 1ª Mostra de Talentos da Unesp Botucatu

Será realizada dia 10 de dezembro a 1ª Mostra de Talentos dos Servidores (técnico-administrativos e docentes) do campus da Unesp de Botucatu. A exposição dos trabalhos será no salão nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e poderá ser conferida a partir das 9 horas.

O evento visa comemorar o Dia do Servidor do Campus de Botucatu, instituído em 10 de dezembro de 1986, pela portaria nº040/86, com o objetivo de valorizar e reconhecer os funcionários das quatro unidades da Unesp na cidade. A realização da 1ª Mostra de Talentos está a cargo do Grupo Administrativo do Campus (GAC), Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), Instituto de Biociências (IB), Associação dos Servidores da Unesp (ASU) e Associação dos Servidores da Fazenda Experimental Lageado (ASFEL).
O evento visa comemorar o Dia do Servidor do Campus de Botucatu, instituído em 10 de dezembro de 1986, pela portaria nº040/86. A exposição dos trabalhos será no salão nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e poderá ser conferida a partir das 9 horas.

Mais informações podem ser obtidas no RH das faculdades que integram o campus da Unesp em Botucatu e na FMB o contato é o Grupo Técnico de Desenvolvimento em Recursos Humanos (GTDRH), através do telefone 3811-6235, com a Martha.


Confira abaixo a agenda de apresentações dos servidores inscritos:

Exposições durante todo o dia

Agueda Beatriz P.Rizzato (FMB) - Pintura em aquarela

Toshio Nosimoto (FMB) – Poesias

Carlos Humberto Barbosa (FCA) - Óleo sobre tela e escultura em madeira

Clauci da Cruz (FCA) – Óleo sobre tela

Rosangela Andrade M. Camargo (FCA) – Poesias

Valéria de Fátima Pontes Sauer (FMB) - Ikebana-Sanguetsu (arte de arranjar flores, ramos e galhos naturais)

Maria Carolina Miquelin (FMB) – Decoupage

Leonilda Suman (FMB) – Bordado

Neide Maria A. Gimenez (FMB) - Artesanato em geral

Márcia Cristina Ângelo (AG) – Mosaico

Flávio da Silva (IB) - Escultura em rocha

Silvia Nishida (IB) – Desenho



Apresentações em horários específicos


Ademir Pereira -  Música Sertaneja (FCA) – 10 horas

Eder Carlos Pires (FCA)

Benedito José dos Santos - Voz, violão e viola (FCA) – 14h50

Marcos aurélio B. de Oliveira – Música (FMB)

Trio de violões - Música Instrumental (IA) – 14h20

CCI  Rubião Junior - Apresentação de Música (AG) – 14 horas

CCI Rubião Junior -  Balé – Boneca de Pano (AG) – 14 horas

Isaura Bretan - Filme (FMB) – “A formação da Unesp” – 15h15

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp




Empregos Manager Online