dezembro 03, 2009

Orquestra Filarmônica apresenta concerto para 1.500 pessoas

Por Renato Fernandes

Após se apresentar com casa cheia, no dia 7 de novmebro, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, a Orquestra Filarmônica Ebeneser, realiza novo concerto, no dia 13 de dezembro, às 18h30, na Igreja Assembleia de Deus, na Rua Expedicionário Almiro Bernardes, nº 609 - na Vila MAria. “A apresentação no Municipal foi ótima, mas infelizmente, o espaço era limitado para aproximadamente 500 lugares. Na igreja poderemos atender um público maior, podendo mostrar nosso trabalho para até 1.500 pessoas”, explica o maestro Rinaldo Santos.

O início da formação da orquestra aconteceu há, aproximadamente, 30 anos, quando o então maestro, Benedito Ramos de Oliveira, formou uma banda musical. Há um ano e meio Rinaldo assumiu a frente do grupo de músicos e instrumentistas, vindo a fundar a Orquestra filarmônica, que atualmente conta com a participação de 55 componentes.

O “Conscerto com Deus”, terá em seu repertório músicas consagradas no universo gospel, com arranjos modernos e atuais, entre elas: Agnus Dei, Above All, Grnadioso é Tu, More Precious Than Silver, Ele é Jeová, dentre outras. O evento contará também com com a participação do Coral Ebenézer, que conta com 50 participantes. 

A primeira apresentação da Orquestra para o público em geral ocorreu no ano passado. Esta será a segunda chance da população botucatuense prestigiar o trabalho dos músicos. “Todos os domingos nos apresentamos durante os cultos, normalmente. Mas, essas são as primeiras apresentações que fazemos para a população”, explica.

O maior objetivo do grupo é levar a palavra de Deus através da música. “Não temos restrições para apresentações, a ideia é participarmos de congressos e eventos variados, não apenas de cunho evangélico, contanto que tenhamos a abertura de cumprir com o nossa missão”, disse o maestro.
O concerto tem entrada franca.




Empregos Manager Online

Finanças aprova divulgação de extrato do Pasep para servidor

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei Complementar 270/08, do deputado João Dado (PDT-SP), que obriga o Banco do Brasil a entregar anualmente ao beneficiário do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) demonstrativo detalhado da sua conta.

O projeto altera a Lei Complementar 8/70 e recebeu parecer favorável do deputado Gladson Cameli (PP-AC). Ele destacou que a medida proposta pelo deputado João Dado representa um custo reduzido para o Banco do Brasil, responsável pela administração do Pasep. “Trata-se de informações mínimas, a serem fornecidas uma vez por ano, a exemplo do que está permanentemente à disposição de qualquer correntista de qualquer instituição financeira”, disse Cameli.

Informações
Segundo o texto aprovado, o banco terá que discriminar os depósitos realizados, a correção monetária e os juros do período, e o valor da comissão de serviço relativo à administração do programa.

O Pasep vigorou entre 1970 e 1988. Ele foi formado a partir de contribuições mensais de órgãos públicos com o objetivo de reverter aos servidores civis e militares parte da receita arrecadada pelo poder público. O programa foi extinto pela Constituição. O fundo criado para receber os recursos do Pasep continua ativo e os beneficiários recebem seus rendimentos sobre o saldo existente.

Da Agência Câmara de Notícias




Empregos Manager Online

Em Botucatu, reitor da Unesp analisa fase pela qual passa a universidade e inaugura UPECLIN da FMB/HC

O reitor da Unesp, professor Herman Jacobus Cornelis Voorwald, cumpriu extensa agenda na Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) nesta quinta-feira, 3 de dezembro. Professor Herman conheceu setores que passaram por readequações e inaugurou serviços. Antes disso, pela manhã, ele se reuniu com a Congregação da FMB quando avaliou o atual momento vivido pela universidade e em seguida assinou um “Convênio de Colaboração Acadêmica” da Unesp, Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) com o Banco Santander.

Durante o encontro com o colegiado da FMB, o reitor enfocou a importância da gestão financeira – postura que frisou ser um dos pilares de sua administração. “A gestão financeira é a grande vantagem da autonomia universitária e a Unesp atravessa um período muito bom”, avaliou. Outro ponto tocado por professor Herman foi a preocupação com a reposição de recursos humanos.

Em 2009, de acordo com ele, já foram contratados 400 docentes RDIDP (que mantém vínculo empregatício exclusivo com a Unesp) e 370 servidores técnico-administrativos. Para 2010 está prevista a admissão de outros 200 professores. “Será analisada também a possibilidade de os servidores docentes passarem a ter carreira horizontal (progressão em níveis), com base na avaliação de desempenho”, comentou.

Professor Herman anunciou, para o ano que vem, a destinação de R$ 150 milhões para serem investidos em obras. Cada diretor de unidade terá um plano onde constará exatamente como e quando devem ser usadas a verba que receberão, com base nas prioridades definidas pela Congregação.

UPECLIN - Momentos antes de inaugurar a UPECLIN (Unidade de Pesquisa Clínica) da FMB e HC, o reitor falou sobre o que representa  à instituição contar com este tipo de estrutura para a realização de ensaios clínicos em seres humanos. “É muito claro para nós que esses núcleos serão o diferencial no que diz respeito à universidade ser reconhecida como grande geradora de conhecimento nestas áreas. A Unesp está se solidificando nas suas áreas de competência, porque isso fará com que ela seja reconhecida não só com um grande centro de ensino, mas também de pesquisa”, declarou o reitor.

Na mesma linha do gestor da Unesp, o superintendente do Hospital das Clínicas (HC), professor Emílio Curcelli destacou que a UPECLIN colocará a unidade em um patamar diferenciado. “É mais um serviço que traz orgulho para este hospital. A Superintendência vai se esforçar para que a pesquisa seja feita de forma transparente, ética e com qualidade”, frisou.

Professor Sérgio Müller, diretor da FMB, reforçou que todos os projetos aceitos pela UPECLIN serão minuciosamente analisados, segundo conceitos éticos, e as pesquisas não se misturarão com a assistência do SUS (Sistema Único de Saúde). “Vislumbramos não ficar mais à reboque dos países desenvolvidos neste assunto”, declarou.

Também participaram da cerimônia de inauguração da nova unidade de pesquisa clínica, realizada no Salão Nobre da FMB, o vice-reitor da Unesp, professor Júlio César Durigan e a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Marilza Vieira Cunha Rudge.

Sobre a UPECLIN
A UPECLIN já integra a RNPC - Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino (que conta com 32 unidades) e está instalada em um prédio 600 metros quadrados de área construída que conta com 10 consultórios e oito leitos, além de completa infra-estrutura para pesquisa clínica. O investimento total está orçado em R$ 1,2 milhão. Os recursos são dos Ministérios da Saúde e Ciência e Tecnologia, através de financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), interveniência da Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) e apoio/contrapartida da FMB e Unesp.

Está entre as competências da unidade realizar a fase clínica (pesquisa em seres humanos) de projetos encaminhados por todas as unidades da Unesp, empresas farmacêuticas e também de outras instituições do Brasil, desde que o produto em desenvolvimento tenha a qualidade exigida.

Outras atividades
Professor Herman também inaugurou as instalações do SEAPES (Serviço de Apoio Psicológico ao Estudante da Saúde) e a nova Casa de Caldeira. Passou pelo Toxican (Núcleo de Avaliação Toxicogenética e Cancerígena); os solários dos departamentos de Dermatologia e Ortopedia, que foram readequados; o Laboratório Didático de Doenças Tropicais e nas obras na nova Central de Salas de Aulas da FMB, novo prédio da administração e prédio do Centro de Memória e Arquivo da faculdade – em fase de construção - além do CCI (Centro de Convivência Infantil).

 Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp




Empregos Manager Online

Estudantes judeus não poderão fazer prova do Enem em data alternativa, decide STF

Da Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal negou hoje (3) definitivamente o pedido de estudantes judeus para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fora das datas marcadas para p teste. Com isso, eles terão de fazer a prova junto com os demais estudantes no próximo fim de semana, dias 5 e 6 de dezembro, conforme previsto na inscrição.

O plenário do STF concordou com a decisão do presidente da Casa, ministro Gilmar Mendes, que havia suspendido a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que obrigava a União a marcar data alternativa para a prova. O pedido de data alternativa foi feito porque os judeus costumam guardar o Shabat, período sagrado judaico, que começa ao pôr do sol da sexta-feira e vai até o pôr do sol do sábado.

Votaram com o relator os ministros Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Cármem Lúcia, Cezar Peluso e Dias Tóffoli. Contra a decisão de Gilmar Mendes, votou o ministro Marco Aurélio Mello.

A ação teve início com um pedido de tutela antecipada contra a União e contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentada pelo Centro de Educação Religiosa Judaica e por 22 alunos secundaristas. A ação ordinária pedia a designação de data alternativa para a realização da prova do Enem para que o exame não coincidisse com o Shabat ou qualquer outro feriado religioso judaico.

A16ª Vara Federal da Subseção Judiciária de São Paulo negou o pedido de tutela antecipada, sob o fundamento de que a designação de dias e horários alternativos para a realização da prova representaria estabelecimento de regras especiais para um determinado grupo de candidatos em detrimento dos demais.

Já o Tribunal Regional Federal da 3ª Região atendeu o pedido, alegando que a designação da data alternativa para a realização das provas seria meio de efetivação do direito fundamental à liberdade de crença, conforme estabelece a Constituição Federal. A decisão foi cancelada de forma monocrática por Gilmar Mendes que ressaltou o fato de existirem outras confissões religiosas que também têm dias de guarda e não estariam contempladas. A instituição judaica contestou a decisão tomada de forma monocrática, mas o plenário a confirmou.




Empregos Manager Online

Domingo é dia do vestibular de Pedagogia Univesp/Unesp

Os 7.986 candidatos que se inscreveram para o primeiro vestibular do curso de pedagogia semipresencial Univesp/Unesp farão prova neste domingo, 6, a partir das 14 horas. O curso oferece 1350 vagas, distribuídas por polos localizados em 21 cidades do Estado de São Paulo. A relação candidato/vaga é de 5,0 - número quatro vezes superior à média nacional para cursos de pedagogia.
Quase oito mil candidatos vão concorrer às 1.350 vagas
Para saber os locais das provas, clique aqui.

Veja abaixo o calendário do processo seletivo:


Exame vestibular - 6 de dezembro
Divulgação dos gabaritos - 7 de dezembro
Lista dos convocados - 19 de janeiro
Matrícula - de 3 a 5 de fevereiro
Início das aulas - 1º de março


Grade

O curso semipresencial de Pedagogia Univesp/Unesp tem duração de três anos com carga horária total de 3.390 horas (a mesma da graduação já oferecida na modalidade totalmente presencial). O curso tem 60% de suas atividades online, desenvolvidas por meio da plataforma de aprendizagem na internet, e 40% das atividades presenciais, realizadas em dois encontros semanais que acontecerão nos polos Univesp.

Os alunos contarão ainda com um importante material de apoio produzido pela Fundação Padre Anchieta e veiculado pelo canal digital Univesp TV, criado especialmente para o Programa Univesp. Dessa maneira, os alunos têm uma maior flexibilização de tempo e do horário de estudos, como já acontece em importantes universidades do Brasil e de outros países, como Inglaterra, Estados Unidos, Japão, México, Portugal, Espanha e Cuba.

Da Secretaria de Ensino Superior




Empregos Manager Online

Leilão em Torrinha terá renda revertida ao Amaral Carvalho

A Serben Leilões e Comércio de Animais Ltda. realiza evento beneficiente no domingo, 13 de dezembro. O leilão de animais, que ocorre em Torrinha, terá toda renda revertida ao Hospital Amaral Carvalho de Jaú. Serão leiloados cerca de 100 bovinos, além de outros animais. Tudo doação de fazendeiros e pecuaristas da região.

É a segunda vez que a Serben realiza leilão em prol do Amaral. No ano passado, foram arrecadados R$ 50 mil, que foram divididos entre o HAC e a Liga de Combate ao Câncer de Torrinha. Desta vez, apenas o hospital de Jaú será beneficiado.

“Sempre vou ao Amaral Carvalho e fico sensibilizado com a ajuda e tratamento disponibilizado ao paciente com câncer. Eu mesmo já convivi com a doença, já que minha mãe foi tratada na instituição. Hoje só quero ajudar; pretendendo fazer com este evento se torne uma tradição”, diz Benedito Josué Leite, organizador do evento e proprietário da Serben Leilões. Ele espera que pessoas de toda a região compareçam. “Além disso, estamos fazendo campanhas entre os fazendeiros e pecuaristas para conseguir mais doações de animais e, assim, aumentar o valor que está destinado ao Amaral Carvalho”.

O Leilão de Torrinha começa a partir das 12h, na sede da Serben Leilões, no Sítio Santa Gertrudes. Quem quiser, pode almoçar no local. Após o almoço, os animais serão leiloados. A entrada é franca. Mais informações sobre o evento ou doação de animais para o leilão pelo telefone (14) 3656-1175.

SAIBA MAIS

Fundação Amaral Carvalho
A Fundação Dr. Amaral Carvalho é a mais antiga entidade filantrópica privada brasileira de assistência à saúde e promoção do bem-estar. Localizada em Jaú, interior de São Paulo, sua principal missão é cuidar de pacientes carentes com câncer e de suas famílias.

Hoje com mais de 90 anos de vida, a Fundação Amaral Carvalho figura entre os maiores centros de oncologia do país. Coordena nove entidades que se dedicam à assistência à saúde, assistência social, hemogerenciamento, gestão do conhecimento e ação cultural, além da maior rede voluntária de prevenção e combate ao câncer do país.

Fortalecidos para continuar com seu trabalho junto à população carente do país, a Fundação Amaral Carvalho se empenha na concretização da missão que lhe foi confiada em 25 de dezembro de 1915 pelos seus instituidores: diagnosticar precocemente, cuidar e tratar do paciente com câncer, por meio de um atendimento humanizado e de qualidade.

Pertencente a Fundação Amaral Carvalho, o Hospital Amaral Carvalho foi eleito em 2008 o 4º Melhor Hospital do Estado de São Paulo em atendimento SUS (Sistema Único de Sáude) e o 1º em Oncologia.




Empregos Manager Online

Cristo Redentor é tombado definitivamente como patrimônio nacional

Da Agência Brasil

O Cristo Redentor foi tombado definitivamente como patrimônio nacional. O aviso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (3).

A estátua construída no Corcovado, no estado do Rio de Janeiro, foi eleita uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, em votação realizada pela internet e por mensagens de celular, organizada por uma fundação da Suíça. Os vencedores foram apresentados em uma cerimônia realizada no dia 7 de julho de 2007, no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal.

O cartão postal carioca de 38 metros foi inaugurado em 12 de outubro de 1931 e é o único monumento brasileiro na lista. Também foram eleitos a Muralha da China; o templo helênico de Petra, na Jordânia; Machu Pichu, no Peru; o Coliseu de Roma, na Itália; o Taj Mahal, na Índia; e o templo da civilização maia de Chichén Itzá, no México.

Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação, o Cristo Redentor e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O ponto alto foi a inauguração do acesso mecanizado em 2002, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes.




Empregos Manager Online

Senado inclui “Playboy” e gibis no Vale-Cultura

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem, de forma preliminar, a proposta do governo que institui o Vale-Cultura.

A ideia é dar um benefício de R$ 50 para que trabalhadores gastem em atividades ou produtos culturais. O empregador distribui o cartão e deduz o valor do Imposto de Renda.

A votação causou polêmica porque uma emenda, apresentada ontem, incluiu livros, jornais e revistas entre os produtos que podem ser comprados.

A matéria foi aprovada com a emenda, apesar do questionamento de senadores se revistas como a “Playboy” e gibis estariam incluídos. Ela ainda pode ser alterada no plenário. Depois, volta à Câmara.

Comunicação Social do Ministério da Cultura




Empregos Manager Online

Botucatu renova certificação ambiental

Botucatu recebeu pelo segundo ano consecutivo o Certificado de Município Verde Azul, concedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O anúncio foi durante o 2º Encontro Estadual Projeto Município Verde Azul, realizado em São Paulo na última terça-feira,01.

O município recebeu nota 86,29, ocupando posição 72ª no ranking com 156 cidades . Com o certificado, o município passa a ter prioridade na captação de recursos do governo estadual.

Para receber o Certificado de Município Verde Azul é preciso conquistar nota acima de 80 em uma avaliação que varia de zero a cem. Os municípios são avaliados em dez diretivas ambientais: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

BOTUCATU

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Sérgio Rodrigues, a renovação do selo vai fortalecer as políticas voltadas à preservação ambiental.

Atualmente, as políticas aplicadas no município são a recuperação da mata ciliar, com o plantio de 10 mil mudas na nascente do rio Lavapés e melhorias no Córrego do Tenente e da Água Fria; educação ambiental, habitação sustentável; campanha de conscientização sobre o uso racional da água e ampliação da reciclagem.

HISTÓRICO

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente lançou o projeto em junho de 2007, para incentivar as cidades paulistas a criar políticas ambientais de acordo com a sua realidade. Hoje, todos os 645 municípios paulistas participam do projeto.
Em 2009, o projeto mudou de nome para Município Verde Azul, enfatizando que o cuidado com os recursos hídricos também uma das prioridades no projeto.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu



Empregos Manager Online

Eleita Miss Botucatu 2010

Raíssa Abdelnur. Este é o nome da Miss Botucatu 2010, eleita na noite desta quarta-feira,02, durante evento no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci. A botucatuense, de 18 anos, foi escolhida entre 20 candidatas pré-selecionadas pela equipe da Mega Models Bauru, organizadora do evento.

De acordo com o diretor da agência,Val Nogueira, mais de 180 meninas fizeram a inscrição para participar da disputa, mas apenas 20 estavam dentro dos padrões rígidos do concurso. “ Além das medidas precisas e idade adequada, a candidata ao Miss não pode ser casada, ter filhos ou ter posado em fotos sensuais”, explica.

Durante a manhã de quarta-feira,02, as meninas foram avaliadas tecnicamente pelos especialistas da agência Mega Models, já contando como pontuação para o evento. Durante a apresentação no Teatro Municipal, as candidatas desfilaram em trajes esporte, praia e festa, quando foram avaliadas pela comissão julgadora, formada pelo cirurgião plástico Fausto Viterno, a coordenadora do Miss São Paulo, Rose Gracio, a modelo internacional Carla Costa, além dos patrocinadores do evento Murilo Panhozi e Rômulo Borgato.

Raíssa Abdelnur conquistou a nota máxima em muitas categorias, mas na somatória total esbarrou nas candidatas Dayane Fumes, que conquistou a segunda colocação e Thais Meneguim, que ficou com o terceiro lugar. “ O nível das candidatas é excelente, qualquer uma delas poderia representar o município, a diferença de pontuação foi mínima”, diz Val Nogueira.

As três selecionadas deixaram o Teatro Municipal contratadas pela Mega Models Bauru. Raíssa Abdelnur ainda assinou o rígido documento de intenções com a organização do Miss São Paulo, no qual se compromete por um ano a seguir todas as exigências para ser candidata ao concurso estadual.

Raíssa acaba de ser formar no colégio e há 3 anos já atua como modelo. A intenção da Miss Botucatu, agora, é se dedicar ao título e ao concurso de Miss São Paulo.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu
Fotos Renato Fernandes







Empregos Manager Online

Botucatu já conhece sua Miss 2010

A estudante Raíssa Abdelmur de Lima é a Miss Botucatu 2010, ela foi selecionada entre 20 candidatas no concurso realizado na noite de quarta-feira, 3 de dezembro, Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

O 2º lugar ficou com Daiene Fumes e o terceiro para Taís Meneghin. Todas assinarão contrato com a agência Mega Models de Bauru, organizadora do evento, que contou também com a parceria da Prefeitura Municipal de Botucatu.

A vencedora assina tem a participação garantida no concurso Miss São Paulo, com possibilidade de participar do Miss Brasil e Miss Universo.














Empregos Manager Online

ABR.3 faz shows em Floripa, participa da abertura do Desafio Internacional de Kart e Barrichello elogia banda no Twitter

A banda de pop-rock ABR.3 viveu um fim de semana inesquecível em Florianópolis (SC). Pedro Langona, André Nascimento e Rafael Basso fizeram dois shows na capital catarinense que vão entrar para a história do grupo.

Como se não bastasse, o vocalista da banda ainda foi o escolhido para cantar o hino nacional na abertura do Desafio Internacional de Kart, a mais badalada prova da categoria no cenário internacional. Para completar, o piloto Rubens Barrichello fez questão de elogiar a banda via Twitter.

Na sexta-feira, dia 27, a ABR.3 foi a atração principal do jantar de confraternização dos pilotos, que contou com as presenças de Felipe Massa, Michael Schumacher, Rubens Barrichello, Vitantonio Liuzzi, Lucas Di Grassi, Tony Kanaan, Nelsinho Piquet, Antonio Pizzonia, Christian Fittipaldi e outros. O evento foi realizado no Resort Costão do Santinho.

Barrichello, aliás, foi um dos que mais curtiu a apresentação. Fez questão de pedir um CD autografado. Na segunda-feira, demonstrou a sua satisfação no Twitter. “Vcs são demais. Tô com o CD aqui. Parabéns!”, escreveu o piloto para os seus 296 mil seguidores. “Receber um elogio dele é muito gratificante, deu para perceber que ele realmente curtiu”, afirma o baterista André Nascimento.

No sábado, dia 28, a banda fez um novo show no Costão do Santinho, desta vez para os hóspedes do hotel. “Foi tão intenso, a identificação foi tão grande que o público não queria deixar a gente sair do palco”, disse o baixista Rafael Basso. “Parece que temos uma sinergia diferente com Florianópolis. Parece que estamos tocando em casa”, explica Pedro Langona.

E foi o vocalista da banda que viveu um dos momentos mais emocionantes do evento. Pedro Langona cantou o Hino Nacional Brasileiro no Kartódromo no domingo, dia 29.  “Foi emocionante, um experiência incrível ver como o nosso hino tem o poder de emocionar as pessoas. Só tenho que agradecer a oportunidade!”, diz Langona

Evento - O Desafio Internacional das Estrelas é promovido pela RM Racing Events, com patrocínio do Banco Santander, Bridgestone, Cerveja Sol, Oi, Governo de Santa Catarina, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina e Fundesporte (Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte). Tem co-patrocínio da Fiat, Shell, JK Pneus, Costão do Santinho e GOL Linhas Aéreas, com apoio da Prefeitura de Florianópolis, da Federação de Automobilismo de Santa Catarina, Help e Beiramar Shopping. 



Empregos Manager Online