dezembro 02, 2009

Bauru realiza a 5ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa nesta quinta-feira

A Secretaria Municipal do Bem-Estar Social e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa realizam, nesta quinta-feira, 03/12, a V Conferência Municipal da Pessoa Idosa.

A Conferência será realizada das 13h às 17h, no Anfiteatro E, da Universidade do Sagrado Coração, na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil.

O tema escolhido para esta edição foi RENADI - “Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa”.

As inscrições podem ser feitas na página da Prefeitura Municipal, no endereço: www.bauru.sp.gov.br. Para a realização da Conferência foi constituída a Comissão Organizadora, composta pelos seguintes membros, eleitos na reunião ordinária do Conselho Municipal da Pessoa Idosa:

Ana Maria de Michieli Benjamim
Márcia Cristina de Almeida Campos
Maria Helena Bragança Albanesi
Susana Nogueira Libório Godoy
Ubaldo Benjamim
Walkiria Del Guerra Valério

Informações pelo telefone 3223 2762.

Do site da Prefeitura Municipal de Bauru



Empregos Manager Online

Itatinga recebe Certificado de Município Verde Azul

Itatinga está entre as cidades do Estado que receberam no dia 1 de dezembro de 2009 a certificação Município Verde Azul. A divulgação do prêmio ocorreu durante o II Encontro Estadual Projeto Município Verde Azul, no auditório Celso Furtado no Parque do Anhembi, em São Paulo.

O evento contou com a participação do Governador José Serra, o Secretário do Meio Ambiente Xico Graziano, Prefeitos, vereadores e lideranças do Estado, onde foi divulgado oficialmente o ranking ambiental paulista dos municípios que fazem parte efetivamente do Projeto Município Verde Azul.

A principal proposta do Município Verde Azul foi descentralizar a agenda ambiental paulista, o projeto avalia dez diretivas: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e Conselho de Meio Ambiente. Os municípios receberam notas a partir do plano de metas elaborado ao longo deste ano.

Os 645 Municípios do Estado foram avaliados pela equipe técnica do projeto, do total, 563 concorreram à certificação com o Selo do Município Verde Azul e 156 foram certificados e receberam notas de zero a cem. As localidades que receberam notas acima de 80 receberam o certificado de Município Verde Azul, Itatinga classificou-se com 84,30 pontos e no ranking obtendo a 95ª posição.

O Prefeito de Itatinga Ailton Faria acompanhou a equipe técnica da Diretoria do Meio Ambiente, formada pela bióloga Flávia Carvalho, a professora Cecília Fanton e a estagiária Beatriz Biazzon, responsáveis pela aquisição da pontuação que saltou de 48,72 em 2008 para 84,30 em 2009.

O Prefeito salientou o trabalho constante e competente realizado pela Diretoria Ambiental, com o apoio de todos os departamentos da Prefeitura.

Neste primeiro ano de governo, o atual resultado é prova suficiente que conseguimos formar uma equipe de trabalho em prol da população itatinguense, principalmente no que diz respeito à questão ambiental sob comando da Flávia, envolvendo a Engenharia, Obras, Educação, Saúde, Jurídico, Esporte e Administrativo, qualidade de vida para mim representa garantir um meio ambiente saudável para atuais e futuras gerações, parabéns aos munícipes e a todos os funcionários da Prefeitura envolvidos, direta ou indiretamente neste processo, ressaltou o Prefeito.

A certificação garante ao Município prioridade em ter acesso no próximo ano a recursos provenientes dos órgãos financiadores do Governo Estadual relacionados à preservação e desenvolvimento sustentável, exemplo o FECOP e FEHIDRO.

Do site oficial da Prefeitura Municipal de Itatinga



Empregos Manager Online

Peças teatrais abordam DST/AIDS nas Unidades de Saúde

Como parte das ações educativas de combate à AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde promove espetáculos teatrais nas Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Antônio Luiz Caldas Júnior, a intenção é despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas. “ Sabemos que espetáculos teatrais com abordagens inovadoras para levar ações de prevenção e de educação em saúde ampliam e facilitam o entendimento e o acesso à informação”, explica.

O programa é executado em parceria com o Movimento Teatral de Botucatu, que irá apresentar esquetes de 15 minutos sobre o tema DST/ AIDS nas salas de espera das Unidades Básicas a partir de 7 de dezembro.

Segue programação:


07/12/2009
8h CSE Vila dos Lavradores
9h USF Jardim Iolanda
10h CSE Vila Ferroviári
13h30 USF Rubião Junior
14h USF Santa Elisa
15h Cecap

08/12/2009
8hUSF Marajoara
9h USF Aeroporto
10h Cohab 1
14h Vila Jardim
15h USF Peabiru
16h Jardim Cristina

09/12/2009
9h USF Vitoriana
14h CS1
14h45São Lúcio

10/12/2009
9h USF César Neto

Da subsecretaria Municipal de comunicação e Informação



Empregos Manager Online

FMB/Unesp entra no cenário nacional de pesquisa clínica com inauguração de sua UPECLIN

Será inaugurada dia 3 de dezembro, às 14 horas, no campus da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), a UPECLIN (Unidade de Pesquisa Clínica). A cerimônia contará com a presença do reitor da Unesp, professor Herman Jacobus Cornelis Voorwald, que também visitará outras instalações da instituição.

A UPECLIN já integra a RNPC - Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino (que conta com 32 unidades) e está instalada em um prédio 600 metros quadrados de área construída que conta com 10 consultórios e oito leitos, além de completa infra-estrutura para pesquisa clínica. O investimento total está orçado em R$ 1,2 milhão. Os recursos são dos Ministérios da Saúde e Ciência e Tecnologia, através de financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), interveniência da Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) e apoio/contrapartida da FMB e Unesp.

Em 2004/05, os Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde divulgaram edital para a implantação de unidades de pesquisa clínica em hospitais de ensino, prevendo a liberação de recursos para a estruturação destes locais. Além da FMB, no Estado de São Paulo, entre 52 propostas apresentadas, apenas a Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), em Ribeirão Preto e o campus da mesma instituição na Capital receberam aprovação para avançar com seus projetos.

"O objetivo das unidades de pesquisa clínica é fazer com que os procedimentos ocorram de acordo com as boas práticas clínicas e de pesquisa, de forma mais ética e voltados aos interesses do SUS", esclarece o coordenador do Conselho Gestor da UPECLIN, professor Carlos Antonio Caramori. "Não queremos apenas executar projetos da indústria farmacêutica, mas principalmente criaremos um cenário favorável para que os pesquisadores da própria instituição desenvolvam boas ideias e as transformem em projetos", acrescenta.

A UPECLIN poderá realizar a fase clínica (pesquisa em seres humanos) de projetos encaminhados por todas as unidades da Unesp, empresas farmacêuticas e também de outras instituições do Brasil, desde que o produto em desenvolvimento tenha a qualidade exigida. Já ocorrem ensaios clínicos multicêntricos desenvolvidos em parceria por várias unidades da Rede Nacional de Pesquisa Clínica. "Os projetos desenvolvidos pela RNPC na área da saúde serão favorecidos para a obtenção de recursos junto aos órgãos federais, desde que estejam alinhados à política nacional de saúde e tenham implicação na saúde pública", afirma.

De acordo com Caramori, antes da criação da RNPC, os ensaios clínicos eram feitos em hospitais através de contratos entre empresas farmacêuticas e os pesquisadores para experimentos em fases finais da pesquisa. Não havia a preocupação do pesquisador com a instituição e a ocorrência dos conflitos de interesse e financeiros era inevitável. "Agora, analisamos os projetos, inclusive seus orçamentos para saber se são adequados às necessidades e competências dos profissionais envolvidos e do hospital. Tomamos como premissa a ética, a ciência e o não prejuízo ao SUS", cita.  

 Desde 2007, os Ministérios da Educação (MEC) e Saúde firmaram parceria e, provavelmente, através da RUTE  (Rede Universitária de Telemedicina) programa-se a capacitação de todo pessoal envolvido com a pesquisa clínica em todo o Brasil. A FMB também faz parte desta rede, com suporte técnico do NEAD.TIS (Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias de Informação em Saúde).

Da mesma forma, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp integra a REBRATS (Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde), com um Núcleo de Avaliação em Tecnologias da Saúde (NATS) vinculado à UPECLIN. A REBRATS passa a contar com um sistema de informação que permitirá acesso público e gratuito, além da emissão do Selo de Qualidade REBRATS. É uma ferramenta que viabiliza a interlocução entre os membros da REBRATS e a sociedade, além de permitir a divulgação de produtos e de disseminação do conhecimento sistematizado. Todos os estudos de avaliação de tecnologias em saúde (ATS) disponibilizados pelos pesquisadores vinculados às instituições-membros receberão comentários técnicos.

"Fico muito satisfeito, porque não é apenas uma realização pessoal, mas de todo um grupo. A instituição passa para uma nova etapa no cenário de pesquisa. A inauguração da UPECLIN mostra que somos capazes, pois estamos inseridos no cenário nacional e internacional com várias instituições de peso", declara professor Caramori. "O que vejo de mais importante é poder dar ao pesquisador da instituição uma nova perspectiva de trabalho", continua.

Outras cerimônias serão realizadas na FMB dia 3

Serão inauguradas, também, dia 3 de dezembro, com a presença do reitor da Unesp, as instalações do SEAPES (Serviço de Apoio Psicológico ao Estudante da Saúde) e a nova Casa de Caldeira. Professor Herman também passará pelo Toxican (Núcleo de Avaliação Toxicogenética e Cancerígena); os solários dos departamentos de Dermatologia e Ortopedia, que foram readequados; o Laboratório Didático de Doenças Tropicais e nas obras na nova Central de Salas de Aulas da FMB, novo prédio da administração e prédio do Centro de Memória e Arquivo da faculdade, além do CCI (Centro de Convivência Infantil).

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp



Empregos Manager Online

Hoje tem Miss Botucatu no Teatro Municipal

O concurso Miss Botucatu, realizado pela agência Mega Models na noite de hoje, às 20 horas, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, será disputado por 20 candidatas.

Segundo o booker D.J, responsável pela pré-seleção das concorrentes, aproximadamente 140 meninas se inscreveram no posto da agência, que estava armado na Praça São José. “São todas lindas e tive muitas dificuldades em escolher apenas vinte concorrentes. Acredito que, para os jurados, será um  desafio escolher apenas uma vencedora”, disse.

As cinco concorrentes mais bonitas do Município, passarão a ser agenciadas pela Mega Model´s, com possibilidade de atuação em campanhas locais e regionais. A primeira colocada será automaticamente a representante de Botucatu no concurso Miss São Paulo, com chances de classificação para os concursos Miss Brasil e Miss Universo. “As garotas de Botucatu têm uma beleza especial e um padrão de altura que varia entre 1,60 de altura e 1,68. Estamos bastante empolgados com o que encontramos aqui”, coloca.

Foram selecionadas as seguintes concorrentes: Cássia Luana, Bruna de Carvalho, Larissa Domingues, Priscila Cássia, Simone Benvenuto, Francieli Cristina, Juliana Derico, Tatiana Derico, Raíssa Adelmur, Daiene Fumes, Michele Santana, Rafaela Tavares, Sabrina de Oliveira, Mayra Santos, Tais Meneghim, Giovana Barrozo, Daiane Caroline, Tania Mirelle, Bruna Soares e Camila Carvalho.

Essa á a primeira vez que o evento é promovido pela agência Mega Models Bauru, que detêm os direitos do concurso na região.

As concorrentes desta etapa pagaram inscrição no valor de R$70. “Para o Miss São Paulo a taxa de inscrição é de R$ 3 mil, valor que será pago pela agência, através dos patrocinadores do concurso. O que acontece muitas vezes é que são realizadas etapas municipais sem a previsão de pagamento dessa taxa na estadual, impossibilitando a participação de muitas garotas com chances de vencer”, explica DJ.

De acordo com a organização, o julgamento da candidata selecionada será feito em dois momentos distintos: análise técnica das selecionadas, para verificar problemas de pele, postura, cabelo, dentição, entre outras características, o que equivale a 70% da nota final. No momento do desfile, será analisado o charme, carisma e técnica da passarela. As duas notas vão equivaler a média final.



Empregos Manager Online

Guarda Municipal de Botucatu evita suicídio em viaduto

A Guarda Civil Municipal de Botucatu evitou um suicídio no início da noite de ontem. Uma mulher ameaça jogar-se do elevado Bento Natel. Os GCMs conversaram com ela e a convenceram a desistir do ato.

A Defesa Civil, ligada à GCM, esteve na manhã de ontem na Escola Rafael de Moura Campos realizando uma vistoria no muro da escola que apresenta trincas e infiltrações, pois não tem vazão da agua da chuva.

A GCM compareceu na noite de ontem em um bar na Avenida Vital Brazil, pois vizinhos reclamavam do volume do som ao vivo. O proprietário do estabelecimento foi orientado a baixar o volume e seguir o horário estipulado no alvará.




Empregos Manager Online

Hospital Estadual de Américo Brasiliense tem novo diretor

O médico sanitarista Carlos Alberto Macharelli*, docente da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (FMB), é o novo diretor executivo do Hospital Estadual Américo Brasiliense. O cargo era ocupado por Emílio Carlos Curcelli que agora se dedica exclusivamente ao Hospital das Clínicas da FMB/Unesp, como superintendente daquela instituição.

Macharelli e Curcelli já trabalharam juntos por quatro anos na direção do Hospital Estadual Bauru (HEB), sob administração da FMB/Unesp e Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar/Famesp. Além da experiência adquirida como diretor de assistência à saúde do HEB que, como o Hospital Estadual Américo Brasiliense, é gerido por uma organização social de saúde (OSS), ele também foi diretor do Departamento Regional da Saúde de Bauru (DRS-6) e secretário municipal de saúde de Botucatu.

A indicação do nome de Macharelli, que dará continuidade ao trabalho desenvolvido no HEAB, foi aprovada pela congregação da FMB/Unesp (órgão que reúne representantes de todos os segmentos da faculdade num total de 46 membros).

* - O Prof. Dr. Carlos Alberto Macharelli é graduado em medicina pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp (1982) e possui mestrado em medicina social pela USP de Ribeirão Preto. Atualmente é professor do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigilância em Saúde, Epidemiologia Hospitalar e Gestão Pública.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - Hospital Estadual Américo Brasiliense



Empregos Manager Online

Rapidshare reduz armazenagem de arquivos sem downloads para 60 dias

O Rapidshare (www.rapidshare.com) site que presta  serviço de alojamento de arquivos, anunciou na manhã de quarta-feira, 2 de dezembro, mudanças que afetarão usuários do sistema “Collectors Account”, reduzindo o tempo de permanência de arquivos, sem downloads,  em seu banco de dados para 60 dias. Atualmente, o site mantêm estes arquivos por 90 dias.

Ou seja, o arquivo que poderia ficar três meses armazenado sem nenhuma pessoa fazer download, agora poderá ficar apenas dois meses. A mudança entrará em vigor a partir de 1º de janeiro.




Antes da mudança, os usuários deste sistema podiam renovar o período diretamente em sua conta. A nota aunciando as alterações não explica se a atualização desta forma permanecerá.

A “Collectors Account”, é muito utilizada por uploaders, que disponibilizam arquivos para downloads em blogs e fórums de compartilhamento de arquivos, inclusive músicas e filmes. O que torna previsível um aumento significativo na quantidade de links quebrados.

Dear Customer

we hereby inform you of a modification regarding the file inactivity regulations for Collector's accounts. The guaranteed storage time of a file after the last download (or after the upload, if a file has never been downloaded) will be lowered to 60 days on January 1st, 2010.

Please note that Premium accounts whose files use more than 50 GB of storage are subject to the same storage rules as Collector's accounts.

If you do not agree to the Terms of Use, you are entitled to cancel the contractual relationship within a time limit of four weeks as of receipt of this notification. Should you not make use of your right of cancellation, the alterations are presumed to be accepted and become an effective integral part of the contract.

Best regards,
Support Team

RapidShare AG
Gewerbestrasse 6
6330 Cham
Switzerland