novembro 27, 2009

Escola usa celular para informar pais sobre frequência dos filhos

A Escola Estadual Osvaldo Martins, em Osvaldo Cruz, amplia a utilização de  recursos tecnológicos para aperfeiçoar seu sistema de ensino. Depois de instalar um leitor biométrico e inovar com a chamada eletrônica, agora chegou a vez do uso do celular para informar os pais sobre a frequência dos filhos.  Para o ano letivo de 2010, a escola irá sincronizar o aparelho leitor de digitais com mensagens de celulares para que os pais fiquem sabendo se seus filhos chegaram ou não na escola. "Já fizemos os testes necessários e o sistema está funcionando perfeitamente. A partir do ano que vem, os pais que tiverem seus telefones cadastrados saberão se seus filhos estão na escola", diz o diretor Sidney Zenaro.

O sistema funciona da seguinte maneira: ao chegar na escola o aluno deixa a digital no leitor biométrico. Em seguida, os dados são importados para o computador e uma relação que registra a frequência dos alunos é levada para os professores de cada classe. Depois, os dados são repassados para a internet e as mensagens são enviadas automaticamente para os telefones dos pais.
Em iniciativa pioneira, escola de Osvaldo Cruz integra chamada eletrônica com mensagens para telefone celular
Zenaro lembra que somente os pais que concordarem com o procedimento e que fornecerem o número dos celulares poderão receber as mensagens. "Fizemos uma pesquisa e apuramos que 93% dos pais possuem telefone celular. Acredito que esta seja uma forma rápida de informá-los e deixá-los mais tranquilos."

Da Secretaria de Estado da Educação




Empregos Manager Online

INSS estuda recadastramento com prova de vida para evitar pagamento a beneficiários mortos

Da Agência Brasil

O governo estuda a possibilidade de exigir recadastramento com prova de vida para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para evitar a continuidade de pagamento a pessoas que já morreram.

De acordo com o Ministério da Previdência, a confirmação cadastral anual com prova de vida já será exigida para as aposentadorias e pensões concedidas a partir de janeiro de 2010 e “uma solução semelhante está sendo negociada para os benefícios atuais”, de acordo com nota divulgada hoje (27).

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou prejuízo estimado em R$ 2,3 bilhões por causa de pagamento a beneficiários mortos. Segundo o TCU, a falha ocorre principalmente por falta de fiscalização dos cartórios pelo INSS. Os cartórios têm obrigação legal de repassar mensalmente informações sobre óbitos à Previdência.

O governo também estuda entrar com ações retroativas contra os cartórios que não informaram os óbitos. Outra medida anunciada hoje é o compartilhamento dos dados dos sistemas de registro de nascimentos e óbitos dos ministérios da Saúde e da Previdência para tentar evitar novas fraudes. O convênio para a parceria está em fase de conclusão, de acordo com o comunicado.

O Ministério da Previdência e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já iniciaram discussões técnicas para aperfeiçoar o sistema de informações sobre óbitos para que os dados sejam transmitidos em tempo real.

Em 86 anos, apenas um recadastramento de beneficiários da Previdência foi realizado, em 2005. “Foram cancelados, direta ou indiretamente 518.371 benefícios – 81.301 porque os segurados não responderam ao censo e 437.070 por motivos diversos, como morte de segurados e maioridade dos dependentes”.




Empregos Manager Online

Bauru desenvolve atividades em unidades para marcar o Dia Mundial da Luta Contra Aids

Nesta terça-feira (01/12), para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde instalará um ponto de informações sobre o assunto no Calçadão da Batista e prosseguirá com as atividades educativas e preventivas referente à doença, em todas as Unidades Básicas de Serviço especializado de Saúde.

Neste ano o tema da Campanha é o preconceito contra soropositivos, tendo como slogan “Viver com Aids é possível. Com o preconceito não”.

De acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, atualmente não se deve ser usado o termo "grupos de risco" e sim em situação de risco, ou seja, qualquer pessoa que se coloque em uma situação de risco pode adquirir o HIV ou outras DSTs, que são elas:

    * Sexo oral, anal e vaginal sem preservativo;
    * Compartilhar seringas – usuário de drogas injetáveis
    * Compartilhar cachimbo, “latinha” e canudo – usuários de drogas inaláveis – (crack e cocaína)
    * Compartilhar instrumentos que furam ou cortam não esterilizados (tatuagem, pircing, etc)
    * Transfusão de sangue contaminado
    * Leite materno de mães infectadas
    * Abuso sexual

Sendo assim, a recomendações implicam em:

    * Todas as pessoas devem realizar sexo seguro, mesmo aquelas que possuem uma relação estável, sendo necessário dialogar com seus parceiros a respeito desse assunto e negociar o uso do preservativo de forma adequada e contínua.

    * O uso adequado e contínuo do preservativo não previne somente as DST/Aids, mas também a gravidez indesejada. Considerado um método de dupla proteção.

    * O Diagnóstico também é prevenção. Em média, os brasileiros só realizam o diagnóstico 5 anos após a infecção, permanecendo sem sintomas por muito tempo. Durante esse período, podem transmitir o vírus involuntariamente.

    * Quanto antes a infecção for diagnosticada mais cedo poderá ser realizado o tratamento, garantindo mais qualidade de vida às pessoas que vivem com HIV/Aids e outras DSTs.

O teste anti-HIV e tratamento são gratuitos na rede pública de saúde.

Em Bauru, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviço especializado na orientação sobre as DST/AIDS, realiza a testagem sigilosa e gratuita dos exames para HIV (teste convencional e rápido), Sífilis e Hepatites virais. Neste serviço de prevenção qualquer pessoa que tenha se colocado em situação de risco pode realizar a testagem, não sendo necessário o encaminhamento médico.

O CTA fica na Rua XV de Novembro, 3-36, Centro. O telefone para contato é o 3234-2576 e o horário de atendimento é das 08 às 17 horas.

Os exames são realizados todas as segundas, quartas e quintas-feiras, às 13h e às terças às 8h.

Confira a programação em Bauru para o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

    01/12/09
    “Ponto de Encontro DST/Aids”
    Fornecimento de orientações e mensagens preventivas, material educativo e preservativos.

    Organização: CTA
    Realização: CTA, SMI, PROMAI, Caps ad e SAPAB
    Local: Rua Batista de Carvalho, quadra 6
    Período: 9:00 às 15:00h

    01/12/09
    Realização de Atividades educativas/preventivas em sala de espera e/ou grupos

    Organização: CTA e Unidades de saúde
    Realização: Unidades de Saúde
    Local: Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Referência
    Período: manhã e tarde.

Do site oficial da Prefeitura Municipal de Bauru



Empregos Manager Online

Jaú promove o "Concurso Papai Noel 2009"

A Prefeitura Municipal de Jahu através do FUSS (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural) lança o concurso para escolha do Papai Noel 2009.

O representante do bom velhinho pode se escrever até o dia 06 de dezembro no FUSS  de Jaú e Distrito de Potunduva.

A escolha acontecerá no dia 07 de dezembro no Salão Nobre da Prefeitura Municipal (Rua Paissandu, 444).

O Papai Noel escolhido será presença obrigatória nos principais eventos natalinos da cidade.

O objetivo é difundir o espírito natalino pela cidade e construir um clima festivo onde a comunidade se integre e se sinta parte de todas as atividades.

INSCRIÇÔES
LOCAL: FUSS de Jaú - Rua Edgard Ferraz, 579 - FUSS Distrito de Potunduva - Rua São Manoel, 158 (portão ao lado da Subprefeitura)
HORÁRIO: Segunda a sexta das 08h às 17h.
Informações (14) 3621-6529



Empregos Manager Online

Julio Medaglia toma posse na Academia Paulista de Letras

O maestro Julio Medaglia será empossado na Academia Paulista de Letras (APL), no dia 3 de dezembro, às 18 horas, na Sala São Paulo (Praça Julio Prestes, 16). O novo imortal venceu as eleições no mês de setembro deste ano e ocupará a cadeira 3.

O paulistano Júlio Medaglia define o início de sua trajetória musical como "um puro acidente". Já participando de uma orquestra de amadores na Lapa paulistana, conhece o oboísta Isaac Karabitchevsky, que o leva para a Escola Livre de Música, onde lecionava um dos grandes mentores musicais da época, Hans Joachim Koellreutter. Seu contato com esse mestre alemão lhe abre um novo e amplo universo musical. Quando, no final dos anos 50, Koellreutter muda-se para Salvador, Medaglia o acompanha. Se aperfeiçoa em regência, inicialmente coral e depois sinfônica. Surge, do Diretor da Escola Superior de Música da Universidade de Freiburg, Artur Hartmann, um convite para estudar regência na Alemanha.

 No final dos anos 60, Júlio retorna ao Brasil e participa ativamente, com Solano Ribeiro, da organização dos célebres Festivais da Record. Participa dos mais variados movimentos artísticos de vanguarda, entre os quais o da Poesia Concreta, "oralizando" poemas com os irmãos Campos e Décio Pignatari. No final de 1967, escreve o revolucionário arranjo para a canção "Tropicália", de Caetano Veloso, que marca o início do Tropicalismo.

Em 1968, na Record, a mais importante estação de TV da época, produz o "Opus 7", um dos mais criativos e bem sucedidos programas de música clássica da televisão brasileira.  Em 1969, é convidado por um grupo de elite de instrumentistas para fundar e dirigir a orquestra Cordas de São Paulo.

De volta a Europa, no início dos anos 70, rege em diversas rádios e importantes palcos, incluindo a célebre Philharmonie, de Berlim. Nessa época produz programas de rádio e TV sobre música brasileira para a televisão alemã. Em 1975, a convite de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o "Boni", volta ao Brasil para integrar os quadros artísticos da Rede Globo, da qual torna-se, posteriormente, Supervisor Musical Artístico. Ali, compõe também trilhas sonoras para 20 Casos Especiais. Nessa época, dirige a Rádio Roquette Pinto do Rio. 

  Nos anos 80, dirige, por 4 anos, o Theatro Municipal de São Paulo. Nesse período compõe as trilhas sonoras para os seriados de Walter Avancini, para a TV Globo, entre os quais, "Anarquistas Graças a Deus", "Avenida Paulista", "Rabo de Saia" e o premiadíssimo "Grande Sertão Veredas". No início dos anos 90, assume a Direção Artística do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e, em seguida, a Regência Titular da orquestra do Teatro Nacional de Brasília.

Atualmente, tem regido, como convidado, dentro e fora do País, e trabalhado em diversos projetos culturais. Júlio Medaglia é constantemente convidado para ministrar palestras em todo o Brasil. É ensaista e colaborador dos mais importantes órgãos de Imprensa nacionais. Tem livros publicados como tradutor e autor ("Música Impopular", já na segunda edição). É membro da União Brasileira de Escritores. 





Empregos Manager Online

Operação entre GCM e Polícia Civil de Botucatu fecha bares

Uma operação conjunta entre a Guarda Civil Municipal [GCM] e a Polícia Civil fiscalizou 10 bares na noite de quinta-feira [26]. Quatro foram fechados por falta de Alvará e um por estar funcionando além do horário previsto.

Também foram verificados dois veículos e um deles foi recolhido por estar com o documente irregular. Ainda foram abordadas 38 pessoas para averiguação.

Cobra – uma jararaca foi encontrada no quintal de uma casa no Jardim Aeroporto. O animal foi recolhido pela patrulha ambiental da GCM e levado para o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos [Cevap].

Furto - a equipe GCM de patrulhamento comunitário da área central da cidade foi solicitada pelo segurança de um supermercado que informou terem furtado produtos do estabelecimento. Em busca na região um homem foi localizado com os produtos, reconhecido pelo segurança e conduzido até o 1º Distrito Policial onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de furto.

Apoio ao cidadão - a equipe de Patrulhamento de Motocicletas encontrou dois moradores de rua dormindo na calçada e solicitou uma viatura para auxiliá-los até o albergue.

A GCM foi acionada pelo Serviço Social da Unesp para encaminhar um idoso de 63 anos até o Albergue Municipal, pois ele estava dormindo em um banco no interior do Campus e não tinha condições de se locomover no momento, o idoso foi deixado no albergue.





Empregos Manager Online

Publicados decretos que reduzem IPI de vários produtos

Da Agência Brasil

O Diário Oficial da União de hoje (27) publica os decretos presidenciais que reduzem o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros flex (movidos a álcool e a gasolina), móveis e materiais de construção. As medidas foram anunciadas nesta semana pelo governo.

De acordo com o anúncio, a alíquota do IPI dos carros flex 1.0, que retornaria gradativamente ao patamar de 7% no início de 2010, mantém-se agora em 3%. Para os carros flex até 2.0, o IPI permanece em 7,5% até 31 de março do ano que vem.

Os móveis começam a ser vendidos a partir de hoje com isenção total de IPI. No setor da construção, em que a desoneração acabaria no fim deste ano, o IPI reduzido vai valer até junho de 2010 para mais de 20 grupos de produtos de material de construção.

Na quarta-feira (25), ao anunciar a medida, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, explicou que ela sera necessária a indústria moveleira é dependente das exportações e ainda não se recuperou da crise econômica mundial.




Empregos Manager Online

Virada Esportiva leva 24 horas de esporte e lazer para Jaú

Lazer e esporte para todas as idades é o que promete a 24ª edição da Virada Esportiva do Interior (VEI) que acontecerá este final de semana na cidade de Jaú. Das 12 horas de sábado, 28, até as 12 horas de domingo, 29, a população terá cerca de 90 atividades esportivas e de lazer em 35 espaços públicos e privados do município. Brinquedos infláveis, jogos de baralho, dominó, coletes, bolas e redes para os esportes coletivos, além de monitores e instrutores estarão à disposição de toda população.

O objetivo da Virada Esportiva do Interior é conscientizar e estimular o maior número de pessoas sedentárias a praticar atividades de esporte e lazer. Esta edição terá uma novidade: as academias participarão de toda a programação, com diversas opções, desde as mais difundidas entre os jovens como a musculação, até as que fazem mais sucesso com o público da terceira idade, como a hidroginástica.
População terá cerca de 90 atividades esportivas e de lazer em 35 espaços públicos e privados
Além disso, a população de Jaú também poderá participar das competições de esportes coletivos que serão realizados no Sesi. No sábado, das 12 às 18 horas, o destaque será para basquete, futsal e futebol, além dos festivais de hidroginástica e atletismo. No domingo, das 8 às 12 horas, o espaço será dedicado ao futsal e futebol society, além de uma maratona de revezamento.

Nos Ginásios de Esporte, a população poderá participar de diversas modalidades. No Ginásio Dr. Flávio de Mello haverá voleibol adaptado, handebol e futsal, além de judô e karatê, das 14 às 17 horas do sábado. Também no sábado, o Vila Netinho, das 12 às 21 horas, oferecerá futsal, voleibol e bocha. O domingo ficará reservado para um torneio de karatê, a partir das 8 horas.

A solenidade de abertura acontecerá às 12 horas de sábado no parque do Rio Jaú. A Virada Esportiva do interior é organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (SELT) junto com a União das Federações Esportivas do Estado de São Paulo (UFEESP).

Da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo




Empregos Manager Online

Motoboys poderão acessar linha de crédito especial a partir de segunda-feira

Da Agência Brasil

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciou hoje (27), em São Paulo que, a partir da próxima segunda-feira (30), os motoboys terão acesso a linhas de crédito no valor de até R$ 8 mil para a compra de motos zero quilômetro de até 150 cilindradas.

A linha de crédito faz parte de um plano de financiamento com recursos que totalizam R$ 100 milhões para todo o país, provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

De acordo com o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa Econômica Federal, Fábio Lenza, os interessados poderão financiar até 80% do valor do veículo. Se o empréstimo for feito em 36 parcelas, será cobrada a taxa de juros de longo prazo (TJLP), mais 12% ao ano.

Se o parcelamento for de 37 a 48 meses, será usada a TJLP, mais 18% ao ano. O acesso ao financiamento será restrito a trabalhadores com vínculo empregatício ou autônomos inscritos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).




Empregos Manager Online

SP promove III Encontro Paulista de Hip Hop

Ainda nas comemorações do Mês da Consciência Negra, a Secretaria da Cultura realiza a terceira edição do Encontro Paulista de Hip-Hop, no dia 28, no Memorial da América Latina, das 11h às 21h. Serão realizados fóruns de debates, oficinas, workshops, contação de histórias, performance de DJs e shows.

"A proposta é discutir o Hip Hop e contribuir para a visibilidade da sua cultura, materializada, principalmente nas expressões artísticas da dança, do grafite, da música e da poesia falada", afirma Márcio Santos da Silva, Assessor Especial de Projetos para Hip Hop da Secretaria da Cultura.

Seguindo o mote deste III Encontro, no auditório Simon Bolívar, das 12h às 13h30, acontece o debate Uma Cultura pela Vida. A idéia é discutir o poder de transformação, as conquistas, a trajetória e o crescimento do Hip Hop, que surgiu nos guetos de Nova York e ganhou o mundo. Entre os shows, o destaque vai para o show do grupo Rota de Colisão e dos rappers Max B.O. e Emicida, às 20h.
Evento reúne DJs, MCs, Grafiteiros e B. Boys para se em apresentações, debates e possibilidades de interação com o público
Ao longo do dia 28, serão promovidos debates em uma grande tenda armada do lado de fora do Memorial, chamada Baobá, com capacidade para 500 pessoas. No local, serão realizados debates sobre saúde e sexualidade e sobre a questão dos direitos humanos, com o objetivo de promover a troca de experiências e a discussão de temas que dizem respeito aos jovens. Destacam-se as presenças da Dra. Albertina Duarte, Coordenadora do Programa de Saúde da Adolescência da Secretaria Estadual de Saúde, e do jornalista Caco Barcellos.

Como um dos objetivos do III Encontro é promover a interação entre a juventude e os artistas que lutaram para que o Hip Hop fosse reconhecido como arte, haverá, na arena, das 13h30 às 14h30, uma homenagem ao Hip Hop da estação São Bento.

Vale chamar a atenção para o inusitado encontro do RAPentinaMENTE com a presença de Emicida e Max B.O e dos repentistas Peneira e Sonhador, das 16h15 às 17h15. A proposta é promover a troca de experiências sobre improvisação.

Os pequenos também têm espaço na programação do Encontro. O foyer do Memorial se transformará no espaço Erê, com oficinas de breaking e contação de histórias para crianças de 5 a 12 anos. Das 18h30 às 19h30, o espaço é dedicado às mulheres. Priscila Fênix convida Flor do Guetto, Janaína Teodoro, Lisa Bueno e Anarkia para um bate-papo sobre as conquistas femininas na sociedade no espaço chamado Casa da Mãe Joana.

Confira aqui a programação completa




Empregos Manager Online

Hospital Hamaral Carvalho faz prevenção do câncer neste sábado

Neste sábado, 28, o Hospital Amaral Carvalho (HAC) prepara a 2ª Semana Jauense de Prevenção do Câncer, programação especial com foco educativo para a população de toda a região. Será um dia de atividades direcionadas aos cinco programas de prevenção — colo do útero, mama, boca, próstata e melanoma — a fim de lembrar o Dia Nacional Contra o Câncer, comemorado na sexta-feira, 27. Toda a população está convidada a participar do evento, que está previsto para começar as 9h. A programação se estende até as 14h.

Como o HAC já possui ações direcionadas ao diagnóstico precoce, as atividades extrapolam os limites físicos da entidade e ocorrem na Praça da República. No local, a população poderá entrar em contato com informações sobre a doença por meio de folders e explicações de profissionais. As mulheres ainda terão oportunidade de realizar exames ginecológicos em um consultório-móvel itinerante da entidade.

Para o médico especialista em mastologia, dr.Caldeira, o evento tem como foco as principais áreas da doença. "Queremos ressaltar a importância da prevenção, que é uma maneira de diminuir a mortalidade do câncer no país, ainda muito alta", explica o médico.

SERVIÇO
2ª Semana Jauense de Prevenção do Câncer

Atividades de prevenção ao melanoma e câncer de boca, colo do útero, próstata e mama, das 9h às 14h

Local: Praça da República (Jardim de baixo), no Centro

Realização: Hospital Amaral Carvalho



Empregos Manager Online

Dermatologia da FMB/Unesp promove campanha de combate ao câncer de pele no CSE

O objetivo é conscientizar a população sobre os meios capazes de impedir o surgimento da doença que atinge, a cada ano, aproximadamente 120 mil brasileiros

A Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza, dia 5 de dezembro, pelo 11º ano consecutivo, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Em Botucatu, como nas edições anteriores, os exames serão realizados no Centro de Saúde Escola, das 9 às 15 horas, sob a coordenação de dermatologistas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB).

O objetivo é conscientizar a população sobre os meios capazes de impedir o surgimento da doença que atinge, a cada ano, aproximadamente 120 mil brasileiros. O Câncer da pele é o câncer de maior incidência no Brasil, segundo estatística do Instituto Nacional do Câncer.

Durante a Campanha, serão realizados exames de pele gratuitos visando a intensificar o diagnóstico e o tratamento dos casos. Segundo o dermatologista e vice-chefe do Departamento na FMB, professor Hamilton Stolf, que coordena a campanha em Botucatu, também serão examinadas pessoas com dúvidas sobre pintas em crescimento ou feridas sangrantes.

Professor Stolf explica que o tipo de cancer de pele mais  comum chama-se carcinoma  basocelular (CBC). “É a mais comum das neoplasias malignas e junto com o carcinoma  espinocelular (CEC) compõe o grupo dos cânceres cutâneos chamados de
não melanoma (CCNM)”, comenta.

Campanha de 2006 - Na campanha do ano passado foram atendidas 41.751 pessoas em todo o País e 9,5% apresentaram a doença. Segundo as pesquisas, o câncer da pele atinge mais os homens do as mulheres, mas esse ano foi constatado que a doença vem crescendo no universo feminino. Das 26.065 mulheres examinadas, 5,02% apresentaram o câncer da pele. Nas campanhas anteriores, a proporção da doença foi de 6,0%.

Em Botucatu – Durante as consultas realizadas em 2008, no Centro de Saúde Escola, foram atendidos 635 pacientes e agendadas 39 cirurgias por diagnóstico clínico confirmado ou suspeito de câncer da pele (6,14% dos pacientes atendidos).

Como se proteger - O câncer geralmente ocorre em pessoas cuja pele foi castigada pelo sol. Reconhecê-lo pode não ser muito fácil, já que se manifesta de maneiras diferentes: os sinais mais comuns são mudanças na pele aparentemente inocentes, como uma ferida que não sara ou uma pequena lesão endurecida, brilhante ou avermelhada.

Os homens têm maior incidência no tronco, na cabeça ou no pescoço, enquanto que as mulheres geralmente a apresentam nos braços e nas pernas. É importante destacar que nem todas essas alterações são sinais certos de câncer; entretanto, em caso de dúvida, é sempre recomendável consultar um dermatologista.

Para evitar o câncer da pele, os especialistas aconselham: utilizar chapéus/bonés e óculos escuros, evitar o sol entre 10 e 16 horas (horário de verão) e abusar dos filtros solares.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp (com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia)



Empregos Manager Online