novembro 23, 2009

Laranjal Paulista realiza campanha de combate à hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica realiza na próxima semana (de 23 a 27 de novembro) a campanha de prevenção à Hanseníase. Em todos os Postos de Saúde do município, a população terá acesso a informações sobre sinais, sintomas, contágio e tratamento da doença.

O público-alvo desta ação é o denominado tecnicamente de comunicantes, que são pessoas que convivem ou conviveram com pessoas contaminadas, é muito importante que este tipo de ação seja realizada em benefício da saúde pública, tendo em vista que a doença esta sendo ao longo dos anos, erradica.

A hanseníase é uma doença causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não é, portanto, hereditária.
Com período de incubação que varia entre três a cinco anos, sua manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, que não doem e não coçam, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Podem aparecer também caroços, fraqueza muscular e dor nas articulações.

Com o avanço da doença, ocorre o aumento do número de manchas ou o do tamanho das lesões já existentes e os nervos ficam cada vez mais comprometidos, podendo até causar deformações e impedir alguns movimentos, como por exemplo, abrir e fechar as mãos. E devido a falta de sensibilidade que a doença causa, podem acontecer acidentes como queimaduras.

O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais, como biópsia, podem ser necessários.

Esta doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado.

Entretanto, segundo a organização Mundial de Saúde, a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e não a desenvolve.

Aproximadamente 95% dos parasitas são eliminados na primeira dose do tratamento, já sendo incapaz de transmiti-los a outras pessoas. O tratamento dura de seis meses a um ano, e o paciente pode ser completamente curado, desde que siga corretamente os cuidados necessários. Assim, buscar auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução da doença e a contaminação de outras pessoas.

O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, em face do estigma que esta doença pode expressar, não é necessário o isolamento do paciente. Segundo estudos, a presença de amigos e familiares é fundamental para o auxílio da cura.

A equipe de Saúde laranjalense está disponível e devidamente treinada para a detecção precoce da doença. Não deixe de se informar.

Do site da Prefeitura Municipal de Laranjal Paulista

Assistência Social de Lençóis Paulista inicia campanha com comércio e entidades sociais

A partir do dia 20 de novembro, a Diretoria de Assistência e Promoção Social de Lençóis Paulista juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista (ACILPA) e supermercados da cidade inicia a Campanha "Nota Fiscal Paulista para Entidades Sociais de Lençóis Paulista", cadastradas no Pró Social.

Para participar, ao passar pelo caixa, o consumidor pode optar por não informar seu CPF/CNPJ, e depositar o cupom fiscal na urna da Campanha. As entidades, juntamente com a Diretoria da Assistência Social, coletarão os cupons dividindo-os entre as instituições cadastradas. As entidades farão os registros dos cupons em seu cadastro, que possibilitará receber o crédito das notas fiscais a cada seis meses.

Cada R$100,00 em cupons cadastrados gera um cupom eletrônico para participar dos sorteios que o Governo do Estado realiza todos os meses. De acordo com a diretora Elizabeth Ortado Athanásio, a participação da população é muito importante uma vez que nem todos colocam o CPF/CNPJ na nota fiscal.

“Ao depositar seu cupom fiscal na urna da Campanha o consumidor contribuirá com as entidades sociais de Lençóis Paulista. Esta doação não terá custo algum e por isso convido todo lençoense para que participe e ajude as entidades assistências da cidade”, comentou.


Do site da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista

Bauru arrecada mais de 4 toneladas de alimentos no mutirão da Campanha Natal com Alimento

A Secretaria Municipal do Bem-Estar Social e o Fundo Social de Solidariedade de Bauru realizaram no sábado, 21/11, o mutirão de recolhimento de alimentos dentro da Campanha Natal com Alimento que arrecadou 4.903 quilos de alimentos.

As equipes de atiradores do Tiro de Guerra, funcionários das secretarias municipais e voluntários percorreram os bairros Mary Dota, Beija-Flor, Falcão, Alto Paraíso, Industrial, Redentor e Geisel, de casa em casa.

Os alimentos arrecadados serão doados a entidades assistenciais da cidade. O mutirão contou ainda com os parceiros: Transurb, Associação Bauru pela Diversidade, Câmara Municipal, Tiro de Guerra, Semma, Educação, DAE, Emdurb, Supermercados Confiança, Ceetep, Correios, Polícia Militar, Banco do Brasil, LBV, Sindicato dos Químicos, Caixa Econômica Federal, Dolce e Associação de Moradores do Jardim Ferraz.

O objetivo da “Campanha do Quilo” foi arrecadar alimentos em quantidade suficiente e diversificada para que as famílias em situação de grande vulnerabilidade social possam ser atendidas, devido à proximidade dos festejos de final de ano, seja através das entidades assistenciais ou de lideranças comunitárias.


Do site da Prefeitura Municipal de Bauru

Carol Gabardo preencheu a primeira ficha de inscrição do Supermodel, em Botucatu

Por Renato Fernandes

Carolina Ananda Alves Gabardo, ou Carol Gabardo,  tem apenas 15 anos e se tornou a nova promessa de Malu Ornelas para o mercado Nacional da Moda, após ser selecionada entre as 15 finalistas da fase nacional do concurso “Supermodel Brasil 2009”. “Ela foi a primeira candidata a se inscrever em Botucatu. Cheguei até a comentar que isso daria sorte para ambas”, diz Ornelas.


Carol tem 15 anos, 1,73 metro altura, 89 centímetros de quadril e a mesma medida de busto. O sonho de conquistar as passarelas e de assumir a profissão de modelo surgiu ainda na infância. Aos 11 anos, foi levada até a agência de Malu Ornellas. “Naquela época eu ainda não tinha os padrões necessários para a profissão”, revela Carol.


Após essa tentativa, o sonho ficou adormecido, e foi despertado há cerca de dois meses, quando uma amiga em comum, conhecida pelo apelido “Branca”, indicou Carol à agência. “A Branca trabalhou um tempo na agência e agora tem um bar no bairro onde a Carol mora (Monte Mor). Ela me ligou e falou que conheceu uma garota com os padrões necessários para a profissão”, relata Ornelas.

Ao receber a indicada em sua agência, Ornelas percebeu o potencial que tinha em mãos e começou a trabalhar para lapidar o talento. “Ela nasceu para a profissão, não tenho dúvidas. Em dois meses já está em outdoors pela cidade e trabalhando em campanhas. Agora conseguiu ser selecionada para a final de um concurso que teve mais de 800 mil inscritos”, comenta a agenciadora.

Coincidentemente, Carol estuda na Escola Municipal do Jardim  Flamboyant,  a mesma onde estudou a top model Camila Finn, outra descoberta de Malu Ornelas, que disputou o concurso e conquistou o primeiro lugar, em 2004. “Assim que a notícia chegou na escola, todos comemoraram e me parabenizaram, quiseram tirar fotos e me conhecer melhor”, comenta a  modelo.

A possibilidade de uma carreira no mercado da moda pegou de surpresa a família. “Não imaginava o sucesso tão rápido. Irei para o concurso e tentarei a carreira. Espero que tudo dê certo e que eu possa  continuar na Ford Models”, coloca Carol.

Para a mãe de Carol Gabardo, Cleide Vieira Alves “a ficha ainda não caiu”. Separada do marido há cerca de sete anos e residindo em um dos bairros mais carentes do Município, mãe e filha sonham com uma situação melhor. “A vida não é fácil. Todos trabalham muito e tem atividades bastante atribulada”, coloca Cleide.

Após conquistar o sonho das passarelas, Carol acrescenta outras prioridades. “Quero dar uma vida melhor à minha mãe e  irmãos”, finaliza.



África em Nós: botucatuense está entre os 100 selecionados

O concurso de fotografia promovido pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Organização Não-governamental África em Nós recebeu 7.320 fotos de mais de 360 municípios participantes.

Entre as 100 imagens selecionadas está uma fotografia de Manoel Marques de Souza Filho. De Botucatu foram enviadas 105 imagens.

“A campanha teve como principal objetivo resgatar as origens da etnia negra”, explicou a presidente da União Cultural Negra de Botucatu e assessora de políticas afirmativas da Prefeitura Municipal de Botucatu, Conceição Vercezi.

A lista dos 100 fotógrafos selecionados pela curadoria da Campanha, conduzida pelo fotógrafo Walter Firmo pode ser consultada no site www.africaemnos.com.br].

As fotos selecionadas serão expostas no Museu Afro Brasil, em São Paulo, e integrarão um catálogo da campanha.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

Saúde realiza Campanha de Prevenção de Câncer de Colo Útero, na Vila Jardim

As moradoras da Vila Jardim poderão realizar na próxima quarta-feira [25], exames de papanicolau prevenindo o câncer de colo de útero . A campanha será realizada na Unidade de Saúde daquele bairro das 15h às 19h, somente para as mulheres pessoas cadastradas.

De acordo com a enfermeira Eloisa Pauletti Bassetto, o objetivo é detectar alterações nas células que são sugestivas de infecção pelo vírus do HPV [Papilomavírus humano]. Essa infecção - se não for tratada adequadamente - causa o câncer de colo de útero. “Por isso, o Papanicolau é tão importante, pois constata essas primeiras alterações, permitindo assim o tratamento precoce e evitando um desfecho tão grave”, afirma Basssetto.

A Unidade de Saúde da Vila Jardim está localizada na rua Antonio Amando de Barros, 723 - Vila Cidade Jardim, telefone: 3814-6030

Saiba mais:

O que é teste de Papanicolau?
O teste de Papanicolau é um exame que verifica alterações nas células do cérvix, a parte inferior do útero que abre-se para a vagina. Teste de Papanicolau pode encontrar células cancerígenas, ou que possam transformar-se em câncer.

Quando a mulher deve começar a fazer testes de Papanicolau?
Todas as mulheres devem começar a fazer teste de Papanicolau em torno de 3 anos após a primeira relação sexual vaginal, ou depois de completarem 21 anos de idade.

Como a mulher deve preparar-se para o teste de Papanicolau?
Em torno de 2 dias antes do exame, NÃO:
* Tenha relação sexual.
* Use nenhum medicamento que seja aplicado dentro da vagina.

Quando a mulher deve parar de realizar o teste de Papanicolau?
A mulher pode parar de fazer o teste de Papanicolau aos 70 anos de idade se todos os resultados dos testes de Papanicolau nos últimos 10 anos foram normais. Ainda assim, todas a mulheres acima dos 70 anos de idade devem continuar realizando exame pélvico anualmente.

Serviço
Data: 25 de novembro
Horário: das 15h às 19h
Local: Unidade de Saúde da Vila Jardim - Rua Antonio Amando de Barros, 723-Vila Cidade Jardim
Telefone: 3814-6030


Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

Inscrições abertas para concurso natalino

Já estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina, que irá premiar as casas, estabelecimentos comerciais, industriais e prédios públicos melhor decorados com o tema.

O cadastro poderá ser feito de forma online

[http://www.botucatu.sp.gov.br/reluz.html]

ou ainda na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Secretaria Municipal de Participação e Descentralização, ACE/CDL, CIESP ou Associações de Bairros.

A expectativa do Secretário Adjunto de Comércio e Serviços, Antônio Carlos Stein, é atingir cerca de 500 inscrições. “ As pessoas já decoram suas casas e comércios sem o concurso, com o incentivo a previsão é despertar este desejo em ainda mais moradores”, conclui.

Para a Secretária Adjunta de Turismo, Priscila Ribas, a mobilização por causa do concurso pode atrair turistas e ainda alavancar as vendas no comércio. “ Muitas cidades possuem tradição em decoração natalina e isso se torna um atrativo para o município”, diz.

De acordo com a organização do concurso, a avaliação dos inscritos está prevista para começar no dia 12 de dezembro, quando termina o período de inscrição. Uma comissão julgadora irá definir os três melhores em cada categoria por meio de fotografias e visitas pessoais aos imóveis, quando serão analisados os critérios de criatividade, beleza, harmonia e coerência com o tema.

Os vencedores serão anunciados em 20 de dezembro durante as festividades natalinas que serão realizadas no Largo da Catedral. Todos serão premiados.

Mais informações: [14] 3811-2900 ou pelo e-mail turismo.info@botucatu.sp.gov.br

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

Voleibol de Botucatu nas finais da Série Ouro da APV

A equipe de voleibol infanto-juvenil [15 a 18 anos] da Prefeitura de Botucatu está no quadrangular final da Série Ouro do Campeonato Estadual da Associação Pró-Voleibol [APV]. Os jogos serão realizados no ginásio municipal de esportes governador Mário Covas, nos próximos dias 27,28 e 29. Estão na disputa as equipes de Botucatu, Barretos, Jaú e Araçatuba.

Os atletas de Botucatu são treinados pelo professor Gustavo no Ginásio de Esportes e são provenientes de projetos esportivos em escolas e na secretaria municipal de esportes e lazer.

“O campeonato da APV [associação pró-voleibol] é de alto nível, estadual onde participaram equipes de cidades com destaque no voleibol, como Araçatuba, Barretos, São José do Rio Preto, Jaú, Bauru, Marília.

Botucatu teve seis vitórias e 2 derrotas, ficando em segundo lugar no grupo.”é uma conquista enorme pois até hoje esta é a primeira vez que participaremos da série ouro. os meninos que jogam são 95 % da nossa cidade, todos vindo de um trabalho de base a 4 anos e hoje estão mostrando seus valores”.

Mais informações: www.apv.esp.br

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

Orçamento doméstico em debate na FMB/Unesp

Chegar ao fim do mês no ‘vermelho’. Estimativa do Banco Central aponta que 8,2% da dos brasileiros estejam com algum tipo de inadimplência. Boa parte dos que convivem com esta realidade nem ao menos sabe que as despesas domésticas representam grande parte deste endividamento.

Saber quais são as principais causas e como o endividamento surge, e a forma de se alcançar o equilíbrio financeiro serão os principais pontos a serem debatidos durante a palestra “Orçamento Doméstico: Saindo do Vermelho”, que a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) promove nesta terça-feira, 24 de novembro, a partir das 13h30. O evento ocorre no salão nobre da instituição e será aberto à população.

O ministrante será Diógenes Donizete, integrante da Fundação PROCON-SP. Formado em contabilidade, administração e direito, Donizete abordará como o uso desenfreado do cartão de crédito e o cheque especial agravam a situação financeira familiar. Além disso, apresentará aos presentes questões como: possibilidade de viver sem dívidas, a manipulação que o marketing faz com os consumidores, entre outras questões.

Segundo ele, o endividamento ocorre por uma questão de hábito. “Como regra geral, não gostamos de planejar. Preferimos deixar tudo para última hora e pouco se fala dos benefícios de um planejamento financeiro”, ressalta Donizete.

A participação na palestra será gratuita e haverá a disponibilização de material educativo. Informações podem ser obtidas no Grupo Técnico de Desenvolvimento em Recursos Humanos (GTDRH) da FMB pelo telefone (14) 3811-6023.

Jornal da FMB

Amadorzão: Beira Rio e Monte Monte Mor são campeões no Sub17 e na Série A

O final de semana foi marcado por diversas decisões em duas da três categorias do Campeonato Varzeano de Botucatu. Pela categoria sub 17, as decisões de terceiro e quarto e a final foram disputadas no estádio da AAF. Além disso, o jogo de volta da decisão da Série A sagrou o Monte Mor como campeão.

Pela manhã, Associação Atlética Botucatuense venceu o Turbinado FC por três a dois e conquistou o terceiro lugar no sub 17. Pela decisão, o Beira Rio passou pela Prefeitura Municipal de São Manuel com o resultado de dois a zero.

No jogo de volta da decisão da Série A, o Monte Mor conquistou seu primeiro título ao empatar por dois a dois com o Dinamite. Como havia vencido a primeira partida por dois a um, a vantagem do empate deu o troféu à equipe.

A próxima rodada do Varzeano está marcada para domingo. As semi-finais da categoria serão disputadas em dois jogos. As 10h no campo da ADPM, os donos da casa enfrentam o Inca e as 15h, a AAF recebe o Beira Rio no estádio Dr Acrísio Paes Cruz.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

Medicina/Unesp inicia rastreamento de Hepatite C em trabalhadores do campus Rubião Jr

As equipes de Gastroenterologia e Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), com apoio da Unamus (Unidade de Atendimento Médico, Odontológico e Social) realizam um trabalho de rastreamento de Hepatite C. O projeto teve início pelo campus de Botucatu, nesta segunda-feira, 23 de novembro, no saguão do Departamento de Patologia, mas se estenderá para as demais unidades do Estado de São Paulo.

Serão feitos testes digitais, através de apenas uma gota de sangue e cujo resultado fica pronto em menos de 10 minutos. Todos os funcionários serão abordados para participarem da verificação. A intenção é estudar a prevalência da doença na comunidade unespiana.

Enquanto aguardam o resultado do exame, os trabalhadores respondem a um questionário através do qual serão identificados os fatores de risco aos quais estão expostos. Os casos positivos, após ratificação feita através de um teste confirmatório, serão encaminhados para o ambulatório de Hepatite do Hospital das Clínicas da Unesp.

Cássio Vieira de Oliveira, médico residente da Gastroenterologia, trabalha o rastreamento da Hepatite C em sua tese de mestrado e será um dos responsáveis pela triagem nas unidades da universidade. Segundo ele, a prevalência da infecção na população fica entre 1% e 2%. “Sabemos que 30% do diagnóstico de Hepatite C não tem fatores de causa, por isso a importância desse diagnóstico”, destaca.

Oliveira lembra que antes de 1994 a principal causa da Hepatite C era a transfusão de sangue, enquanto hoje são as drogas injetáveis. “O tratamento da doença depende muito de seu estágio e do tipo de vírus, além da adesão do paciente. Com a identificação precoce, a resposta ao tratamento chega a 70%. No entanto, caso a pessoa não descubra que está com a infecção, em 20 a 25 anos, por exemplo, pode se transformar em uma cirrose”, acrescenta.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp



Copa do Brasil: BFC enfrenta equipe da Bahia na semifinal

O Botucatu Futebol Clube já conhece o adversário da semifinal da Copa do Brasil Feminina.

A equipe enfrenta o São Francisco/BA no dia 27 de novembro. A partida acontece no Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru, às 21 horas.

Até aqui, o BFC eliminou três concorrentes ao título do torneio. Na primeira fase, venceu o Comercial/MS com duas vitórias por 2 a 0 fora de casa e 8 a 0 no campo da Ferroviária.

Na 2ª fase, o time comandado por Edson Castro teve que buscar a classificação fora de seus domínios. Depois da derrota por 3 a 2 diante da sua torcida, atropelou o Saad em Avaré por 7 a 2.

Nas quartas de final, empate com o Cepe/Caxias em 2 a 2 no primeiro duelo disputado no Rio de Janeiro e goleada por 5 a 1 em Botucatu.

Outra semifinal – no outro confronto que vale uma vaga na final da Copa do Brasil, Santos e Pinheirense/PA se enfrentam também na cidade de Bauru, mas
no dia 26 de novembro, às 21 horas.

A decisão do título e 3° e 4° lugares do torneio está marcado para o Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembú, no dia 1° de dezembro.

Vale lembrar que a semifinal e final da Copa do Brasil, bem como a disputa da medalha de bronze, serão definidas em jogo único.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

Futebol Feminino de Botucatu promove 1° Sambanejo, dia 6

As atletas do Botucatu Futebol Clube promovem no próximo dia 6 de dezembro o 1° Sambanejo, que terá toda a renda obtida com a venda dos convites revertida para as jogadoras.

O evento será realizado na Associação dos Trabalhadores e Funcionários Públicos Municipais de Botucatu a partir das 11 horas.

Além do pagode e sertanejo ao vivo, haverá também um DJ tocando os sucessos do funk, black music, música eletrônica e muito mais, bem como estacionamento e segurança no local.

Os interessados em participar do 1° Sambanejo podem adquirir os convites a um valor de R$ 10,00 homens e R$ 5,00 mulheres nos pontos de vendas relacionados abaixo.

Serviço: 1° Sambanejo do Futebol Feminino
Local: Associação dos Trabalhadores e Funcionários Públicos Municipais de Botucatu

Avenida Mário Barbieri, s/n° - Cohab I [ao lado do Tiro de Guerra]

Pontos de venda dos convites:

Bar do Beiço – Avenida Vital Brazil, 314

Arte Presentes – Rua Curuzu, 188

Alojamento das atletas – Avenida Floriano Peixoto, 381

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

Exposição Admirarte segue até no domingo, no MAC

A esposição Admirarte, com trabalhos dos artistas da Uniart em desenho, fotografia, pintura, , escultura, modelagem e ceramica.segue até o próximo dia 28 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, na Avenida Dom Lucio, 755.

O funcionamento é de terça à sexta-feira, das 9h às 18 horas e aos sábados das 9h às 13 horas.

Mais informações: 3882-0133

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu


Botucatu firma parceria para criação da Agência Unesp de Inovação em Botucatu

O Prefeito Municipal de Botucatu, João Cury assinou na tarde de hoje [23] um acordo entre a Prefeitura e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho [Unesp] para a criação de uma Agência Unesp de Inovação [AUIN] no município. A parceria foi firmada com o representante da universidade Vanderlan da Silva Bozoni, durante a abertira do II Seminário Paulista de Inovação e Parques Tecnológicos, que foi realizado na tarde de hoje no auditório da Faculdade de Ciências Agronîomicas [FCA], na Fazenda Experimental Lageado.

A Agência Unesp de Inovação tem como objetivo transformação do conhecimento científico, técnico e tecnológico em inovação é estratégico para o desenvolvimento econômico e social do País.

Nessa linha, Agência Unesp de Inovação da Universidade Estadual Paulista [AUIN-UNESP] foi criado com a missão de gerir a política de proteção e inovação das criações intelectuais de titularidade da UNESP. Propõe-se a atender a demanda de solicitações de proteção ao conhecimento em todas as suas modalidades, bem como de sua efetiva exploração econômica.

Institucionalizado pela Resolução UNESP n° 44, datada de 20.07.2007, e nos termos da Portaria UNESP n° 424 de 26.09.2006, a AUIN vem atender a disposição da Lei de Inovação Tecnológica [Lei 10.973 de 02.12.2004] que determinou que cada ICT [Instituição Científica e Tecnológica] disponha de um núcleo próprio ou associado ao de outras ICT's.

Lei Paulista de Inovação - com o objetivo de intensificar a integração dos centros de conhecimento aos setores de produção por meio de incentivos diretos [autorização para utilização da infraestrutura de pesquisa existente, comercialização de patentes, licenças, remuneração aos inventores, apoio financeiro e até mesmo participação do Estado em sociedades de propósito específico, fundos de investimento e outros], a Lei Paulista de Inovação tem o propósito de criar a ambiência propícia para essa interação por meio de parques tecnológicos e incubadoras de empresas.


Estão também entre as inovações da Lei, a possibilidade de atuação do pesquisador público nos setores da produção [prestação de consultoria técnico-científica], previsão de mecanismos de apoio ao inventor independente e autorização ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas [IPT] e ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares [Ipen] para constituírem subsidiárias

Da Subsecretaria Municipal de comunicação e Informação de Botucatu