novembro 17, 2009

FMVZ/Unesp debate controle populacional de cães e gatos

Evento é voltado para toda a comunidade, incluindo alunos de graduação e pós-graduação e profissionais ligados às áreas de medicina veterinária e à saúde pública de Botucatu e região.

No dia 24 de novembro, a partir das 19h30, no anfiteatro da pós-graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, acontece uma mesa redonda sobre “Controle Populacional de Cães e Gatos”.

O debate é voltado para toda a comunidade, incluindo alunos de graduação e pós-graduação e profissionais ligados às áreas de medicina veterinária e à saúde pública de Botucatu e região.

O evento será moderado pela professora Maria Denise Lopes, do Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária.

Participarão do debate a médica veterinária Adriana Maria Lopes Vieira, que atua junto às prefeituras de Guarulhos e São Paulo e atualmente exerce a presidência da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo;  o professor Carlos Roberto Teixeira, do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da FMVZ e o médico veterinário Alfredo Lima, pós Doutorando do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da FMVZ.

O evento tem entrada franca.


Abertas inscrições para Miss Botucatu 2010

As inscrições já estão abertas para as interessadas em concorrer ao título de Miss Botucatu 2010. A seleção será no próximo dia 2 de dezembro, no Teatro Municipal de Botucatu.

Pela primeira vez o evento é promovido pela agência de modelos Mega Models Bauru, que detêm os direitos do concurso na região. As interessadas devem preencher a ficha de inscrição disponível no Teatro Municipal e no site da Prefeitura Municipal de Botucatu [ www.botucatu.sp.gov.br].

De acordo com o organizador do evento, Val Nogueira, as fichas devem ser entregues no Largo São José, 157, onde as meninas irão passar por entrevista seletiva. Só as aprovadas nesta primeira etapa pagam a inscrição no valor de R$70. ' Temos um regulamento rígido, por isso precisamos levantar todas as informações das possíveis candidatas', explica Nogueira.

Entre as exigências do Miss Botucatu está o fato da candidata ter 18 anos a partir de 1º de fevereiro de 2010 e no máximo 25 anos até 31 de dezembro do corrente ano, nunca ter sido casada e nem conviver maritalmente com pessoa do sexo oposto, não ter filhos e nunca ter dado à luz. Os organizadores também pedem que a candidata nunca tenham sido fotografada ou filmado em cena sensual, ter no mínimo 1,70m de altura e estar em perfeito estado de saúde.

De acordo com a organização, o julgamento da candidata selecionada será feito em dois momentos distintos. ' No dia do evento será feita análise técnica das selecionadas, para verificar problemas de pele, postura, cabelo, dentição, entre outras características, o que irá equivaler a 70% da nota final. No momento do desfile, vamos analisar charme, carisma e técnica da passarela,. Com as duas notas, teremos a média final', explica Nogueira.

A comissão julgadora será formada por um cirurgião plástico, agenciadores da Mega Models e patrocinadores do evento.As três primeiras classificadas assinam contrato com a Mega Models e a vencedora será inscrita para a etapa estadual do concurso.

Miss Botucatu 2010

02/12/2009
19h30

Teatro Municipal de Botucatu
Pça. Coronel Moura, 27 - Centro

Ingresso: 1l de leite para o Fundo Social de Solidariedade
Informações: [14] 3227-8142


Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

Sistemas Agroflorestais são discutitos em evento no dia 25 de novembro

Na próxima quarta-feira [25] será realizado o Dia de Campos de Sistemas Agroflorestais, no Sitio Alambari localizada no Bairro Santo Antonio de Sorocaba. O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Botucatu, por intermédio da Subsecretaria de Agricultura e Abastecimento, a Faculdade de Ciências Agronômicas [FCA], o Grupo de Agroecologia Timbó e o Instituto Giramundo.

O objetivo desta Dia é aproximar produtores rurais, técnicos agrícolas, engenheiros e estudantes das ciências agrárias para conhecerem a produção por meio do Sistema Agroflorestal que busca uma sustentabilidade econômica, social, legal e ecológica da propriedade rural, com melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas.

O produtor rural possui diversas vantagens com a plantação dos Sistemas Agroflorestais:
a]Otimiza as áreas agrícolas para geração de renda e multiplicar o modelo em outras propriedades;
b]Diversifica as fontes de renda para o agricultor com o consórcio de culturas agrícolas e florestais;
c]Assegura a produção de alimentos para as famílias em plena reserva legal sustentável com culturas anuais e perenes; obter produtos florestais e mel das abelhas;
d]Implanta a Reserva Legal como novo paradígma de sustentabilidade e obter serviços ambientais na pequena propriedade, com apicultura, aumento de biodiversidade, incremento da produção de água e belezas cênicas da paisagem rural.

Serviço:
Para outras informações sobre os interessados devem entrar em contato com a Subsecretaria Municipal da Agricultura com Andréia ou Márcio.
A Subsecretaria fica Rua Miguel Cioffi, n. 325 – Vila dos Médicos. Telefone: [14] 3882 9959.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação
de Botucatu


Escola de Botucatu vence campeonato de mini-planadores

A Escola Municipal de Ensino Fundamental [EMEF] Dr. João Maria de Araújo Junior conquistou neste sábado [14] o campeonato de mini-planadores, em São José dos Campos. A disputa envolveu 400 alunos de 38 escolas. Crianças de Gavião Peixoto e São José dos Campos terminaram em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Os participantes receberam orientações de engenheiros experientes e especialistas na área. 'Um pouco do conhecimento que a gente tem durante esse tempo que temos de empresa, acho que trazer para a escola para eles terem essa cultura de aeronáutica, coisa que não é qualquer universidade que ensina hoje no Brasil', observa o engenheiro Rodrigo Silva Maia.

Para desenvolver os projetos aeronáuticos foi necessário muito empenho. Por quatro meses, os alunos se envolveram com a contrução dos planadores ecologicamente corretos. Um trabalho que envolveu professores do ensino fundamental. 'Saindo da teoria para a prática. A questão da medida, peso, calculando distância, espaço, formas', avalia o professor de matemática Ambrósio Lourenço.

E para conquistar as alturas com planadores, não só o bom arremesso e o vento comandam a rota lá em cima. Em terra, o planejamento é fundamental para que eles não cheguem ao destino errado. Na oficina, os estudantes que participaram do campeonato no CTA [Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial] fazem todos os reparos necessários.

A competição teve 6 baterias. Em cada uma, a distância e o tempo de vôo do planador eram levados em conta na pontuação geral.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação


Jardim Cristina realiza Campanha de Prevenção de Cancêr de Próstata e Papanicolau

Os moradores do Jardim Cristina poderão realizar no próximo sábado [21], exames de prevenção ao câncer de próstata para os homens e examens de papanicolau para as mulheres. A campanha será realizada na Policlinica de Saúde do Jardim Cristina das 8h às 17h.

A Campanha de Prevenção do Câncer de Próstata será aberta à população masculina a partir de 40 anos de idade. Ao mesmo tempo acontecerá a Campanha de Prevenção do Papanicolau para todas as mulheres cadastradas na Unidade com faixa etária de 16 à 39 anos.

Já em seu quarto ano, a Unidade espera receber 180 homens e 50 mulheres. Através da detecção precoce para o câncer, é possível realizar os tratamentos sem que ele causa grandes transtornos para a vítima.

A Unidade trabalhará com agendamento para que as pessoas interessadas não fiquem muito tempo esperando para a consulta e as orientações necessárias. A Policlínica Jardim Cristina fica na rua José Miguel Salomão, s/nº – Cohab II. Contatos pelo telefone 3814-2696.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação


Ampliação em creche aumenta número de vagas para 500

A Secretaria Municipal de Educação inaugura nesta sexta-feira,20, a ampliação do Centro de Educação Infantil Horeste Spadotto, que passa a atender 350 alunos de 0 à 5 anos. Entre as mudanças estão a ampliação do refeitório, construção de 4 salas de aula, lavanderia, berçario, horta e palco para apresentações artísticas, além da adaptação nos banheiros, totalizando 880m² de área construída.

De acordo com a assistente técnica de ensino infantil, Eliane Granado, com a ampliação da creche, serão abertas 500 vagas na rede municipal infantil, com possibilidade de aumentar para 800 até o final do ano, quando serão entregues duas novas unidades. “ No início deste ano tínhamos uma fila de espera de 985 crianças, entre 0 e 3 anos, em busca de vaga, com o aumento será possível atender boa parte deste montante, além de oferecer oportunidades para alunos de 4 e 5 anos”, explica.

Na CEI Horeste Spadotto, a demanda contabilizada em agosto era de 26 alunos. Segundo Eliane Granado, as 110 vagas abertas na unidade vão ser divididas entre alunos de período integral, que devem receber 50 vagas, e interessados em estudar meio período, que devem preencher o restante da lista.

Histórico

O Centro de Educação Infantil Horeste Spadotto foi inaugurado em 6 de novembro de 1995 pelo Prefeito Jamil Cury. A creche atende 240 alunos entre 0 e 5 anos, de regiões próximas à Vila Ferroviária.

Inauguração

A solenidade de inauguração da ampliação será nesta sexta-feira,20, às 14h, na sede da CEI, localizada na Rua João Gottardi, 465, na Vila Ferroviária.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação


Banco de Leite e Cooperativa de Agentes Ambientais selam parceria

A cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu selou uma parceria com o Banco de Leite da Unesp, para recolhimentos e doação de frascos de vidro com tampa, que servem para armazenar leite humano. Em contrapartida os agentes receberão palestras sobre aleitamento materno.
O acordo foi firmado na última sexta-feira [13] e o programa recebeu o nome de 'Mão a Mão', e foi intermediado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rachel Cury, que desde o início do ano, é madrinha do banco de leite e promove através da entidade campanha para arrecadação de frascos.

Em agosto o Fundo Social de Solidariedade promoveu a arrecadação dos frascos para leite materno em escolas da rede municipal. Em duas semanas de Campanha, foram contabilizados 781 frascos de vidro com tampa plástica, indicados para armazenamento do alimento no Banco de Leite.

Para colaborar, os frascos de vidro com tampa [semelhantes aos de maionese] devem ser entregues na Prefeitura Municipal.

Da Subsecretaria Municipal de comunicação e Informação


Pedagogia Univesp/UNESP tem 5,9 candidatos por vaga

O primeiro vestibular de um curso de graduação oferecido no Programa Univesp já reúne números surpreendentes. É o que indicam os dados divulgados hoje pela Fundação para o Vestibular da UNESP (VUNESP), responsável pela organização do processo seletivo de Pedagogia Univesp/UNESP. A média é de 5,9 candidatos por vaga (c/v), número quatro vezes maior que a média nacional dos cursos de pedagogia privados ou públicos, que alcançam 1,3 c/v, de acordo com os últimos dados do Inep/MEC.

As 1.350 vagas de Pedagogia Univesp/UNESP representam um aumento de 21% no número total de vagas da UNESP. Os números também conferem um salto na oferta do curso de pedagogia nas estaduais paulistas, que quase triplica. Eram 745 vagas oferecidas pela USP, UNESP e UNICAMP; com Pedagogia Univesp/UNESP, são 2.095 vagas.

“Os números são ótimos, ainda mais considerando que este curso é restrito para professores em exercício”, adianta Carlos Vogt, Secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo e responsável pela coordenação do Programa Univesp. “Este processo seletivo tornou-se, aliás, o segundo maior concurso vestibular da UNESP”, revela Vogt, uma vez que o vestibular de meio de ano da instituição reuniu 7.939 inscritos para 630 vagas distribuídas por 15 cursos de graduação.

Se os dados iniciais trazem resultados positivos, o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior público também tem o que comemorar. “A expansão de vagas alcança a partir de agora uma dimensão prática, já que a cada ano teremos novos profissionais da educação em todo o Estado”, afirma Vogt, referindo-se à extensão do Programa Univesp, desenvolvido em 21 cidades -- capital, interior e litoral.

Candidatos com vagas
A relação candidato/vaga do novo curso Univesp/UNESP (5,9 c/v) é maior que a média c/v dos cursos de Pedagogia das três universidades públicas (5,1 c/v), de acordo com dados da Comvest/Unicamp 2010, da UNESP de 2010 e da FUVEST 2009 (os dados da FUVEST 2010 ainda não foram divulgados). E o número de candidatos inscritos para o curso de Pedagogia Univesp/UNESP (7.986) é o dobro do total de candidatos aos cursos presenciais de pedagogia nas três universidades estaduais (3.777). Especificamente na cidade de São Paulo, a relação candidato/vaga deste vestibular (15,81) é o dobro se comparada com o curso presencial de pedagogia da USP (7,7 c/v), de acordo com os dados da FUVEST de 2009.

Em relação à própria UNESP, cujo curso de pedagogia já é oferecido nos campi de Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto, a relação c/v do curso de Pedagogia Univesp/UNESP também é maior: na UNESP, a média é 3,5 c/v, de acordo com dados da UNESP de 2010.

Qualidade
Números à parte, o Programa Univesp comemora a estruturação do seu primeiro curso com formatação pedagógica definida. “O objetivo é ampliar o acesso de estudantes sim. Mas a mesma importância tem a qualidade do que estamos oferecendo aos estudantes”, afirma Vogt. É por isso que, neste caso, um planejamento pedagógico bem estruturado, aliado às novas tecnologias, deve aperfeiçoar ao máximo o aprendizado do aluno. “Os dados e as nossas propostas demonstram que estamos com uma excelente oportunidade de formar profissionais, afinados com a competência que a sociedade exige”, finaliza o secretário de Ensino Superior.

Vestibular de Pedagogia Univesp/UNESP em números

A oferta de vagas de graduação na UNESP aumentou 21% com as 1350 vagas oferecidas via Univesp. Eram 6374 vagas totais, com as novas inscrições serão 7724.

O número de vagas públicas em pedagogia nas estaduais paulistas quase triplicou. Eram 745 vagas oferecidas pela USP, UNESP e Unicamp. Com as 1350 vagas de Pedagogia Univesp/Unesp, são 2095 vagas de pedagogia nas estaduais paulistas.

O processo seletivo para o curso de Pedagogia Univesp/UNESP tornou-se o segundo maior concurso vestibular da UNESP, ao ultrapassar o número de vagas e de candidatos inscritos do vestibular do meio de ano. Neste caso, foram 630 vagas distribuídas em 15 cursos de graduação, totalizando 7020 inscrições pagas e 919 isenções (7939 inscritos).

A relação c/v de Pedagogia Univesp/UNESP (5,9) é aproximadamente quatro vezes maior do que a média nacional de relação C/V dos cursos de pedagogia (privados ou públicos, medido em 1,3), de acordo com os últimos dados do Inep/MEC. E isso mesmo sendo o curso de Pedagogia Univesp/UNESP restrito apenas a professores em atividade (em escola de educação infantil ou de ensino fundamental, médio ou profissional do Estado de São Paulo).


Banda “Giocondo Cordoni” é destaque em festival no Chile

A Banda Municipal de Laranjal Paulista, “Giocondo Cordoni” está participando do Festival Internacional de Bandas no Chile, realizado entre os dias 05 a 15 de novembro. Será em um total de 10 Concertos, em praças e igrejas de cidades como La Ligua, San Pedro de Melipilla, San Miguel e Santiago.

O festival existe há 14 anos, e é coordenado pelo brasileiro residente no Chile, Wanderlei Dias Souza, coordenador cultural da cidade de Peña Flor. Participam várias Bandas, de vários níveis da América Latina, como Peru, Argentina, Bolívia, Venezuela e Uruguai.

A Banda laranjalense, com seus 38 integrantes, está hospedada na cidade de La Ligua, há 160 km da Capital Santiago, e foi recebida por famílias chilenas, num grande intercâmbio cultural. Do Brasil, foram convidadas a Banda Filarmônica de Itajaí-Sc e a Banda Municipal de Laranjal.

Os músicos laranjalenses estavam muito ansiosos em conhecer um novo país com um povo culturalmente diferente, com a responsabilidade de representar e divulgar o nome da cidade. A prefeitura de Laranjal Paulista não mediu esforços para viabilizar a viagem, através das Secretarias de Cultura e Turismo, e Educação. Diversas empresas e instituições também apoiaram a turnê da Banda Municipal, demonstrando uma grande mobilização da comunidade em prol a este importante acontecimento. É a Banda Municipal “Giocondo Cordoni” levando ainda mais longe o nome e a cultura de Laranjal Paulista.

Avaré vai recuperar relógio de Sol

O Governo do Estado, através da Secretaria de Economia e Planejamento firmou convênio com a Prefeitura da Estância Turística de Avaré, no valor de R$ 207 mil, destinados à revitalização do Centro histórico.

O projeto, aprovado pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), prevê o restauro do Relógio de Sol, na Praça Juca Novaes, e da Praça Brasil-Japão, incluindo a implantação de um bulevar ligando os dois logradouros, pela Rua Major Vitoriano.

Obra do escultor Fausto Mazzola instalada em 1958, o Relógio do Sol será restaurado para preservação do patrimônio cultural avareense. Inaugurada em 1995, a Praça Brasil-Japão também receberá novo paisagismo e será incluída no roteiro turístico urbano.

Secretaria Municipal de Comunicação de Avaré



Avaré promove o projeto Vá ao Cinema

Desde o dia 03 de novembro e até o dia 06 de dezembro, o projeto "Vá ao Cinema", que é desenvolvido pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) está acontecendo em Avaré.

Dez mil ingressos, no total, estão sendo fornecidos para alunos (das Escolas Estaduais e Municipais) além de entidades carentes, Associações Moradores de Bairros, Clubes de Terceira Idade e similares para que as pessoas possam gratuitamente ir ao cinema e prestigiar a apresentação de filmes brasileiros inéditos.

O objetivo do projeto é facilitar o acesso dos alunos às produções cinematográficas que contribuam para formação critico reflexiva do jovem e adulto a ampliação de seu repertório cultural, o desenvolvimento da sua competência leitora e o dialogo entre o currículo escolar e as questões socioculturais mais amplas além de aumentar a oferta de atividades culturais de qualidade e formar platéias através da difusão e exibição das produções nacionais destacando a importância da arte brasileira

Para maiores informações sobre o Projeto basta acessar o site www.apaacultural.com.br ou entrar em contato com o celular do representante em Avaré do Projeto Antonio Natal Mantovani 14 – 8112-9318.

Secretaria Municipal de Cultura e Lazer do município


Prefeitura de Lençóis Paulista vai investir mais R$ 500 mil em complexos esportivos

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista retomou esta semana a execução de três obras que estavam paralisadas pela falta de recursos prometidos pelo Governo Federal. No mês de agosto, a prefeita Izabel Cristina Campanari Lorenzetti (PSDB), havia solicitado a agilização do envio de verbas por parte do Ministério dos Esportes durante a Oficina de Gestão Pública, realizada em Bauru.

Os convênios assinados pela municipalidade totalizam R$ 292,5 mil para a construção apenas das quadras poliesportivas previstas no projeto. Deste total, caberá à Prefeitura alocar recursos no valor de R$ 107,4 mil como contrapartida aos convênios. Além da contrapartida, a prefeita Bel Lorenzetti vai investir mais R$ 401,2 mil nos três complexos que serão construídos no Jardim Maria Luiza e nas Vilas Repke e Cruzeiro.

No Jardim Maria Luiza, o complexo esportivo será construído próxima a creche em uma área de 4,5 mil metros quadrados. O complexo terá duas quadras poliesportivas, mesas para jogos, bancos, sistema de iluminação e irrigação, playground e projeto paisagístico que inclui o plantio de grama, mudas de espécies nativas, frutíferas e ornamentais.

A praça também vai receber pisos com pavimentos inter-travados. “Esse tipo de piso pode absorver até 60% da água, dependendo do volume de chuva. Com isso, melhoramos a infiltração de água no subsolo”, explica Simone Dalbém, arquiteta urbanista da prefeitura.

Na vila Cruzeiro, o complexo será construído nos mesmos moldes do Jardim Maria Luiza. Localizada em uma área de 5,036 mil metros quadrados, a praça leva o nome do Diácono Germano Zimmerman. O Cruzeiro existente no local já foi realocado para outro ponto do complexo.

A comunidade da vila Repke também vai ganhar um espaço para a prática de esportes e lazer. O complexo será construído próximo a Ponte Maria José Scatola dos Santos e terá duas quadras poliesportivas, um campo de futebol, uma quadra para prática de vôlei de areia, pista para caminhadas, playground com mesas para jogos, sistema de iluminação. A Prefeitura vai recompor a mata ciliar existente no local.

Zoológico Municipal de Bauru inicia desassoreamento de lagoa

O Zoológico Municipal, órgão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, iniciou nesta terça-feira, 17/11, o processo de desassoreamento da lagoa existente no Parque. A previsão de conclusão do serviço é de cinco dias.

A lagoa tem oito metros de largura, seis de profundidade por 60 de comprimento e é utilizada para a produção de peixes e para os tanques de alguns animais. O trabalho está sendo realizado pelo Departamento de Água e Esgoto, que irá reutilizar a areia nas obras de assentamento dos interceptores de esgoto.

De acordo com o diretor do Zoo, Luiz Pires, esta é a terceira vez no ano que é realizado o desassoreamento da lagoa. No último trabalho foram retirados 160 caminhões de areia, que está vindo da erosão em uma área de preservação ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp).


Pardinho se prepara o 5º Fesmurp

Por Renato Fernandes

O Centro Cultural Max Feffer sedia rá entre os dias 27 e 29 de novembro, em Pardinho, o 5º Fesmurp (Festival de Música Raiz). Nos dois primeiros dias, 27 e 28, as atividades começam às 19 horas, o dia do encerramento terá o horário prolongado, com o início programado para as 16 horas.

No primeiro dia, a programação será aberta com a Orquestra de Violeiros de Pardinho, seguido pela apresentação dos 14 concorrentes, que disputam a primeira eliminatória do evento. Em seguida, a dupla Abel e Caim sobe ao palco para o encerramento.

No dia seguinte, sábado, dia 28, é a vez do grupo de dança Orgulho Caipira, mostrar ao público coreografias típicas do universo sertanejo, apresentação da segunda eliminatória do festival, com a participação de 18 concorrentes.


A eliminatória, acontecerá no domingo, dia 29, com show da Orquestra Feminina de Viola de Saia, Dança dos Santos Reis  apresentação dos classificados nas duas eliminatórias e show com Goiano e Paranaense.

Confira a relação de selecionados para as eliminatórias e data da apresentação:

•Dia 27:
João Moreno e Barbosinha - Guarulhos/SP;  Augusto Cezar e Gustavo- São Manuel/SP;  Horácio e Zé Mineiro - Pardinho/SP;  Rei do Mar e Pantaneiro -São Manuel/SP; Edson Rodrigo e Salviano - Jaú/SP; João Pedro e Gabriel- São José do Rio PReto/SP; Otávio e Geovane - Itaberá/SP;  Michelle e Karoline - Botucatu/SP;  Rio Bonito e Taquari / Botucatu/SP; Emerson e Kleber - Botucatu/SP; Bene Tavares e Francisco - Botucatu/SP; João Tavares e Edival Camargo - Botucatu/SP; Irmãos Ferreira - Bariri/SP e Billy e Benne - Botucatu/SP.

• Dia 28:
Paulo de Tarso e José Carlos - Itapui/SP; Denis e Danilo-Ilha Solteira/SP; Rancharia e Pratini-São José do Rio Preto/SP; Kleuton e Karen-Anapolis/GO; Fernando Viola e Diogo Ramos-Belo Horizonte/MG; Divanei e Manoel-Ícem/SP;
João Moreno e Silvinho-Pindamionhagaba/SP; Adriano Reis e Cuiaba-São José do Rio Preto/SP; Wando e Marcos Franco-Rancharia/SP; Denil e Diney-Assai/PR; Rafael Violeiro e Rio Pretense - Paulo de Faria/SP; Trio Maracai - Astorga/PR; Zé moreno e Juliano - Mirassol/SP; Kassiano Marques e Alessandro - Botucatu/SP; Victor Hugo e Gustavo - Mirassol/SP; Lucas Reis e Renato - Uberlândia/MG; Ricardo Moises e José Vitor - São José do Rio Preto/SP e Pedro Carreiro e Fabiano - Teodoro Sampaio/SP.

Informações no blog: www.fesmurp.blogspot.com .


Bazar de Natal do Jardim da Infância Florescer, dia 29

O Jardim da Infância que aplica a metodologia de ensino Waldorf, Florescer, promoverá no dia 29 de novembro, das 14 às 19 horas, um “Bazar de Natal”, onde serão oferecidos aos visitantes atividades diversas.

Os participantes poderão se deliciar com quitutes variados no Café Concerto, conciliando a isso a aquisição de peças de qualidade.

O forte do bazar é a comercialização de trabalhos manuais, como brinquedos educativos, enfeites de Natal, livros, dentre outros.

Além disso, também serão desenvolvidas oficinas variadas, entre elas: vela para adultos e crianças, exposição pedagógica e contação de história.

A proposta dos educadores envolvidos com o bazar é proporcionar a oportunidade da aquisição de presentes especiais, e também promover uma agradável tarde de cultura e lazer, aproximando a comunidade da escola, que fica na Rua Cardoso de Almeida, nº 515, Centro.

Durante muitos anos, o Jardim Florescer era a extensão da Escola Aitiara no centro da cidade. Devido a uma série de questões, a escola ganhou independência e hoje é uma instituição de ensino à parte.

Informações pelo telefone: (14) 3815-5648.

Selo Negro insere temas afro-brasileiros no mercado editorial

Conquista da militância pelos direitos civis dos negros, a Lei nº 10.639/2003, tornando obrigatório o ensino de História da África e do legado africano à cultura brasileira, veio completar os principais objetivos da Selo Negro Edições: a publicação de obras mostrando que as histórias e as culturas africanas e afro-brasileira dizem respeito não apenas aos descendentes de africanos, mas ao Brasil como nação.

Mas a Selo Negro Edições, selo do Grupo Editorial Summus, não aproveitou a esteira da promulgação da lei, em 2003, para lançar suas obras. Criada em 1999 para atender a essa demanda de mercado, o selo vem produzindo livros que suprem, com informações de qualidade, as necessidades dos afro-brasileiros nas áreas de história, sociologia, educação, política e literatura. Além disso, a editora coloca em evidência trabalhos de professores e pesquisadores que ajudam a diminuir o preconceito e melhoram a autoestima dos negros brasileiros. Embora foquem esse público, as obras também são destinadas a todos os leitores que desejam compreender melhor o mosaico étnico brasileiro.
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, um trabalho que a Selo Negro Edições realiza há dez anos com a publicação de obras sobre as histórias e a culturas africanas e afro-brasileiras
Desde a criação, já foram publicadas 37 obras, individuais e coletivas, produzidas por 118 autores que abordaram temas como educação, sociologia, religião, política e ficção histórica. Só este ano, foram criadas duas coleções – Retratos do Brasil Negro e Consciência em Debate – voltadas principalmente para estudantes e professores. Coordenadas por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, elas têm o objetivo de abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra e debater temas prementes da sociedade brasileira, tanto em relação ao movimento negro como no que concerne à população geral.

A coleção Retratos do Brasil Negro traz as biografias de três grandes personalidades negras: "Nei Lopes” (escritor, cantor e compositor), "Sueli Carneiro” (intelectual, militante e fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra) e "Abdias Nascimento” (intelectual, escritor, artista e ativista). As obras foram escritas, respectivamente, pelos jornalistas Oswaldo Faustino, Rosane da Silva Borges e Sandra Almada.

Já a coleção Consciência em Debate aborda temas como a implementação de ações afirmativas, a educação antirracista, e o respeito às diferenças. Os primeiros volumes são "Políticas públicas e ações afirmativas”, do sociólogo Dagoberto José Fonse¬ca, e "Relações raciais e desigualdade no Brasil”, da pesquisadora Gevanilda Santos. Novos volumes das duas coleções têm publicação prevista para o ano de 2010.

Outros destaques da Selo Negro são as coleções Sankofa e Memória Afro-Brasileira, que resgatam e atualizam o conteúdo de pesquisas e reflexões sobre o passado dos povos africanos. Organizada pela professora Elisa Larkin Nascimento, a coleção Sankofa tem quatro volumes de estudos aprofundados sobre a África, que oferecem um rico elenco de informações e uma perspectiva inovadora. São eles: A matriz africana no mundo, Cultura em Movimento, Guerreiras de natureza e Afrocentricidade.

Os textos da coleção levam assinaturas de peso. Neles, estão, entre outros, o historiador afro-americano Molefi Kete Asante, principal teórico do afrocentrismo contemporâneo; os africanos Anani Dizidzieyo, sociólogo ganense, radicado nos EUA; Michael Hamenoo, também de Gana, e os angolanos Francisco Romão da Silva e Ismael Diogo. Integram também o elenco de autores, Carlos Moore, etnólogo afro-cubano, doutorado pela Universidade de Paris; os afro-brasileiros Edna Roland, Joel Rufino dos Santos, Nei Lopes e Sueli Carneiro, entre outros. A série reproduz, também, textos das já falecidas Beatriz Nascimento e Lélia Gonzalez, docentes fundadoras do Sankofa.

Organizada por Vagner Gonçalves da Silva, a série Memória Afro-brasileira é composta por três volumes: Caminhos da Alma, Artes do Corpo e Imaginário, cotidiano e poder. Os autores são antropólogos de vários estados do país: Beatriz Góis Dantas, Emerson Giumbeli, Jocélio Teles dos Santos, Maria do Carmo Brandão, Norton Corrêa, Raul Lody, Rita Amaral, Roberto Motta e Sergio Ferretti.



Vereador Bittar pede retorno de restos mortais de Frei Fidélis a Botucatu

Foi aprovado, na última sessão da Câmara Municipal, um requerimento de autoria do vereador Dr. Bittar (PcdoB), que solicita a Coordenadoria da Região Pastoral, a transferência dos restos mortais do Frei Fidélis, bem como estudar a viabilidade da transferência de seus restos mortais para Botucatu, além de se construir em um local determinado pela Igreja, espaço para a visitação pública com a devida identificação e dados históricos sobre sua vida e obra.

O vereador explica seu pedido. “Os restos mortais do Frei Fidélis (Bernardo Mott), da Ordem dos Frades Menores Capuchinos, foram transferidos para São Paulo e sepultados em Sapopemba (SAIBA MAIS CLICANDO AQUI), local onde a Ordem religiosa mantém uma Igreja no qual são sepultados os Frades do Estado. A obra do Frei Fidélis foi extremamente importante para a história de Botucatu e sua memória continua sendo considerada pelos botucatuenses como um patrimônio imaterial. Frei Fidélis era cidadão botucatuense por título conferido pela Câmara Municipal e, pelas obras realizadas em nosso município e pela Igreja, merece reconhecimento e homenagem, por isso, peço que seus restos mortais sejam transferidos para Botucatu”, informa Bittar.

O requerimento do parlamentar do PC do B é direcionado ao Guardião do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, Frei Constantino Bombo, e ao Ilustríssimo Senhor Coordenador da Região Pastoral 1, Cônego Marcos Paulo de Campos.

4º Cinefantasy (Festival de Curtas Fantásticos) divulga vencedores

A cerimônia de premiação do 4º Cinefantasy – Festival Curta Fantástico foi realizada nesta segunda, 16 de novembro, em São Paulo.

Na cerimônia foram anunciados os vencedores do Prêmio do Público, Melhor Curta de Horror, de Ficção Científica, de Fantasia, Melhor Direção, Melhor Criatura, Melhor Maquiagem, Melhor Efeito, Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro, além dos prêmios Estimulo Estudante e Amador para os concorrentes brasileiros
Gato, de Joel Caetano foi o grande vencedor desta edição
O Festival Curta Fantástico é hoje o principal evento no país dedicado aos curtas-metragens fantásticos (horror, ficção-científica e fantasia).

Patrocinado pelo Banco do Brasil e pelo ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o 4ª Festival Curta Fantástico conta com os apoios da Prefeitura da cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

Lista dos Vencedores do 4º Cinefantasy

Melhor Curta pelo Júri Popular – Gato - Joel Caetano - São Paulo/BR-Brasil
Melhor curta de horror – El Hombre de La Bolsa - Pedro Cristiani - Buenos Aires/ARGENTINA – Argentina
Melhor curta de Ficção Científica – Forecast - Erik Courtney - Califórnia/EUA – EUA
Melhor Curta de Fantasia – DVD – Ciro Altabás - Madrid/ESPANHA – Espanha
Prêmio Estímulo Estudante – Romance.38 - Vinícius Casimiro e Vitor Brandt - São Paulo/BR – Brasil
Prêmio Estímulo Amador – A Última Noite - Guilherme Rezende - Rio de Janeiro/BR – Brasil
Melhor Direção – Porque Hay Cosas Que Nunca Se Olvidan - Lucas Figueroa - Madrid/ESPANHA – Espanha
Melhor Criatura – El Hombre da La Bolsa - Pedro Cristiani - Buenos Aires/ARGENTINA – Argentina
Melhor Maquiagem – Fun on Earth - Jesse Gordon - Califórnia/EUA – EUA
Melhor Efeito – Silêncio e Sombras - Murilo Hauser - Paraná/BRASIL – Brasil
Melhor Trilha Sonora – Next Floor - Denis Villeneuve - Quebec/CANADÁ – Canadá
Melhor Roteiro – Manual Prático Del Amigo Imaginário - Ciro Altabás - Madrid/ESPANHA – Espanha
Menção Honrosa Horror – A Break The Monotony  - Damien Slevin – AUSTRALIA
Menção Honrosa Roteiro – Romance.38 - Vinícius Casimiro e Vitor Brandt - São Paulo/BR - Brasil

Mais informações podem ser acessadas através do website:  www.cinefantasy.com.br