novembro 10, 2009

Duratex promove educação ambiental e leva para crianças

Dia 12 de novembro (quinta-feira) Botucatu (SP) será surpreendida com a chegada de um teatro ambiental itinerante que durante 13 dias promete movimentar o dia a dia de centenas de crianças das escolas públicas e de entidades sociais da cidade, que foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação.

Uma grande tenda será montada no Espaço Cultural para abrigar um palco onde personagens buscam saber o real significado da palavra sustentabilidade. 

A ação educativa é parte do projeto “Um Mundo Sustentável”, que já percorreu diversas cidades brasileiras com o espetáculo que tem como objetivo discutir com as novas gerações temas tão importantes como o da preservação do meio ambiente.

Patrocinado pela Duratex, em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Polícia Militar Ambiental de São Paulo, cada sessão contará com a presença de 200 crianças com idade entre 10 e 12 anos.  

O caráter lúdico da peça contribui para que os pequenos aprendam se divertindo. Após cada espetáculo, os atores se juntam aos alunos para conversar e realizar oficinas com materiais ligados ao tema. 

Depois de Botucatu será a vez das crianças das escolas públicas de Agudos terem a oportunidade de entrar no mundo mágico criado por Manuela, a personagem principal da história, que só consegue entender o real significado do conceito sustentabilidade depois de vencer desafios e de encontrar personagens que têm conhecimento sobre questões ambientais, sociais e econômicas capazes de decifrar o que é sustentabilidade. Em Itapetininga, o evento aconteceu de 28 de outubro a 7 de novembro.

Ficha Técnica:
Realização: Bellini Cultural
Texto: Desenvolvido em parceria com a USP (Universidade de SP)
Coordenação e Direção: Marco Antônio Guerreiro
Promoção: DURATEX, Prefeituras Municipais e Polícia Militar Ambiental de SP
                
Agenda:
Botucatu:
Data:  12 a 23.11.09
Local:  Espaço Cultural
Agudos:
Data:  26.11.09 a 7.12.09
Local:  antigo Tiro de Guerra


Fique Sabendo: Saúde promove teste rápido de AIDS

Na próxima segunda-feira, 16, começa em todo estado a maior campanha para diagnóstico precoce do vírus HIV. O Fique Sabendo é uma ação de incentivo ao teste de AIDS.

A meta é reduzir para 15% o diagnóstico tardio de HIV e aumentar em 100% a população testada para o vírus, pelo menos uma vez na vida, até 2012. De acordo com o Ministério da Saúde, o resultado antecipado é importante para que o tratamento tenha eficácia, evitando complicações, assegurando maior qualidade de vida às pessoas infectadas pelo vírus.

Em Botucatu, a campanha será promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids. Como parte das atividades haverá coleta de sangue para investigação do HIV em todas as unidades de saúde do município e no Centro de Aconselhamento e Testagem até 1º de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional de Combate à AIDS.

As coletas começam neste sábado,14, nos eventos de saúde realizados no Jardim Iolanda “Dia de Viver Bem” e Bairro Monte Alegre, promovido pela Unidade de Saúde da Família de Rubião Júnior.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Antônio Luiz Caldas Júnior, a intenção é triplicar o número de testes neste ano em relação ao ano passado, quando foram registrados 300 exames. “ Vamos focar também a população masculina, já que tivemos maioria feminina na última campanha”, explica.

Para atingir os objetivos, a Secretaria pretende promover durante todo o período atividades culturais, teatros nas Unidades de Saúde e nas escolas para adolescentes, palestras, pedágios, oficinas de prevenção em grupos, aconselhamento e teste rápido em algumas empresas.

Serviço

Campanha Fique Sabendo
Teste rápido
Unidades Básicas de Saúde
diariamente- 8h às 16h
Centro de Aconselhamento e Testagem
diariamente- período matutino
quarta-feira- 14h às 20h
Rua Gaspar Ricardo, 181, V. Lavradores


Botucatu terá banco de alimentos em 2010

A Caixa Econômica Federal liberou na última semana R$ 450 mil para construção do Banco de Alimentos em Botucatu. O projeto foi aprovado em agosto pelo Governo Federal e a Secretária de Assistência Social, Maria Della Coleta, só estava esperando pela assinatura do convênio para dar início a execução do projeto.

O local, instalado no antigo matadouro municipal, servirá para armazenar e distribuir todos os tipos de alimentos provenientes de doações feitas ao Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria de Assistência Social, entre outros.

De acordo com Maria Della Coleta o Banco terá que passar por outras 3 etapas para entrar em funcionamento:a licitação para execução, a reforma do prédio e o início das operações.

A Secretaria Municipal de Agricultura será responsável por gerenciar todo o Banco de Alimentos. Segundo o diretor de Agricultura Márcio Campos, os alimentos passarão por uma rigorosa análise antes de serem estocados, além disso, o diretor salienta que pretende firmar parcerias com produtores rurais e empresários do ramo alimentício para viabilizar doações para o Banco.

A iniciativa do Banco de Alimentos “Panela Cheia” faz parte de um projeto do Ministério do Desenvolvimento Social e em Botucatu vai ser mantido pela Secretaria de Assistência Social, Agricultura, Educação e Fundo Social de Solidariedade.


Abertas as inscrições para 1ª Semana de Artes Visuais de Bauru

A Associação dos Artistas Plásticos Visuais de Bauru será criada durante a realização da Semana de Artes Visuais que vai realizar-se entre os dias 16 e 20 de novembro, nas dependências do antigo “Casarão”, localizado na rua Antonio Alves, esquina com a rua Ezequiel Ramos. Para participação na Semana, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, as inscrições estão abertas aos interessados no horário comercial, no próprio local, à rua Antonio Alves, nº 09-10, centro da cidade. Esta é a primeira atividade aberta ao público ligado às artes visuais promovida no Casarão, construído em 1938, por Alfredo Fígaro. O Casarão guarda afrescos e pinturas antigas de autores ainda desconhecidos.

A I Semana de Artes Visuais, desenvolvida no espaço, terá a participação de especialistas que vão ministrar palestras, oficina e mostra fotográfica, distribuídas durante os dias de realização da atividades programadas a partir das 14h30, no local. Oficina de criação e aplicações de Stencil, palestra sobre a Casa, Movimento Art Nouveau e Alquimia do artista, são alguns dos assuntos em evidência durante a Semana, que inclui realização de um encontro de artistas plásticos e a consequente criação da Associação dos Artistas Visuais de Bauru.

Participam da Semama como palestrantes e instrutores de oficina a agente cultural Elizete Maria Barro, com prática em pinturas decorativas e murais; Paulo Barreto, arte educador, especializado em ilustração botânica e palestrantes, profª.drª. Joedy Luciana Bamonte (“Casa Ponce Paz”- Um Respiro para as Artes Visuais); artista plástica Ivelize De Agostini, especializada em escultura pela Escuola Lorenzo De Médici e Museologia pela Universitá Internazionale dell'Arte, ambas de Florença (Itália), com a palestra “Alquimia do Artista”; profª.drª Paula da Cruz Landim, livre docente em Design de Produto, na Unesp/Bauru, com estágio na Universidade de Artes e Design de Helsinque, Finlândia, que ministra a palestra “Movimento Art Nouveau” e, no dia 19, palestra sobre pinturas murais antigas e modernas do Estado de São Paulo, com a profª.drª Regina Andrade Tirelo, especialista em Restauração de Sítios e Monumentos Históricos pelo Istituto degli Ingegneri della Toscana de Florença.

Programação da I Semana de Artes Visuais de Bauru

16 a 19 de novembro - das 9h00 às 11h30
Oficina – Técnica de Stencil – Criação e Aplicações
Elizete Maria Barro e Paulo Barreto

16/11 – segunda-feira – 14h30
Palestra: Um Respiro para as Artes Visuais
Profª Drª Joedy Luciana Barros Marins Bamonte

17/11 -terça-feira – 14h30
Palestra – Alquimia do Artista
Ivelize DeAgostini

18/11 – quarta-feira - 14h30
Palestra – Arte, Técnica e Tecnologia : O movimento Art Nouveau\; Interfaces entre Arte, Arquitetura e Design
Profª Drª Paula da Cruz Landim

19/11 – quinta-feira – 14h30
Encontro de Artistas Plásticos e criação da Associação de Artistas Visuais de Bauru

20/11 – sexta-feira – 14h30
Palestra: - Pinturas Murais Antigas e Modernas do Estado de São Paulo: Conhecer para Preservar
Profª Drª Regina Andrade Tirello

Da Prefeitura Municipal de Bauru

São Manuel terá concurso natalino

O concurso Natal Iluminado 2009, que será realizado pela Diretoria Municipal de Turismo e Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural irá desenvolver um concurso de decoração natalina que premiará as fachadas, as vitrines e ainda irá escolher o Papai Noel.

As fachadas deverão concorrer nos quesitos: originalidade e criatividade, harmonia e estética do conjunto, iluminação, cores e formas, impacto visual da decoração diurna e noturna, utilização de material reciclável e complexidade na técnica de confecção. O Papai Noel será avaliado nos itens: originalidade e criatividade, complexidade na confecção e animação.

O período de inscrições irá de 10 de novembro a 10 de dezembro no prédio da Prefeitura de São Manuel (recepção). O julgamento será realizado de 12 a 15 de dezembro e a premiação ocorrerá no encerramento do “Paz Natal”, que é realizado pela Diretoria Municipal de Cultura durante o mês de dezembro e conta com a apresentação de corais da cidade.

O regulamento completo bem como as fichas de inscrições podem ser retirados na Prefeitura Municipal de São Manuel.

Também para este ano, a Diretoria de Cultura prepara uma ornamentação diferente para o Natal da cidade, que será decorado com materiais recicláveis, desenvolvidos por algumas entidades assistenciais do município. A decoração poderá ser visualizada a partir do início do próximo mês de dezembro, em diversos pontos da cidade.

Da Prefeitura Municipal de São Manuel



Projeto Revisteca será instalado em Botucatu

A Biblioteca Municipal e três projetos socioeducativos vão receber na próxima semana estantes de revistas e gibis doados pela Editora Abril. As revistecas são compostas por cerca de 70 exemplares voltados para público adulto, jovem e infantil, que serão trocados a cada 3 meses.

Inicialmente foi firmado contrato de 1 ano com a editora para instalação das estantes nos projetos socioeducativos do Parque Imperial, Monte Mor, Jardim Aeroporto e Biblioteca, podendo ser prorrogado para outros locais, dependendo do bom desenvolvimento das atividades.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Maria Della Coleta, a intenção é despertar o interesse pela leitura em cerca de 280 crianças e adolescentes atendidas pelos projetos, além dos mais de 50 usuários diários da Biblioteca Municipal. “ As revistecas serão mais uma ferramenta para incentivar a leitura e desenvolver a cidadania”, explica.

O evento de entrega do projeto em Botucatu será na próxima segunda-feira,16, às 16h, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Cardoso de Almeida, 555.

O projeto Revisteca

O objetivo da Editora Abril é promover o incentivo à leitura entre crianças e adolescentes. Em 2009, a ação já ultrapassou a marca de 430 unidades e a previsão é que, até o final do ano, sejam implantadas mais 45 espaços de leitura de publicações Abril. No total, a iniciativa já está presente em mais de 400 cidades em todas as regiões do Brasil.
São beneficiadas entidades voltadas ao desenvolvimento educacional, como escolas, centros culturais, hospitais que atendem crianças, instituições de reeducação social para jovens, entre outros.

Veja as publicações que compõem a Revisteca:


Veja; National Geographic; Viagem e Turismo; Bravo!; Capricho; História; Superinteressante; Mundo Estranho; Saúde é Vital; Vida Simples; Bons Fluídos; Estilo; Manequim; Elle; Claudia; Casa Claudia; Boa Forma; Exame; Você S/A; Arquitetura e Construção; Recreio; Witch; Quadrinhos; Aventuras Disney; Pinte Legal; Princesas; Power Ranger; e os Especiais.


McDonald´s Botucatu Team participa do maior torneio de golfe beneficente do país

A equipe McDonald´s Botucatu Team será representada pelos jogadores de golfe Cleber Bertero e Ricardo Vozza no VI Invitational Golf Cup, maior torneio de golfe beneficente do país. O torneio acontece durante todo o dia 11 de novembro de 2009, na Fazenda da Grama em Itupeva, SP

Organizado pela Martin-Brower, em prol do Instituto Ronald McDonald, o evento conta com o patrocínio de empresas como McDonald's, além do apoio da Aon, BMW, Braslo, Coca-Cola, Santander, TIM, Oracle, Banco Alfa entre outras. Para o jogador Cleber Bertero, que atua também do SPFC Golf Club, primeiro time de futebol a ter equipe de golfe, os convidados e empresas que participam do torneio vão aproveitar momentos de lazer e dar suas tacadas solidárias.


Bloco carnavalesco de Pardinho premia colaboradora com televisor LCD de 32”

Dez dias antes do carnaval de 2009, um grupo de amigos foliões se uniram para criar o bloco carnavalesco “Latrina”, e conseguiu desfilar nas ruas da cidade de Pardinho, com aproximadamente 130 pessoas, com camisetas personalisadas, samba enredo e fantasias.

Os autores intelectuais do bloco decidiram se preparar para o próximo carnaval e formaram uma comissão de aproximadamente 30 pessoas.

Para incentivar os colaboradores, o grupo sorteou, um televisor de 32”, marca Sony, que saiu para Adriana Franzolin, de Itatinga.


Para o próximo carnaval, o bloco pretende desfilar com aproximadamente 300 foliões, entre eles integrantes de Botucatu, Itatinga e Pardinho.

Para garantir o sucesso da inciativa, os carnavalescos trabalham na preparação de vários eventos para arrecadar recursos.
Os organizadores antecipam que as novas camisetas já estão em fase de acabamento. Além disso, os foliões também terão Rei Momo, carro alegórico e carro de som próprios.



McDonald’s celebra a amizade no mês de novembro

O clima de amizade tomará conta de todos os restaurantes McDonald’s do Brasil. Nesse mês, entra em cartaz o McLanche Feliz “Traga um Amigo”, campanha que celebra os bons momentos compartilhados entre os clientes da marca. Para incentivar o encontro entre amigos nos 566 restaurantes da rede no Brasil, a empresa vai oferecer um desconto especial: na compra de um McLanche Feliz, o do amigo sai pela metade do preço.

 As surpresas oferecidas são as que já fizeram sucesso entre os clientes neste ano como As Meninas Superpoderosas: Geração Z, Little Pet Shops, Uma Noite no Museu 2, Transformers e Spiderman, entre outras.

 “Essa campanha vai possibilitar o encontro de pessoas de todas as idades: pais e filhos, colegas da turma da escola e outras amizades. É um convite para amigos compartilharem bons momentos e experiências dentro do McDonald’s”, garante o diretor de planejamento de marketing da Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald’s na América Latina, Roberto Gnypek.

 O McLanche Feliz permite 60 combinações. A combinação que divulga a promoção é a de McNuggets, Del Valle sabor Uva e Cenouritas do Ronald McDonald. Entre as opções, o cliente pode combinar água de coco, água mineral, Del Valle (sabores laranja, frutas vermelhas e maracujá) ou refrigerantes 300 ml com Cheeseburguer, Hambúrguer ou McNuggets e tendo como complementos McFritas no tamanho pequeno ou Cenouritas. A refeição também pode ser complementada com uma maçã.
Sobre o McDonald’s Brasil

A marca McDonald’s é líder no segmento de alimentação fora de casa e conta com 566 restaurantes e 58 unidades de McCafé. Há 30 anos atuando no Brasil, a rede está presente em 140 cidades, localizadas em 22 estados e no Distrito Federal. Na América Latina, a marca é operada pela empresa Arcos Dourados, de capital latino-americano e detentora da maior franquia McDonald’s no mundo, com 1.700 restaurantes distribuídos em 19 países da região. Em 2008, foram atendidos 1,6 milhão de clientes por dia no Brasil, com faturamento de R$ 3,3 bilhões, que representou um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. Esses números garantiram a primeira posição em vendas na América Latina e a oitava posição no ranking global da corporação. A rede é uma das maiores empregadoras privadas do Brasil, com mais de 48 mil funcionários, entre restaurantes próprios e franqueados, e uma das que oferecem mais oportunidades de primeiro emprego. Em 2009, a empresa foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar pelos dois principais indicadores desse quesito no país, Great Place to Work e Guia Você S/A|Exame.

FMB/Unesp abre inscrições para exame de transferência em Medicina e Enfermagem

Serão cinco vagas em aberto para os dois cursos oferecidos pela Faculdade de Medicina. Candidatos devem se inscrever unicamente pela internet

Estão abertas, de 23 a 26 de novembro, as inscrições para o processo seletivo de transferência para os cursos mantidos pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). Ao todo são cinco vagas em aberto, sendo quatro para Medicina e uma para Enfermagem.

O candidato interessado pode fazer a inscrição através do site da FMB (www.fmb.unesp.br/instituicao/concurso.php), onde também estão disponibilizados os editais para os referidos cursos. Após o preenchimento da ficha online, o candidato receberá um aviso de que a efetivação da inscrição está condicionada ao envio dos documentos exigidos (com data de postagem até 26 de novembro).

As transferências para os dois cursos serão viabilizadas de acordo com adaptações curriculares necessárias, conforme aprovado pelos Conselhos de curso e pela Congregação da FMB; aprovação em pelo menos 50% das disciplinas cursadas na instituição de origem; ao aproveitamento de três disciplinas e ao encaminhamento da documentação exigida.

Tanto para Enfermagem quanto Medicina são exigidos os seguintes documentos para a participação no processo seletivo: xerox da cédula de identidade e do CPF, original do documento que comprove a regularidade da matrícula do curso em questão junto a instituição de ensino para o ano letivo de 2009, original do boleto bancário referente ao pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 39.

As provas, tanto para Enfermagem quanto Medicina, acontecerão dia 13 de dezembro, na Central de Salas de Aula do Instituto de Biociências, no campus de Rubião Júnior da Unesp. O resultado será divulgado dia 15 de dezembro no site da FMB ou através do Diário Oficial do Estado. No caso de empate acontecerá novo exame no dia 12 de janeiro.

Informações complementares podem ser obtidas na Seção de Graduação da FMB através do telefone (14) 3811-6269 ou pelo email graduacao@fmb.unesp.br. O canal também pode ser usado caso ocorra problemas com as inscrições.

Notívagos Burlescos aluga espaço próprio

Por Renato Fernandes

Um dos mais atuantes grupos de teatro da atualidade botucatuense, a Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos, alugou o segundo andar do prédio localizado na Rua Pedro Amando de Barros, nº 181, Bairro Alto, para a realização de ensaios, oficinas e, futuramente, apresentações.

Robert Coelho, diretor da Quadrilha, explica que esse é um movimento natural e comum entre as companhias que estão em crescimento. “Somos, em média, 50 pessoas, e os ensaios e encontros sempre foram agradáveis, mas problemáticos. Tínhamos que achar um lugar, avisar o pessoal e carregar o material de um lado para outro. Agora, ficou tudo mais fácil, temos um espaço para guardar todo o material, podemos vir na hora que quisermos e sair quando dá”, explica Coelho.


A casa antes era ocupada pela Associação da Terceira Idade Feliz, e permaneceu fechado por aproximadamente 2 anos. “Estávamos em busca de um espaço desde o início do ano. Surgiu esse local, negociamos valores e em setembro entramos no prédio. Foram necessárias algumas reformas pequenas e uma ampla limpeza. Em outubro, transferimos todas as oficinas e demais atividades do grupo para cá”, diz Coelho.

Agora, a preocupação do grupo está na manutenção do prédio. Para conseguir recursos e parcerias, foi fundada a “Associação Notívagos Burlescos”. “Todos os atores são associados e contribuem com um pequena taxa mensal. Através da entidade, também poderemos estabelecer parceria com a iniciativa privada e disputar editais da Secretaria e Ministério da Cultura”, antecipa.

Apesar de já estar recebendo os atores para ensaios, o espaço ainda precisa de reparos variados para que concretize a segunda meta do grupo; a realização de apresentações no local. “Efetivamente, ainda não fomos atrás de apoiadores, mas já estamos em negociação com a ASU (Associação dos Servidores da Unesp), que possue alguns móveis para escritórios, e com a Associação Paulista de Medicina. O prédio necessita de uma pintura interna, reparos em algumas paredes e no telhado, dentre outras necessidades básicas para receber público”, justifica.

Em busca de recursos o grupo apresentará, no dia 12 de novembro, o espetáculo “Notívagos em Cena”, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, às 20h30. Ingressos custam R$ 10.
Informações e parcerias pelo telefone: (14) 9125-2558.