outubro 29, 2009

Força-tarefa transplanta árvore de avenida em Bauru

Mais de 20 funcionários e máquinas das Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Obras e DAE integraram uma força-tarefa, nesta quarta-feira, 28/10, para transplantar uma Copaíba localizada na Avenida Comendador José da Silva Martha. A árvore foi retirada do seu local de origem por se encontrar no trecho de duplicação da via.

“A Copaíba é uma espécie nativa, do cerrado. Não chega a ser uma espécie em extinção, mas estamos tentando garantir a sua sobrevivência. Por isso esse trabalho”, disse o prefeito Rodrigo Agostinho, que acompanhou a ação de perto juntamente com os secretários Valcirlei Silva (Semma) e Eliseu Areco Neto (Obras), e participaram ativamente.

Os trabalhos tiveram início por volta das 7 horas e só foram concluídos no início da tarde. A Copaíba foi transplantada para a Praça Jornalista Álvaro Monteiro de Carvalho, que fica na Rua Júlio Rodrigues Horta, quadra 1, próximo à futura rotatória com a linha férrea.

De acordo com o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Valcirlei Silva, os trabalhos de remoção começaram no início de setembro. “Iniciamos os preparos do transplante com o corte de algumas raízes e a formação de um torrão para protegê-las durante o transporte. Depois foi realizada a poda de galhos antigos”, explica o secretário.

Durante a ação, os agentes de trânsito da Emdurb permaneceram no local para orientar o trânsito.


Carnafacul Fantasy chega em Araras com a Banda 'A Zorra'

No dia 06 de novembro, sexta-feira, a Mac10 Produções realiza na cidade de Araras, interior de São Paulo, a mais uma edição do Carnafacul, o maior evento universitário do Brasil e a terceira realizada pela franqueada. Como não poderia deixar de ser, o evento vem com uma novidade inovadora sendo o primeiro Carnafacul em clima de festa a fantasia. O local do show será o Parque Ecológico, a partir das 22hs. Entre as atrações estão dois trios elétricos, O Demolidor e a Lata Elétrica, ambos em movimento. E direto de Salvador a Banda A Zorra, tocando grandes sucessos como “To Solteiro em Salvador”, “Eu Amo Salvador”, entre outras. Além disso, os foliões irão curtir o som da dupla sertaneja Alex e Gustavo, Kalango Doido e grupo Alvará.

Os ingressos para o show estão a venda por meio do site  www.ingressonaweb.com.br e na cidade de Araras em diversos pontos de vendas, todos disponíveis no site oficial do evento, www.carnafaculfantasy.com.br.

Por ser uma franquia, a organização do Carnafacul Fantasy é de a responsabilidade da MAC 10 Produções. A marca Carnafacul pertence ao Grupo MB Produções que está com vários eventos programados para 2009 e 2010.

O Trio Elétrico Demolidor

É o trio elétrico oficial da artista Ivete Sangalo, o veículo é considerado o mais moderno e luxuoso do Brasil. Feito todo de alumínio o trio se tornou mais leve e com isso o consumo de diesel é menor, assim, gerando menos poluição para o meio ambiente. Na parte interna, os artistas contam com um camarim privativo com um chuveiro, lounge, luz de cromoterapia, Tv´s de LCD  de última geração, área vip para convidados e outros espaços que deixam o trio ainda mais intimista. 

Lata Elétrica

Inspirada nos trios elétricos musicais consiste em uma lata de cerveja gigante (600 vezes maior que uma lata comum), pesa 10 toneladas, conta com dois motores independentes, tração 4x4, fabricada com material importado e movida por controle remoto, seu transporte nas estradas é feito por meio de outro caminhão, conhecido como prancha.

O designer e autenticidade do produto chamam a atenção de todos que estão por perto. “Nossa intenção foi criar uma ferramenta promocional com grande poder de visibilidade da marca, onde o consumidor sem perceber, fica horas olhando para a lata de cerveja ao assistir à apresentação de bandas ou DJ`s na Lata, memorizando a imagem do produto num momento de descontração, exatamente quando esta propenso e desarmado para receber este tipo de informação. Todo mundo pára pra ver ou tirar uma foto ao lado do trio Lata, diz Marcello Borgerth, diretor de eventos da MB Produções.

Projeto Carnafacul Brasil

A primeira parada foi no dia 30 de dezembro na Riviera de São Lourenço – litoral de SP, onde dezenas de pessoas animaram o seu pré-réveillon ao som do Jammil e Uma Noites, Batom na Cueca e outros.

Em abril, na cidade de Itu interior de SP, aconteceu o Carnafacul Itu com show de Claudia Leitte, Batom na Cueca e Caia na Gandaia.

No mês de maio rolou a sexta edição do Carnafacul São Paulo, que mais uma vez marcou história ao levar para o Anhembi em um único dia os 5 maiores trios elétricos do Brasil, Demolidor II,III,Carnavela, Lata Elétrica e Dragão da Folia, os trios serviram de palco para os shows do grupo de samba Revelação e no axé a festa ficou por conta das bandas Asa de Águia e Jammil e Uma Noites.  “O Carnafacul é sem dúvidas um grande evento, não só em termos de organização, estrutura e segurança pontos essenciais para a realização de uma micareta, mas sabemos que a galera gosta da festa e por conta disso decidimos rodar o Brasil”, diz Marcello Borgerth diretor da MB Produções.

No mês der Julho 3 eventos marcaram a história do Carnafacul, o primeiro foi no dia 12, com a edição do Litoral, onde Ivete Sangalo arrasou mais uma vez. E no dia 17 dois eventos em duas cidades diferentes, Limeira com Claudia Leitte e em Itapetininga com Ivete Sangalo.

Serviço
O que: Carnafacul Fantasy
Quando: 06/10
Onde: Parque Ecológico
Endereço: Avenida Loreto, 00, Jd. Itália - Araras - SP
Horário: Abertura dos Portões às 22hs
Censura: 16 anos
Atrações: Banda A Zorra, Alex e Gustavo, Kalango Doido e Grupo Alvará
Vendas on line: www.ingressonaweb.com.br
Informações: www.carnafaculfantasy.com.br
Telefone: (11) 2959-3032
Valores
Pista 1º lote  – R$ 20,00*
Camarote Open Bar Skol Folia - R$ 70,00* com ABADÁ (open bar de água, cerveja, refrigerante, Whisky, Vodka e Jurupinga)

* Valores referentes à meia - entrada do ingresso e sujeito a alteração sem aviso prévio.


Guarda Municipal de Botucatu é tema para audiência pública

No próximo dia 6 de novembro, acontece na Câmara Municipal, uma Audiência Pública com o intuito de discutir assuntos relacionados à Guarda Civil Municipal.

A audiência foi agendada a pedido dos vereadores Bombeiro Tavares (DEM), Curumim (PSDB), Prof. Nenê (PSB) e Abelardo (PV) que acreditam ser importante debater questões como o possível armamento da GCM com a população. “A atuação da Guarda Municipal é de extrema importância e tem impacto em toda a população de Botucatu. Consideramos relevante discutir questões como o armamento da Guarda Municipal com a comunidade, por isso, realizaremos a audiência publica e esperamos contar com a participação dos cidadãos botucatuenses”, informam os parlamentares.

O evento terá início às 16 horas. A Câmara Municipal fica na Pça. Com. Emílio Peduti, 112, centro de Botucatu. Mais informações através do telefone: 3882-0636.


Câmara de Botucatu agenda audiência pública sobre Conselho de Defesa do Patrimônio

No próximo dia 5 de novembro, acontece na Câmara Municipal, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Complementar nº 074/2009, que trata sobre a criação, atribuições e funcionamento do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Natural, Paisagístico e Turístico do Município de Botucatu.

Será o 2º Encontro Municipal sobre Conselho de Defesa do Patrimônio, diante da importância de formação do Conselho e suas implicações no desenvolvimento da cidade.

A audiência contará com a presença de especialistas da área que irão apreciar o projeto de lei, compartilhar experiências e orientar sobre o funcionamento do Conselho em nosso município.

Serão convidados a utilizar a palavra no encontro: a Profª. Drª. Célia Reis Camargo – Coordenadora do Centro de Documentação e Memória da UNESP e Professora do Departamento de História da FCL/UNESP, Campus de Assis, Marly Rodrigues – Historiadora, especialista em Patrimônio Histórico Paulista e Walter Pires – Vice-Presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural, Material e Ambiental da cidade de São Paulo.

A audiência será aberta à participação do público na avaliação do projeto e formulação de propostas.
O evento é agendado a pedido do vereador Dr. Bittar ( PcdoB), que deu início ao movimento de discussão sobre o assunto através da elaboração do requerimento no 1001/2009.

A Audiência pública terá início às 14 horas. A Câmara Municipal fica na Pça. Com. Emílio Peduti, 112, centro de Botucatu. Mais informações através do telefone: 3882-0636.

Monólogo "Hamlet", em cartaz no Teatro Municipal

Por Renato Fernandes

A adaptação do clássico “Hamlet”, de Willian Shakespeare, será apresentada hoje e amanhã, em sessões às 20h30, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

A nova roupagem converteu o drama em um monólogo, e o que antes era contado com mais de 30 atores, sendo 8 principais, será interpretado apenas pelo ator e diretor Marco Pinheiro, fundador do grupo. “O monólogo tem muitas cenas onde o ator fala apenas com a plateia e isso acaba dando margem a esse tipo de adaptação.


A ideia de trabalhar dessa forma surgiu pela mistificação que se formou em cima deste clássico, afastando a interpretação e a encenação. Muita gente não conhece a história, mas reconhece seus elementos e algumas passagens, como as frases ‘há algo de podre no reino da Dinamarca’ e ‘ser ou não ser, eis a questão’”, explica Pinheiro.

Segundo ele, adaptações ousadas do espetáculo são comuns. “É importante lembrar que esse é um dos espetáculos mais encenados do mundo. Já fizeram monólogos e adaptações diversas. O próprio personagem não tem uma característica específica, já houve Hamlets, careca, cabeludo, negro, entre outros tipos físicos”, ressalta.

A idéia da montagem surgiu em 2001, quando o grupo encenou o espetáculo “O Avarento”, de Moliére. “A peça tinha 10 personagens e conseguimos contar a história com dois atores, em cinco cenas . Agora, o desafio é trabalhar com um ator, em nove cenas. O texto original possui 5 atos, sendo dividido em 45 cenas”, coloca.

No mesmo ano, o grupo realizou uma série de leituras dramáticas, chegando a elencar as cenas que poderiam contar toda a história sem descaracterizar o texto original. “As cenas foram montadas na íntegra, mas como monólogo, passaram por pequenas adaptações, caso contrário comprometeríamos a compreensão”.

Garantir a compreensão do texto e aproximar o espectador com as nuances da história é o maior desafio da produção, segundo o ator. “É complicado porque, por exemplo, personagens importantes como Ofélia, Horácio, Laerte, Rei Cláudio, o fantasma  e a Rainha Gertrudes, não aparecem em cena mas são representados. Existem os diálogos, mas não as réplicas”.

Essa forma de interpretar aumenta a sensação de solidão em torno de Hamlet. “É a solidão de Hamlet, e a de nossas vidas. No final das contas podemos constituir família, ter amigos e colegas, mas sempre estaremos sozinhos, nas decisões e nos momentos mais significativos e essa é um das reflexões deste texto. É um personagem que passa por várias situações e que tem tudo para agir, mas o que acontece com ele é a inação, não age, apesar de ter tudo a favor”.

O Espetáculo - O filho do rei morto da Dinamarca percebe, a partir do espectro do pai, que ‘há algo de podre no reino’. Seu tio, suposto assassino, desposa a rainha e o diletante príncipe passa a ter todas as razões do mundo para vingar-se. Para tanto se finge de louco e melancolicamente tenta decifrar a verdade.

• Quando - Dias 29 e 30.
• Local - Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.
• Ingressos - R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia). Casal que apresentar o bônus para apenas R$ 10, pela entrada de ambos.
• Informações na bilheteria do teatro, na Praça Coronel Moura, nº 27, ou pelo telefone: (14) 3882 - 9004.

Aprovado projeto que aumenta pena para traficantes de drogas altamente nocivas

A pena por tráfico de drogas poderá ser aumentada de acordo com a gravidade de seu efeito nocivo à saúde dos usuários. Proposta com essa finalidade, de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), foi aprovada nesta quinta-feira (29) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria ainda será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

A proposta (PLS 187/09) modifica a lei que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (lei 11.343/06) para determinar aumento da pena de dois terços até o dobro no caso de tráfico de drogas mais danosas à saúde, como, por exemplo, o crack - um subproduto da cocaína.

Na justificação da proposta, Zambiasi destacou que o crack causa dependência e danos com mais rapidez que outras drogas. O autor também destacou que o consumo dessa droga tem crescido em todo o país e, em sua avaliação, o endurecimento da punição poderá contribuir para reduzir o tráfico.

Em seu relatório, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu a punição mais rigorosa para criminosos que disseminam substâncias altamente lesivas do que aos que traficam drogas menos nocivas, como a maconha.

Valdir Raupp informou que o crack começou a ser usado no Brasil a partir de 1989. De acordo com estudos, ressaltou o senador, 18% dos usuários morrem em um ano de consumo da droga. Em sua avaliação, "o crack é a droga mais comumente associada à criminalidade e a condições socioeconômicas desfavoráveis".

Para o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que leu o relatório de Raupp, deve haver diferenciação de pena de acordo com a intensidade dos prejuízos causados à saúde humana pelas diversas drogas. Em sua avaliação o combate às drogas é complexo e deve ser feito por vários instrumentos, como a repressão e o tratamento.

Na opinião do senador Renato Casagrande (PSB-ES), os instrumentos adotados têm sido insuficientes para combater o tráfico de drogas, que leva muitas pessoas à criminalidade. A presidente da CAS, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), disse acreditar que o agravamento da pena poderá ajudar a "cortar a corrente do tráfico".


Saúde

A CAS também aprovou projeto de lei (PLC 194/08) para facultar às farmácias e drogarias o oferecimento, de forma gratuita, de serviço de aferição da pressão arterial. A proposta é de autoria do deputado então deputado Ricardo Izar e agora será examinado em Plenário.

A proposta altera a lei que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e similares (lei 5.991/73). Pela legislação, esses estabelecimentos já podem manter serviço de atendimento ao público para aplicação de injeções por técnico habilitado.

O relator, senador Mozarildo Cavalcanti, destacou que a medida contribuirá para que a população controle a pressão arterial de forma contínua.


Da Agência Senado




Agência sorteia livro de blogueira cubana

A ACM Comunicação está sorteando dois exemplares do livro “De Cuba, com carinho” da blogueira cubana Yoani Sánchez (Editora Contexto). Para participar, os interessados devem acessar o site da agência (www.acmcomunicacao.com.br) e assinar a petição on line “Yoani Sánchez no Brasil”, criada para pedir às autoridades cubanas a liberação da visita da autora ao Brasil.

Yoani Sánchez foi apontada como a 31ª pessoa mais influente do mundo em 2008 pela revista Time (categoria “Heróis e Pioneiros”). Em 2007, já havia sido eleita, também pela Time, como uma das 100 personalidades mais influentes do planeta. Parte desse reconhecimento se deve ao “Generación Y” (http://www.desdecuba.com/generaciony) blog em que Yoani Sánchez posta textos retratando o cotidiano de Cuba. O blog é traduzido para 17 idiomas e recebeu os prêmios Maria Moors Cabot (Columbia University /2009), Ortega Y Gasset (Periodismo Digital /2008), The Bobs (Deutsche Welle - Melhor Blog /2008) e Um dos 25 melhores blogs do mundo (Time/CNN).

O livro “De Cuba, com carinho”, que já aparece como um dos mais vendidos nos rankings do Jornal do Brasil, O Globo, Época e Veja, reúne alguns dos textos postados no blog que tem de 10 a 12 milhões de acessos por mês. Apesar dessa popularidade, os cubanos não têm acesso ao conteúdo do Generación Y e a autora não pode viajar para receber seus prêmios nos Estados Unidos e na Espanha.

A vinda de Yoani Sánchez ao Brasil estava prevista para outubro, quando seu livro foi lançado, mas apesar dos esforços, inclusive de autoridades brasileiras, o governo cubano não liberou a autora para participar do lançamento.

“É pouco provável que o governo cubano permita a visita de Yoani Sánchez ao Brasil para participar de palestras e outros eventos que estavam programados. Mas, é importante que a opinião pública, especialmente profissionais de Comunicação, a quem direcionamos o sorteio do livro, se manifeste contra todo ato de censura”, diz Walmir de Medeiros Lima, um dos criadores da ACM Comunicação, agência que periodicamente tem realizado promoções de livros como forma de estimular a reflexão sobre as práticas de comunicação. Anteriormente, a ACM Comunicação já havia sorteado os livros "A imprensa e o dever da liberdade", de Eugênio Bucci (editora Contexto) e “Manual de Assessoria de Imprensa”, de Gilberto Lorenzon e Alberto Mawakdiye (editora Mantiqueira).




Botucatu inaugura Casa do Artesão

Prefeitura Municipal entrega nesta quinta-feira,29, as instalações da Casa do Artesão, localizada no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social. O espaço irá comercializar produtos desenvolvidos pelos 300 artesãos botucatuenses cadastrados na Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades [SUTACO].

De acordo com a Secretária Adjunta de Turismo, Priscila Ribas, o objetivo é promover, desenvolver divulgar e comercializar o artesanato produzido pelos artistas em espaço adequado. “ É um local que funcionará no mesmo horário do comércio, abrangendo a possibilidade de venda”, explica.

Os produtos comercializados serão os mesmos expostos nas já tradicionais feiras de artesanato, com trabalhos em pintura, tricô, crochê, peças de cerâmicas, pedrarias,entre outros. O valor varia entre R$2 à R$60.

De acordo com a responsável pelo cadastramento da SUTACO Tereza Vasques, a Subsecretaria só ficará com 10% do lucro para cobrir despesas. “O objetivo é que os artesãos sigam com as próprias pernas e divulguem cada vez mais seus trabalhos”, conta Vasques.

A Casa do Artesão funcionará das 10h às 16h, ao lado da Subsecretaria de Turismo, localizada na Rua Monsenhor Ferrari , nº410, Centro.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu