outubro 20, 2009

Luz no Campus, amanhã, no Lageado

O músico, compositor e pesquisador sonoro Marcelo Petraglia participa amanhã [21], às 18 horas, do projeto Luz no Campus, no auditório da Fazenda Lageado. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu, por intermédio da Secretaria de Cultura. A entrada é franca.

O encontro de amanhã é a conferência 'Música, Consciência e Natureza', uma observação atenta que leva a perceber os fenômenos vibratórios advinos do mundo exterior, atravessam diferentes camadas de cada ser humano, até se manifestarem planamente com som e música.

Após a palestra será lançado o livro 'Ensaios sobre Caos e Complexidade: Aplicações Transdisciplinares em Saúde e Educação'

O Luz no Campus é promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais [Fepaf], desde 2006. Em encontros periódicos sobre temas abrangentes que envolvem Pensamento, Ética, Política, Ciência, e toda a matéria da reflexão filosófica, fundamental para a clareza, lucidez.

Mais informações: 3882-6300
www.fepaf.org.br

Da Subsecretaria Municipal de comunicação e Informação



Turma de Judô no período noturno tem boa procura

A turma de Judô que começou ontem [19], à noite, no ginásio municipal Mário Covas, teve boa procura. Aproximadamente 25 alunos fizeram a aula do sensei Argeu de Oliveira. O horário foi escolhido para contemplar jovens e adultos que trabalham e não podem frequentar as aulas durante o dia.As inscrições continuam abertas.

De acordo Argeu, o Judô ajuda trabalha o condicionamento físico, segurança, além de ser uma ótima atividade para evitar o estresse. 'É muito bom para todos, aqui você [aluno] supera os próprios limites a cada aula', conta.

A funcionária da prefeitura, Silvia Antonia dos Santos, da Vigilância Sanitária, era uma das novatas. 'Eu adorei e vou recomendar para meus amigos e familiares', disse.

As aulas fazem parte do projeto Judô Paratodos, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com a Guarda Mirim de Botucatu.

As incrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Rua Maria Joana Félix Diniz, 1585
Ginásio Municipal Mário Covas
Mais informações: 3882-6261 ou 3882-8100.erceira Idade Feliz, localizada na Rua Coronel José Vitoriano Villas Boas, 04, no Centro, a partir das 15h, desta sexta-feira.

Da Subsecretaria Municipal de comunicação e Informação


Secretária Estadual Rita Passos visita Botucatu nesta sexta

Nesta sexta-feira, 23, a Secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos, visita Botucatu durante o Encontro com Prefeitos, Gestores Municipais e Entidades Sociais da Região de Botucatu. São esperados 13 prefeitos da região que vão discutir políticas públicas e estreitar o contato com a Secretária, que assumiu a pasta recentemente.

Durante o encontro, Rita Passos deve exibir vídeos e falar sobre os benefícios dos programas desenvolvidos pela Secretaria Estadual de Assistência.

Para a diretora Amélia Maria Sibar, da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, esta é uma ótima oportunidade para que todos os representantes da região discutam os problemas e soluções da área. “ Um encontro como este possibilita que todos compartilhem o mesmo discurso e possam aplicar no município algumas políticas estaduais”, conclui.

O encontro será na Associação da Terceira Idade Feliz, localizada na Rua Coronel José Vitoriano Villas Boas, 04, no Centro, a partir das 15h, desta sexta-feira.

Da Subsecretaria Municipal de comunicação e Informação



Hemocentro precisa de sangue

O hemocentro do hospital das clínicas/unesp de botucatu está precisando de doadores de sangue tipos o positivo e a negativo, com urgência. Os estoques estão praticamente zerados.

O horário de funcionamento do hemocentro do hc é de segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 16h30. aos sábados, das 7 às 13 horas. A unidade fica no câmpus da unesp, em rubião júnior.

Condições para doar:



- gozar de boa saúde;

- pesar acima de 50 quilos;

- ter entre 18 e 60 anos;

- ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação;

- não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;

- não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação [ex: frutas, suco, leite desnatado, etc]

Mais informações: [14] 3811-6041

Da Subsecretaria Municipal de comunicação e Informação


Secretaria de Educação e UNESP promovem a Semana do Livro

Foi aberta oficialmente nesta segunda-feira,19, a Semana do Livro, promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura e UNESP. Em evento no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, a Semana começou com a entrega dos prêmios aos contemplados no V Concurso Artístico Literário Olívio Stersa e apresentação da Orquestra de Câmara de Botucatu.

O Concurso é promovido conjuntamente pela Academia Botucatuense de Letras e Secretaria Municipal de Cultura, envolvendo alunos do ensino fundamental, ensino médio e literatos da cidade. Neste ano o tema foi: Médicos de Botucatu- de ontem e de hoje.

Diante do resultado que reuniu desenhos, redações e contos foi publicado um livro para compilar todos os trabalhos vencedores, distribuido na noite desta segunda-feira às autoridades e contemplados.

Segue a lista dos vencedores do V Concurso Artístico Literário Olívio Stersa:
Nível I – Pré-Escola a 4ª Série
Modalidade: Desenho

1° Lugar
Gian Lucas Domingos Santos

2° Lugar
James Douglas Amaral

3° Lugar
Luana de Oliveira Ferreira

4° Lugar
Luiz Cláudio Gomes

5° Lugar
Gabriel Rodrigo Vaz Onório

6° Lugar
Camila Guilera Catelan

Menções Honrosas:
Larissa Cristina Alonso
Luana Silva Sales
Thomas Rodrigues de Oliveira Souza

Nível II
Modalidade - Redação

1° Lugar
Letícia Susana Maeda

2° Lugar
Bruna Alves

3° Lugar
Pedro César Almeida Santos Filho

4° Lugar
Luiza Bauer Amaral Costa

5° Lugar
Isabella Manhoni Lima

6° Lugar
Jorge José Sab Zacharias

Menções Honrosas:
Fernanda Gomes de Oliveira
Maiara Gaudêncio Pereira

Nível III
Modalidade – Redação

1° Lugar
Jacqueline Forti Di Creddo

2° Lugar
Bárbara Caroline Benato

Nível IV
Modalidade – Conto

1° Lugar
Eleonete Suely Vidotto Bassetto

2° Lugar
Marlene Bonome Pereira

3° Lugar
Luiz de Castro Peres

4° Lugar
Marilene de Azevedo Lima

5° Lugar
Moacir Bernardo

6° Lugar
Maria Aparecida Fermino dos Santos

Menção Honrosa:
Izaias Barreto da Silva

Da Subsecretaria Municipal de comunicação e Informação


Contrabando aumentou e representou mais de um terço do mercado de informática em 2008

Da Agência Brasil

Mercadorias contrabandeadas representaram 35% do comércio de produtos eletrônicos e de informática em 2008, apontou levantamento do Instituto Brasil Legal (IBL). A associação sem fins lucrativos representa oito grandes empresas do ramo de eletroeletrônicos e cruzou dados da Receita Federal com informações do instituto de pesquisa ITData.

No ano passado, o contrabando teve um aumento, após três anos seguidos em queda. O comércio ilegal de eletroeletrônicos e informática correspondia a 74% do mercado, caindo para 61% em 2005, 50% em 2006 e 30% em 2007. Segundo o IBL, um dos grandes incentivadores do mercado legal nos últimos anos foi a redução dos impostos para o setor.

No caso de notebooks importados, a pesquisa aponta que a ilegalidade chega a 80% do mercado, o que corresponde a US$ 672, 461 milhões de dólares em sonegação. São produtos que entram tanto pela fronteira terrestre com o Paraguai, quanto pelos portos de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Segundo o IBL, os computadores importados não pagam imposto e custam até 50% menos do que os produzidos no Brasil. Eles são vendidos em lojas de todos os tamanhos por preços 20% inferiores aos dos computadores nacionais.

“Começamos a encontrar esses produtos nas grandes redes do Brasil”, afirmou o presidente do IBL, Edson Vismona. O fato levou a entidade a pressionar não só o governo por providências, mas também as empresas fabricantes dos notebooks.

Vismona contou que, após as pressões junto as empresas, dois dos principais fabricantes passaram a montar seus produtos no Brasil. Ele explicou que os computadores feitos em território brasileiro devem ter determinados componentes fabricados no país. Em contrapartida, desde 2005, esses produtos recebem isenção de 9,25% referente à cobrança de PIS/Confins.

Por isso, o presidente do IBL ressaltou a importância de que a desoneração, prevista para acabar em dezembro, seja renovada ainda este ano. Vismona também destacou a importância de que as alfândegas sejam melhor equipadas para combater o contrabando.

O IBL defende que seja cobrada uma taxa por contêiner nos portos. Segundo o instituto, o dinheiro poderia ser usado para custear a ofiscalização de toda a carga que entra no país. De acordo com Vismona, entram 6 mil contêineres de carga nos portos brasileiros todos os dias, entretanto, apenas 1% deles são vistoriados.



Prédio da Estação Ferroviária de Bauru é declarado como utilidade pública

Em clima de muita emoção e nostalgia, o prefeito Rodrigo Agostinho assinou, no último sábado (17), o decreto que declara de utilidade pública para fins de desapropriação o prédio central da estação ferroviária de Bauru. O documento dá início ao processo de formalização da compra do prédio pelo Município para a instalação da Câmara e Prefeitura Municipal, a partir de 2010.

Estiveram presentes ao evento, os secretários municipais do Desenvolvimento, Nico Mondeli, de Finanças, Marcos Garcia, da Educação, Majô Jandreice, de Esportes e Lazer, José Carlos Batata, do Planejamento, Rodrigo Said, da Cultura, Pedro Romualdo e da Agricultura, Zito Garcia. A Câmara Municipal esteve representada por 13 dos 16 vereadores: o presidente, vereador Luiz Carlos Barbosa, Fabiano Mariano, Carlão do Gás, José Roberto Martins Segalla, Fernando Mantovani, Moisés Rossi, Giba dos Santos, Roque Ferreira, Carlinhos do PS, Amarildo de Oliveira, Natalino da Silva, Renato Purini e Roberval Sakai.

O ato de assinatura aconteceu exatamente às 11h55, no pátio do prédio, durante solenidade de abertura do 2º Encontro Histórico Ferroviário e de Ferromodelismo de Bauru/Sp/Brasil. O prefeito Rodrigo Agostinho qualificou o ato como um resgate da história do Município. “Esse é um dia histórico para a cidade de Bauru, que começou a desenvolver-se com a vinda da ferrovia. Quero agradecer ao presidente do Legislativo, Pastor Luiz Barbosa, que vai nos ajudar a viabilizar isso. A assinatura deste decreto é uma forma de saldarmos uma grande dívida com a sociedade”, afirmou o prefeito.

A Estação Ferroviária começou a operar em 1939 para abrigar os antigos escritórios da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), Estrada de Ferro Sorocabana e Companhia Paulista de estrada de Ferro, além de todos os embarques e desembarques das três ferrovias. A Caixa Econômica Federal (CEF) avaliou o prédio no valor de R$ 6,3 milhões e a proposta do prefeito é de parcelamento desse valor para ser quitado dentro da atual administração, até 2012. A Câmara Municipal também concordou em destinar à compra do prédio da estação o valor que seria utilizado para a construção de um novo prédio para o Legislativo.

Depois dos discursos das autoridades, momentos de silêncio antecederam a entrada triunfal da locomotiva 278, a velha Maria Fumaça que, depois de muitos anos, passou novamente pelos trilhos da estação ferroviária. A emoção tomou conta de todos, principalmente dos mais velhos, que ainda guardam na lembrança o auge da ferrovia em Bauru.



“Trem de Pouso” garante a folia no Carnabotuca

Faltando apenas 4 dias para o Carnabotuca 2009, a expectativa em torno do evento aumenta e os carnavalescos fora de hora aguardam o evento que contará com atrações como: Jullyana Ramalho, Trem de Pouso e o Pânico na TV, com os personagens Juju Paniquete e a Turma Amywinehouse.

A banda Trem de Pouso é comandada por Nina, artista que em 28 anos de história musical e que se  dedicou 15 ao banda Timbalada.

“A vida é feita de fases e eu parto para mais uma etapa da minha história”. É assim que o cantor define a nova etapa da sua vida profissional, quando é questionado sobre a sua carreira frente a banda Trem de Pouso. Com uma longa bagagem musical, o Gogo de Ouro da Bahia comanda, agora, o grupo Trem de Pouso, e promete uma continuação de amor e fé à música e à banda. 
A mais tradicional micareta da região também ganha o reforço do projeto Band Folia, da Rede Bandeirantes de Televisão. O Carnabotucatu acontecerá no dia 24, na Associação Atlética Botucatuense (AAB).

Ingressos e informações pelo telefone: (14) 3882 – 1866.



Exposição de fotos passeia por imagens históricas da EECA

Aconteceu ontem à noite, a abertura da Semana do Livro e da Biblioteca. Dando prosseguimento às atividades, às 19h30 de hoje, a biblioteca Municipal Emílio Peduti sediará a abertura da exposição fotográfica “100 anos da EECA”.

Segundo o secretário Municipal de Participação e Descentralização, João Carlos Figueiroa, curador da exposição, a mostra é composta por 51 imagens, abrangendo o período entre 1911 e 1980. “É uma miscelânea. Não aplicamos métodos na seleção de imagens. São fotos da arquitetura, turmas, professores, alunos, externas, enfim, não seguem uma ordem cronológica pré-definida”, explica.

Segundo ele, a ideia é desenvolver a relação entre as escolas e os livros, e também, estimular novas ações comemorativas ao centenário da EECA - Escola Estadual Cardoso de Almeida. “A escola completará 100 anos no dia 29 de março de 2011. Em 2010, terá início o ano jubilar, quando deverão ser realizadas diversas atividades comemorativas”, comenta.

A Semana do Livro e da Biblioteca tem como tema: “Biblioteca: cidadania, educação, lazer, literatura e cultura”. O evento é promovido pela Prefeitura de Botucatu através da Biblioteca Municipal Emílio Peduti e pela Biblioteca da Unesp.



Botucatu receberá o ballet Don Quixote

Por Renato Fernandes

Na quinta-feira,  22 de outubro, o Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci receberá o espetáculo de dança “Don Quixote”, em sessão às 20h30. A montagem é assinada pelo grupo Dans La Danse, com adaptação e direção de Gisele Bellot.

A primeira bailarina da Companhia, Giovana Puoli, antecipa que a atração é voltada ao público de todas as idades. “A participação do publico é sempre muito positiva, principalmente quando se tem crianças na plateia, elas adoram. A aceitação é grande. As músicas são animadas, o visual esbanja colorido. Além de tudo, é uma história interessante. Muitas pessoas  têm a ideia de que este tipo de ballet é cansativo e demorado, mas não é nada disso. Mesmo quem não entende de dança acaba adorando o show”, garante.

O ballet é baseado no livro homônimo, do escritor Miguel de Cervantes, com coreografia de Marius Petipá e músicas de Ludwing Minkus. “É um ballet de repertório clássico e mundialmente conhecido. Exigindo uma pequena adaptação. O elenco completo tem entre 35 e 40 pessoas, mas para Botucatu ele  será reduzido para 25 bailarinos”, coloca Puoli.

A montagem tem três atos e trabalha a proposta de valorizar a técnica do ballet clássico e proporcionar ao espectador outro tipo de entretenimento no meio da dança. O grupos acrescenta que em São Paulo, atualmente, a grande maioria das companhias de dança são adeptos da linha contemporânea.

Don Quixote tenta reconquistar o espaço da dança clássica, garantindo aos espectadores e amantes do ballet um leque maior de opções, enaltecendo a arte das linhas clássicas.

Grupo - Fundado em Julho de 1989, o grupo Dans la Danse tem a própria fundadora Gisele Bellot na direção. Ela é a responsável por grandes coreografias que deram ao grupo reconhecimento e destaque em diversos eventos e espetáculos.

O atual elenco é o mesmo há mais de cinco anos, tendo conquistado, com isso, entrosamento e maturidade para a interpretação dos mais distintos trabalhos. Entre eles: “La Vivandiere”, “Diana e Action” e “Sentimentale”.

Ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Municipal, na Praça Coronel Moura, nº 27. Informações pelo telefone: (14) 3882-9004.


Equipe de Botucatu vence etapa estadual do Desafio Sebrae

A equipe “Conosco não há enrosco” da Universidade Estadual Paulista de Botucatu, composta pelos alunos Marianna Bartega Magalhães e Mariana de Souza Nars, ambas estudantes de Biomedicina, e Scharles Tressmann, estudante de Física, é a campeã da etapa estadual da décima edição do Desafio Sebrae. Agora, eles disputam a fase nacional, que será realizada em Brasília, no período de 13 a 17 de novembro, e concorrem a uma viagem internacional para conhecer uma instituição de empreendedorismo.

Considerado o maior jogo virtual do mundo em número de participantes, o Desafio Sebrae permite aos universitários aplicarem em grupo o conhecimento empreendedor na gestão de negócios.

A equipe de Botucatu concorreu com mais de 18 mil universitários inscritos no Estado de São Paulo. No País, 130 mil estudantes disputaram o jogo. A edição deste ano teve como desafio a administração de uma empresa virtual no setor de brinquedos artesanais.
Alunos da Unesp concorreram com mais de 18 mil universitários. Os campeões participarão da fase nacional em que podem ganhar uma viagem internacional
O gerente do Sebrae-SP em Botucatu, Milton Debiasi, afirma que a expectativa é dobrar o número de universitários participantes do jogo na região. “Essa conquista dos alunos e de uma universidade da região cria oportunidade de disseminar ainda mais o jogo, provocando e motivando outros alunos a participarem”, conta.

Para a estudante Mariana Bartega Magalhães, o fato de cursar Biomedicina não significa que os profissionais desse curso tenham conhecimento restrito na área de gerenciamento de negócios. “Conseguimos olhar o mundo de forma mais ampla, o que fez diferença em nossa equipe. Com o jogo, aprendemos a administrar tudo”, declara.

Outra integrante do grupo Conosco não há enrosco é Mariana Nars, que teve o incentivo do irmão Rafael, um dos integrantes da equipe vencedora da etapa nacional na edição 2008. “O segredo do sucesso é buscar aprender coisas novas, e nunca ficar parado atrás dos outros. É um conhecimento a mais na área de Administração, que não temos na universidade”, explica.

O estudante de Física Scharles Tressmann acredita que a parte gerencial é o maior aprendizado adquirido ao passar pela experiência de competir no jogo. “A maior dificuldade da equipe foi trabalhar o planejamento estratégico e a mensuração do preço de venda”, afirma. “Não desistam nunca, corram atrás daquilo que não é oferecido na graduação”, aconselha o universitário.

O jogo

O Desafio Sebrae proporciona aos alunos a vivência na administração de um negócio e também possibilita trabalhar várias atitudes empreendedoras como: iniciativa; planejamento; perseverança; correr riscos calculados; ter redes de contato; e saber identificar oportunidades.

As equipes, formadas por três a cinco integrantes, devem tomar decisões sobre produção, distribuição, investimentos em marketing, recursos humanos e ações de responsabilidade social.

"Com as situações vividas no jogo, o universitário tem a oportunidade de trabalhar e desenvolver características essenciais para o seu futuro como liderança, capacidade de trabalhar sob pressão e resolver problemas, lidar com diferentes opiniões e correr riscos calculados", ressaltou Claudio Quandt, coordenador estadual do jogo no Sebrae-SP.





Vestibular 2010 da Unicamp tem recorde de inscritos

Por Juliana Sangion
Do site da Unicamp

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu um número recorde de inscrições para o Vestibular Unicamp 2010: 55.475 candidatos. O número é 12,5% superior ao do vestibular passado, quando a Unicamp teve 49.322 inscritos. O recorde anterior havia sido registrado no Vestibular Unicamp 2005, com 53.756 candidatos.

Os mais de 55 mil candidatos disputarão 3.444 vagas distribuídas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto.


A relação candidatos por vaga (c/v) geral passou de 14,4 no ano anterior para 16,1 nesta edição. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados pela Comvest em 5 de novembro, na página www.comvest.unicamp.br. A prova da primeira fase acontece no dia 15 de novembro, composta de uma Redação e 12 questões gerais dissertativas: Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Matemática, e Química.


Confira relação candidato/vaga
Situação de inscrição



Medicina, como ocorre desde que a Unicamp desenvolveu seu próprio processo de seleção, é o curso mais concorrido do vestibular, com quase 10 mil candidatos, resultando em pouco menos de 90 candidatos por vaga.

Em seguida, vêm as carreiras de Medicina na Famerp (62,5 c/v), Arquitetura e Urbanismo (60,3 c/v), Comunicação Social e Midialogia (37,9), Ciências Biológicas – Integral (35,1 c/v), Engenharia Química – Integral (31,9 c/v), Farmácia (30,2 c/v), Engenharia de Produção (28,2 c/v), Engenharia Civil (27,4 c/v) e Ciências Econômicas – Integral (24,5 c/v).

Destaques

Algumas alterações na demanda pelos cursos são significativas: o crescimento da demanda pelas carreiras da Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA, no novo campus de Limeira, e uma tendência de crescimento e alteração de posições relativas nas demandas pelos cursos de engenharia.

Campus de Limeira

Os cursos da Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA, o novo campus em Limeira inaugurado no ano passado, tiveram significativo aumento na demanda, de 41% em média em relação a 2009. O destaque ficou por conta do curso de Engenharia de Manufatura, com mais de 800% de crescimento: a concorrência passou de 1,5 c/v para 14,3 c/v.

Já Ciências do Esporte subiu quase 200%, passando de 1,8 c/v para 5,3 c/v. Nos cursos de Gestão de Empresas, Gestão do Comércio Internacional e Nutrição, a demanda cresceu aproximadamente 18%. A tabela abaixo mostra os dados dos cursos da FCA.


Conferência Municipal de Comunicação começa hoje em Botucatu

A Prefeitura Municipal de Botucatu promove nestas terça e quarta-feira a 1ª Conferência Municipal da Comunicação de Botucatu [CONFECOM-Botucatu] que irá discutir os rumos do setor na esfera municipal e estadual.

Na primeira noite do encontro, o Diretor do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo é quem faz abertura discutindo o tema enviado pelo Governo Federal: Comunicação: Meios Para a Construção da Cidadania na Era Digital”. Em seguida, o grupo irá discutir dois temas escolhidos pela comissão organizadora municipal, formada pelos jornalistas Mirella Bergamo, Érick Facioli, Flávio Fogueral, Adriana Donini e Leandro Rocha.

Os temas abordados nos painéis desta terça-feira,20, serão “Rádios e Tvs Públicas e Comunitárias” e “Democratização na Informação e Regulamentação”.

No segundo dia de trabalhos, quarta-feira [21], a mestre em Comunicação Midiática, Lígia Beatriz Carvalho de Almeida, abrirá com tema pertinente e os painéis temáticos vão discutir “Novas Tecnologias e Convergência Digital” e “Conteúdo e Qualidade nos Meios de Comunicação”.

Ao final do segundo dia, serão colocadas para aprovação as propostas debatidas, que, posteriormente, serão encaminhadas à etapa estadual, realizada em 30 de outubro e 1° de novembro, em São Paulo.

SERVIÇO


1ª Conferência Municipal da Comunicação de Botucatu
Data: 20 e 21 de outubro
Horário: 18:00
Local: Sala de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação

BIOGRAFIA DOS PALESTRANTES


Rodrigo Ferrari - Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo no ano de 2005. Desde 2006, trabalha como repórter no Jornal da Cidade de Bauru, onde elabora reportagens especiais para a edição de domingo. Também é diretor regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, desde abril deste ano. A regional abrange 120 cidades da região central do Estado, entre elas Botucatu.

Lígia Beatriz Carvalho de Almeida - Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e TV pela Universidade de São Paulo [1984]. Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho [2005]. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho [UNESP Marília]. Docente da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente com: rádio, televisão, relações públicas, publicidade, educação e mídia educação.


Subsecretaria de Comunicação e Informação de Botucatu


Funcionários da Unesp que atuam na FMB e HC passarão por consulta de saúde ocupacional

A  partir da primeira quinzena de novembro todos os funcionários da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e Hospital das Clínicas que são contratados pela Unesp serão convocados a passar por consultas que atestarão as condições de sua saúde ocupacional.  Foram analisados os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos em seu ambiente de trabalho e o Grupo Técnico de Desenvolvimento em Recursos Humanos (GTDRH) enviará uma convocação com os exames pré-agendados.

A iniciativa foi apresentada aos chefes de seção da FMB e HC na segunda-feira, 19 de outubro e contou com a presença do diretor da Faculdade de Medicina, professor Sérgio Müller. Faz parte das atribuições de uma comissão formada, em 2008, a pedido da Diretoria da instituição – que segue determinação da Reitoria da Unesp - para cuidar da qualidade de vida dos servidores e melhorar sua segurança e saúde no trabalho. As ações serão desenvolvidas com apoio da equipe do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Famesp.
Foram avaliados os riscos aos quais o funcionário está exposto em seu ambiente de trabalho e ele passará por exames
O objetivo é que passem pelas consultas as pessoas que estão trabalhando, portanto saudáveis, no entanto, se for identificado algum sintoma decorrente de problemas no ambiente de trabalho, o funcionário será encaminhado para tratamento. “Se encontrarmos alguma doença que não esteja ligada ao trabalho do examinado, vou sugerir que ele procure um especialista”, explica o médico do trabalho e professor do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina, Ildeberto Muniz de Almeida, também conhecido como “Dr. Pará”. Ele ficará responsável por examinar os profissionais em sala localizada na Casa do Servidor – Unesp de Rubião Júnior.

Levantamento já realizado pelo GTDRH aponta que há um grande número de trabalhadores afastados em áreas consideradas críticas, como: Centro Cirúrgico, Cozinha, Lavanderia, CDI e Enfermagem do Hospital das Clínicas. A maioria deles por conta de transtornos mentais e de comportamento, além de problemas na coluna.

Através do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é que foram avaliados os riscos aos quais cada trabalhador está exposto em seu ambiente de trabalho. Sendo assim, quando ele passar pela consulta, os resultados dos exames já estarão com o médico. Dependendo do grau de risco de acidente com o qual ele conviver, será agendado o retorno. O servidor sai da consulta levando um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

Sobre os afastamentos, professor Pará diz que deverão ser iniciadas ações específicas para identificar os motivos que têm causado as doenças e saber se o problema está no ambiente de trabalho. Posteriormente serão propostas as intervenções necessárias. “Vamos precisar bastante da colaboração dos chefes de seção, tanto para liberar os funcionários para passarem pelos exames, como procurando a comissão para tirar dúvidas, caso necessário. Estamos abertos a conversar, também, caso os funcionários não concordem com os fatores ambientais de risco encontrados”, afirma o médico do trabalho.

Em outra função – Os trabalhadores que, por algum motivo, não estejam mais atuando na função para a qual foram contratados, devem avisar a Enfermagem do Consultório dos Exames Periodicos para que a análise dos riscos de acidentes de trabalho seja feita com base na sua atual atividade. Esse é o critério fundamental para que sejam pedidos os exames. “O trabalhador pode achar que não está exposto aos riscos apontados ou que está sujeito a alguma doença de trabalho que não detectamos. Pode, ainda, solicitar a avaliação do médico para pedir algum exame extra. Qualquer dúvida neste sentido pode ser comunicada à comissão”, esclarece professor Pará.

Uma cópia da NR 32 (Norma Regulamentadora) com todas as diretrizes sobre segurança e saúde no trabalho estará disponível na Casa do Servidor, onde serão realizadas as consultas. Mais informações podem ser obtidas no GTDRH, pelo telefone (14) 3811-6235, com Walderiana ou através do e-mail gtdrh@fmb.unesp.br.

Carteirinha Iamspe - Os atendimentos aos funcionários autárquicos serão feitos pelo Iamspe, por isso é obrigatória a apresentação da carteirinha. Aqueles cujo documento não estiver atualizado e que são sócios da Associação dos Servidores da Unesp (ASU) devem procurar a entidade para fazer a regularização do documento. No entanto, os funcionários que não tiverem vínculo com a associação também poderão procurá-la para as devidas providências. Em ambos os casos não haverá custo algum.

A única exigência é que os trabalhadores não-vinculados à ASU precisam retirar, no Grupo Técnico de Desenvolvimento em Recursos Humanos, uma autorização para atualizar sua carteirinha.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp


BFC joga pela Copa do Brasil, na quinta-feira. Três são convocadas para a seleção

O Botucatu Futebol Clube treinou na tarde de ontem [19] debaixo de muita chuva visando os importantes compromissos desta semana. Na quinta-feira [22], a equipe entra em campo pela segunda fase da Copa do Brasil Feminina. O duelo contra o Saad/Avaré acontece no Estádio “Dr. Acrísio Paes Cruz”, na Associação Atlética Ferroviária, às 16 horas.

No sábado [24], as atletas encaram o Santos no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista - 1ª Divisão. A partida está marcada para o Estádio “Ulrico Mursa”, na baixada santista.

Edson Castro destaca a dedicação do grupo. “As jogadoras estão concentradas e treinando forte independente do tempo ruim. É uma semana muito importante para o time e todos sabemos da responsabilidade”, disse.

Convocação – três atletas do BFC foram convocadas para a seleção brasileira principal.

A atacante Grazi e a volante Formiga, além da meio campista Dani, chamada pela primeira vez, devem se apresentar no dia 31 de outubro para dois amistosos que o Brasil fará no início do próximo mês.


Exposição '100 anos de EECA' começa hoje, na biblioteca municipal

A exposição fotográfica em comemoração dos 100 anos do EECA será aberta hoje, às 19h30, na biblioteca municipal Emílio Peduti. O evento faz parte da Semana do Livro e da Biblioteca, que foi aberta na noite e reuniu mais de 200 pessoas no Teatro Municipal Camilo Fernandes Dinnucci. Os eventos seguem até o próximo dia 8 de novembro.O tema é “Biblioteca: cidadania, educação, lazer, literatura e cultura”.

Todos os eventos são gratuitos e aberto a todos os interessados. De acordo com o secretário municipal de Educação, Narcizo Mineto Junior, fazem parte da Grande Arrancada da Educação, que prevê transformar Botucatu em 'A Cidade da Leitura'.

“Esse projeto em parceria com a biblioteca da Unesp é o início dessa transformação [em cidade da leitura]. Todos os dias, em todas as escolas da cidade - inclusive creches – haverá um intervalo de 15 minutos para a leitura e contação de histórias. Temos na rede municipal 10 800 alunos, multiplicando pelos 15 minutos diários dar para termos uma ideia de quantas horas de leitura teremos em 200 dias letivos do ano”, disse Mineto.

A biblioteca municipal Emílio Peduti fica na Rua João Passos, nº 808 - Centro.
Mais informações: 3882-9636


Programação Completa:


Dia 19 até 23 [segunda até sexta-feira] às 9h e às 14h
Apresentação de personagens infantis direcionados ao público infanto-juvenil
Local: Biblioteca Municipal “Emilio Peduti”

Dia 20 [terça-feira]
Abertura da exposição fotográfica “100 anos do EECA”
Sessão de autógrafos com Escritores e Poetas de Botucatu [Coletânea Literária da APEB] - 19h30.
Local: Biblioteca Municipal “Emilio Peduti”

Dia 21até 30 [quarta até sexta-feira] das 8h até 17h
Local: Biblioteca Municipal “Emilio Peduti”
“Semana Especial”: Visitação aberta à população de Botucatu e Região

Dia 22 [quarta-feira] das 18h até 20h30
Local: Sala de Multimídia da Biblioteca da UNESP/Campus de Botucatu-Rubião Jr.
Debate: Na era da comunicação, o livro sobreviverá?
Motivação: Filme Fahrenheit 451
Moderador: Sr. Augusto Sérgio Callile

Dia 23 [sexta-feira] às 16h
Local: Sala de Multimídia da Biblioteca da Unesp/ Campus de Botucatu - Rubião Jr.

Lançamento da Campanha de Promoção da Leitura da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da Unesp com o apoio e participação do Prof. Dr. William Saad Hossne; Machado de Assis: performance [colaboração: União Cultural Negra de Botucatu];

Abertura do Livro Interativo: “Era uma vez um menino que nunca tinha visto um livro”;

Distribuição de kit turismo “Conheça Botucatu e Região” [colaboração: Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Turismo].

Apresentação Musical de MPB pelo Coral “Canto e Encanto” da Faculdade de Medicina/ Unesp e do HC – Campus de Botucatu; Regente Rebecca

Dia 27até 29 [terça até quinta-feira] às 10h, 14h, 17h e 19h.
Local: Salão de Leitura da Biblioteca da Unesp/ Campus de Botucatu – Rubião Jr.
Performance: Machado de Assis [colaboração: União Cultural Negra de Botucatu]

Dia 28 [quarta-feira] às 19h30
Local: CDL/ Rua Curuzu nº 565 - Centro,
Palestra: “Cidadania e Conhecimento”
Abertura: Enilze de Souza Nogueria Volpato, Bibliotecária e Diretora da Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação da Unesp/ Campus de Botucatu – Rubião Junior;
Palestrantes [Advogados da UNASAB´S]: Dra. Ana Carolina Peduti Abujamra, Dr. Luiz Carlos dos Santos e Dr. Thomas Veiga Klar [Colaboração: UNASAB’S - União das Associações e Sociedades Amigos de Bairros];

Apoio: ASU - Associação dos Servidores da UNESP, Jornal “Diário da Serra”, ABAH -Associação Botucatuense de Assistência ao Hipertenso, ASFEL- Associação dos Funcionários da Fazenda Experimental Lageado, Câmara Municipal de Botucatu, MUR – Movimento Universidades Renovadas, CDL – Clube dos Dirigentes Logistas de Botucatu e União Cultural Negra de Botucatu;

Obs.: será entregue certificado aos participantes do evento.

Dia 08/11 [Domingo]
Local: AAF [Associação Atlética Ferroviária]

Re-lançamento do Livro “Método de ensino de tênis de mesa para professores, colégio e escolas”, de Nelson Machado [professor e especialista de Tênis de Mesa];

Campeonato de Tênis de Mesa “RAQUEL CURY” [Colaboração: AAF - Associação Atlética Ferroviária e Secretária Municipal de Esporte e Lazer de Botucatu];

Apoio: Instituto KL de Tênis de Mesa [esporte com inclusão e responsabilidade social], Marilia/ ADM - Associação Desportista dos Mesatenistas, Federação Paulista de Tênis de Mesa, ADM-Botucatu e Atlética do Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina da Unesp/ Campus de Botucatu.

Dia 29 [quinta-feira]
Às 8h30 - Conheça a Biblioteca”: Visita dos alunos da EMEF “Prof. José Antonio Sartori”.
Local: Biblioteca da Unesp/ Campus de Botucatu - Rubião Jr. “

14h - “Projeto Viagem Literária”: Bate-papo com o escritor Ronaldo Correa de Brito.
Local: Biblioteca Municipal “Emilio Peduti”

Dia 30 [sexta-feira] 19h
Local: Secretaria Municipal da Educação – CEMEP
Workshop de Incentivo à Leitura: “Botucatu uma Cidade de Leitores”

Projeto 15 minutos de Leitura: Biblioteca da Secretaria Municipal da Educação
Autora: Darcila Bozoni

Contação de história: CCV-ABEM
Autora: Sra. Vera Ravagnani

Projeto SIBot – Sistema Integrado de Bibliotecas e Lei da Biblioteca e do Livro

Parceria Biblioteca da Unesp/ Campus de Botucatu – Rubião Jr. e Secretaria Municipal da Educação
Explanação: Sra. Enilze de Souza Nogueira Volpato

Apresentação do Coral do “Ensino Médio da Escola Aitiara”

Cerimônia de encerramento da “Semana do Livro e da Biblioteca”
Discurso: João Cury Neto, excelentíssimo Prefeito Municipal de Botucatu.