outubro 08, 2009

Botucatu comemora o Dia da Animação com programação especial

Por Renato Fernandes

otucatu faz parte do grupo de 102 cidades paulistansa que receberá,no dia 28 de outubro, a programação específica e comemorativa ao “Dia Internacional da Animação 2009”, no dia 28 de outubro.

Na data, ocorrerá a mostra gratuita de curtas-metragens nacionais e estrangeiros, simultaneamente em todos estados brasileiros, e em mais de 30 países, às 19h30.

Em Botucatu, as sessões serão divididas em três modalidas: 16h30, mostra infantil; 18 horas, Mostra Paulista e às 19h30 a Mostra NAcional e Internacional. Ao todo, serão projetados 35 vídeos de animação, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci. A entrada será franca.
O Evento, que celebra o cinema de animação no mundo todo com a apresentação gratuita de curtas-metragens nacionais e estrangeiros e mostras paralelas, é realizado em todos os Estados do Brasil e em mais de 30 países.

O Estado é o recordista em cidades participantes no Brasil, concentrando mais de um terço de cidades participantes.

No Brasil, o DIA é realizado desde 2004 pela ABCA – Associação Brasileira do Cinema de Animação, e avança território, conquistando apoio e público a cada ano. Em 2008, 150 cidades promoveram a Mostra Oficial do DIA. O coordenador estadual,Thomas Larson, destaca que a união de esforços tem possibilitado, a cada ano, que mais público tenha acesso ao cinema de animação, o principal objetivo do evento. Em 2008, mais de sete mil pessoas assistiram às mostras e participaram das oficinas e eventos ligados ao DIA em todo o Estado, informa ele.

O projeto é patrocinado nacionalmente pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural com incentivo da Lei Rouanet. E, também, conta com parceria da ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação, que faz com que filmes os brasileiros também sejam apresentados em outros países que comemoram o Dia.

No Estado de São Paulo, recebe o patrocínio do ProAC - Programa de Apoio à Cultura do Governo do Estado de São Paulo e, desde 2008, tem uma coordenação regional, a cargo o animador e cartunista Thomas Larson, de Ribeirão Preto, associado às produtoras Usinanimada e Super 8 Produções.

Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura estará em Botucatu

O Viagem Literária, programa realizado pela Secretaria de Estado da Cultura que leva autores consagrados para 55 bibliotecas públicas do Estado, traz a Botucatu, no dia 26, o escritor Ronaldo Correia de Brito. A atividade com o autor será realizada na Biblioteca Municipal Emílio Peduti.

Ronaldo Correia de Brito foi o vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura de 2009. “Neste mês o Viagem Literária está aberto aos adultos, de diferentes idades, e, tem como objetivo, levar cronistas, romancistas, poetas e também escritores que trabalham com a literatura e outras linguagens, como a música, para a conversa nas bibliotecas”, explica o Coordenador da Unidade de Fomento de Difusão Cultural André Sturm. Ainda, segundo ele, o tema “Literatura para Todos” favorece o debate. “O bate-papo é aberto às questões da plateia, que pode perguntar desde assuntos da atualidade ao processo de criação do autor, não tem um assunto fechado”.

O ‘Viagem Literária” segue até o mês de novembro com 275 atividades em 55 cidades.
O programa tem como objetivo, mediante o contato entre escritores e público, estimular o prazer da leitura, formar novos leitores e valorizar e revitalizar as bibliotecas públicas dos municípios paulistas. Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades.


“Assalto ao Trem Pagador” em cartaz, no Centro Cultural

Dando prosseguimento ao “Mês do Cinema Nacional”, o cineclube Ybitu Katu, exibe na noite de sábado, o filme “Assalto ao Trem Pagador”, em sessão às 19h30, no Centro Cultural de Botucatu.

Baseado em fatos reais. No interior do Estado do Rio de Janeiro, um grupo de seis homens assalta o trem pagador da estrada de ferro Central do Brasil. Eles decidem só gastar, no máximo dez por cento, do produto roubado.

O Centro Cultural fica na Praça XV de Novembro, nº 30. A entrada é franca.