setembro 02, 2009

USP é eleita a 38ª melhor universidade do mundo

Da Agência FAPESP

A Universidade de São Paulo (USP) está entre as 100 melhores universidades do mundo. A USP ocupa, atualmente, o 38º lugar entre as 100 melhores universidades do mundo, segundo o ranking Webometrics Ranking Web of World Universities, elaborado pelo Ministério da Educação da Espanha.

Os resultados, divulgados no final de julho, referem-se ao ano de 2009. A classificação da USP corresponde a um avanço de 49 posições, se comparado com a última edição anunciada em janeiro de 2008. Além disso, a USP é a primeira na América Latina e no país.

O ranking existe desde 2004 e é publicado duas vezes ao ano, em janeiro e julho. O Webometrics classifica 6 mil instituições no plano mundial, dentre 17 mil avaliadas. Entre os critérios estão incluídos indicadores de pesquisa e de qualidade de estudantes e docentes, além da visibilidade e o desempenho global da instituição.

Universidades dos Estados Unidos dominam o topo da lista, ocupando as 21 primeiras posições no Webometrics. As três primeiras são, pela ordem, Instituto de Tecnologia de Massachusetts e as universidades de Harvard e Stanford. No Brasil, a USP é a primeira, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Também faz parte dessa classificação o Ranking of World Repositories Top 300 Institutions, que atribui notas às instituições por meio das bibliotecas digitais de dissertações e teses. Neste ranking, a USP ocupa o 57º lugar, o que significa um crescimento de 29 posições em relação a 2008.

Já na edição 2009 do Performance Ranking of Scientific Paper for World Universities, do Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan, a USP ficou no 78º lugar, subindo 22 posições em relação a 2008. O ranking avalia a pesquisa desenvolvida, levando em conta critérios de produtividade, impacto e excelência na investigação científica.

Mais informações: ranking.heeact.edu.tw/en-us/2009/Page/Methodology / www.webometrics.info


Consulta pública discute a proibição de câmaras de bronzeamento

Preocupada com os novos indícios de agravos à saúde relacionados com o uso de câmaras de bronzeamento artificial, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu, nesta quarta-feira (02), uma consulta pública prevendo a proibição do uso estético desses equipamentos e também do comércio, aluguel, doação e importação. Durante 30 dias profissionais de saúde, usuários, população em geral e representantes do segmento industrial vão poder opinar sobre o assunto.

A proibição proposta não se aplica aos equipamentos com emissão de radiação ultravioleta destinados a terapias médicas. Isso inclui a utilização para o tratamento de doenças como psoríase e vitiligo.

Em vigor

A Agência já possui, desde 2002, quando se intensificou o uso estético desses equipamentos no Brasil, um regulamento sobre o assunto, que entre outros pontos, veda o uso por menores de 18 anos e estabelece um intervalo mínimo entre cada sessão. Em julho deste ano, a Iarc (International Agency for Research on Câncer) classificou as câmaras de bronzeamento na lista de fatores comprovadamente carcinogênicos. A Iarc é uma instituição vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicada à pesquisa e combate ao câncer.

Panorama do câncer de pele no Brasil

Estima-se que em 2008 tenham ocorrido aproximadamente 126 mil casos de câncer de pele no país, o que demandou investimentos da ordem de R$ 24 milhões do Ministério da Saúde para assegurar o tratamento dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre os cânceres de pele, o melanoma é um dos tipos que apresenta maior letalidade. Apenas no ano passado foram registrados cerca de 6 mil casos no Brasil. Trata-se de um tipo menos freqüente do que os outros tumores de pele, porém sua letalidade é mais elevada.

A Organização Mundial de Saúde estima que anualmente ocorram cerca de 130 mil casos novos de melanoma no mundo. A Sociedade Americana de Câncer estimou que, em 2007, ocorreram cerca de 60 mil casos nos Estados Unidos, relacionados com a exposição à radiação ultra-violeta. Tem-se observado um expressivo crescimento na incidência deste tumor em populações de cor de pele branca.

A maioria dos casos de câncer de pele é associada à exposição excessiva à radiação ultravioleta - UV. Por isso, a prevenção inclui ações de prevenção primária - que são efetivas e de baixo custo - por meio de proteção contra a radiação UV.

Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Câmara aprova regulamentação da profissão de turismólogo

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 6906/02, do Senado, que regulamenta a profissão de turismólogo. O projeto retorna para o Senado, por ter recebido emendas.

O exercício da profissão, de acordo com a proposta, ficará reservado aos bacharéis em curso superior de Turismo ou Hotelaria e aos profissionais não-diplomados que comprovadamente já a desempenhem há pelo menos cinco anos, contados da data de publicação da lei. O diplomado em cursos equivalentes no exterior também poderá exercer a profissão no Brasil, desde que revalide seu diploma.

O projeto lista 18 atividades relacionadas à profissão de turismólogo, entre elas: organizar e dirigir estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar a classificação de locais de interesse, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais; formular propostas para o desenvolvimento do setor nos municípios, regiões e estados da Federação; criar e implantar roteiros; pesquisar informações sobre a demanda turística; e elaborar projetos de marketing na área.

Da Agência Câmara

Aneel sugere redução de tarifas de energia elétrica por meio de reforma tributária

Da Agência Brasil

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson José Hubner Moreira, afirmou hoje (2) que a saída mais viável para a redução das tarifas de energia elétrica no país passa pela reforma tributária e pela redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo ele, a agência não tem condições de unificar essas tarifas.

“Há diversos fatores que inviabilizam essa unificação como o nível de receita e a necessidade de realizar grandes investimentos no setor”, disse Hubner. “Mas alguns mecanismos podem ser adotados, principalmente pelo Legislativo, e eles passam pela redução do ICMS, que pesa demais, e pela reforma tributária”, completou o diretor da Aneel.

A declaração foi feita durante audiência pública realizada pela comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a investigar a formação dos valores das tarifas de energia elétrica no Brasil. O objetivo da CPI é esclarecer os motivos que fazem a taxa média brasileira ser maior do que a de países desenvolvidos.

Para o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, as tarifas englobam muitos custos que vão além da geração de energia, e isso, segundo ele, inviabiliza unificá-las em todo o território nacional.

“Há muitos fatores que inviabilizam isso, como o custo maior para as áreas rurais, a inadimplência, o número de indústrias na região, a prática de 'gatos' [ligações clandestinas], e a distância percorrida para a transmissão da energia”, argumentou Tolmasquim.

Os deputados Márcio Junqueira (DEM-RR) e Ilderlei Cordeiro (PPS-AC) contestaram o argumento de que os “gatos” justifiquem o alto preço das tarifas.


Gripe suína não é mais fatal no Brasil que em outros países, diz OMS

Da Agência Brasil

O grande número de mortes causadas pela influenza A (H1N1) – gripe suína, no Brasil, não é um indicativo de que a doença seja mais fatal aqui do que em outros países, afirmou David Mercer, diretor regional do Departamento de Doenças Infecciosas da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa, em entrevista concedida hoje (2) à Agência Saúde, do Ministério da Saúde.

Para o diretor, um dos fatores que explicam o alto número de óbitos registrados no país é a transparência do governo em divulgar os casos. No Brasil e nos Estados Unidos, que registram os maiores números de mortes em decorrência da influenza A (H1N1) - gripe suína, os governos são transparentes na divulgação dos dados, segundo Mercer.

O diretor considerou acertada a política do Brasil para a indicação do medicamento fosfato de oseltamivir (Tamiflu), como recomenda a OMS. O remédio é indicado somente para os pacientes com doença respiratória grave, pertencentes a grupos de risco.

Mercer alertou para a possibilidade de escassez de vacina contra a doença, por isso orientou para que os gripos de risco tenham prioridade na imunização. Segundo o diretor da OMS, o Brasil, por sua condição de produtor da vacina, estará numa posição melhor do que alguns países, mas, mesmo assim, não poderá deixar de fazer um levantamento da quantidade de pessoas que deverão ser vacinadas.

A vacina para a gripe suína está em fase de testes clínicos e só imunizará contra a influenza A (H1N1) - gripe suína. Para se proteger contra a gripe sazonal, as pessoas deverão tomar a vacina específica.


Bauru registra novos casos de gripe A H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, recebeu do Instituto Adolfo Lutz, nesta quarta-feira (02/09), 07 resultados positivos referente a gripe AH1N1, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica.

Todos os pacientes já receberam tratamento, bem como alta médica.

Em Bauru foram registrados até o momento, 122 casos positivos de Gripe A, dos quais 78 por exames e 44 por critério epidemiológico. Cinco óbitos foram confirmados pela doença no município.

Vinte e três pessoas estão internadas, sendo 01 em UTI.

Dezessete pessoas aguardam resultado de exames na cidade.

Fonte: Da Prefeitura de Bauru



Veterinários pagam meia, em espetáculo

A Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos, grupo de teatro de Botucatu, volta a apresentar o espetáculo de improviso “Doroteia e os Farsantes”, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, no dia 09 de setembro, às 20h30.

A apresentação ocorrerá na data em que se comemora o dia do Veterinário, o que incentiva os atores a desenvovlerem uma promoção especial, garantindo, a esses profissionais, o pagamento de meia entrada.

O elenco de ‘Dorotéia e os Farsantes’ é formado por sete atores (Danilo Batista, Erick de Barros, Fernando Bassetto, Murilo Andrade, Rafael dos Santos, Renan Lushon e Sérgio Viana), mais o mestre de cerimônias (Robert Coelho) que coordena as dinâmicas e faz a mediação com a plateia. Toda apresentação é aberta com uma cena curta que conta a participação de todo elenco.

Em seguida, durante aproximadamente uma hora, os atores se revezam em cerca de oito a dez jogos de improvisação. A escolha dos atores que participarão dos jogos é feita através do sorteio de bolas coloridas. O grupo recentemente participou do programa “Tudo a Ver Interior” na Rede Record e realizou uma pequena turnê regional com apresentações em São Manuel, Botucatu, Avaré e Jaú.

Os ingressos custam R$ 10.
O Teatro fica na Praça Coronel moura, nº 27. Informações pelo telefone: (14) 3882-9004.

Artesãs de Marajó mostram fibra do tururi em Paris

“O tururi já está internacionalmente conhecido!”, comemora a diretora de vendas da Cooperativa das Artesãs Flor do Marajó, Ângela Cristina de Almeida Paes. O motivo de tanto orgulho é que as bolsas e bijuterias fabricadas a partir da fibra do tururi (fruto da palmeira ubuçu) serão expostas pela primeira vez em Paris.

O resultado do trabalho dos 24 artesãos que compõem a Cooperativa sediada em Manuá, na Ilha do Marajó (PA), estará exposto na Semana de Prêt-à-Porter, um dos mais importantes eventos mundiais de moda que se realiza de 1º até dia 8, na capital francesa. A participação no evento é resultado do trabalho desenvolvido há 15 anos e que, a partir do Programa Talentos do Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ganhou notoriedade nacional.

Foi longo o caminho percorrido até levar para o exterior o resultado do trabalho feito a partir desta fibra que é farta na Ilha do Marajó. Há 15 anos, a recém-criada cooperativa, então associação, começou com apenas três pessoas.

A primeira oportunidade de expor no próprio município de Muaná surgiu em 1997, durante a Feira do Festival do Camarão. Antes de chegar a Paris, o trabalho das artesãs foi divulgado na primeira edição da Feira da Agricultura Familiar, realizada em Brasília em 2004. Naquela oportunidade, o estilista Renato Ambroisi conheceu de perto o trabalho das artesãs de Muaná. “Aí começou esse trabalho do MDA com a gente e mudou muita coisa, mudou bastante mesmo, a produção aumentou e também porque a gente tem que fazer um produto com mais qualidade”, avalia Ângela.

As bolsas, colares, pulseiras e brincos produzidos com a fibra do tururi se valorizaram com a inclusão de detalhes em couro, sugestão de outros estilistas renomados, como Renato Loureiro e Jum Nakao. Depois disso, o trabalho passou a ser exposto também em feiras do Rio de Janeiro e São Paulo. “Assim, a gente aumentou bastante a produção, que ficou ótima, e tivemos que aumentar o número de pessoas. Antigamente eram três, depois passou para oito, depois estava em 12, agora já está em 24 pessoas”, comemora a diretora de vendas.

Mas, para Ângela Paes, tão importante quanto o reconhecimento internacional é a valorização do trabalho da mão-de-obra local. “Já estamos pensando nisso que a gente está intitulando como revolução, porque a gente pensa assim: depois dessa feira, vão aumentar muito mesmo (as vendas), até o produto vai valorizar mais ainda porque aqui, no nosso município, nem os nossos munícipes valorizam. Por isso que a gente está trabalhando desse jeito, pra provar para a sociedade toda que nós temos como mudar a condição de trabalho aqui no nosso município”, destaca a artesã.


Cia de Ballet Sopro apresenta "Jogado", em Botucatu

Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, recebe hoje, quinta-feira 3 de setembro, o espetáculo “Jogado”, da Cia de Ballet Sopro, às 20h30.

Na montagem, os bailarinos da companhia desenvolvem movimentos e coreografias de alto nível técnico e artístico, relacionados com temas cotidiano. trabalhados de forma leve, bem humorada e intelectual. O “Ballet Sopro” foi fundado há nove anos pelos bailarinos Roberto Amorim e Tatiana Portella, que assinam a direção geral deste espetáculo.

“Nossa vida é um jogo permanente. Um jogo de mentira ou de verdade. Depende de buscar-se, ser coerente, de procurar-se agir com lealdade, fazendo da empatia, ingrediente nos relacionamentos”, coloca Amorim.

As performances fazem menção de partidas reais como futebol e basquete, e revela as diferentes reações dos jogadores em relação à disputa, no decorrer da vida.

A montagem conta com a participação de nove bailarinos que condensam a vida nas dimensões de uma quadra ou um tabuleiro.
Considerado pela crítica como cômico e leve, ‘Jogado‘ ultrapassa a dança e avança na dramaturgia para comunicar com a a plateia.

“Assim, como qualquer jogo, o embate da vida também tem que ter seus desafios, são eles que fazem aflorar em nós, as nossas melhores habilidades”, explica Amorim.

Ingressos custam R$ 20 com meia entrada sendo vendida a R$10.
Informações pelo telefone: (14) 3882-9004.


Praça dos abolicionistas será reinaugurada no domingo

Por Renato Fernandes

A Praça dos Abolicionistas, localizada entre as Ruas Jorge Barbosa de Barros e Attilio Losi, região do Jardim Paraíso, será reinaugurada no dia 6 de setembro, às 15 horas, com apresetnações artísticas e culturais.

Segundo a União Cultural Negra de Botucatu, haverá apresentação do grupo de dança Kuanda, Banda Badauê e shows de hip-hop, capoeira e samba com o grupo Emoção Popular.

Na ocasião ocorrerá o ato de inauguraão de um monumento com cerca de 2,5m desenvolvida pelo escultor Pedro César. A escultura retrata um escravo rompendo os grilhões, marcando o fim da escravidão.

Para Conceição Vercesi, presidente da União Cultural Negra de Botucatu, a reinauguração da praça é o reconhecimento da valorosa contribuição do “Povo Negro” na formação da Nação brasileira, e sinaliza com o fim de toda forma de discriminação racial no Município. “É um verdadeiro marco na iniciativa da Promoção da Igualdade e Ações Afirmativas”, diz.

A praça recebeu este nome através do Decreto Municipal 3346 de 12 de Maio de 1983 em homenagem aos Abolicionistas que lutaram sacrificando a própria vida para o fim da escravidão no Brasil.

A reinauguração da Praça dos Abolicionistas é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Botucatu. O local recebeu melhorias, mas manteve suas características originais da sua sua inauguração. “Este presente vem no mês em que a União Cultura Negra de Botucatu comemora 31 anos de existência. As comemorações não terminarão por aí. Pretendemos encerrar o mandato 2007-2009 em 26 de Setembro com o tradicional ‘Baile Luis Gama’, e, para isso, buscamos parceiros e esperamos contar com o apoio do Movimento Negro de Botucatu e todos os seus fundadores, associados, simpatizantes e parceiros”, coloca Conceição.

Circo do Marcos Frota estreia temporada de quatro dias em Botucatu, na próxima semana

O Grande Circo Popular do Brasil (Marcos Frota Circo Show) vem comemorando 20 anos de existência, e realizará uma temporada de Espetáculo em Botucatu, no período entre os dias 10 a 14 de setembro, próximo ao Ginásio Municipal de Esportes.

O Circo é o Núcleo Itinerante da Unicirco (Primeira Universidade Livre do Circo do Brasil) Projeto Social e Cultural que tem como finalidade formar uma geração de artistas de circo com nova mentalidade no País, resgatando a cidadania das crianças através das milenares artes do circo, teatro, dança e música.

O espetáculo mistura famílias tradicionais com elementos do novo circo, em espetáculo que alia o tradicional e o moderno, numa síntese dinâmica e atual.

Prefeitura lança Projeto Ação para o transporte coletivo

O Prefeito Municipal João Cury Neto e o Secretário de Habitação e Mobilidade, Vicente Ferraudo, lançaram na manhã desta quarta-feira, 02, o Projeto Ação, que prevê a Reorganização do Transporte Coletivo de Botucatu.

As mudanças previstas do Plano entram em vigor a partir deste mês, sendo divididas em duas etapas:

1 ª ETAPA- começa a valer a partir de 14 de setembro

1] Integração em 100% das linhas municipais por meio do cartão integração, o que possibilita que o usuário não pague a segunda passagem em período de até 90 minutos.

2] Criação da Linha Regular para a UNESP no sistema circular, com partidas diárias da UNESP, nos horários 00:05 e 00:35 [hora]

-Linha 1
UNESP – Rodovia Antonio Butignolli – Av. Dante Delmanto – Rua Marília – Rua Dr. Guimarães – Elevado Bento Natel – Av. Vital Brasil – Rodoviária – Av. Floriano Peixoto – Rua João Passos – Estação São Benedito – Rua Visconde do Rio Branco – Rodovia Domingos Sartori – UNESP.

-Linha 2
UNESP – Rodovia Domingos Sartori – Rua Campos Salles – Rua Curuzú – Estação Camelódromo – Av. Floriano Peixoto – Av. Te. João Francisco – Rua Cesário Mota – R. Dr. Guimarães – Rua Castro Alves – Av. Dante Delmanto – Rodovia Antônio Butignolli – UNESP.

3] Criação de nova tabela para a linha Cohab/Vila Paulista, com ponto final na Vila Paulista , eliminando o percurso até a UNESP
Saída da COHAB 00:00 / 00:20 e 00:35
Esta linha passará a atender também o Bairro Convívio Park residencial, toda 00: 25.

4] Criação da Linha Comerciário/UNESP via Vila Assumpção.
Itinerário: O mesmo corredor já existente no Comerciário e saindo pela Rua Emílio Cani, para a Vila Assumpção - Rod. Marechal Rondon – UNESP.
Saída Comerciário: 06:20 / 07:20 / 13:00 / 16:30 / 17:30
Saída UNESP: 07:00 / 08:00 / 11:40 / 16:10 / 17:10 / 18:10

5] Criação da Linha Centro/Lageado via R. José Barbosa de Barros com ampliação de horários com substituição da Linha Cohab/Lageado.
Itinerário: Estação São Benedito – R. Curuzú - Estação Camelódromo – Av. Floriano Peixoto – R. Vitor Atti - R. José Barbosa de Barros – Lageado.
Saída Estação Camelódromo: 00:35
Saída UNESP Lageado: 00:00 [Atendimento dos Prédios no Jd. Paraíso]

6] Implantação de nova tabela com horários fixos na Linha Cohab / Jardim Paraíso.
Saída Cohab: 00:10 / 00:40
Saída Jd. Paraíso[final]: 00:10 / 00:40

7] Criação da Linha Fatec / Centro – Ida e Volta.
Itinerário: Estação Camelódromo - Rua João Passos Estação São Benedito - Av. Itália, Fatec, ITE.
Horários de saída [centro]: 06:30 / 07:30 / 12:30 / 14:30 / 17:30 / 18:30.
Horários de saída [Fatec]: 07:05 / 08:05 / 13:05 / 15:05 / 18:05 / 19:05.

8] Implantação de nova tabela horária do Jardim Brasil com antecipação no centro da cidade. Antecipando o horário no Jardim Brasil 06:15 ampliando a integração no centro para todos os destinos e corrigindo a frequência no sentido Centro - Cohab

9] Reorganização do Itinerário e horário na linha Santa Elisa/ Centro, possibilitando o atendimento exclusivo no Bairro [Santa Elisa, Jd. Botucatu, Riviera e Arvore Grande].
A mudança ocorre em virtude dos ônibus atuais terem horários sobrepostos.
Atendimento com 2 ônibus:
Saída Santa-Elisa :00:00/00:30 [carro atual]
via árvore Grande 06:00/07:00/17:00/18:00h

10] Continuação na linha Rubião Junior / Circular
2 ônibus: Sentido Horário e Anti-Horário somente no Bairro de Rubião Junior.

Linha 01 [oficial] – [anti-horário] 00:20
Av. Raimundo Putty - Santo Inácio – centro de Rubião Junior – CEAGESP - Av. Bento Lopes – Rodovia Domingos Sartori – R. Campos Salles – R. Curuzú-Estação Camelódromo.

Linha 02[Extra] – [horário] 06:50- 7:50- 16:50-17:50 e 18:50
Saindo da CEAGESP com itinerário sentido horário Av. Bento Lopes - CEAGESP, centro de Rubião Junior - Santo Inácio – Av. Raimundo Putty – Rod. Antonio Butignolli - Dante Delmanto – R. Major Matheus – R. João Passos – Estação São Benedito.

2ª ETAPA- começa a valer em 27 de setembro

Implantação do programa Domingo em Ponto, que prevê aos domingos e feriados os deslocamentos entre os bairros serão por meio de um sistema DIFERENCIADO com linhas “RADIAIS”. A operação será sincronizada na ESTAÇÃO – CAMELÓDROMO com todos os bairros da cidade utilizando o conceito de transferência [transbordo] para outro ônibus sem pagar uma nova TARIFA.

O Secretário ainda apresentou as principais ações do ano de 2009, que incluem:

1- Substituição da Linha V. Jardim/Jardim Planalto pela Linha Continental/Centro.
2- Substituição Linha V. Jardim/Jd. Continental pela Linha Comerciários/V. Paulista.
3- Substituição da Linha Comerciários/Itamarati pela Linha Itamarati/Centro
4- Criação da Linha Recanto Azul/Centro
5- Ampliação do Horário da Linha Cambuí /Centro em 9 viagens.
6- Alteração de itinerário da Linha Comerciário/Vital Brasil. – Via Av. Don Lúcio.
7- Entrada da Linha Monte Mor/V.Assunção na Vila São Benedito.
8- Alteração de itinerário da linha Rúbião Júnior passando pelo Jd. América.
9- Colocação de mais um ônibus na Linha de Rubião Jr.
10- Alteração de itinerário da Linha Jd. Brasil/Centro
9- Colocação de mais um ônibus na Linha de Rubião Jr.
10- Alteração de itinerário da Linha Jd. Brasil/Centro.
11- Alteração de Itinerário na Linha Cohab/V. Maria.
12- Operação alternada das Linhas Sesi/Jd. Brasil/Jd. Bandeirantes e V. Paulista

Fonte - Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação

Gripe suína leva à suspensão de aulas no distrito de Vitoriana em Botucatu

O Instituto Adolfo Lutz divulgou na manhã desta quarta-feira,02, o resultado positivo para o vírus Influenza 'A' (H1N1) - a popular Gripe Suína - dos exames colhidos em 3 alunos da Escola Estadual Prof. Raimundo Cintra, localizada no Distrito de Vitoriana.

Diante do resultado, a Diretoria Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Saúde recomendou suspensão temporária das atividades na escola por um período de 5 dias, retornando as aulas no próximo dia 08/09/2009.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Macharelli, a medida é exigida pelo protocolo que orienta o manejo clínico e a vigilância da Influenza. A recomendação é que os alunos permaneçam em casa, não participem de atividades que envolvam grupos sociais e fiquem em repouso até a adequada recuperação. “Se novas medidas se fizerem necessárias estaremos então reorientando a Direção da referida escola. Reforço que todos os alunos acompanhados até o momento seguem sem sinais de agravamento, não tendo nenhum registro de casos que necessitem de internação, conclui Macharelli.

Os responsáveis pela equipe de Vigilância Epidemiológica e pela Unidade de Saúde da Família informam que estão acompanhando diariamente a evolução do surto na escola e esperam que as recomendações sejam atendidas pela Unidade Escolar bem como pelos alunos.

Protocolo de Prevenção

As medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas, baseadas em intervenções não farmacológicas, para reduzir o risco de se adquirir ou transmitir no domicílio recomenda-se:

Não compartilhar alimentos, copos, toalhas, e objetos de uso pessoal

Evitar tocar olhos, nariz,ou boca

Lavar as mâos frequentemente com sabonete e água, especialmente depois de tossir ou espirrar

Manter o ambiente ventilado

Evitar contato próximo com pessoas

Fonte: Subsecretaria Municipál de Comunicação e Informação de Botucatu


Finais da Copa Interclubes acontecem quinta e sexta-feira

Após mais de um mês de jogos, chega ao fim a 1ª Copa Interclubes "Claus Sports" de Futebol Suíço AAFxAAB. Pela primeira vez, os dois maiores clubes recreativos de Botucatu, a Associação Atlética Ferroviária (AAF) e Associação Atlética Botucatuense (AAB) se uniram para promover um campeonato suíço.

A competição, que teve por objetivo promover a integração entre os clubes e dar a oportunidade para que os jogadores façam novas amizades, foi composta por 12 equipes, sendo seis de cada clube. Os times foram divididos por faixa de idade, sendo Faixa "A" dos 30 aos 39 anos, Faixa "B" dos 40 aos 49 anos e Faixa "C" acima dos 50 anos.

As finais das três faixas serão realizadas nesta quinta e sexta-feira, no campo da Associação Atlética Botucatuense. Na quinta-feira, 3, às 20h15, disputam o título de campeão pela Faixa B a Serralheria São Luis (AAF) e Pardi Veículos (AAB). Na sexta-feira, 4, serão disputadas as finais da Faixa C, quando a Casa das Antenas (AAB) enfrentará a Quitanda Dona Marina (AAB), e Faixa A, Supermercado Boas Compras (AAB) versus Botuvel (AAB). Após os últimos jogos, haverá premiação e festa de confraternização.

Era uma Vez na Biblioteca estréia no Centro Cultural

Por Renato Fernandes

Bolando Filmes Produções, produtora do cineasta José Renato Arena Scorsatto, apresentará o curta metragem “Era Uma Vez na Biblioteca”, dia 4 de setembro, às 19h30, na sala Raymundo Cintra, no Centro Cultural de Botucatu, Praça XV de Novembro, nº 30 - Centro.

Segundo o cineasta, o vídeo se apropria da linguagem e clichês dos westerns, para aproximar o espectador de dois grandes nomes da literatura e poesia: Carlos Drummond de Andrade e Mário Quintana.

O curta apresenta um duelo cultural entre dois cowboys dentro de uma biblioteca, onde em seus coldres, levam não, armas, mas livros e a biblioteca, num efeito sinestésico, remete ao ‘saloom’, e os livros das estantes, às bebidas deste ‘saloom’. “Se tudo correr bem, também pretendo apresentar, nesse mesmo dia, um documentário sobre o futebol Feminino de Botucatu, que gravei recentemente em um dos jogos da equipe botucatuense, onde entrevisto técnicos, jogadoras e torcedores’, adianta o Scorsatto.

O curta foi rodado na biblioteca do Centro Cultural de Botucatu, no período noturno, e conta com elenco e equipe técnica da própria Cidade.

Scorsatto cursa a faculdade de cinema no Paraná e explica que busca mostrar um pouco de sua Terra Natal, personagens e pontos históricos aos colegas universitários.

O primeiro vídeo de sua autoria, exibido no Paraná foi “Estação Fantasma”, que mostra o abandono da estação de embarque e desembarque de passageiros da extinta Fepasa.

Ele também responde pelo curta metragem “Mãonólogo”, vencedor do Festival do Minuto, em novembro de 2008, quando concorreu com 87 participantes do bimestre setembro/outubro, na categoria Melhor Minuto, que teve como Tema: “Dinheiro”.

Elenco:
Fernando Dias – Cowboy com camisa branca; Rafael Villela – Cowboy co camisa vermelha ; Marino Costa – Bibliotecário; Celso Cassoni – Leitor sentado à esquerda; Bruno Figueirôa – Leitor sentado ao centro; Julio Carvalho – Leitor sentado à direita; Isaías Barreto – Agente Funerário; Danilo Batista – Assistente do agente funerário.

Confira o trailer



ABR.3 se apresenta neste sábado no Garage Eventos

A ABR.3 será a atração deste sábado, dia 5, do Garage Eventos. A casa, a mais nova opção em shows para Botucatu e região, vai receber a banda pela primeira vez. A festa, marcada para começar a partir das 23 horas, também vai contar com a apresentação da dupla sertaneja Alan & Daniel.

André Nascimento (bateria), Pedro Langona (vocal e guitarra) e Rafael Basso (baixo) retornam a Botucatu depois de grande trabalho de divulgação do novo CD na região de Presidente Prudente. A banda participou de entrevistas em emissoras de rádio e televisão. Durante cerca de 20 dias os botucatuenses caíram na estrada. "É bom voltar pra casa para descansar um pouco e fazer o que a gente mais gosta, que é tocar pro nosso público”, diz Rafael Basso.

A banda promete fazer mais um grande show. "É sempre um desafio se apresentar na nossa cidade, a responsabilidade é grande”, garante André Nascimento. "Vamos tocar muito pop-rock, privilegiando as nossas canções e outras músicas que estão na boca da galera”, afirma Pedro Langona.
Banda dá um tempo na divulgação para tocar em casa

O Garare Eventos está localizado à Avenida Deputado Dante Delmanto, ao lado da Prodive. Os ingressos custam R$ 10,00 (mulheres) e R$ 15,00 (homens).

FMB passará a promover atividades de cultura e lazer

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), além de seu papel na formação profissional e humana de médicos e enfermeiros, também tem focado ações na promoção de cultura e lazer para a população. Através de sua Comissão de Arte e Cultura, a FMB passará a promover, a partir de 9 de setembro, às 17 horas, exibições de filmes, entre outras atividades. As seções de cinema serão realizadas no salão nobre da instituição.

O primeiro filme a ser exibido, dia 9 de setembro, será: “A Flauta Mágica”, dirigido por Ingmar Bergman, Suécia, 1975. A atividade, neste ano, deve se repetir quinzenalmente, sempre às quartas-feiras. Podem participar tanto os docentes, servidores e alunos, quanto a população em geral.

A Comissão de Arte e Cultura, presidida pelo docente do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, professor José Manoel Bertolotte, foi formada em junho deste ano e tem como objetivo realizar eventos de lazer e cultura à comunidade, em um ambiente agradável, de forma a promover a união. O diretor da FMB, professor Sérgio Müller, tem reiterado, nas reuniões com os membros do grupo, que é preciso “trazer à instituição arte, cultura, cinema, música e todo tipo de manifestação artística, desenvolvendo na comunidade o hábito de lazer na FMB, otimizando o uso do salão nobre”.

A ideia da comissão é realizar conferências, exposições, espetáculos de dança, teatro e música. A partir de 2010, as atividades no salão nobre serão semanais, sempre às quartas-feiras, das 17 às 19 horas. “O diretor, professor Sérgio Müller, sempre pediu à comissão que as atividades sejam uma oportunidade de reunir os docentes e pesquisadores, por exemplo, que muitas vezes se isolam em suas salas ou laboratórios. E nós faremos isso de forma artística”, comenta professor Bertolotte.

Em todo espetáculo haverá uma apresentação sobre a atração, antes do início e ainda espaço para discussão no final. Confira os eventos já programados, todos no salão nobre:

- Dia 28 de setembro: Apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu – 19h30 – no salão nobre

- Dia 21 de outubro: Apresentação da Orquestra Limiar, projeto “Música nos Hospitais” – 14 horas – no Boulevard (entrada principal do HC)

Leandro Rocha- Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp