agosto 28, 2009

Secretaria de Saúde realiza exames em alunos da rede municipal

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, informou que está tomando todas as medidas clínicas protocolares para acompanhar os casos suspeitos de gripe em duas escolas, uma na rede Municipal e outra do Estado, em Botucatu.

De acordo com a responsável pelo setor, Mara Sílvia Carmelo foram colhidos exames para a gripe Influenza A-H1N1, nas crianças doentes e encaminhados para a unidade de referencia epidemiológica, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina/Unesp e para o Instituto Adolfo Lutz.

Os resultados serão divulgados até a próxima sexta-feira, 04. Enquanto isso os alunos com sintomas de gripe estão em repouso domiciliar, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e Anvisa.

Mara Silvia Carmelo informou que os diretores e supervisores da rede escolar [público e privado] de Botucatu foram treinados pela Secretaria de Saúde, no final de julho,[dia 24].

Os pais de alunos que estiverem com sintomas de gripe,acompanhado de febre intermitente acima de 38,5º, devem informar os diretores de escolas e levar os filhos para a unidade de saúde mais próxima, a fim de investigar se é uma gripe sazonal ou a nova gripe Influenza A H1N1.

A Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde estão à disposição dos diretores escolares para mais informações pelos telefones [14] 3814-1114 e [14] 3811-1100

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu


Finais da Séria B do amadorzão serão no domingo, na AAF

As partidas que decidem o terceiro lugar e o grande campeão da Série B do campeonato amador varzeano 2009 serão no próximo domingo [30], no estádio da Associação Atlética Ferroviária [AAF].

Esporte Clube Rubião B e Manzini supermercados entram em campo às 13h, para decidirem quem fica com a terceira colocação.

Em seguida, às 15h, América e Vila antártica protagonizam a disputa entre o melhor ataque e a melhor defesa. O América é a única equipe com 100% de aproveitamento e tem o artilheiro da competição, Paulo Sérgio marcou 16 vezes no campeonato. O Vila Antártica tem a melhor defesa, com apenas três gols sofridos.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

Botucatu: Desfile de 7 de Setembro terá mudanças neste ano

O Desfile cívico-militar do Dia da Independência terá algumas modificações neste ano devido ao recesso prolongado das escolas, como prevenção à gripe suína. De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior, apenas duas instituições de ensino do município e duas privadas irão participar do ato. “ Os alunos não tiveram tempo para ensaiar com as fanfarras, por isso os próprios diretores tomaram esta decisão”, explica Minetto.

As escolas presentes no desfile serão a Escola Municipal de Educação Infantil Jonas Alves de Araújo e Escola do Meio Ambiente, representando a Secretaria Municipal de Educação, e no setor privado, os colégios La Salle e Santa Marcelina.

Além dos alunos, as instituições botucatuenses também vão desfilar pela Avenida Santana no feriado, como o Tiro de Guerra, a Polícia Civil, Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Coorporação Musical, APAE, ADEFIB, Guarda Mirim, Grupo de Escoteiro Padre Anchieta e Meninos do Brasil, ABEM, Secretaria de Esporte, Vigilância Sanitária, Projeto Crescer e Obra Madre Marina Videmari.

O evento terá início às 8h em frente ao prédio da Prefeitura Municipal com ato cívico, seguido pelo desfile, previsto para às 9h. Como recomenda o Ministério da Saúde, não serão montadas arquibancadas para evitar aglomeração.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

Vigilância Ambiental em Saúde retira 10 toneladas de lixo de imóvel abandonado

A Equipe de Vigilância Ambiental em Saúde [VAS] foi acionada na última terça-feira, 25, para limpar um imóvel abandonado há mais de nove anos na Rua João Passos, onde já havia funcionado um bar e armazenava materiais que traziam riscos à saúde pública.

De acordo com a Equipe de Manejo Ambiental, o local abrigava garrafas com acúmulo de água, fezes de pombos, pombos mortos, papelão e diversos materiais sem uso, totalizando 10 toneladas de lixo.

O proprietário do imóvel já havia sido notificado e multado, mas como não realizou a limpeza, a Prefeitura executou o serviço e irá cobrar o valor do trabalho do responsável.

Desde o início do ano, a VAS já notificou 1739 pessoas, das quais 567 foram multadas. Deste total, 81 imóveis entre terrenos e locais abandonados foram limpos.

A Vigilância Ambiental em Saúde atende reclamações pelo telefone 150 ou pessoalmente na Rua Major Matheus nº 07, na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

Academia Shaolin celebra aniversário com aula e demonstração de kung fu

Neste sábado, 29 de agosto, a Academia Shaolin de Kung Fu promove, como parte das comemorações de seu primeiro aniversário em Botucatu, treino aberto a todos os interessados em conhecer um pouco de uma das mais antigas e tradicionais artes marciais. O evento, gratuito, acontece a partir das 10 horas atrás do Anfiteatro da Fazenda Experimental Lageado.

Serão realizadas apresentações de defesa pessoal e dos movimentos característicos da modalidade esportiva. Os integrantes da academia também demonstrarão rotinas com bastões, aquecimento e relaxamento. Também acontecerá palestra sobre a origem do kung fu, motivação e determinação.

Segundo o professor Ronaldo Fogueral, a iniciativa pretende mostrar ao público todos os benefícios da prática deste esporte. Além disso, pretende tornar a modalidade ainda mais difundida entre os botucatuenses. “Temos como expectativas para os próximos anos um crescimento na divulgação da arte, participações em campeonatos e apresentações em eventos culturais de toda região”, ressalta.

Arte marcial cada vez com mais adeptos em todo o país, o kung fu nasceu na China como forma de sobrevivência dos antigos camponeses. Surgiu da observação do movimento dos animais e foi adaptado ao longo dos séculos, sendo considerado atualmente como esporte olímpico.

Os benefícios da prática deste esporte vão desde o desenvolvimento da coordenação motora, força, resistência e flexibilidade ao aprimoramento do raciocínio, reflexos e concentração mental. “O kung fu tem como sua filosofia principal a persistência e perseverança”, complementa Fogueral.

A Academia Shaolin foi fundada em 19 de Agosto de 1990 com sede na cidade de Valinhos e possui filiais instaladas em Valinhos, Louveira, Mogi Guaçu, Jundiaí e Viçosa (MG). Desde 2008 está presente em Botucatu.

Serviço
Academia Shaolin de Kung Fu
Rua Dr. Cardoso de Almeida, nº 2600
Contato: (14) 9609-7067
E-mail: shaolinbotucatu@yahoo.com.br

Mapa Cultural: Botucatu sedia categoria Música, dia 20

O Mapa Cultural Paulita de 2009 em na fase regional. Botucatu sedia a categoria música, dia 20, no teatro municipal Camillo Fernandez Dinucci, a partir das 16 horas. Representam a cidade André Oliveira e a Banda Bambu, na subcategoria Canto Coral, o coral municipal da Cidade de Botucatu

A categoria dança será disputada em Bauru, no dia 16 de setembro, no Teatro municipal. Botucatu será representada pelo Grupo Afro Kuanda, Arte de Rua e Academia Sueli.

Literatura será em Dois Córregos, no dia 26 de setembro. Botucatu tem sete representantes, Danilo Roberto Batista, Luiz de Castro Peres, Vinícius Rivas Alves, Everton Roberto de Oliveira, Marinez Stringhetta.

As apresentações da categoria Teatro serão em Macatuba, nos dias 1,2 e 3 de outubro. A Quadrilha de Teatro “Notívagos Burlescos”, com a peça adulta 'Mirabelli'; e o Grupo Chafariz - 'Malasarteando' - Teatro Infantil, representam Botucatu.

Mais informações: www.abacai.org.br ou na Secretaria de Cultura através do telefone: [14] 3882-0133

Da subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu



Cigarro é responsável por mais de 30% das mortes por câncer no mundo

O cigarro é uma das grandes preocupações na saúde pública brasileira. O consumo de tabaco está entre as principais causas de doenças crônicas não transmissíveis. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, atualmente, 16% da população adulta é fumante. O índice ainda é considerado alto, mas já foi pior. Em 1996, por exemplo, 33% dos adultos brasileiros fumavam.
O tabagismo é considerado a principal causa isolada evitável de câncer. Além do câncer de pulmão, ele é também fator de risco para neoplasias de laringe, pâncreas, fígado, bexiga, rim, esôfago, mama e leucemia mielóide. Dos seis tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um de seus fatores de risco.
O câncer de pulmão é o mais freqüente dentre aqueles que fumam.

Estima-se que 30% dos óbitos por câncer e 90% dos casos de câncer de pulmão no mundo estejam relacionados ao consumo de tabaco. Dos cerca de 1,25 bilhões de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são brasileiros.
Tanto o cigarro como seus derivados possuem mais de quatro mil produtos químicos. Desses, 30 tem poder cancerígeno comprovado. A nicotina é o mais nocivo desses componentes. Responsável pela dependência química, seu poder de submissão é semelhante a drogas como o crack e a cocaína. O alcatrão e o monóxido de carbono seguem em segundo e terceiro lugares da lista. A fumaça também contém substâncias radioativas, como o polônio 210 e o cádmio (encontrado em baterias de carros). Juntas, essas substâncias trazem problemas irreversíveis ao nosso organismo.

O câncer não é o único mal causado pelo tabaco. Estudos apontam que o cigarro é responsável por doenças respiratórias, cardíacas, vasculares, deficiências auditivas, complicações de diabetes, asma, maiores chances de contusões em atividades físicas e até depressão.

De acordo com o médico pneumologista dr. Valfredo Budin, cerca de 90% dos pacientes com câncer de pulmão do Hospital Amaral Carvalho são fumantes. “Isso não significa que a doença deles está associada somente ao fumo, mas o cigarro contribui, e muito, para agravar o quadro”, explica.

Tabaco: efeito a longo prazo
Mas, e aquele avô que viveu até os 90 anos e não teve complicações por causa do cigarro? Seu vizinho, que não fuma e tem câncer? São perguntas que constantemente ouvimos de usuários quando o assunto é parar de fumar. “O importante é que essas pessoas entendam que estão se expondo a riscos. Algum parente seu fumou muito tempo e não teve nada? Sorte a dele. Ninguém é igual e a maioria pode sim ter complicações devido a fumaça do tabaco”, enfatiza dr. Valfredo.

Além disso, o tabaco não causa problemas assim que iniciado seu uso: o efeito é cumulativo. Quem fuma há mais de 20 anos, por exemplo, já está em uma perigosa faixa de risco da doença. Mesmo que o uso do produto seja interrompido, ainda que a incidência seja menor, o risco de problemas devido ao tabaco sempre irá existir. “Por várias razões, o uso contínuo de tabaco modifica nossas células, nosso tecido. Com a agressão constante, eles adquirem uma ‘cara’ diferente e essa modificação é permanente”, explica o médico.
A indicação do pneumologista é que fumantes há mais de 20 anos façam um Raio-X do tórax a cada seis meses. O objetivo é detectar precocemente nódulos cancerígenos e garantir a cura do paciente. É possível resolver 70% dos casos de câncer de pulmão detectados em estadiamentos iniciais.

Não fumantes: cuidado
Desde o dia 7 de agosto entrou em vigor no Estado de São Paulo a nova legislação antifumo, que proíbe o ato de fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Mesmo os fumódromos em ambientes de trabalho e as áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidas. A nova legislação estabelece ambientes 100% livres do tabaco.

A nova lei busca proteger, principalmente, o fumante passivo. Estudos comprovaram que os males do cigarro não são apenas para quem fuma, mas também para aqueles que se vêem expostos à fumaça do cigarro. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o fumo passivo é a terceira maior causa de mortes evitáveis no mundo.

“Pessoas que convivem com fumantes tem uma incidência 20% maior de câncer do que aquelas que não possuem contato nenhum. Quem aspira a fumaça também está sujeito a ter complicação”, alerta dr. Valfredo. Para o médico, a proibição veio em boa hora. “Uma vez que a pessoa fica limitada, maiores são as chances de que ela abandone o vício”, finaliza.

BFC e Corinthians se encontram novamente neste sábado

O Botucatu Futebol Clube recebe o Corinthians na manhã deste sábado [29] pelo returno da 2ª fase do Campeonato Paulista - 1ª Divisão. organizado pela Federação Paulista de Futebol.

A partida acontece no Estádio “Dr. Acrísio Paes Cruz”, na Associação Atlética Ferroviária, às 10 horas, e terá transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão, além de entrada franca aos torcedores.

O BFC é o líder da chave 03 da competição com 9 pontos somados. O adversário de amanhã ocupa a segunda colocação, com 6. O time é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Botucatu.

Em caso de vitória, as meninas comandadas elo técnico Edson Castro garantem vaga à semifinal do Paulistão, aguardando as próximas rodadas apenas para confirmar a posição no grupo.

Na última quarta-feira [26], as duas equipes se enfrentaram em Botucatu pela semifinal do Campeonato Paulista do Interior, da Liga Nacional de Futebol.

O duelo terminou com a vitória do Timão por 3 a 2 no tempo normal e 6 a 5 na decisão dos pênaltis, resultado que garantiu a classificação do time da capital paulista à final do torneio.

Botucatu Futebol Clube x Corinthians
Data: sábado [29], às 10h
Estádio “Dr. Acrísio Paes Cruz” [AAF]
Entrada franca aos torcedores.

Areiópolis terá festa do Peão Boiadeiro

A cidade de Areiópolis entra em clima sertanejo entre os dias 10 e 13 de setembro, com a realização de sua 3ª Festa do Peão de Boiadeiro, em área próxima ao Pronto-socorro da Cidade.

A seleção da Rainha do Rodeio acontece no dia 4 de setembro, sexta-feira, no Ginásio de Esportes.

A competição entre peões promete esquentar com as boiadas das companhias, DH (Borebi), Gato Preto (Avaré) e Rio Pardo (Botucatu). A locução ficará por conta de Zé Piranha, Felipe Silva e José Antônio, com comentários de Zé do Tempero.

Os organizadores prometem aos participantes muita animação todas as noites, com a realização de bailão, além disso, o recinto também contará com ampla praça de alimentação e camarote vip.

Informações pelos telefones: (14) 9752-6229 e (14) 9726-9963.

Piracicabano grava DVD ao vivo de música gospel

Perto de realizar seu maior sonho, o músico piracicabano Janu gravará, ao vivo, seu primeiro CD e DVD, acompanhado pelo Conjunto Adonai. Composto por músicas do gênero gospel, o show de gravação ocorrerá no dia 17 de setembro, às 20 horas, no Clube de Campo de Piracicaba.

O evento terá caráter social, com arrecadação de leite para o Instituto Educacional Rubens Moraes – Rumo, organização sem fins lucrativos que presta serviços na área educacional e social a crianças carentes de Piracicaba.

Os ingressos para sócios do Clube de Campo de Piracicaba e do Jornal de Piracicaba já podem ser trocados, nos respectivos lugares, por um litro de leite. Para não sócios, os convites estão à venda no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres (Nova Piracicaba) a R$10 mais um litro de leite.

Sobre Janu
Marcos Tadeu Januario é músico formado pela Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, nos cursos de fagote, canto e regência e já atuou em várias orquestras, corais e conjuntos. É diretor musical do espetáculo “Falando da vida” e regente do Coral Jovem do Colégio Koelle (Rio Claro/SP). Comanda o Conjunto Adonai em eventos e, desde 2004, participa do Ministério de música Adonai, no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres.

Conjunto Adonai
O grupo musical tem duas frentes: Ministério de música e Adonai Eventos. O primeiro foi fundado em 2000, no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, é responsável pela animação de missas e celebrações, com participação dos músicos Janu (voz), Cris Favoretto (teclado), Fernanda Rosolem (violão e voz), Vini (baixo), João Pedro (bateria), Fernanda Furlan (voz), Christian (voz), Rafaela (violino) e Glaucia Libardi (voz). O segundo foi fundado por Janu para acompanhá-lo em casamentos, festas, formaturas e outros eventos especiais e tem formação de câmera com instrumentos de base, cordas, sopro, percussão e vozes. Estes músicos acompanharão Janu no show de gravação, com participação especial de Alexandre (violino), Paulo Bandel (violoncelo), Eli (trompete), Eloy (trombone), Jonatas (sax), Tânia e Renata (vocais).

Projeto Rumo
Fundado em 5 de abril de 2005, o Instituto Educacional Rubens de Moraes – Rumo é uma organização não governamental (ONG) sediada no bairro Monte Alegre (Piracicaba/SP), que atende cerca de 80 crianças dos bairros Monte Alegre e Bosques do Lenheiro e oferece educação infantil, reforço escolar, aulas de inglês, informática, judô, música, recreação, artes, ioga, contadores de histórias, atendimento terapêutico, odontológico, acompanhamento nutricional, oficinas educativas e esportivas para adolescentes, transporte, alimentação, material escolar e uniforme.


SERVIÇO:
Gravação ao vivo – DVD
Músico Janu
17/09/2009
20 horas
Clube de Campo de Piracicaba
Mais informações com Cris Favoretto pelo (19) 9609.0388.

Agenda de setembro do Teatro Municipal de Botucatu é eclética

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou ontem, a agenda oficial de eventos do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, para o mês de setembro.

A programação é eclética com atrações de teatro, dança, música, festival e concursos.
Confira a programação:

• 01 E 02/09- A Turma do Chaves em O Cãozinho Abandonado-- Teatro sobre posse responsável de animais.
Horário- 9:00 e às 15:00 – Ingresso- Ent Franca- Evento fechado à Sec de Saúde.
• 03/09/09- Jogado- Cia Sopro de Ballet- Dança
Horário- 20:30 às 22:00- R$20,00 inteira e R$ 10,00 meia.

•07/09/09- QG Kids- Revista QG concurso infantil- a criança mais fotogênica.
Horário-14:00 às 22:00- Ingresso- R$5,00 + 1 kg de alimentos. A cada inscrição será doado 1 litro de leite à casa dos meninos.

•08/09/09- A Turma do Chaves em O Cãozinho abandonado- Teatro sobre posse responsável de animais.
Horário- 2 sessões 9:00 e 14:30- Ingresso - Entrada Franca- Evento fechado à Sec. de Saúde.

•09/09/09- Notivagos Burlescos- Dorotéia e os Farsantes.
Horário- 20:30- Ingresso- R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia.

•10/09/2009- E Se... - Peça teatral do Circuito Cultural Sesi.
Horário - 20h30 - Ingresso- Entrada Franca- Retirar ingresso na bilheteria do teatro, 2 ingressos por pessoa.

•11/12/13/09/09- Conferência Municipal de Cultura
Horário - Manhã e tarde- Ingresso - Entrada Franca- Não há necessidade de retirar ingresso na bilheteria.

•15/09/09 - Café com Queijo- Peça Teatral - Sec. Municipal de Cultura.
Horário- 2 sessões as 18:00 e 21:00. Ingressos- Entrada Franca. Retirada do ingresso 2 horas antes do evento para no máximo 80 pessoas. Somente 1 ingresso por pessoa.

•17/09/09 - Vozes da Serra com Alê Moreira
Horário - 20:30 Ingresso- R$ 5,00.

• 18/09/09 - Momento Cultural do Colégio Seta - Filmes Inesquecíveis.
Horário- 20:30 Ingresso- Entrada Franca- Retirar ingresso na bilheteria do teatro, 2 ingressos por pessoa.

• 20/09/09 - Mapa Cultura Fase Regional- Música instrumental e coral.
Horário - a partir das 16:00- Ingresso Entrada Franca- Não é necessária a retirada de ingresso.

• 23/09/09 -A Semente da Verdade- Grupo Estrela da Manhã- Semana do Idoso
Horário- 14:30 Ingresso- Entrada Franca. Não é necessária a retirada de ingresso.

• 24 a 27/09/09- Fejasa- Festival de Teatro Jaime Sanches.
Horário - 20:30 - Entrada Franca- Retirar ingresso na bilheteria do teatro, 2 por pessoa.

Atenção - Poltronas numeradas, favor retirar ou comprar seu ingresso com antecedência para evitar filas e atraso no espetáculo.


“Árvores de Botucatu” é tema de concurso de desenho da EMA

A EMA - Escola do Meio Ambiente de Botucatu lança no dia 18 de setembro, o concurso de desenho ““Árvores de Botucatu”, destinado a estudantes, com idade entre 6 e 14 anos, da redes de ensino pública e particular de Botucatu.

Os participantes serão divididos por idade, o que soma nove categorias. A obra deverá ser colorida e estampar uma folha de sulfite branco, formato A4.

O desafio proposto pela comissão organizadora é que o participante desenhe árvores que existam em Botucatu, e que identifique a mesma no verso da folha citando o endereço completo da árvore desenhada.

O prazo de inscrições será aberto no dia 10 de setembro e seguirá até o dia 18. O processo de seleção e classificação acontece de 21 e 25 de setembro e a divulgação dos resultados no dia 29 do mesmo mês.

O primeiro colocado de cada categoria ganhará um kit de desenho, contendo caderno, caixa de lápis de cor, régua, borracha, apontador, canetinhas coloridas e papel sulfite.

Informações pelo telefone: (14) 3813-9251.


Região de Botucatu define vencedores do concurso Faces, da Ford Models

Por Renato Fernandes
Foto - Diário da Serra


Foi definido no dia de ontem os 4 vencedores da etapa regional do concurso “Faces”, promovido pela Pernambucanas em parceria com a Ford Models.

O desfile seletivo ocorreu na tarde de ontem, às 16 horas, na própria Pernambucanas. A etapa é regional e foi disputada por 9 homens e 19 mulheres, de diferentes cidades da região como: Avaré, São Manuel, Barra Bonita, Laranjal Paulista, Lençois Paulista, entre outras.

A dupla Luiz Guilherme Alves Leonel, 21 anos (Barra Bonita) e Aline Guinelle Trevizo, 18 anos (Botucatu), venceram a categoria adulto. Leonardo Matheus Carmelo, 15 anos (Botucatu) e Rayra Garavelo Servais, 15 anos (Botucatu), foram os selecionados na categoria juvenil. Aline, Leonardo e Rayra têm em comum o fato de serem agenciados pela agência da fotógrafa Malu Ornelas.

Esse é o mesmo concurso que revelou a top model Camila Finn, e é a primeira vez que é realizada a etapa regional em botucatu. Em anos anteriores a competição ocorreu em cidades como Bauru e Marília.

O concurso começou em maio e está em sua segunda fase. As etapas regionais seguem até a primeira quinzena de setembro e até o final do ano, serão conhecidos os quatro vencedores, em todas as categorias: juvenil e adulto, masculino e feminino.
Informações pelo site: www.pernambucanas.com.br/faces