agosto 26, 2009

Lula quer que Vale Cultura seja votado em regime de urgência

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, enviou nesta quarta-feira, 26 de agosto, mensagem ao Congresso Nacional solicitando que o Projeto de Lei que institui o Programa de Cultura do Trabalhador e cria o Vale-Cultura (PL 5.798/2009) tramite em regime de urgência urgentíssima. Isso significa que os deputados federais deverão votar a matéria em, no máximo, 45 dias.

Nessa forma de tramitação, o PL poderá receber Emendas Parlamentares em cinco sessões ordinárias. O PL 5.798/2009 será enviado, simultaneamente, para análise das Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Educação e Cultura; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. O andamento da proposta pode ser acompanhado na página eletrônica www.camara.gov.br, no link Projetos de Lei e outras proposições.

Após a votação naquela Casa do Legislativo, o projeto segue para o Senado Federal, com mais 45 dias de tramitação.

Política pública voltada ao consumo cultural

O Vale-Cultura é a primeira política pública governamental voltada para o consumo cultural. Os trabalhadores poderão adquirir ingressos de cinema, teatro, museu, shows, livros, CDs e DVDs, entre outros produtos culturais. O vale será similar ao conhecido tíquete-alimentação. Trata-se de um cartão magnético, com saldo de até R$ 50,00 por mês, por trabalhador, a ser utilizado no consumo de bens e serviços culturais. As empresas que declaram Imposto de Renda com base no lucro real poderão aderir ao Vale-Cultura e posteriormente deduzir até 1% do imposto devido.

Os trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos arcarão com, no máximo, 10% do valor (R$ 5,00). Os que recebem mais de cinco salários mínimos também poderão ter o benefício, desde que garantido o atendimento à totalidade dos empregados com proventos abaixo desse patamar. Para esse contingente de salário mais elevado o desconto do trabalhador poderá variar de 20% a 90%. A estimativa do Ministério da Cultura é que 12 milhões de brasileiros poderão ser beneficiados pelo Vale-Cultura. O consumo cultural no país pode aumentar em até R$ 600 milhões/mês ou R$ 7,2 bilhões/ano.

Comunicação Social/MinC



Aterro sanitário de Botucatu está no limite de uso

O aterro sanitário de Botucatu, localizado no km 2,5 da Rodovia Eduardo Zuccari, está prestes a chegar ao limite de esgotamento da área. De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Rodrigues, o terreno poderá receber o lixo orgânico da população de Botucatu e Pardinho por mais 1 ano.

O local possui 121 mil m² e está em uso desde 1994, quando o aterro antigo foi desativado. Segundo o engenheiro agrônomo, Roberto Cury, já está sendo feita uma segunda trincheira para receber o lixo, o que deve totalizar 16m de altura de material orgânico.

A Prefeitura Municipal ainda estuda onde será instalado o novo aterro, que deve ser revestido para receber os detritos. De acordo com Mário Rodrigues, a área atual deve ser reflorestada.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu



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Combate à Poluição é tema discutido no Jardim Paraíso

A Secretaria de Meio Ambiente promove neste domingo, 30, o “Domingo no Parque”, com o tema “Combate à Poluição”, no Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros”, Jardim Paraíso. O evento acontece das 13h às 18h.

Para celebrar a luta em defesa do meio ambiente, entidades ambientalistas e sociais do município levarão alguns trabalhos de conscientização para o combate da poluição e preservação da natureza. Além disso, haverá brincadeiras educativas e atrações artísticas como o Coral Municipal, apresentação de malabares e danças.

Serviço:
Local: Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros”, localizado na rua Dr. José Barbosa de Barros, s/n, Jardim Paraíso.
Quando: Domingo, 30 de agosto, das 13h às 18h.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu



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Botucatu sediou a 5ª Etapa do Circuito Paulista de Xadrez

No último domingo [23], Botucatu foi sede da 5ª Etapa do Circuito Centro Oeste Paulista de Xadrez. O evento contou com a participação de 92 enxadristas de 15 cidades de todo o estado e foi realizado nas dependências do colégio Angelino de Oliveira.

O Campeão do torneio foi o mestre internacional Mauro de Souza, seguido do mestre internacional argentino naturalizado brasileiro Alejandro Martinez. Na categoria melhor botucatuense quem selou mais uma vez o título de numero um da cidade foi Bruno Rogani, seguido de Vitor [Beronha] do folclórico Rafael Maddarena.

Para o organizador do campeonato Andre Jacoia o grande nível do torneio representa o sucesso na organização “O Campeonato foi o maior e o de melhor nível técnico desse ano do circuito centro oeste paulista de xadrez” garantiu.

O circuito segue com mais cinco etapas até o final do ano. Os 12 melhores do torneio farão a final do Circuito Paulista em fevereiro de 2010. O Campeonato foi realizado pela ABOX [Academia Botucatuense de Xadrez] e da Secretaria Municipal de Esportes.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu




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GCM localiza mais de 13 mil reais abandonados em estrada

A Guarda Civil Municipal registrou no ultimo plantão o atendimento a duas principais ocorrências. Foram localizadas cerca de 148 folhas de cheque preenchidos nos arredores da cidade, além de terem encontrado diversos produtos de furto.

Na manhã de ontem, por volta das 8h os guardas da GCM localizaram na rodovia Marechal Rondon 148 folhas de cheque, totalizando R$13.603,00. Os documentos foram encontrados às margens da rodovia próximo ao quilometro 246. Apreendido, o material foi encaminhado ao 3ºDP para as devidas providências.

Ainda na manhã de ontem[26], por volta de nove horas, através de denúncia anônima, a GCM localizou em um terreno baldio grande quantidade de material de limpeza e higiene que teria sido furtado do Estadio Municipal João Roberto Pilan, o “Campo do Inca”. O caso foi apresentado ao 2ºDP onde as providências foram tomadas.

Em caso de ocorrência - 199

Da Subscretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu




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Coleta de Lixo vai acontecer normalmente no dia 7 de Setembro

A Prefeitura Municipal de Botucatu esclarece que no dia 7 de Setembro, todos os caminhões da Coleta de Lixo Domiciliar vão percorrer os bairros normalmente como em um dia normal. Tanto no período diurno quanto no período noturno a coleta será realizada.

Encarregado da Coleta Domiciliar, Ademar Tavares esclarece que esse será o primeiro ano em que os caminhões vão trabalhar no feriado e afirma que essa medida é preventiva “Todos os anos os nossos caminhões ficam sobrecarregados no dia seguinte e temos que gastar com manutenção de quase todos os veículos”, esclareceu.

Para maiores informações da população, o contato pode ser feito através do telefone 7834-0035.

Da Subscretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

Rock Alternativo no dia da Independência

Comemorar a independencia do Brasil com muito rock alternativo, essa é a proposta do festival “Botucatui Metalstock Independência”, que acontece no dia 7 de setembro, a partir das 15 horas.

Serão dois palcos armados no Salão da SACREFF, que fica na Rua Horácio Taddei, nº 12, ao lado da quadra da CECAP. Ingressos custarão R$15,00, com a apresentação do covnite vip, mais um quilo de alimento o preço cai para R$ 7.”O VIP pode ser conseguido com promoters, bandas participantes do evento e patrocinadores, sem custos”, epxlica Douglas Iglesias, responsável pela organização do evento.

Confira o cronograma de apresetnações: Primer– Botucatu/SP; Evil Dead – Avaré/SP; Soil – Botucatu/SP; Neurônios – Avaré/SP; Artigo Dz9 – Agudos/SP; Mythria – Botucatu/SP; D.O.S. – Bauru/SP; Imagery – Londrina/SP; Brutal Factor – Bauru/SP; Apocalypse – Porto Alegre/RS; Kymera – Botucatu/SP, Black Tooth Grim, com covers de Metallica E Megadeth – Bauru/SP.

O festival conta com o apoio da Sleeper CDs´, Print Express, Spunk Rock Shop, Paulinho Motos, Kichurrasco restaurante, Lig Chopp Germania e São Manuel Empada.

Cultura Para Todos: Botucatu se prepara para a 5ª Conferência Municipal de Cultura

O Conselho e a Secretaria Municipal de Cultura, realizarão entre os dias 11 e 13 de setembro, a 5ª Conferência Municipal de Cultura, tratando o tema “Cultura Para todos”.

Durante o evento serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual e os membros do Conselho Municipal de Cultura que exercerão a função no biênio 2010/2011.
Além disso, o momento será propício para a apresentação de propostas que melhorem o desempenho e o desenvolvimento cultural da Cidade.

A conferência é um fórum de discussão sobre questões culturais, onde são traçadas políticas públicas para o setor. além disso, serve de preparação para as conferências estaduais, onde serão definidas as propostas regionais para a Conferência Nacional.

A programação da 5ª Conferencia de cultura será organizada a partir dos seguintes grupos de trabalho: Financiamento e Fomento, Comunicação e Cultura e Formação Cultural. “A expectativa é a participação de todos os interessados na cultura municipal, pois na conferência, além de termos a oportunidade de discutir os assuntos culturais do município”, coloca a presidente do conselho, Martha de Léo. “Eu gostaria de incentivar as pessoas a participarem da conferência, para que possam discutir assuntos como formação de cultura, fomento, etc...”, completa.

Participantes interessados em se candidatar À função de conselheiro deve se inscrever nos dois primeiros dias de conferência. A eleição ocorrerá no domingo, dia 13.
“A seleção dos delegados dependerá do número de participantes da conferência: quanto maior o número, mais delegados teremos . Quanto aos novos conselheiros, os interessados, devem ser maiores de 18 anos”, esclarece.

Segundo nota enviada pelo Conselho Municipal de cultura, o calendário oficial, anunciado pelo Ministério da Cultura, estabelece que os encontros municipais devem acontecer até setembro; as conferências estaduais estão previstas para outubro, culminando com o encontro nacional, agendado para março de 2010.

Serviço:
Dias: 11, 12 e 13 de setembro de 2009,
Horário: 11/9 - sexta – das 18h30 às 22h
12/9 – sábado – das 8h às 19h
13/9 –domingo – das 9h às 12h
Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
Praça Cel. Moura, 27
Inscrições gratuitas: Secretaria de Cultura , Teatro Municipal
email: cultura@botucatu.sp.gov.br
Programação :
11 de setembro
18h30- Inscrições e Credenciamento seguidos de apresentação Artística;
19h30 -Abertura
20 horas - Retrospectiva do Conselho de cultura
21 horas - Palestra: O Papel do Conselho de Cultura na Definição e Gestão das Políticas Culturais
21h30 - Regimento Interno
22 horas - Encerramento

12 de setembro– Sábado
8h - Inscrições e Credenciamento seguidos de apresentação artística
8h30 – Subtema: Financiamento e Fomento
9h -Grupos de trabalho
11h - Café
11h30 – Subtema: Comunicação e Cultura
12h – 14h - Grupos de Trabalho
14h – Almoço - Apresentação Artística
15h- Subtema: Formação Cultural
15h30 - Grupos de Trabalho
17h30 - Intervalo
18h - Plenária – apresentação dos relatores
19h - Encerramento das Inscrições para Membros do CMC

13 de setembro – Domingo
9h - Eleição de Delegados
10h - Eleição CMC
10h -Plenária final: Encaminhamentos
12h – Encerramento

Anatel libera Telefônica para voltar a vender o Speedy

Da Agência Brasil

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações decidiu hoje (26) autorizar a retomada da venda do serviço de internet Speedy, da Telefônica. A comercialização tinha sido suspensa há mais de dois meses por causa de interrupções contínuas e do crescente número de reclamações dos usuários do Speedy.

As vendas podem ser retomadas a partir de hoje, e as ações da empresa serão acompanhadas pela Anatel por 60 dias. Segundo a conselheira Emília Ribeiro, relatora do processo, a Anatel considerou as medidas que estão sendo tomadas pela empresa suficientes. “Ela está quase triplicando a capacidade dela, inclusive melhoria na gerencia de atendimento ao usuário”, afirmou.

Salão Internacional de Humor de Piracicaba abre sua 36ª edição

O humor gráfico brasileiro tem seu ponto alto neste sábado (29/8), às 20 horas, quando será aberta ao público a 36ª edição do Salão Internacional de Humor Piracicaba, o maior e mais antigo evento do gênero do país e um dos mais tradicionais do mundo. Durante a cerimônia de abertura, que acontece no Parque Engenho Central – sua tradicional sede, localizada dentro de uma antiga usina de açúcar às margens do rio Piracicaba –, serão anunciados os vencedores de cada uma das cinco categorias concorrentes.

A mostra reúne o que há de melhor no mundo das artes gráficas, por meio de cartuns, charges, caricaturas e tiras, num total de 331 desenhos escolhidos entre os 1261 trabalhos provenientes de 34 países e 20 Estados brasileiros. As obras foram selecionadas pelos cartunistas Paulo Caruso e Dino Alves, pelo jornalista Erick Tedesco e pelos editores Douglas Quinta Reis, Raphael Fernandes dos Santos e Claudio Roberto Martini.

Após a premiação, a exposição será aberta ao público ao som do Duo Sotaque Brasileiro, com Marco Abreu e Samuel Gustinelli Neto apresentando clássicos do jazz (standards), bossa nova, choro e pop. Durante o evento também acontece o lançamento do livro “Saúde não tem remédio”, com charges e cartuns do cartunista paraibano Fred Ozanam.

A abertura da programação deste ano ocorre na sexta-feira (28/8), às 20 horas, no Teatro Municipal, com o espetáculo teatral “Eri Pinta Johnson Borda”, com Eri Johnson, e se arrasta até o dia 18 de outubro. Na comédia, o ator conta o início de sua carreira na televisão e apresenta personagens que interpretou e conheceu em 28 anos de profissão. Em esquetes, também incorpora um apresentador gago e revela trejeitos de um casal apaixonado.

Premiação
Na manhã de sábado (29/8), a partir das 11 horas, o corpo de jurados da premiação se reuni para escolher os vencedores da 36ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O time escalado para esta nobre função será presidido pela argentina radicada na Alemanha Marlene Phole, vice-presidente geral da Federation of Cartoonists Organization (Feco).

Os demais membros são os cartunistas Gualberto Costa (Gual); o jornalista Mauro Chaves; Carlos Brito, cartunista e jornalista português, vice-presidente da Feco, que vive em Paris e escreve para o jornal Le Munde; o cartunista iraniano Massoud Shojai Tabatabai, diretor do site Irancartoon e da Casa do Cartum Iraniano; e Gerald Vandenbroucke, prefeito da cidade francesa onde é realizado o Salon de Dessin de Presse et d'humour de Saint Just le Martel.

Para Maria Ivete Araújo, diretora do Centro Nacional de Humor Gráfico, o júri deste ano é o mais internacional de toda a história do Salão. “Escolhemos a dedo cada um dos jurados, pela relevância que eles têm no campo das artes gráficas e pelo papel que exercem na imprensa”, esclarece.

O júri será responsável por escolher a melhor obra de cada categoria – Cartum, Charge, Caricatura, Tiras e Vanguarda. Dos cinco premiados sairá o grande vencedor, que receberá R$ 5 mil e o Troféu Zélio de Ouro. Os demais ganham R$ 4 mil, além do Troféu Zélio de Prata. O Prêmio Aquisitivo da Câmara Municipal, no valor de R$ 3.131,11, também será dado a um participante da mostra.

Demais eventos
Outros eventos e exposições fazem parte da programação da 36ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Entre eles, o Concurso de Piadas do Salão e a sétima edição do Salãozinho de Humor, concurso de desenhos de humor dedicado aos artistas infantis de 7 a 14 anos.

Serviço
36ª Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Abertura: 29 de agosto, às 20 horas
Local: Av. Maurice Allain, 454 (Engenho Central/Piracicaba/SP)
Informações pelo site www.salaodehumordepiracicaba.com.br
( (19) 3403-2620 / 3403-2621 / 3403-2622 / 3403-2623

Realização: Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Centro Nacional de Humor

Educação distribui DVD sobre gripe suína às escolas

A Secretaria de Estado da Educação irá distribuir para todas as escolas da rede e diretorias de ensino do Estado o DVD "Aula de Saúde". Desenvolvido para orientar os profissionais da educação sobre a gripe suína o vídeo também estará disponível na página da Pasta na internet (http://www.educacao.sp.gov.br/aulasaude.asp) e poderá ser acessado por todos os 210 mil professores da rede.

As recomendações são dadas por especialistas do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, reunidos em uma série de entrevistas comandadas por David Uip, diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Os secretários de Estado da Educação e da Saúde, Paulo Renato Souza e Luiz Roberto Barradas, também fazem parte dos entrevistados.

Entre os assuntos abordados no vídeo, estão as recomendações que devem ser reforçadas junto aos alunos, como a importância de lavar as mãos com freqüência e evitar locais abafados. Os professores também são orientados a manter janelas e portas das salas de aula abertas, para que o ambiente esteja sempre ventilado. Para gestores e diretores são reforçados os procedimentos que devem ser adotados em caso de haver professores e alunos gripados, ou funcionárias grávidas.
Vídeo traz participação de médicos especialistas para orientar docentes

O vídeo ainda desmente informações muito difundidas entre a população, como a necessidade da utilização de máscaras e a alta taxa de mortalidade da doença. "Os professores devem estar bem informados para orientar a comunidade e levar tranqüilidade à população", afirma o Secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Outras iniciativas

A Secretaria de Estado da Educação colocou em pratica uma série de iniciativas para combater a gripe suína na volta às aulas. Durante o recesso escolar, foram enviados 36 mil cartazes para todas as 5.500 escolas estaduais com dicas sobre como evitar a contaminação. Além disso, a Pasta realizou uma videoconferência para orientar os professores da rede sobre o vírus Influenza A H1N1.

Para o reinício das aulas, foram produzidos cerca de 5 milhões de cartilhas sobre a gripe, entregues aos alunos já no primeiro dia de aula.

Garotos da ABR.3 serão entrevistados em programa da Band

Os integrantes da banda ABR.3 serão a atração do programa Super Útil nesta quinta-feira, dia 27. Apresentado por Gisele Contijo, a atração vai ao ar a partir das 12h30 pela da TV Bandeirantes de Presidente Prudente. É a segunda vez que André Nascimento, Pedro Langona e Rafael Basso participam do programa, transmitido ao vivo para mais de 200 cidades do interior paulista.
Banda se apresenta pela segunda vez no Super Útil

O Super Útil destaca diariamente assuntos relacionados à saúde, lazer, cultura e entretenimento. "É muito gostoso participar do programa, já que se trata de uma ótima oportunidade de mostrarmos nosso trabalho em várias cidades importantes”, garante o vocalista Pedro.

Os garotos da ABR.3 seguem divulgando seu novo CD naquela região durante toda a semana. Estão agendadas entrevistas em várias emissoras de rádio da região. "Estamos em um ritmo intenso de trabalho, mas também muito gratificante”, afirma André Nascimento.

Barra Bonita – No sábado, dia 29, a banda dá um tempo na divulgação e promete agitar a cidade de Barra Bonita. A ABR.3 vai tocar na Life Club a partir das 23h. As 100 primeiras pessoas que entrarem na casa vão ganhar um CD do grupo. O evento também vai contar com a participação do DJ Murilo Marques. Mais informações pelos telefones 9719-1009 e 9766-5251.

Unesp de Botucatu confirma mais dois casos de gripe suína

O Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu, vinculado à Faculdade de Medicina/Unesp (FMB), confirmou na manhã de hoje, quarta-feira, 26 de agosto, dois novos casos de Influenza A (H1N1) ou nova gripe (Gripe Suína).

Ambos foram atendidos pelo hospital já tiveram alta e passam bem.

Com isso, o HC registra 16 casos confirmados da doença com dois óbitos. Atualmente 14 pessoas encontram-se internadas na unidade com suspeita de estarem com Influenza A (H1N1).

Empresas da Prospecta participam da 16ª Feira do Verde

Cinco empresas assistidas pela Prospecta - Incubadora Tecnológica de Botucatu participarão, entre os dias 4 e 7 de setembro, da 16ª edição da Feira do Verde, promovida pela Prefeitura Municipal de Botucatu, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente. Ecobiotech – Biotecnologia Aplicada à Agricultura, LJR – Gerenciamento Ambiental, Meta Ambiente – Soluções Ambientais, Conflor Jr. – Consultoria Florestal e SilviControl – Monitoramento de Pragas e Doenças Florestais marcarão presença no evento que acontecerá no Espaço Cultural Gabriel Marão, localizado na Avenida Dom Lúcio, 775.

A Feira reúne empreendimentos diversos: de consultorias ambientais a empresas que comercializam plantas, móveis rústicos, artesanatos e serviços de jardinagem. "A Prospecta participa da feira, pois trata-se de um evento tradicional no município e tem coerência com as atividades desenvolvidas por empresas da Prospecta, focadas em questões ambientais", explica o gerente da Incubadora, Antonio Vicente da Silva.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA / Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF

Botucatu recebe etapa do Concurso Faces quinta-feira (27)

Ainda dá tempo das moças de Botucatu correrem atrás do sonho de ser modelo. Nesta quinta-feira, 27 de agosto, a equipe do concurso Faces, promovido pela Pernambucanas em parceria com a Ford Models chega a cidade para recepcionar as candidatas.

Para participar compareça à loja do Centro, na Rua Amando de Barros para a seletiva inicial. Às 16h, os candidatos que mais se destacarem farão um desfile, onde sairão os 4 classificados para a próxima fase".

O concurso que começou em maio está em sua segunda fase, a partir de agora, até a primeira quinzena de setembro, iniciam-se as etapas classificatórias regionais. Até o final do ano, serão conhecidos os quatro vencedores, em todas as categorias: juvenil e adulto, masculino e feminino

A premiação na categoria juvenil (de 14 a 17 anos) consiste na participação da final do concurso SuperModel Brazil 2009, com direito a um contrato de 1 (um) ano de agenciamento pela Ford Models, 1 (um) book e 100 (cem) composites (material fotográfico com as características de modelo) produzidos pela Ford Models.

Já na categoria adulta (de 18 a 25 anos), assinam contrato de 1 (um) ano de agenciamento pela Ford Models e ganham 1 (um) book e 100 (cem) composites produzidos pela agência.

Serviço
Etapa Classificatória Faces – Botucatu / São Paulo
Data: 27 de agosto
Horário: Seleção: 10hrs / Desfile: 16hrs
Local: Rua Amando de Barros, 470 - Centro

www.pernambucanas.com.br/faces

Fatecs oferecem isenção e redução da taxa de inscrição para o Vestibular

Os pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição do Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o 1º semestre de 2010 das devem ser feitos de 27 de agosto a 11 de setembro -- no último dia, o prazo termina às 15 horas. Serão oferecidas seis mil isenções. Os candidatos podem pleitear os dois benefícios, desde que atendam aos requisitos determinados para esta finalidade. Neste caso, devem efetuar duas solicitações.

Os interessados deverão preencher o formulário específico que será disponibilizado no site www.vestibularfatec.com.br. Após o preenchimento deste formulário, é preciso guardar o número do protocolo.

De 8 a 11 de setembro, das 13 às 19 horas (somente nos dias úteis), o candidato deverá entregar os documentos comprobatórios, relacionados abaixo, em um envelope lacrado, na secretaria da Fatec em que se inscreveu para concorrer ao benefício.

No momento da entrega do envelope, o candidato precisa preencher, assinar e entregar o requerimento de solicitação de isenção/redução da taxa, que será fornecido pela secretaria da Fatec. A resposta à solicitação será divulgada no dia 7 de outubro, somente pela internet.

Requisitos para isenção
O candidato precisa ter concluído, ou estar concluindo, até 2009, o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos - EJA (supletivo) em escola pública (municipal, estadual ou federal) ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral. Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal máxima de R$ 465 (por pessoa). Se o candidato for independente, sua renda bruta máxima deverá ser nesse mesmo valor. O candidato deve também residir no Estado de São Paulo.

Documentos necessários
cópia simples do histórico escolar ou de declaração escolar da instituição de ensino, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública. Em caso de ter cursado o Ensino Médio, parcial ou integralmente, em rede particular, com bolsa de estudo integral, é necessário anexar o documento da escola que comprove a situação.

Cópia simples do comprovante de rendimento de todos os integrantes que compõem a renda familiar bruta mensal que residam no mesmo endereço do candidato. Os trabalhadores do comércio informal devem fazer uma declaração por escrito especificando seu rendimento mensal, com assinatura de duas testemunhas que não sejam parentes do candidato.

O candidato que estiver desempregado deve declarar por escrito essa condição, conforme modelo disponível no site, ou anexar xerocópia das folhas de rosto da carteira profissional e da rescisão de contrato ou similar.

Cópia simples de comprovante de residência recente ou declaração por escrito da condição de moradia.

Clique aqui para conferir como será a distribuição das isenções