agosto 25, 2009

HC/Unesp é 5º colocado no Estado em transplantes renais

O Setor de Transplantes Renais do Hospital das Clínicas (HC), vinculado à Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) subiu de 7º para 5º colocado no ranking estadual ao superar as estatísticas registradas no ano passado. Até 25 de agosto, haviam sido feitos 49 transplantes e estava agendado mais um para o dia seguinte.

O serviço realizado no HC perde apenas para grandes centros, como é o caso do Hospital Albert Einstein, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), USP (Universidade de São Paulo) e Escola Paulista de Medicina. Dia 4 de agosto, o Hospital das Clínicas registrou um fato histórico: realizou quatro transplantes renais ao mesmo tempo, reunindo uma equipe com seis urologistas. Foi a primeira vez que algo do tipo aconteceu desde que o procedimento começou a ser realizado, há 22 anos.

O volume deste tipo de procedimento vem crescendo de maneira significativa no hospital, principalmente se comparado com 2008. Foram realizados, no primeiro semestre, 31 transplantes, sendo que neste ano, no mesmo período, já haviam sido 48 – aumento de 135% - a maioria de doadores mortos. A expectativa é de que a unidade encerre 2009 em 4º lugar no Estado de São Paulo, chegando a 60 transplantes. Espera-se alcançar a marca de 500 transplantes em 2010 (até gora foram 438).

Para a médica nefrologista e responsável pelo Setor de Transplantes Renais do HC, Maria Fernanda Carvalho, a divulgação feita pela mídia sobre a importância da doação de órgãos e também o incentivo da Superintendência do Hospital das Clínicas foram decisivos para que os números fossem tão positivos. “O esclarecimento das pessoas e a propaganda sobre o tema são muito importantes. A Superintendência do HC também tem nos apoiado bastante”, diz.

São inscritas na lista de espera pelo transplante renal, quatro pessoas por semana. No entanto, na região de abrangência do HC o índice de pacientes que deixam de aguardar pelo órgão é, em média, de 17%. “Somos o único centro que consegue diminuir a fila de espera em porcentagem de dois dígitos. Na região de Botucatu a lista é pequena e transplanta-se em quantidade considerável”, coloca Dra. Maria Fernanda.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp

Comissão autoriza vigilante a comprar arma para uso particular

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou, no último dia 19, o Projeto de Lei 4340/08, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que isenta os vigilantes que comprarem arma para uso particular do pagamento da taxa de porte.

Atualmente, de acordo com o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), as armas não podem ser compradas pelos vigilantes para esse uso. O estatuto estabelece que as armas utilizadas por esses profissionais são de propriedade, responsabilidade e guarda das empresas onde trabalham.

A isenção prevista no projeto vale para os vigilantes das empresas de segurança privada e de transporte de valores que comprovarem que já utilizam arma de fogo em serviço.

Capacitação e insegurança
O relator da matéria na comissão, deputado Guilherme Campos (DEM-SP), recomendou a aprovação. Para ele, não faz sentido liberar o porte de arma fora do horário de serviço para os guardas municipais e não permitir que os vigilantes privados fiquem isentos da taxa de porte de arma de fogo de uso particular. "Eles são capacitados para o manuseio das armas, mas voltam para casa desamparados pela legislação em vigor", ressaltou o deputado.

O estatuto, em sua redação atual, isenta do pagamento da taxa os integrantes das Forças Armadas, das polícias e dos corpos de bombeiros militares, entre outras categorias.


Da Agência Câmara

Antecipação do 13º salário para aposentados injetará R$ 8 bilhões na economia

Da Agência Brasil

O adiantamento de parte do 13º salário para aposentados e pensionistas injetará R$ 8 bilhões na economia nas próximas semanas, informou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Cerca de 23 milhões de segurados começam a receber hoje (25) a primeira parcela do benefício.

O 13º salário será depositado de forma escalonada, até 8 de setembro. Hoje receberão o abono os segurados que ganham até um salário mínimo e têm cartão com final 1.

Os beneficiários interessados em conferir o valor do contracheque do mês podem consultar o extrato mensal de pagamento na página do Ministério da Previdência Social na internet (www.previdencia.gov.br). O abono é equivalente a 50% do valor do 13º salário.

A primeira parcela, esclarece o Ministério da Previdência, está livre de Imposto de Renda. Isso porque a legislação estabelece que o imposto só pode ser descontado em dezembro, quando o INSS pagará a segunda parcela.

Desde 2006, a Previdência Social antecipa parte do 13º salário. Um acordo entre o governo e entidades que representam os aposentados e pensionistas prevê que a antecipação será mantida até 2010.

Nem todos os segurados terão direito ao 13º salário. Segundo o INSS, 3,2 milhões de aposentados e pensionistas receberão apenas o benefício mensal. Entre as categorias de benefícios sem salário extra, estão a aposentadoria rural, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente e auxílio suplementar por acidente de trabalho.

Para quem passou a receber aposentadoria ou pensão depois de janeiro ou os segurados que ganham auxílio-doença, o abono será menor que 50%. Nesses casos, o INSS calcula a antecipação proporcional aos meses em que o benefício foi pago.

Aneel aprova acesso à internet por meio da rede elétrica

Da Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (25) o regulamento que permite a utilização da rede de energia elétrica para a transmissão de internet banda larga. Com o sistema, conhecido como PLC (do inglês, Power Line Communications), as tomadas residenciais passam a ser pontos de rede, quando conectadas a um modem.

A Aneel estabeleceu que o uso dessa tecnologia não poderá comprometer a qualidade do fornecimento de energia elétrica para os consumidores e, se houver necessidade de investimento na rede, o custo será de responsabilidade da empresa de telecomunicações. As redes também poderão ser utilizadas para levar televisão por assinatura aos consumidores.

Segundo o regulamento aprovado hoje, as concessionárias de energia deverão criar uma empresa subsidiária para ofertar o serviço. A agência também prevê que as receitas obtidas pelas concessionárias de energia com o aluguel dos fios para as empresas de internet serão revertidas para a redução de tarifas de eletricidade.

A Aneel garante que o emprego da tecnologia vai permitir novos usos para as redes de distribuição de energia elétrica, sem que haja necessidade de expansão ou adequação da infra-estrutura já existente. Segundo a agência, a economia deve representar uma redução de custos para os consumidores.

O acesso à internet banda larga por meio da rede elétrica já tinha sido aprovado pelo conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foi submetido à consulta pública pela Aneel por 90 dias.

Vereadores pedem implantação de disque cata treco

Na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira, foi aprovado um requerimento de autoria dos vereadores Prof. Gamito (PT) e Carlos trigo (PT), que solicita ao Poder Executivo, a possibilidade de criar um serviço "Disque Cata-Treco", disponibilizando um veículo para coletar os móveis imprestáveis, sofás velhos e outros objetos, descartados pela nossa população.

Os vereadores explicam a necessidade da medida. “Em Botucatu acontece uma vez por ano a operação “Cata-Treco”, organizada pela TV-TEM. Durante o resto do ano esse tipo de serviço não é realizado, fazendo com que as pessoas tenham que pagar o serviço de caçambas para se desfazer de móveis imprestáveis, sofás velhos e outros objetos. Esse tipo de situação leva as pessoas a jogarem tais objetos em terrenos baldios ou nos barrancos de rios, próximos às pontes da cidade. Para evitar esse problema, estamos pedindo que a Prefeitura considere a possibilidade de implantar um serviço de disque cata-treco em Botucatu”, informam Gamito e Trigo.

O Poder Executivo tem o prazo de 15 dias para dar sua resposta á solicitação dos vereadores do PT.

Vereador quer ciclofaixas em Botucatu

Foi aprovado, na última sessão da Câmara Municipal, um requerimento de autoria do vereador Dr. Bittar (PcdoB), que solicita ao Poder Executivo, implantação de sistema de ciclofaixas em toda a extensão das Ruas Cardoso de Almeida e General Telles, facilitando o fluxo entre as regiões sul (Bairro Demétria, Bairros 24 de Maio, Aeroporto, Cedro, Santa Mônica) e norte da cidade (Fazenda Lageado, Jardim Paraíso, Jardim Monte Mor, etc.

De acordo com o vereador a medida ofereceria mais segurança aos ciclistas. “O benefício que a implantação de um sistema de ciclovias representa para uma cidade em razão da contribuição ao transporte público, ao baixo impacto ao meio ambiente e da promoção à saúde é muito grande. Um sistema integrado inclui a implantação de ciclofaixas e Botucatu carece desse sistema. Seria importante a implantação do sistema para dar fluidez ao trânsito, garantir segurança aos ciclistas e, além disso, o custo para implantação deste sistema é baixo. Por tudo isso, peço que a Prefeitura estude essa possibilidade”, informa Bittar.

O Poder Executivo tem o prazo de 15 dias para dar sua resposta à solicitação do vereador do PC do B.

Abertas inscrições para o I Curso teórico-prático de ultrassonografia em equinos

Já estão abertas as inscrições para o "I Curso teórico-prático de ultrassonografia em equinos", realizado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, de 27 a 29 de novembro de 2009. O curso é voltado para profissionais e alunos de medicina veterinária que já tenham cursado a disciplina de diagnóstico por imagem.
O evento, organizado por docentes, residentes e pós-graduandos do setor de Diagnóstico por imagem da FMVZ tem como objetivo a capacitação e atualização em ultrassonografia de eqüinos, incluindo ultrassonografia músculo-esquelética, torácica, abdominal, reprodutiva e Doppler.

As palestras serão ministradas pelos Vânia Machado e João Carlos Ferreira , da FMVZ/Unesp, e Russel Tucker, da Washington State University , nos Estados Unidos.

O número de vagas é limitado. Mais informações através do telefone ( 14) - 3811-6045 , pelo e-mail cursousequinos@gmail.com e através do site WWW.fmvz.unesp.br

Prospecta promove 1º Café Tecnológico

A Propecta – Incubadora Tecnológica de Botucatu promoverá no dia 29 de setembro seu 1º Café Tecnológico, reunindo empresas pré-residentes, residentes, associadas e graduadas, além de parceiros e convidados.

O objetivo é promover a integração entre as empresas assistidas pelo Programa, com a divulgação de seus produtos e serviços, parceiros (Prefeitura Municipal de Botucatu, Sebrae-SP, FCA/Unesp e Fepaf) e comunidade (entidades, outras faculdades e universidades, empresas e órgãos públicos).

O evento acontecerá na Central de Aulas da FCA (Fazenda Lageado) e começa às 8h30. A abertura será feita pelo gerente da Incubadora, Antonio Vicente da Silva, que fará uma apresentação sobre a Prospecta e abordará aspectos da Lei Paulista de Inovação. Em seguida, as empresas residentes da Prospecta farão uma breve apresentação de seus produtos e serviços. No final, haverá espaço para troca de informações e networking entre os participantes.

De acordo com Antonio Vicente, a realização do 1º Café Tecnológico faz parte da estratégia da Incubadora para divulgação das suas ações, do trabalho realizado pelas empresas e, principalmente, de aproximação entre a Incubadora, parceiros e comunidade. “A Prospecta vive um momento especial de consolidação, com o apoio a projetos altamente inovadores que têm recebido aportes financeiros significativos de instituições de fomento. Isso é bom para a economia local, para a comunidade científica e para o sucesso da Incubadora”, ressaltou.

Para o gerente, o bom momento da Prospecta pode ser comprovado com a aprovação, na primeira fase, de todos os projetos inscritos no Programa Prime (Primeira empresa inovadora, da FINEP). “Isso não significa que todos os projetos receberão recursos, mas é uma mostra da seriedade e empenho de nossos empreendedores”, afirmou. Complementando, Vicente destacou que considera importante que Botucatu conheça a Incubadora e acompanhe os resultados das ações. “Nossa missão é estimular empreendimentos inovadores nas áreas de agronegócios, biotecnologia e meio ambiente incentivando a transferência do conhecimento da Universidade em produtos e serviços inovadores e competitivos e contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região, valorizando a tecnologia nesses segmentos”, conclui.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA / Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF

Cinema da Gente chega a Rubião

No final de semana, sexta-feira, 28, o Distrito de Rubião Junior receberá o projeto da Secretaria Municipal de cultura, Cinema da Gente, com a projeção da animação “Cine Gibi”, às 19h30.

O Filme (também conhecido como Cine Gibi 3 - Planos Infalíveis) é um longa-metragem de animação e a sequência de Cine Gibi 2 de 2005. O filme é o 10º longa animado da Maurício de Sousa Produções.

A animação tem como personagem central o Cebolinha, pois todas as histórias giram em torno dele, sendo que algumas mostram os famosos “Planos Infalíveis” que Cebolinha inventa para derrotar a Mônica e ganhar o posto de “Dono da Rua”.

O telão é armado em praça pública e a sessão é gratuita às 19h30.

Esculturas e Alberto Azevedo no Mac

Entre os dias 29 de agosto e 12 de setembro, o MAC - Museu de Arte Contemporânea de Botucatu, receberá a exposição “Metamorfose”, com esculturas de Alberto Azevedo Pinheiro. A solenidade de abertura será no dia 29, às 20 horas.

Segundo informações da Secretaria Municipal de cultura, o artista é mineiro, natural de Uberaba e reside em Botucatu, Cidade onde desponta na arte contemporânea, mesclando em seus trabalhos a força da expressão e da criatividade.

A prima utilizada nas obras, em sua maioria, são sobras de perfis de ferro e materiais metálicos descartáveis.

O Museu fica no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão, na Avenida Dom Lúcio, nº 755.
A recepção ao público ocorre de terça a sexta-feiras, das 9 às 18 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas.

Informações pelo telefone: (14) 3882-9004.

Decreto oficializa calendário de atividades ambientais

Um decreto assinado pelo Prefeito João Cury, publicado no Semanário Oficial da Prefeitura Municipal de Botucatu, em sua edição de quinta-feira (dia 20), “Fixa o Calendário de Datas Comemorativas Ambientais”.

A iniciativa facilitará a realização de ações ambientais, envolvendo todos os setores da administração.

As datas previstas no calendário garantem a programação de uma rotina com temas ambientais para serem abordados no âmbito curricular. Período para o desenvolvimento de atividades nas escolas da rede pública municipal, permeando os conteúdos ambientais.
O objetivo é garantir a orientações didática em todas as disciplinas, extensivo à sociedade, favorecendo o desenvolvimento de hábitos e atitudes sadias para a preservação ambiental e respeito à natureza. Facilitandfo ainda a elaboração de projetos e matérias educativos, campanhas, mutirões e outras ações.

O decreto institui as seguintes datas:
• Dia 22 de março - Dia Mundial da Água;
• Dia 22 de abril - Dia do Planeta Terra;
• Dia 22 de maio - Dia Internacional da Biodiversidade;
• Dia 05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia;
• De 03 a 08 de junho - Semana Mundial do Meio Ambiente;
• Dia 28 de julho - Dia Mundial da Conservação da Natureza;
• Dia 14 de agosto - Dia do Combate à Poluição;
• Dia 21 de setembro - Dia da Árvore;
• Dia 22 de setembro - Dia da Defesa da Fauna;
• Primeira Segunda-Feira de outubro - Dia do Habitat;
• Dia 23 de novembro - Dia do Rio.

Oficina de Animação, em Botucatu, pode ter mais uma turma

Por Renato Fernandes

A Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu comemora a alta procura de interessados pela “Oficina de Animação em Stop motion”. “Já esgotamos as vagas da turma e a procura tem sido tão intensa, que estamos discutindo a abertura de um novo grupo”, explica o agente de cultural Daniel dos Santos.

A primeira turma tem 30 participantes e a lista de espera para a segunda já se aproxima de vinte candidatos. “Dependemos do interesse da comunidade para a abertura de novos grupos”, coloca Santos.

Ele esclarece, que outras oficinas que demonstram procura semelhante mantêm atividades várias vezes ao ano, como é o caso de pintura e artesanato, segmentos com demanda constante de alunos. ”Se possível, pretendemos trabalhar com as duas turmas no mesmo período. Nesse caso ambas se formariam no Dia da Animação (28 de outubro)”.

As aulas serão ministrada spor Alex Oliveira de Castro, no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão, às quartas-feiras do período entre os dias 9 setembro e 28 outubro,
A oficina é voltada ao público iniciante e tratará da possibilidades que vão além da animação com massa de modelar, mostrando também a preparação de objetos, bonecos e cenários.

O curso, de 20 horas, também consiste em noções de edição com softwares adequados.
No primeiro dia de oficina haverá uma introdução ao tema e à técnica, onde os alunos serão informados da lista de materiais. Entre os itens constam: câmera digital ou celular com câmera ou filmadora digital, seus cabos e softwares de transferência de arquivos; pen drive, mp3, iPod ou CD Rom; Lápis, lápis de cor, tesoura, papeis em diversas cores, cola, massa de modelar e caixa de sapato.

A oficina é gratuita. Informações pelo telefone: (14) 3882 -0133