agosto 03, 2009

Unesp confirma segunda morte pelo vírus Influenza A (H1N1) em Botucatu

O Hospital das Clínicas (HC), vinculado à Faculdade de Medicina de Botucatu / Unesp (FMB) confirmou na tarde de hoje (segunda-feira – 03 de agosto) a confirmação de da segunda morte elo vírus Influenza A (H1N1) – doença popularmente conhecida como Gripe Suína.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da FMB, a confirmação da morte ocorreu pela manhã, através do resultado de exames do Instituto Adolpho Lutz.

O paciente que veio a óbito trata-se de uma mulher de 46 anos, da cidade de Itaí, que chegou em estado grave ao HC, no dia 23 de julho, para procedimento de emergência e poucas horas depois veio a óbito.

É a segunda pessoa atendida pelo Hospital das Clínicas que morre por contaminação da "nova gripe", o primeiro falecimento ocorreu no dia 10 de julho e vitimou um vendedor que teve o quadro agravado em decorrência da obesidade mórbida.

Todos os outros exames que foram encaminhados ao Adolpho Lutz deram resultado negativo ou "gripe sazonal", ou seja, comum. Atualmente, seis pessoas estão internadas no hospital com sintomas que podem ser os do Influenza A (H1N1).

De acordo com a nota oficial emitida pela Assessoria de Imprensa da unidade hospitalar, não serão divulgados outros detalhes sobre a paciente, devido à determinação do Ministério da Saúde que estabelece a não divulgação, pelos hospitais, de características que possam identificar o indivíduo contaminado pela doença ou que tenham morrido em decorrência dela. Além disso, a ética médica também prevê o sigilo sobre as informações referentes à privacidade dos pacientes.

Festival de Inverno de 2009: mais de 3.000 pessoas com acesso a cultura gratuita

A inciativa da Prefeitura Municipal de retomar o Festival de Inverno no ano 2009 foi recompensada com a presença do público e com excelente avaliação da população botucatuense.

Foram apresentados 11 espetáculos de circo, dança, teatro e música que proporcionaram à cidade momentos de integração.

Uma das novidades que marcou o Festival foi a estréia da nova bilheteria do Teatro Municipal, agora informatizada possibilitando ao público a escolha de lugares. Trazendo o retorno imediato com grandes platéias durante o festival.

De acordo com a organização do Teatro Municipal, durante todo o festival mais de 3.000 pessoas passaram pelo local.

O evento trouxe também a volta das parcerias com a Universidade Estadual Paulista[Cacs FM,FMZ e IB], AD, Secretaria de Estado da Cultura[Proac] e SESI.

Da Subsecretaria Municipal de comunicação e Informação

Botucatu recebe 310 vagas do PEQ

A Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho irá entregar nesta quarta-feira, 5, em cerimônia marcada para às 9 horas as 310 vagas do Programa Estadual de Qualificação Profissional [PEQ] ao Prefeito João Cury Neto.

A previsão é que as aulas comecem em 17 de agosto, com cursos de garçom, profissional de serviço doméstico e operador de telemarketing. O SENAC irá oferecer a infra-estrutura necessária para a execução dos cursos, que devem atender 150 pessoas nestas áreas. Em setembro, a previsão é oferecer outras 160 vagas para os cursos de chapeamento aeronáutico, soldador eclético, metrologia e leitura e interpretação de desenho técnico mecânico, que serão oferecidos pelo SENAI.

O PEQ é uma iniciativa do Governo de São Paulo, realizada pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho [SERT]. Com o Programa, conquistado pela Prefeitura Municipal de Botucatu, todos os alunos irão receber bolsa-auxílio no valor de 210 reais, material didático, lanche e vale-transporte.

Da Subsecretaria Municipal de comunicação e Informação

Secretaria do Meio Ambiente promove palestra “Combate a focos de incêndios em áreas urbanas'

A Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realiza nos próximos dias 5 e 13 de agosto, palestras de capacitação para combater incêndios dentro de áreas urbanas, para futuras instalações de Brigadas Comunitárias.

As Associações de Moradores dos bairros, com maior índice de queimadas, foram contatadas e devem levar representantes. Ao final de cada palestra, serão emitidos certificados pela Secretaria do Meio Ambiente, reconhecendo cada participante como “Amigo do Meio Ambiente”.

No dia 5, quarta-feira, a palestra será para a Associação de Moradores Jardim Monte Mor e Associação de Moradores Amigos do Bairro do Conjunto Habitacional Humberto Pópolo.

E no dia 13, quinta-feira, a mesma palestra será direcionada para a Cáritas Arquidiocesana, Associação de Moradores do Distrito de Rubião Jr. e Associação de Moradores do Jardim Brasil e Adjacências.

Serviço:
As palestras serão promovidas na base do Corpo de Bombeiros, na Avenida Professor José Pedretti Neto, 65 – Frei Fidélis.

Informações na Secretaria do Meio Ambiente: [14] 3882-1290

Da Subsecretaria Municipal de comunicação e Informação

Projeto Jovem Natureza oferece curso de jardinagem e paisagismo

Nessa terça-feira [4], terá início o Projeto Jovem Natureza com cursos de jardinagem e paisagismo para adolescentes internos da Vila dos Meninos – Sagrada Família. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, através da secretaria de Meio Ambiente.

Os cursos voltados para as áreas ambiental e paisagística são Manutenção de jardins, Paisagismo, Jardinagem em pequenas áreas, Jardinagem em áreas grandes e Poda de árvores.

A abertura do Projeto será com o curso básico para formação de Viveiristas - em parceria com a Vila dos Meninos – Sagrada Família, aulas serão realizadas no Viveiro Municipal, até o dia 25 de novembro.

Os objetivos do Curso Básico para Formação de Viveiristas são formar mão de obra qualificada para atuação profissional em viveiros; promover inserção social a jovens;
Atender à demanda por mudas de arborização urbana e plantas ornamentais na região do município de Botucatu-SP.

Da Subsecretaria Municipal de comunicação e Informação

FMB e HC se adequam à lei estadual antifumo

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e o Hospital das Clínicas se preparam para o cumprimento da nova legislação estadual antifumo, que entra em vigor no dia 7 de agosto.

Uma das atividades será uma reunião, dia 4 de agosto, das 12h30 às 13h30, no Anfiteatro da Patologia, para explicar a toda comunidade (servidores, docentes e alunos), sobre a Lei nº 13.541, que proíbe o consumo de qualquer produto fumígero (cigarros, charutos, cachimbos, entre outros) em ambientes coletivos.

O descumprimento da legislação acarretará multas ao local que permitir o fumo. A lei não prevê penalidades ao fumante. No entanto, o servidor público que se utilizar do ambiente interno poderá sofrer sanções disciplinares, conforme previsto no Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, além da multa à autarquia ou entidade pública.

“O interesse é informar a todos nossos servidores, docentes e estudantes quanto aos benefícios de ambientes, como um hospital do porte do HC, serem livres do cigarro. Pretendemos com essa reunião prestar também esclarecimentos quanto à lei sancionada recentemente pelo governador José Serra”, disse a professora Irma de Godoy, pneumologista e vice-superintendente do Hospital das Clínicas.
O descumprimento da legislação acarretará multas ao local que permitir o fumo. A lei não prevê penalidades ao fumante. No entanto, o servidor público que se utilizar do ambiente interno poderá sofrer sanções disciplinares

As duas instituições (FMB e HC) intensificarão campanhas de conscientização e também facilitarão a fiscalização. O Hospital das Clínicas deve adotar sua ouvidoria como canal para denúncias em caso de descumprimento da lei. Todas as queixas serão encaminhadas posteriormente à Vigilância Sanitária para averiguação do caso.

Outra medida será a desativação dos atuais fumódromos instalados em diversos pontos das dependências do HC e da FMB. Estes espaços, criados em 2003, pretendiam restringir o uso de produtos derivados do tabaco. Faixas e panfletos também farão parte das ações informativas da proibição do fumo.

Profª Irma explica que os chefes de setores do HC receberão material informativo, em reuniões posteriores, com orientações sobre a lei e suas penalidades. A medida, ressalta, fará com que estes líderes tornem-se multiplicadores para a aplicação eficaz da legislação.

A FMB e o HC realizam, desde 1999, programas de combate ao tabagismo. Um deles acontece no Fundo Social dos Servidores da Unesp (FUSS) e consiste em ações específicas aos servidores. Além disso, a instituição também dá suporte a atividades no Centro Saúde Escola (CSE) para atendimento a fumantes residentes em Botucatu e, nas dependências do HC, para pessoas procedentes de outras cidades da região.

Em tais programas são realizadas atividades de aconselhamento e também o tratamento com medicamentos para a cessação do fumo. Conforme explica profª Irma, grande parte dos fumantes consome mais de um maço de cigarros ao dia.

Flávio Fogueral - Jornal da FMB

Sítio Modelo faz sucesso na Agrifam 2009

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp foi responsável pela montagem e o funcionamento do Sítio Modelo, um dos espaços mais visitados da Agrifam, evento voltado para a agricultura familiar e o trabalho rural que aconteceu no município de Agudos, de 31 de julho a 2 de agosto.

Coordenado pelos alunos integrantes da empresa júnior Cenagri Jr. Consultoria Agrícola, o Sítio Modelo apresentou diversos projetos desenvolvidos pela Faculdade que podem trazer benefícios diretos ao pequeno agricultor, tais como sistemas de irrigação de baixo custo, biodigestor, pecuária leiteira, sistema de produção agroflorestal, compostagem e cultivo orgânico de plantas medicinais.

Vários projetos chamaram a atenção dos visitantes da Feira. “Achei muito interessante o sistema de irrigação” disse Maria de Jesus Barbosa, produtora rural da região Birigui. “É totalmente aplicável à nossa propriedade pela facilidade e o baixo custo”.

José Roberto Salla, educador ambiental na cidade de Porto Ferreira elogiou a iniciativa da conscientização dos agricultores para uma produção mais sustentável. “Trabalhamos com compostagem na nossa cidade para a educação das crianças. É muito importante trazer essas informações para os agricultores porque além de diminuir a quantidade de resíduos podem trazer bons resultados econômicos”.

Durante a solenidade de abertura da Agrifam, o secretário de desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin também elogiou as instalações do Sítio Modelo. “Sei da garra, do esforço e da luta dos agricultores familiares. Esse Sítio Modelo é uma coisa maravilhosa que busca colaborar com os nossos agricultores com profissionalismo, tecnologia, inovação e estímulo”.

O docente da Unesp de Jaboticabal e ex- ministro da Agricultura Roberto Rodrigues também elogiou a colaboração das universidades para o desenvolvimento do segmento. “A Feira mostra que as universidades e institutos de pesquisa estão criando tecnologia para a agricultura familiar e viabilizando um jeito de fazer agricultura competente, eficiente e socialmente fundamental para o tecido do agronegócio paulista e brasileiro”, afirmou. “Hoje a agricultura familiar não é um processo à margem. Ela faz parte das cadeias produtivas que compõem o agronegócio e esse é o caminho do futuro”.

A Faculdade de Ciências Agronômicas também marcou presença na Agrifam com um estande próprio no pavilhão de exposições e com a participação de empresas residentes na Prospecta – Incubadora Tecnológica de Botucatu, projeto desenvolvido pela unidade em parceria com Sebrae/SP, Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), Prefeitura Municipal de Botucatu e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério de Ciência e Tecnologia.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA / Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF

Botucatu e região se preparam para Prêmio MPE Brasil

O sucesso da gestão de negócios das micro e pequenas empresas é um quesito que traz premiação e reconhecimento nacional. Empresários da região de Botucatu podem participar do MPE Brasil, que no ano passado era denominado Prêmio Superação Empresarial. Esta premiação de competitividade dos pequenos negócios promove o aumento da qualidade, produtividade e competitividade no mercado, por meio da disseminação de conceitos e práticas de gestão.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 14 de setembro no site www.premiompe.sebrae.com.br ou pelos Correios. A meta de inscrições do Prêmio MPE Brasil 2009 é de 75 mil inscrições. Em 2008, foram feitas cinco inscrições na região de Botucatu.

Segundo o gestor do projeto do Sebrae-SP em Botucatu, Vitor dos Santos, a participação da empresa em um prêmio de repercussão nacional oferece muitos benefícios. “Mesmo não sendo finalista, o empresário recebe um relatório contendo os principais conceitos de excelência em gestão traçados pelo FNQ - Fundação Nacional da Qualidade. A partir deste relatório de auto-avaliação e a visita do consultor, o empresário já pode traçar estratégias de melhorias para os pontos fracos e ressaltar os pontos fortes do empreendimento", relata o gestor.
Na edição passada, um empresário foi finalista na premiação, que tem inscrições até dia 14 de setembro

O prêmio é dirigido às empresas das seguintes categorias: indústria; comércio; serviços de turismo (bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagem); de saúde, educação; tecnologia da informação (desenvolvimento, implantação e gerenciamento de softwares) e agronegócios. A empresa inscrita em uma dessas categorias pode concorrer ao Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social, que atuam em ações de contribuição ao desenvolvimento social e do meio ambiente.

Na última edição do prêmio, uma empresa finalista da etapa estadual representou a região de Botucatu: Expande Corretora, no segmento imobiliário.

A ação é uma iniciativa do Sebrae-SP em parceria com Grupo Gerdau, Instituto Paulista de Excelência e Gestão (IPEG), Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Avaliação

O critério para avaliar as empresas selecionadas levará em conta as iniciativas, ações e atividades quanto à aplicação de tecnologias e métodos de gestão para obter ganhos de produtividade, rentabilidade e competitividade das empresas, com conseqüente melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Para participar, o empresário deverá responder a um questionário com 56 perguntas que avaliam suas características empreendedoras e os aspectos de gestão das empresas, divididos em critérios de excelência: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

Após o envio da ficha de inscrição, o participante recebe uma ficha de autoavaliação, que servira de análise e seleção das empresas às etapas seguintes, que inclui a visita de uma comissão técnica responsável por validar as informações apresentadas pelo questionário.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.premiompe.sebrae.com.br, pela Central de Relacionamento do Sebrae-SP, no 0800 570 0800, ou também no Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu, no telefone (14) 3815 9020.

FCA e Auburn University iniciam tratativas para novo convênio internacional

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, recebeu no dia 29 de julho a visita do professor Geraldo de Souza, da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos. Convidado pelo professor Dagoberto Martins, do Departamento de Produção Vegetal da FCA ele esteve na unidade para tratar do estabelecimento de convênios entre a FCA e a Auburn University.

O professor Souza foi recebido pelos professores Edivaldo Domingues Velini e José Matheus Yalenti Perosa, diretor e vice da FCA. Ele também percorreu algumas instalações da unidade na Fazenda Experimental Lageado e participou de uma reunião com um grupo de docentes.

A aproximação entre a FCA e a Auburn University aconteceu a partir da ida do aluno Leonildo Alves Cardoso, orientado do professor Dagoberto para a universidade norte-americana. “O bom desempenho dele lá abriu nossos olhos para a qualidade dos trabalhos desenvolvidos por vocês aqui”, explicou o professor Souza, que é brasileiro e vive nos Estados Unidos há 37 anos. “Queremos desenvolver uma colaboração que auxilie a melhorar ainda mais o nível das atividades das duas instituições. Juntos podemos produzir mais e melhor”.

O primeiro contato entre as instituições foi feito na área de Agronomia, mas existe a intenção de ampliar o foco com o decorrer da colaboração. “Futuramente, podemos envolver as áreas como matemática, física ou estatística num convênio global que seja benéfico para as duas universidades”, afirmou o professor Souza.

O visitante fez um convite formal para que uma delegação de docentes da FCA vá até a Auburn University para conhecer as instalações e as pesquisas lá desenvolvidas. “Vamos trabalhar para que essa colaboração seja iniciada o quanto antes”, disse o professor Souza. Há também a previsão de uma nova visita de representantes da universidade norte-americana em janeiro de 2010.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA / Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF