agosto 02, 2009

Equilíbrio marca penúltima rodada do JOIS

A penúltima rodada dos Jogos Industriários do Sesi 2009, realizada neste final de semana (1º e 2 de agosto), foi marcada pelo equilíbrio em praticamente todas as finais realizadas. Além da disputa acirrada dentro das quadras, o CAT do Sesi também foi palco da participação ativa das torcidas, que lotaram as instalações esportivas da entidade.

No sábado, dia 1º, a Cooperblue confirmou o favoritismo no futsal feminino e venceu a Fiberbus por 6 a 0, ficando com o ouro em uma das poucas finais que tiveram diferença elástica no placar.

No futsal masculino, a disputa pela medalha de bronze reuniu Anidro e Eucatex. Com definição apenas nos últimos minutos, a Anidro levou a melhor e venceu por 5 a 4. Com o ginásio lotado, Fiberbus e Duratex A apresentaram um jogo de alto nível. Ao final, a Duratex venceu por 9 a 5 e vai representar Botucatu na fase regional da competição.

Também no sábado foram realizadas as finais do vôlei de areia. Na disputa do ouro feminino, vitória da ASU por 2 a 0 contra a Sabesp. No masculino, a Embraer A surpreendeu a favorita Duratex e venceu por 2 a 1. Na medalha de bronze, outra surpresa, a Anidro venceu a Duratex B, também por 2 a 1.

No domingo, dia 2, mais quatro finais movimentaram os JOIS. No tênis de campo série A, a Irizar conquistou o bi-campeonato com Jonas, que venceu Odair, da Caio, por 2 a 1. A partida testou o condicionamento físico dos atletas. Foram quase duas horas e meia de duração. O bronze também ficou com a Irizar. Dú venceu o Tó, da Casa dos Materiais, por 2 a 0.

Na disputa do futebol sete master, o título ficou novamente com a Duratex, que venceu a Embraer por 4 a 2. O terceiro lugar ficou com a Imbrasp, que fez 6 a 1 na Tecnaut.

As decisões mais emocionantes foram no voleibol, cujas finais foram disputadas em cinco sets. Quem se deu bem foi a Embraer, que levou o ouro no masculino e feminino, vencendo respectivamente a ASU e a Duratex, por 3 a 2. A última disputa do domingo foi a do basquete masculino. Contrariando os resultados equilibrados das demais modalidades, a Duratex venceu fácil a Embraer por 104 a 35.

Liminar – Uma liminar concedida pelo Poder Judiciário de Botucatu surpreendeu a organização dos JOIS na última sexta-feira, dia 31. A medida cautelar requerida pela ASU garantiu que suas equipes disputassem as finais do vôlei de areia feminino e vôlei de quadra feminino, mesmo depois de terem sido punidas por terem utilizado atleta supostamente irregular.

Rainha JOIS, cantor e dança de salão – Nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, vão ser realizadas as três modalidades a partir das 19h30 no ginásio do Sesi. Logo em seguida está programado um show com a banda Acorde e a premiação.

Cerimonial de encerrramento – A festa de premiação dos JOIS 2009 vai acontecer na sexta-feira, dia 7 de agosto, a partir das 19 horas, também no ginásio do Sesi. Os coordenadores das modalidades devem retirar os convites para a cerimônia a partir de quarta-feira.

Supremo nega liminar contra cotas raciais da UnB

Da Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, negou hoje (31) o pedido de liminar ajuizado pelo partido Democratas (DEM) para suspender a adoção pela Universidade de Brasília (UnB) de cotas para admissão de vestibulandos negros.

"Embora a importância dos temas em debate mereça a apreciação célere desta Suprema Corte, neste momento não há urgência a justificar a concessão da medida liminar", afirmou Mendes.

O caso ainda será julgado no mérito pelo plenário da Corte, mas até lá os procedimentos de matrícula na universidade poderão seguir normalmente.

"A interposição da presente arguição ocorreu após a divulgação do resultado final do vestibular 2/2009, quando já encerrados os trabalhos da comissão avaliadora do sistema de cotas. Assim, por ora, não vislumbro qualquer razão para a medida cautelar de suspensão do registro (matrícula) dos alunos que foram aprovados no último vestibular da UnB ou para qualquer interferência no andamento dos trabalhos na universidade."

Na ação ajuizada no último dia 21, os advogados do DEM alegavam que o sistema de cotas raciais da UnB viola diversos preceitos fundamentais fixados pela Constituição de 1988, como a dignidade da pessoa humana, o preconceito de cor e a discriminação, supostamente afetando o próprio combate ao racismo.

Entretanto, os pareceres encaminhados ao STF pela Procuradoria Geral da República (PGR) e pela Advocacia Geral da União (AGU) foram contrários à ação.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ressaltou que a própria Constituição Federal consagrou expressamente as políticas de ação afirmativa “em favor de segmentos sociais em situação de maior vulnerabilidade”.

Gurgel citou em seu parecer que 35 instituições públicas de ensino superior no Brasil adotam políticas de ação afirmativa para negros, das quais 32 prevêem mecanismo de cotas e outras três adotam sistema de pontuação adicional para negros. Segundo o procurador-geral, a eventual concessão do pedido do DEM pelo STF “atingiria um amplo universo de estudantes negros, em sua maioria carentes, privando-os do acesso à universidade”.

O parecer enviado pela AGU defendeu a política de cotas como uma obrigação do Estado brasileiro, respaldada na Constituição e fundamental para a redução das desigualdades no país.

Adolescente morre em voo de volta a São Paulo, após viagem à Disney

Da Agência Brasil

Uma adolescente de 15 anos, que apresentava sintomas de gripe, morreu hoje (2), em um voo entre o Panamá e o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), após passar mal no avião, quando retornava de uma excursão à Disney World, nos Estados Unidos.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o voo chegou ao Brasil às 5h45 de hoje e Jaqueline Ruas já estava morta. A causa foi pneumonia, diagnosticada no Instituto Médico Legal (IML) de Guarulhos, para onde o corpo foi removido, de acordo com a Secretaria de Segurança de São Paulo.

Segundo Luiz Felipe Fortunato, diretor da Tia Augusta Turismo, empresa responsável pela excursão da adolescente aos Estados Unidos,Jaqueline viajou para a cidade de Orlando,Estado da Flórida,no dia 19 de julho e passou mal, com sintomas de gripe e náuseas no dia 30, quando foi encaminhada a um hospital da cidade. Lá, foi submetida a vários exames, entre eles um para detecção de gripe suína – que deu negativo - e foi liberada para a viagem de volta.

Jaqueline embarcou ontem (1) à noite para o Brasil e faleceu durante o vôo, após ter sido atendida no avião por dois médicos. Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança paulista, nos Estados Unidos os médicos já haviam diagnosticado pneumonia, mas, mesmo assim, liberaram Jaquelimne para voltar ao Brasil. Ao revistar a bagagem dela, a polícia encontrou medicamentos.

Por meio de nota, a Companhia Aérea Copa Airlines, a empresa responsável pelo vôo, informou que a adolescente embarcou em Orlando com destino ao Brasil e conexão no Panamá. Durante o vôo, ela pediu assistência médica. “Para salvaguardar a saúde da passageira e seguindo os protocolos internacionais de segurança estabelecidos, a tripulação solicitou imediatamente a presença de um médico a bordo. Dois profissionais se apresentaram, os quais aplicaram na passageira os primeiros socorros, dando a atenção médica devida”, informou a nota da companhia aérea.

Quando o avião pousou em Guarulhos, foi recebido pelo pessoal do posto médico do aeroporto, que constatou a morte de Jaqueline Ruas. “A Copa Airlines lamenta profundamente o fato e se encontra, neste momento, assistindo aos familiares da passageira e trabalhando em conjunto com as autoridades locais. A Copa Airlines reitera que é sua prioridade a segurança e o bem-estar de seus passageiros e colaboradores”, diz a nota.

Luiz Felipe Fortunato disse que a empresa de turismo está à disposição para esclarecimentos e solidária à família da vítima, aguardando os laudos sobre a causa da morte da adolescente.

Santuccilândia disputa o 14º Festival Brasileiro de Cinema

Por Renato Fernandes

O vídeo documentário de 20 minutos, “Santuccilândia”, gravado pelo cineasta José Renato Arena Scorssato, será apresentado no 14º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, em São Paulo e Rio de Janeiro.

O vídeo mostra detalhes pouco conhecidos da “Santucilandia”, parque de diversão idealizado pelo marceneiro Miguel Santucci, como as oficinas onde foram fabricados os brinquedos, partes do presépio articulado, ferramentas, jogos e principalmente o sonho de colocar o parque de volta em funcionamento, como ocorreu em décadas passadas.

O trabalho recebeu reconhecimento externo e conquistou o segundo lugar no Festival de Cinema promovido pela Unespar - Universidade Estadual do Paraná. Em 2008, no mês de junho, quando o autor recebeu o troféu Pinhão de Prata. “A intenção foi mostrar que o sonho não enferruja e apresentar um olhar cinematográfico do parque idealizado por Miguel Santucci, nos altos da Vila Mariana”, Disse Scorssato, em entrevista na ocasião do prêmio.

Vejas as informações do vídeo no festival CLICANDO AQUI

O mais recente trabalho de Scorssato foi rodado no CCB – Centro Cultural de Botucatu, e se chama “Era uma Vez na Biblioteca”, confira o trailer da produção

Notívagos Burlescos apresenta "Ativar!!!", no Municipal

Concluindo o ciclo de oficinas realizado no primeiro semestre deste ano a Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos apresenta na quarta-feira, dia 5, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci a mostra de cenas “Notívagos Burlescos: Ativar!!!”, às 20h30.

As oficinas começaram em abril, no saguão superior do Municipal com atividades do Núcleo de Montagem para a peça “Mirabelli”.

Em maio, no Centro Cultural, começou a Oficina de Iniciação. “As oficinas fazem parte do projeto ‘Trilogia da Fé’, que retrata aspectos sociais e culturais da fé, contando a vida de personagens de destaque na história de Botucatu: ‘Ana Rosa’, ‘MIrabelli’ e ‘Frei Fidélis’”, explica Robert Coelho, diretor da Quadrilha.

Neste semestre o grupo deu continuidade a montagem de “Mirabelli”, que representou a cidade na categoria teatro adulto do Mapa Cultural, vindo a se apresentar no evento “Julho Cultural” organizado pela Secretaria de Cultura de Jaú. “Em virtude da curta duração das oficinas nesse semestre a apresentação se diferencia um pouco dos anos anteriores com cenas mais curtas que contarão também com a participação de veteranos do grupo”, ressalta Coelho.

As oficinas são uma realização da Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos e da Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu.
A entrada é franca.