julho 30, 2009

Botucatu recebe o Campeonato Paulista de Judô Junior

No próximo dia 8 de agosto, Botucatu será o palco do Campeonato Paulista de Judô Júnior – 2009, organizado pela Federação Paulista de Judô (FPJ).

A competição, que reunirá judocas com idades entre 17 e 19 anos, formará a equipe de São Paulo no Campeonato Brasileiro de Judô.

As lutas começarão a partir das 8 horas no Ginásio Municipal “Governador Mário Covas Júnior”, na Rua Maria Joana Felix Diniz, 1585 – Vila Auxiliadora.

Segundo o professor Argeu Maurício de Oliveira Neto, delegado da 3ª Delegacia Regional da Federação Paulista de Judô e organizador do Campeonato, a expectativa é de contar com mais 400 atletas.

“Teremos mais de 400 judocas do Estado e os campeões das suas categorias representarão São Paulo no Brasileiro”, disse.

O Campeonato Paulista de Judô Júnior tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Botucatu e Sabesp.Botucatu recebe o Campeonato Paulista de Judô Junior

Na Pressão completa um ano de humor

Com inteligência, criatividade e bom humor, o Programa “Na Pressão”, da Criativa FM, vem conquistando ouvintes neste um ano no ar.

Usando de irreverência, os apresentadores deixam os entrevistados em “saias-justas”, perguntando muitas vezes aquilo que ninguém questiona, mas todos querem saber.

O programa é apresentado por Clayton Diniz, Géro Bonini, Jean, que estão desde o início, e Mandi´z e Pezão, que integraram a equipe com o passar do tempo. “Durante este ano, alguns personagens entraram e outros, mas isso não alterou a qualidade, nem fez com que perdesse a graça”, disse Bonini.

Clayton revelou o segredo para o ‘Na Pressão’ ter caído nas graças dos ouvintes. “Todos nós brincamos de fazer programa, isso dá a originalidade e a diversão aos ouvintes”, disse o apresentador.

Antes de acertar com a Criativa FM, os apresentadores tiveram dificuldades em colocar o projeto em ação em Botucatu. “Nenhuma rádio apostava na gente, agora somos comercialmente viáveis para uma das principais rádios do interior, a Criativa”, completou Diniz.

O Na Pressão recebeu entrevistados de credibilidade, como o atual prefeito João Cury, o delegado Geraldo Franco, os empresários Pedro Manhães e Carlinhos Romagnolli, a dupla Luiz Guilherme e Daniel, o ex-prefeito Ielo, o Padre Orestes, o vice-prefeito Professor Caldas, entre outros, como alguns que representaram profissões: bombeiro, coveiro, jornalista, cozinheiro, garota de programa, cabeleireiro e etc.

Com os patrocínios de Sinhá Moça, Mc Donald´s, Trevo, Cebrac e Route 66 Motors, o Na Pressão vai ao ar todas às sextas-feiras, das 17h às 19 horas, na sintonia 98,9 FM, ou pela internet, no site: www.criativafm.com.br. “O Programa era rejeitado comercialmente, mas aos poucos provamos que nossos ouvintes são inteligentes e consumidores. Quero agradecer a todos que acreditam e apoiam nosso trabalho, em especial ao Gaspar Borges da Silva, da Sinhá Moça, que está conosco desde o primeiro dia”, finalizou Jean.

Nesta sexta-feira, comemorando um ano do Na Pressão, o entrevistado será novamente o prefeito João Cury.

O Na Pressão conta com um site, onde os internautas podem acompanhar os programas antigos, ver fotos das entrevistas e participar de promoções e enquetes: www.programanapressao.com.br.
Jean, Géro, Babi (convidado), Clayton Diniz e Mandiz

Curso ensina a arte da animação em stop motion

Por Renato Fernandes

A Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu abriu o período de inscrições para a “Oficina de Animação em Stop Motion”, que será ministrada por Alex Oliveira de Castro, no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão, às quartas-feiras do período entre os dias 9 setembro e 28 outubro,
Stop Motion é conhecida popularmente como animação de massinha.

A oficina é voltada ao público iniciante. “Vamos apresentar possibilidades que vão além da animação com massa de modelar, mostrando também a preparação de objetos, bonecos e cenários”, explica Alex.

O curso de 20 horas também consiste em noções de edição com softwares adequados. “A inserção de trilha sonora, por exemplo, é algo fundamental na animação”, ressalta.

Ao todo, são disponibilizadas 30 vagas, destas seis já foram preenchidas. “Entre os inscritos temos uma senhora de 50 anos”, disse o agente cultural Daniel dos Santos.

No primeiro dia de oficina haverá uma introdução ao tema e à técnica. Na ocasião os alunos serão informados da lista de materiais que poderão ser providenciados ao longo das atividades.

Entre os itens necessários para as aulas constam: câmera digital ou celular com câmera ou filmadora digital, seus cabos e softwares de transferência de arquivos; pen drive, mp3, iPod ou CD Rom; Lápis, lápis de cor, tesoura, papeis em diversas cores, cola, massa de modelar e caixa de sapato.

Serviço:
Oficina de Stop Motion;
Público alvo: iniciantes na área;
Faixa etária: adolescentes e adultos (13 a 59 anos);
Seleção: primeiros inscritos;
Inscrições: 27/ 7 a 4/9;
Custo: Gratuita;
Informações: (14) 3882 -0133

Exposição “A Gaveta” no Teatro Municipal

A convite da Secretaria Municipal de Cultura, o jornalista do Diário da Serra, Renato Fernandes, e o artista plástico e professor de desenho Marcos Mendes Maciel, realizam a exposição de desenhos “A Gaveta”, entre os dias 14 de agosto e 12 de setembro, no saguão do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

Maciel e Fernandes se conheceram no início da década de 1990, graças à facilidade em desenhar e desde então realizam trabalhos juntos e compartilham experiências e referências.

O Teatro Municipal fica na Praça Coronel Moura (Paratodos), nº 27, Centro. A exposição é uma realização da própria Secretaria de Cultura.

Mais duas cidades paulistas confirmam mortes por gripe suína

Da Agência Brasil

As cidades de Ibitinga e Turiuba, no interior de São Paulo, confirmaram hoje (30) mais duas mortes em consequência da influenza A (H1N1) no estado. Em Ibitinga, a vítima foi uma mulher grávida, de 38 anos, que procurou o serviço de saúde do município e foi medicada. Segundo informação da prefeitura de Ibitinga, como o quadro se agravou, a família optou por interná-la em no Hospital da Beneficência Portuguesa, em Araraquara, onde ela morreu no último dia 22. O resultado dos exames que confirmaram a gripe suína saiu no dia 28.

Em Ibitinga, as aulas da rede pública estadual e municipal e também das escolas particulares foram suspensas até o dia 17 de agosto. Os pais de crianças pequenas foram orientados a não levá-las para as creches da cidade, se elas apresentarem sintomas de gripe. Para os proprietários de bares e restaurantes, a recomendação é deixar o ambiente bem higienizado e ventilado.

Um dos dois pronto-socorros da cidade, que atendem durante 24 horas, foi designado para atender apenas pacientes com gripe e doenças respiratórias. Os demais pacientes são encaminhados para a outra unidade.

Em Turiuba, cidade próxima a São José do Rio Preto, a vítima foi um homem de 58 anos, que já tinha complicações causadas por diabetes e hipertensão. Segundo a prefeitura de Araraquara, onde o paciente foi internado em um hospital particular, ele morreu no dia 22. O homem havia voltado de uma viagem à Paraíba. A prefeitura confirmou que a morte foi decorrente de gripe suína no dia 28.

Com isso, sobe para 30 o número de mortes por gripe suína em São Paulo.

Creche da Unesp em Rubião funcionará apenas em esquema de plantão

Após reunião realizada entre pais de alunos, a direção do serviço e o médico infectologista Carlos Magno Fortaleza, na manhã do dia 30 de julho, ficou decidido que, por precaução em relação ao vírus Influenza A (H1N1), o Centro de Convivência Infantil (CCI) da Unesp, campus Rubião Júnior, funcionará em esquema de plantão. O especialista orientou aos pais que, se possível, não levem seus filhos à creche. No entanto, caso não haja alternativa o CCI receberá as crianças.

Dr. Fortaleza aproveitou o encontro para passar aos pais orientações sobre cuidados preventivos contra a chamada “nova gripe”. Na oportunidade, alguns alunos já voltaram para casa.

A supervisora da creche, Elcy Dutra Calvi, salienta que todas as providências necessárias quanto à higienização dos objetos e brinquedos com os quais as crianças têm contato já estão sendo tomadas. “Limpamos tudo com álcool gel e todos lavam as mãos frequentemente com sabonete líquido”, frisa.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - Unesp/Faculdade de Medicina/Botucatu e Hospital das Clínicas

Conselhos de curso não descartam aulas aos sábados

Os Conselhos de Curso de Medicina e Enfermagem ressaltam que não estão descartadas medidas de reposição do calendário, como aulas aos sábados e possibilidade de extensão do ano letivo. Segundo portaria expedida pelo diretor da Faculdade de Medicina, prof. Sérgio Swain Müller, os calendários escolares deverão ser reformulados para o cumprimento dos 200 dias letivos na legislação.

“Provavelmente iremos integralizar os duzentos dias de aulas. Não descartamos estender as aulas até dezembro e utilizarmos o sábado, que também é considerado dia letivo”, explica o coordenador de curso de Medicina em exercício, professor Paulo Villas-Boas.

Segundo ele, o Conselho de curso deve reunir-se para avaliar a eficácia da medida- suspensão das aulas- e se o prazo pode ser estendido ou não. A partir disso será refeita a grade curricular para o segundo semestre. Villas-Boas complementa que alunos dos 5º e 6º anos terão suas atividades acadêmicas sem alterações de calendário.

“Obviamente os conselhos de curso devem se reunir para avaliarem seus calendários, em conformidade com as decisões e orientações da direção da faculdade”, ressalta a Vera Lúcia Pamplona Tonete, coordenadora do curso de Enfermagem em exercício. A professora reforça que alunos do 4º ano não serão afetados por realizarem período de estágio curricular.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - Unesp/Faculdade de Medicina/Botucatu e Hospital das Clínicas

FMB segue orientação da Unesp e adia retorno de aulas

Em conformidade com recomendação da Secretaria de Estado da Saúde à Secretaria de Estado de Ensino Superior e à reitoria da Unesp (Universidade Estadual Paulista), a Faculdade de Medicina de Botucatu adiou sua volta às aulas. A decisão, ratificada pela portaria nº 368, do diretor da FMB, foi tomada como precaução ao vírus Influenza A (H1N1), também denominado de ‘nova gripe’ e sua transmissão sustentada em território brasileiro.

O retorno das aulas, para seus 369 alunos do 1º ao 4º ano da graduação em Medicina e 99 em Enfermagem, está previsto para o dia 17 de agosto, conforme comunicado expedido pelos Conselhos de Curso de Medicina e Enfermagem. Com a medida, espera-se reduzir a aglomeração de estudantes em salas de aula, fator considerado propício à transmissão da Influenza.

No caso de Medicina, alunos do 5º e 6º anos continuarão com suas atividades acadêmicas normais, já que as mesmas se enquadram em uma exceção aberta pela reitoria da Unesp. Nestes casos, os alunos são divididos em grupos menores para o internato e com isso não se caracteriza como ‘aglomeração’. Já na Enfermagem, o 4º ano terá seu calendário sem alterações

Atendendo solicitação das secretarias estaduais, o pró-reitor prof. Ricardo Abi Rached, em substituição ao reitor Herman Voorwald expediu, dia 29 de julho, comunicado solicitando a todas as unidades da Unesp a suspensão do início do segundo semestre. A decisão foi tomada em conjunto com a USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade de Campinas).

Assessoria de Comunicação e Imprensa - Unesp/Faculdade de Medicina/Botucatu e Hospital das Clínicas

Unesp confirma mais um caso de H1N1 (gripe suína) em Botucatu

O Hospital das Clínicas da Unesp Câmpus de Botucatu confirmou na tarde de hoje, dia 30 de julho, mais um caso de contaminado pelo vírus Influenza H1N1, doença popularmente conhecida como Gripe Suína, no município.

Por MSN, a assessoria de imprensa da Faculdade de Medicina informou o seguinte: “A pessoa era de Botucatu, passou por nosso atendimento e está com estado geral bom e de alta”.

A universidade ainda não forneceu maiores detalhes sobre o caso e adianta que não será emitida nenhuma nota oficial sobre esse caso específico.

Secretaria de Saúde emite nota oficial sobre plano de contenção da gripe H1N1 (gripe Súína)

Na manhã de quinta-feira, dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu emitiu nota oficial sobre o plano de contenção do vírus H1N1, conhecido popularmente como grip suína.
Confira abaixo o teor da nota:

"COMUNICADO DA SECRETARIA MUNCIPAL DE SAÚDE À POPULAÇÃO


Tendo em vista a situação epidemiológica que o mundo, o Brasil e a cidade de Botucatu, está enfrentando referente a Influenza A/H1N1, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu um plano de contenção com algumas frentes de trabalho:-

Foram feitas várias capacitações e ou atualizações de informações a vários profissionais em diferentes seguimentos, em parceria com a Faculdade de medicina na pessoa do Dr Carlos Magno Fortaleza.

Teve início no dia 03 de julho para os Profissionais de Saúde ( médicos, enfermeiros) da rede municipal. Estendemos essa capacitação para os profissionais da rede particular e conveniada no dia 20 de julho. Para os profissionais do ensino com todos os diretores das escolas da rede municipal, estadual e particular aconteceu dia 24 de julho. A orientação e esclarecimento à toda a população aconteceu no Teatro Municipal no dia 28 de julho e dia 29 do mesmo mês foi a vez dos representantes do comércio e agências bancárias no CDL. Estaremos intensificando as informações nesta segunda e terça feira(dia 03 e 04) para todos os atendentes de creche e educação infantil, bem como para os auxiliares de serviços gerais.

De acordo com a nota oficial expedida pela Secretaria de Estado da Saúde onde recomenda às escolas públicas e privadas que adiem o retorno das aulas para o próximo dia 17 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde, em reunião dia 30/07, repassou aos representantes das mesmas, onde ficou decidido que 99% das escolas acataram a decisão. A medida tem como objetivo reduzir a transmissão do vírus influenza A/H1N1 no Estado de São Paulo. A recomendação é válida para todos os estabelecimentos de ensino, entre eles escolas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, além de universidades.

A decisão de indicar a ampliação das férias escolares foi tomada depois de análise das recomendações e avaliações da OMS (Organização Mundial da Saúde) a respeito da propagação do vírus entre estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos pronto-socorros devido a problemas respiratórios.

A Secretaria também reafirma a orientação à população para que mantenham as medidas de higiene, como lavar as mãos com freqüência e cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar. É fundamental ainda que as pessoas com sintoma de gripe fiquem em casa, repousando.

Maiores informações:- Secretaria Municipal de Saúde

Fones 3811-1105 , 3813-3388, 3811-1100 ramal 122
e-mail: vigilância@botucatu.sp.gov.br, educacaoemsaude@botucatu.sp.gov.br

Mutirões de oftalmo e otorrino somam 354 atendimentos no AME de Américo

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Américo Brasiliense realizou nos dias 25 e 27 (sábado e segunda), mutirões nas áreas de otorrinolaringologia e oftalmologia, respectivamente. Pacientes de 12 cidades da região passaram por exames e consultas relacionadas às especialidades. Os trabalhos visam à identificação de doenças, para indicação de tratamento ou cirurgia.

No total, foram agendadas 453 pessoas em dois dias, após as solicitações de atendimento pelas secretarias municipais de saúde de Américo Brasiliense, Araraquara, Cândido Rodrigues, Descalvado, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Matão, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito e Rincão.

Para os pacientes com problemas relacionados à saúde da visão, o AME conta com apoio da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, que disponibiliza sua unidade móvel, constituída por um ônibus adaptado e equipado com aparelhos para diagnóstico desses tipos de doenças, além de equipe composta por 15 profissionais de saúde.

As pessoas que passaram pelo AME na segunda-feira (27/07), no mutirão de oftalmologia, receberam receitas para confecção de novos óculos, indicação para tratamento ou para cirurgia. Dos 351 agendamentos realizados, 274 compareceram. O índice de faltosos foi de 22%.

No sábado (25/07), o AME de Américo Brasiliense realizou mais uma etapa do mutirão de otorrinolaringologia, com pacientes de Américo Brasiliense, Araraquara, Descalvado, Gavião Peixoto, Matão e Rincão. No total foram 102 agendamentos, mas oitenta pessoas passaram por consultas. A maioria necessitava de atendimento clínico. Também foram feitos 25 exames radiológicos e de sangue. Houve 22 faltas.


Assessoria de Comunicação e Imprensa / Hospital Estadual Américo Brasiliense

Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel adia o retorno às aulas

O Instituto Municipal de Ensino Superior (IMES), de São Manuel, acatou a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, Educação e Prefeitura Municipal de São Manuel e resolveu adiar o retorno das aulas para o próximo dia 17 de agosto. A medida tem como objetivo reduzir a transmissão do vírus Influenza A H1N1 no Estado de São Paulo.

A direção da Faculdade também informa que a 6ª Jornada Cultural programada para acontecer nos dias 10 a 13 de agosto, no Clube Recreativo de São Manuel, também foi cancelada.

A decisão foi tomada na última quarta-feira, 29, em reunião da congregação, formada pela direção, professores e funcionários do IMES. A faculdade possui cerca de 400 alunos vindos de várias cidades da região.

Na terça-feira, 28, o Governo do Estado de São Paulo, ampliou o período de férias nas escolas depois de análise das recomendações e avaliações da OMS (Organização Mundial da Saúde) a respeito da propagação do vírus entre estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos pronto-socorros paulistas devido a problemas respiratórios.