julho 22, 2009

Super final de semana do JOIS - 2009 contará com nove finais

Os Jogos Industriários do Sesi (JOIS) vão esquentar o clima da competição no próximo final de semana. Trabalhadores/atletas de várias empresas da cidade vão disputar as medalhas de ouro, prata e bronze em oito modalidades.

O Super final de semana dos JOIS vai conhecer os campeões no snokker, vôlei de areia masculino, vôlei de areia feminino, vídeo-game, futebol sete master, futebol, vôlei feminino, vôlei masculino e basquete masculino. Todos os confrontos, com exceção do futebol (AAF), serão realizados no Sesi e têm entrada franca.

Além das disputas em quadra e em campo, os JOIS também vão promover a integração dos funcionários das empresas de Botucatu por meio da Festa Julina da Indústria Solidária, marcada para sábado, dia 25, a partir das 15h. O arraiá vai ser realizado no Cantão dos Amigos. Os interessados em adquirir os kits guloseimas podem obter mais informações pelo telefone (14) 3813-5269.

Cada kit custa R$ 8,00 e é composto por 1 cachorro quente, 1 milho verde, 1 espetinho, 1 doce de abóbora, 1 doce batata, 1 bolo de fubá, 1 vinho quente, 1 quentão, 2 pipocas, 1 amendoim doce e 1 amendoim salgado. O dinheiro arrecadado será revertido para entidades assistenciais do município.

Truco feminino – No final de semana passado foi realizada a disputa do truco feminino. As duas primeiras posições ficaram com a Duratex com as duplas Ana/ Ângela e Evelyn/Maria José. Bárbara e Bruna, da Induscar/Caio ficaram com o bronze.

Confira as finais do final de semana:

Sábado, dia 25

- Snokker, 16h – Embraer x Dutatex
- Vôlei de areia feminino, 14h - Sabesp x Embraer A

- Vôlei de areia masculino, 15h40 –Duratex A x Embraer

- Vídeo game – a partir das 9h30

Domingo, dia 26

- Futebol Sete Master, 10h30 – Duratex x Embraer A

- Futebol, 15h30 (AAF) – Duratex x Fiberbus

- Vôlei feminino, 9h30 – Embraer x Sabesp

- Vôlei masculino, 10h30 – Duratex x Embraer

- Basquete masculino, 12h – Duratex x Embraer

FCA/Unesp levará inovações para Sítio Modelo durante Agrifam 2009

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp será mais uma vez parceira da Agrifam, evento voltado para a agricultura familiar e o trabalho rural que acontece em Agudos, de 31 de julho a 2 de agosto. A Faculdade irá expor projetos desenvolvidos pelos alunos no espaço Sítio Modelo.

O vice-diretor da unidade, professor José Matheus Yalenti Perosa, esteve no dia 3 de junho na sede da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), para dar início as implantações da estrutura que a Unesp utilizará durante a edição 2009 da Agrifam, “O apoio da Unesp, que esteve presente em todos os anos, começa antes da Feira e pretende se estender no pós-Feira”, ressalta Perosa.

O Sítio Modelo demonstra aos visitantes a noção ideal de cultivo, manutenção e produção na agricultura. A FCA também vai enfocar o desenvolvimento sustentável, com base nos trabalhos desenvolvidos pelos seus alunos que darão explicações para os visitantes. “Traremos inovações na esfera da produção, modelos de irrigação, recuperação de mata ciliar e outros projetos que favorecem o meio-ambiente, que não pode estar em guerra com o homem do campo”, explica o vice-diretor da Faculdade. Ele salienta que, a cada dia, 10 discentes vão demonstrar as mais novas pesquisas no campo da agricultura.

Perosa considera que os agricultores familiares são o alvo de muitas das pesquisas desenvolvidas pela Faculdade, que já tem uma tradição no desenvolvimento de tecnologias para todo o agronegócio. Ele acrescenta que atender a agricultura familiar é um dever da universidade pública. “A FCA tem foco na formação de recursos humanos, e instituiu, há mais de 10 anos, o estágio-vivência, auxiliando e implementando projetos nas pequenas propriedades. É um pessoal sedento por uma melhor produtividade, sem muito pra investir. Ou seja, um campo muito fértil para difusão de conhecimentos. O grande proprietário tem mais acesso ao conhecimento gerado, o pequeno não”.

Diante desses conceitos, o vice-diretor da FCA reafirma a parceria para este ano. “Na Agrifam é diferente, porque os atendidos, pequenos e médios produtores, têm menos possibilidades de acesso ao conhecimento. E é exatamente com esse público que a Feira e nós trabalhamos. Isto e mais a facilidade de acesso são diferenciais na Agrifam. É uma vitrine para os nossos projetos”, garante.

A FEIRA

Com entrada franca, a Agrifam, Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural, acontece entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, no Km 322 da Rodovia Marechal Rondon, município de Agudos, região central do Estado de São Paulo. O evento é realizado e organizado pela Fetaesp e sindicatos filiados. Para mais informações acesse: www.agrifam.com.br, ou entre em contato pelo telefone (14) 3261-4216, ou via e-mail: contatos@agrifam.com.br.

(Com informações de Giuliano Martins/Luana Sanches - Departamento de Comunicação Fetaesp)

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA / Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF