julho 21, 2009

Hospital das Clínicas de Botucatu realiza reunião para discutir a Gripe Suína (Influenza - H1N1)

O Hospital das Clínicas (HC), vinculado à Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), promoveu na terça-feira, 21 de julho, para sua comunidade interna e representantes da Prefeitura Municipal de Botucatu, a terceira reunião para discutir a atual situação da disseminação do vírus Influenza A "Suína". Em relação à pandemia da chamada "gripe suína", o médico infectologista e docente do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da FMB, Carlos Magno Fortaleza falou sobre a transição do estágio de contenção da doença para a situação de transmissão sustentada que o mundo vive atualmente.

Fortaleza deixou claro que os motivos para se preocupar se justificam pelo fato de o vírus Influenza Suína ser mais grave que o Influenza Sazonal, ou seja, a gripe comum. Sobre as afirmações de que a nova gripe tem a mesma letalidade do vírus convencional, o especialista explicou que o Influenza "Suína" tem letalidade de 0,4% em todos os grupos populacionais, enquanto o Sazonal tem também 0,4%, mas apenas nos grupos de risco, como os idosos com mais de 65 anos.

A principal preocupação das organizações de saúde, no momento, de acordo com o infectologista, é identificar os pacientes contaminados pela Influenza "Suína" e tratá-los. "O vírus circula livremente e já não dá mais para identificar todos os casos. O objetivo agora não é mais conter a doença, mas evitar as mortes. Temos que manter a vigilância não mais nos casos suspeitos, mas sim nas Doenças Respiratórias Graves", alertou. Em 500 casos de pessoas contaminadas pelo Influenza "Suína", dois vão a óbito. Segundo o médico, os sintomas que principalmente diferenciam a gripe comum da "Suína" é que a segunda ocasiona mais vômito e diarreia.

Pela avaliação de Fortaleza, ainda não é possível afirmar que o vírus Influenza "Suína" circula por Botucatu, mas também não descarta que isso venha a acontecer. Ele pontuou ainda algumas mudanças significativas ocorridas desde o início da pandemia.

- Atualmente, perdeu-se o vínculo epidemiológico, ou seja, não são mais consideradas pessoas em risco aquelas que viajaram para o exterior ou tiveram contato com aqueles que estiveram em locais onde a transmissão era sustentada e apresentem sintomas da "gripe suína"
- Diferenciar os vírus Sazonal e "Suína" tornou-se impossível
- Laboratórios de Referência não conseguem dar conta da demanda de exames


Grupos de Risco

- Gestantes
- Menores de dois anos
- Obesos mórbidos
- Soropositivos para HIV
- Pessoas com doenças pneumológicas
- Idosos

Medidas populacionais

- Orientar pessoas com Influenza a ficar em casa
- Difundir a "etiqueta da tosse" (sempre que tossir a pessoa com sintomas de gripe deve cobrir a boca com a mão - e lavá-la imediatamente - ou, preferencialmente, com um lenço)
- Lavar as mãos constantemente

O especialista ainda frisou a necessidade de os casos de pessoas com sintomas leves do Influenza Sazonal serem atendidos no nível primário (postos de saúde, ambulatórios e PSFs (Programa Saúde da Família)). A elaboração de um protocolo detalhado sobre os procedimentos de atendimento para pacientes com sintomas do Influenza "Suína" no Prontossocorro do HC deve ser concluída nos próximos dias.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp/Faculdade de Medicina/Botucatu e Hospital das Clínicas

Dupla Alan e Daniel vence festival

Por Renato Fernandes

A dupla “Alan e Daniel”, venceu o Festival de Música Sertaneja “Nossa Senhora Aparecida do Morro Grande”, na categoria duplas. A competição aconteceu no domingo, dia 12 e contou com a participação de nove concorrentes de diversas cidades da região.

O segundo lugar também ficou com os botucatuenses da dupla “Ed Carlos e Alessandro”, já a terceira colocação foi para cidade de Anhembi, representada pela dupla “Gil e Marcos”.

“Alan e Daniel” defendeu a canção “Meu Segredo”, de “Bruno e Marrone”. Alan explica que chegou a temer perder o primeiro lugar para o terceiro colocado. “Participamos sem pretensões de ganhar. O objetivo era mesmo prestigiar os amigos da dupla ‘Adriano e Rafael’, que nos convidaram para esse evento e graças a Deus conseguimos a felicidade da vitória. Chegamos a nos sentir ameaçados pela ‘Gil e Marcos’, mas eles caíram para a 3ª colocação devido ao uso de playback”, revela.

Este é o segundo festival que a dupla vence. Juntos há aproximadamente um ano e meio, os músicos também conquistaram o primeiro lugar em competição realizada em Itatinga. “Este evento teve um caráter escolar. Mas estamos apostando nos festivais e deveremos marcar presença em mais alguns eventos deste tipo”, antecipa Alan.

A dupla tem como empresário Adriano Malatrasi da Art Visual Promoções e Eventos, que prepara um CD demo. “Estamos em processo de profissionalização, com os olhos voltados para shows e no lançamento de um CD. Já temos três músicas gravadas, sete composições para um CD demo, que deve sair até o final do ano”, antecipa o empresário.

Seguindo para a projeção, os músicos já tem composições na grade da Rádio Clube FM, de Botucatu. “A rádio já tem tocado as músicas “Amei Você”, “Nossa História” e “Insensatez”, pedimos para a audiência que queira conhecer melhor o trabalho para que ligue na emissora e peça uma das canções”, solicita o cantor.

Alan e Daniel se conhecem há mais de 10 anos, mas decidiram formar a dupla apenas em 2006. As principais referências são as duplas “João Paulo e Daniel”, Bruno e Marrone” e “João Mineiro e Marciano. “É um casamento que deu certo. O entrosamento é perfeito e revezamos a primeira e segunda voz’, diz.

Maiores informações pelo site: www.alanedaniel.com.br. Contato para shows pelo telefone: (14) 3882-2586.

Ciclista botucatuense conquista 5º título brasileiro

O ciclista botucatuense Waldemar Pedro Aplausos conquistou neste domingo, 19, o Pentacampeonato Brasileiro de Mountain Bike, na cidade de Resende-RJ. Este foi o segundo título consecutivo na categoria Veteranos [acima de 60 anos].

Disputaram a prova representantes dos Estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, que formaram respectivamente a ordem de chegada. Desde 1998, Waldemar está associado à Federação Brasileira de Ciclismo, com histórico de sucesso e grandes participações a níveis regional, estadual, nacional e latino-americano.

Patrocinado por empresas do comércio local e pela Prefeitura, leva Botucatu além do uniforme: “Cada vez que chego no grid de largada penso no botucatuense, que sempre me incentiva e me empurra para cada vitória”, conclui.

Veja os principais títulos e colocações conquistados:

Campeão Brasileiro
2001, 2003, 2006, 2008 e 2009

Campeão Interestadual
2000, 2001, 2006 e 2007

Campeão Paulista
2000, 2002, 2003, 2004, 2006, 2007 e 2008 [em 2005 não disputou, pois furtaram a bicicleta]

4º lugar no Pan-Americano
2007 – Argentina

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

USP oferece curso de física para professores da Rede Estadual

A Universidade de São Paulo (USP) está com as inscrições abertas para o curso de física moderna e contemporânea, destinado a todos os professores de física e ciências da natureza da rede estadual. Os interessados têm até o dia 22 de agosto para realizar a inscrição pelo site do Núcleo de Pesquisa e Inovações Curriculares (NUPIC): www.nupic.incubadora.fapesp.br e disputar uma das 90 vagas oferecidas.

O curso desenvolvido pela Faculdade de Educação da USP e pelo NUPIC pretende discutir assuntos como buraco negro, quarks, dualidades, onda partícula, entre outros temas. A capacitação pretende transformar os professores em agentes multiplicadores do conhecimento dentro da rede. Serão trabalhados três temas: relatividade, linhas espectrais e partículas elementares.
Universidade vai selecionar 90 educadores para participar de curso elaborado pela Faculdade de Educação e pelo NUPIC

A relação dos professores participantes será divulgada no dia 02 setembro, no site do NUPIC. Os selecionados devem confirmar presença até 08 do mesmo mês. O curso será realizado nos dias 19 de setembro, 3 e 24 de outubro e 7 e 14 de novembro, no prédio da Faculdade de Educação da USP.

"Investir na formação continuada dos professores é trabalhar pela melhoria do ensino oferecido aos nossos alunos", afirma o secretário de Estado da Educação Paulo Renato Souza.

Parceria

Durante o mês de julho a Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física da USP ofereceu oito cursos de atualização para professores de física do Ensino Médio e de ciências no Ensino Fundamental da rede estadual. Cerca de 200 professores participaram de aulas sobre experimentos em ótica, experimentos em som, energia, física do movimento, física moderna, ensino de ciências, física do meio ambiente e mecânica e eletromagnetismo.

Da Secretaria de Estado da Educação

Cerca de 500 mil alunos terão recuperação no segundo semestre

Cerca de 500 mil alunos dos Ciclos 1 e 2 do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, matriculados nas 5.300 escolas da rede estadual de ensino terão aulas de recuperação no segundo semestre deste ano. As ações fazem parte do programa de recuperação paralela desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação.

As aulas podem acontecer duas ou três vezes por semana, de acordo com a opção de cada unidade escolar. O objetivo da recuperação paralela é atender, prioritariamente, aos alunos que ainda não tenham domínio satisfatório das competências das disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Ao final de cada bimestre as escolas reúnem os conselhos de classe e os professores participantes decidem quais alunos serão encaminhados às atividades de recuperação paralela. As aulas serão ministradas por professores devidamente habilitados antes ou após as aulas regulares, no contraturno e aos sábados.
Aulas acontecem entre agosto e novembro

Todos os livros de apoio ao professor e os cadernos de alunos que subsidiam as atividades foram elaborados pela equipe da Secretaria.

"Será um trabalho diferenciado, com professores e materiais específicos", afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Da Secretaria de Estado da Educação

Botucatu inicia preparação para Prêmio Mulher de Negócios

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu promove, no próximo dia 29 de julho, palestras para esclarecer possíveis dúvidas sobre o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, concurso realizado pelo Sistema Sebrae em todo o País para reconhecer histórias de sucesso de mulheres à frente dos negócios.

A premiação está na sexta edição e é realizada em três etapas: estadual, regional e a nacional.

A apresentação acontecerá às 16 horas, na Associação Atlética Botucatuense, e contará com palestras sobre o tema “Mulher Empreendedora” com a consultora do Sebrae-SP, Maria Cristina Alves, e a empresária Cíntia Duarte, da empresa Cíntia Fotografias, finalista regional no ano passado.
Unidade regional de Sebrae-SP fará o primeiro encontro para esclarecimento de dúvidas

No dia 30 de julho ocorre outra ação similar em Laranjal Paulista, às 19h30, na Câmara Municipal.

O Prêmio Mulher de Negócios é promovido pelo Sebrae-SP em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). “O objetivo é valorizar e estimular o empreendedorismo feminino e reforçar o papel de destaque da mulher na economia do País”, destaca a gestora do projeto do Sebrae-SP em Botucatu, Geovana Parreira.

O prêmio é dirigido às mulheres com mais de 18 anos, que poderão concorrer em duas categorias: Pequenos Negócios, para proprietárias de microempresas e empresas de pequeno porte e que estejam estabelecidas formalmente há pelo menos um ano; e Negócios Coletivos, para membros de grupos de produção formal, formados por cooperativas e associações de pequenos negócios produtivos com geração de trabalho e renda.

Para a seleção e premiação, a comissão julgadora avaliará os seguintes aspectos: representatividade do empreendimento no setor em que atua; lições aprendidas, por meio de experimentações ou troca de informações; capacidade de superar desafios; superação de discriminação à mulher; ideias inovadoras com visão de futuro; obtenção de resultados; e o estabelecimento de relacionamentos duradouros com os clientes.

As interessadas podem se inscrever no concurso gratuitamente pelo site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br até o dia 14 de agosto. A vencedora será conhecida no primeiro semestre de 2010.