julho 06, 2009

F8 apresenta especial “Dércio Marques e a música regional”

O programa Arquivo Musical Brasileiro, que vai ao ar na sexta-feira, dia 10 de julho, pela Rádio Emissora de Botucatu, apresentará um especial dedicado ao trabalho do músico mineiro Dércio Marques.

Violeiro, cantador e pesquisador da cultura popular do Brasil, Dércio Marques costuma reunir vários músicos em seus discos. Dentre eles, sua irmã Doroty Marques, também cantora, instrumentista e educadora.

Além das canções de Dércio e Doroty, o Arquivo Musical Brasileiro vai apresentar gravações de Dominguinhos, Ednardo, Xangai, Vital Farias e os violeiros Mazinho Quevedo e Levi Ramiro, artistas que privilegiam a simplicidade e o lirismo em suas canções, num estilo que vem sendo identificado como “música regional”.

O Arquivo Musical Brasileiro é produzido pelo jornalista Sérgio Santa Rosa e vai ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 20 horas, pela Rádio Emissora de Botucatu (AM 1540 ou www.prf-8.com.br).

Feira de Bordado de Ibitinga começa na próxima quarta-feira

A 36ª Feira do Bordado de Ibitinga, um dos maiores eventos do segmento no interior do estado, apresenta novidades neste ano. São esperadas 150 mil pessoas durante os 12 dias de evento, que começa no dia 8 de julho e segue até o domingo, dia 19. No ano passado, foram realizados 10 dias de Feira com apenas um show gratuito. Este ano serão dois shows com portões abertos.

A área total do evento é de 12,3 mil metros quadrados e, nesta edição, aumentou mais cinco mil metros quadrados para abrigar um recorde de expositores – 180, um crescimento de 20% em relação ao ano passado. O investimento total da Feira ficou em torno de R$ 2,2 milhões, sendo que os shows responderam por R$ 700 mil desse valor.
Com expectativa de público de 150 mil pessoas, o evento tradicional chega a sua 36ª edição com novidades e recorde de expositores

Considerada um dos maiores eventos do mês pelo Calendário Turístico do Estado de São Paulo, a Feira de Bordado conta com uma infraestrutura de três pavilhões: um destinado a exposição de enxoval em cama, mesa e banho; outro com o showroom voltado especialmente à venda em atacado; e o terceiro vai abrigar um mini-shopping e a praça de alimentação.

A área do showroom vai contar com amostras de estampas, cores e tendências da moda nas coleções em cama, mesa e banho, que são trabalhadas em outros importantes pólos de turismo de negócios. É o caso da participação da empresa Toalhas São Carlos, pioneira do setor a receber o certificado ISO 9001:2000 e também detentora da Tecnologia Super Dry, utilizada na fabricação de toalhas de banho, rosto e roupões.

Empresários de confecção de bordados de Ibitinga também vão mostrar almofadas, cortinas, tapetes e outras peças desenvolvidas a partir da matéria-prima ecologicamente correta, incrementados em uma cadeia produtiva que valoriza a sustentabilidade dos produtos. Essa iniciativa é um dos resultados marcantes da modernização do parque de máquinas, onde a tecnologia na produção de fios e tecidos fornece conforto e beleza.

36ª FEIRA DO BORDADO DE IBITINGA

Data: 8 a 19 de julho, das 9h às 21h
Horário especial: sábado e domingo, a partir das 8h.
Local: Pavilhão de Exposições Dr. Licinio Hiumar de Oliveira Arantes (Av. Engenheiro Ivanil Franceschini, 14-077, Jd. Eldorado)
Mais informações: (16) 3352 7000.

Inclusão digital da FMB e HC/Unesp recebe novas turmas

O projeto de inclusão digital mantido pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e Hospital das Clínicas (HC), voltado a adolescentes da comunidade e filhos de servidores das instituições, iniciou duas novas turmas no dia 3 de julho. Serão grupos com 15 alunos cada, que receberão aulas uma vez por semana durante seis meses.

Além de aulas de informática, os adolescentes recebem orientações médicas como: malefícios das drogas, métodos anticoncepcionais, entre outros assuntos ligados ao cotidiano dos jovens. Há apoio do Serviço Social do HC, Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) e Unesp. O vice-diretor clínico do HC, Dr. Marcone Sobreira, também deu as boas vindas aos alunos.

Luiz Aurélio Pagani, o Lelo, coordenador do laboratório de informática dos servidores, onde são realizadas as aulas, enfatizou que o período durante o qual os adolescentes são formados pode transformar a vida deles de maneira positiva. “Vamos lutar para que vocês aproveitem ainda mais a escola de vocês e estejam preparados para disputar uma vaga no mercado de trabalho. Nosso projeto é para os jovens, mas também para as famílias”, disse aos recém-chegados.

A médica pediatra e docente do Departamento de Pediatria da FMB, professora Tamara Beres Lederer Goldberg, colocou que os adolescentes que farão parte do projeto podem se considerar privilegiados. “No Brasil, são 34 milhões de adolescentes para disputar o mercado de trabalho. Vocês terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades e aptidões”, afirmou ela, ao dirigir-se aos alunos.

Durante a apresentação da nova turma, pais de alunos que já passaram pelo projeto deixaram seu testemunho a respeito das mudanças positivas para a vida dos adolescentes. O projeto, criado em 2003, já formou mais de 150 pessoas.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp

Zizi Baptista expõe "Devaneios, a Natureza Próxima e Distante" em Botucatu

Obras da artista plástica Zizi Baptista estarão em exposição na cidade de Botucatu, na unidade do Sesi - Serviço Social da Indústria, entre os dias 7 e 20 de julho, com entrada franca. Trata-se da exposição: “Devaneios, a Natureza Próxima e Distante”.

A mostra, Segundo a Assessoria de Imprensa do Sesi, reúne 134 telas, desenvolvidas ao longo de onze anos. Na exposição Baptista apresenta um olhar que vagueia pela natureza tal qual o dos primeiros registros dos artistas-viajantes e naturalistas que rastrearam a terra coletando e documentando espécies de vegetais, animais e minerais, desde o Descobrimento até o final do século XIX.

Os trabalhos que estarão em Botucatu são gravuras em metal, sobre matriz de cobre, impressas em papel importado, isoladas ou em conjunto, preto e branco e coloridas. As técnicas utilizadas são no geral as de água-forte, lift ground, ponta-seca e buril.

Nesse trabalho ela mantém o olhar curioso e organizador dos viajantes antigos, lembrando as primeiras paisagens do Brasil retratadas pelo traço de Franz Post, Albert Eckhout, Louis Choris, Jean-Baptiste Debret, Nicolas Antoine Taunay, Tomas Ender, Maria Dundas Graham Callcot, Hercules Florence, Johann Georg Grimm,— e aproxima o olhar, por meio de lupas e lentes, criando uma nova paisagem – microscópica. Por meio dela, convida o espectador a passear pelo acervo, apreciando as formas dos animais retratados neste espírito setecentista que se sucedem em uma longa série de desenhos mais tarde chamados de Gabinete das Maravilhas.

A artista tem cerca de 20 anos de carreira e já participou de 33 exposições coletivas e individuais, entre elas três internacionais na França, Itália e México: 2ª Trienal de Gravuras (1991), 4ª Bienal Internacional Acuarela (2000) e Exposição Brasil Água Acqua Venezia (2000), respectivamente.
Destacam-se também as mostras individuais Seleção FUNARTE (São Paulo-2003), Exposição Insetos, MUBE (São Paulo-2002) e Investigações: a gravura brasileira, Itaú Cultural (São Paulo-2001). Formada em artes plásticas (licenciatura plena) pela FAAP, recebeu prêmios nos 1º Salão de Artes Plásticas de Guarulhos (São Paulo-1988) e 19º Salão de Arte Contemporânea Santo André (1991), bem como na 1ª Bienal de Gravura (Santo André-2001).

Serviço
Exposição: Devaneios, a natureza próxima e distante
Local: SESI Botucatu – Rodovia Marechal Rondon, Km 247,4 - Bairro 24 de Maio.
Datas e horários: de 7 a 20 de julho – De terça a domingo, das 10 às 17 horas, exceto feriados.
Informações: (14) 3815-3733 / 3815-4346
Entrada: franca