junho 24, 2009

Semana Raul Torres e Serrinha em Botucatu

A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Centro Cultural de Botucatu realiza, entre os dias 24 e 28 de junho a “Semana Raul Torres e Serrinha”.

Às 19 horas de hoje, o CCB recebe a audição de Músicas e Bate papo com Francisco Carlos Daltin. A atividade também integra a Semana de cinema Caipira da entidade.

Amanhã, dia 25, no mesmo local ocorre a palestra Raul Torres e o Samba Paulista ,com o Paulo Pizzigatti. Às 20h30, acontece a Exibição do documentário Toca Raul.

Na sexta-feira dia 26, a Escola Raul Torres, promove às 19h30 um “Tributo a Raul Torres e Serrinha”, com músicos locais.

Já no dia 27, na Escola Antenor Serra, o tributo se repete, às 10 horas.

Encerrando as atividades, no domingo, dia 28, às 20h30, no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão o tributo a Raul Torres e Serrinha volta a ser apresentado.

Informatização do Teatro Municipal de Botucatu garante bilhetes numerados e limita pontos de vendas

Por Renato Fernandes

O administrador do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, Tiko Vilela, informa que o processo de informatização da bilheteria entrou em teste na segunda-feira, dia 22 de junho. O sistema permite a venda de ingressos numerados, mas limita os pontos de vendas para apenas uma localidade, a bilheteria do próprio teatro. “É o Municipal rumo à modernidade. O sistema permite que o público escolha o local mais cômodo para acompanhar o espetáculo em uma tela de 22 polegadas”, explica Vilela.

O software responsável pela organização da venda foi desenvolvido pelo programador Marcos Fatore, da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), garantindo aos operadores informações como o valor do troco.

Com o novo sistema, o ingresso é substituído por um bilhete impresso com equipamentos térmicos. “Além disso, passamos a emitir ingressos em duas vias, a primeira para controle interno e a outra ao usuário”, coloca Vilela.

Outra vantagem da implantação é maior clareza nos relatórios do Municipal, já que um banco de dados será alimentado com informações como quantidade de público por espetáculo e valores da arrecadação. “Teremos um controle total do público, inclusive das cortesias. Além disso, assim que a venda de ingressos for fechada já teremos o ‘bordereaux’ à disposição, para a checagem dos produtores. Atualmente, temos que fazer a contagem manualmente”.

Vilela acredita que a mudança será importante para incentivar a venda antecipada de ingressos.

Campeões do JORI são homenageados em Botucatu

Na manhã desta quarta-feira [24], os atletas bi-campeões do JORI [Jogos Regionais do Idoso] em Itapetininga, receberam diversas homenagens por todas as principais ruas da nossa cidade.

Em desfile pela popular “Maria Fumaça”, quase todos os membros da delegação botucatuense estiveram presentes e puderam sentir todo o carinho da população durante o passeio. O passeio contou com saída e retorno na praça da Catedral, e passou pela Avenida Dom Lúcio, Rua Amando de Barros, Avenida Leonardo Vilas Boas, Rua Major Matheus, entre outras localidades.

Depois do passeio, os “jovens” campeões foram recebidos no Gabinete do Prefeito Municipal João Cury Neto, que prestou as devidas homenagens aos campeões. Participaram também do evento a Primeira Dama Rachel Ferronato Cury, o Vice-Prefeito Prof. Caldas, o Presidente da Câmara Municipal Reinaldinho, entre outras autoridades.

No Salão Azul da Secretaria de Educação, onde funciona provisóriamente o Gabinete do Prefeito, um grande café da manhã foi oferecido aos atletas. A emoção ficou por conta da Canção de Botucatu, que foi ecoada por todos os presentes.

Da subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação

Projeto turístico pretende profissionalizar setor na cidade

O Comitê Gestor para desenvolvimento do turismo em Botucatu se reuniu na noite desta terça-feira,23, na Câmara dos Dirigentes Logistas para mais uma etapa do projeto Caminhos de Botucatu, que pretende impulsionar o setor na cidade.

O encontro, liderado pelo SEBRAE, reuniu empresários do segmento turístico, a Secretária Adjunta de Turismo, Priscila Ribas, representantes do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, agências de publicidade, CDL, SENAC, SENAI e produtores orgânicos. De acordo com o analista do SEBRAE,Marco Aurélio D´Luque, nesta etapa foram definidos os valores dos investimentos que cada segmento deve bancar para conclusão do projeto. “Começamos esta discussão há 3 anos, mas paramos por um tempo e agora retomamos com intenção de entregar este projeto pronto para ser comercializado em novembro deste ano”, explica o analista.

A intenção do comitê é elaborar um roteiro turístico ao longo da Rodovia Gastão Dal Farra, que engloba o Parque Municipal da Cascata da Marta, Estância Demétria, Estância 13, Barro da Serra e Estância Guaimbê. Este roteiro, com pontos de saída e chegada definidos será oferecido às agências de turismo da capital e divulgado em um elaborado plano de marketing, que irá incluir Botucatu nas publicações de turismo nacional.

O SEBRAE ainda vai atuar em parceria com a Prefeitura Municipal para capacitar profissionais e gestores com finalidade de profissionalizar o atendimento turístico na cidade. Para a Secretária Adjunta de Turismo, Priscila Ribas, o projeto irá oferecer infra-estrutura adequada para que a cidade seja vendida como centro turístico. “ Muitos paulistanos querem conhecer Botucatu, mas não há serviços de receptivo que ofereceram este serviço, como vimos nas cidades turísticas”, diz a Secretária.

A expectativa do SEBRAE é aumento de 100 pessoas por dia de roteiro na cidade, que normalmente são feitos aos finais de semana.

Da subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação

Bauru será palco de curso de educação em tabagismo da SPPT, SOCESP e APM

No dia 27 de junho, em Bauru, os médicos da cidade, e também de Botucatu e Avaré, terão acesso a um importante curso de reciclagem profissional e atualização científica em tabagismo. Promovida pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e a Associação Paulista de Medicina (APM), a iniciativa é uma poderosa frente de combate e orientação sobre os males e o tratamento do tabagismo. “O objetivo é capacitar e atualizar a comunidade médica na assistência à população em todo o Estado de São Paulo”, afirma o presidente da SPPT, José Eduardo Delfini Cançado.

O simpósio é aberto a pneumologistas, cardiologistas e médicos das demais especialidades e contam com o apoio da Pfizer.

O curso terá cinco aulas, com duração total de três horas e meia. Será um espaço para discussões, trocas de experiências e métodos aplicados, além de divulgar novidades sobre tratamentos e o atendimento ao paciente tabagista.
Curso de atualização em tabagismo em 20 regiões do Estado qualifica profissionais de medicina para combater o mal que mata 200 mil brasileiros ao ano

Segundo Edson Stefanini, diretor científico da SOCESP, um dos objetivos dessa ação de atualização científica é conscientizar a classe médica de seu essencial papel na luta contra o tabagismo, pois, além da atuação decisiva na assistência, os profissionais de medicina são multiplicadores de informação.

A mesma opinião é compartilhada pelo presidente da Associação Paulista de Medicina, Jorge Carlos Machado Curi, para quem a parceria entre a APM, SOCESP e SPPT tem tudo para abrir uma nova perspectiva para os que buscam apoio para se livrar desse mal, entre outros aspectos positivos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030 haverá 8 milhões de mortes por ano, e 80% desses óbitos acontecerão nos países em desenvolvimento, entre os quais o Brasil. Metade dessas mortes atingirá pessoas em idade produtiva, entre 35 e 69 anos. No Brasil, hoje, estima-se que, a cada ano 200 mil cidadãos morram precocemente devido às doenças causadas pelo fumo.

“Assim como as doenças cardiovasculares, o tabagismo é um problema de saúde pública, e a Pfizer está comprometida em contribuir, investindo e apoiando iniciativas para atualização científica e a disseminação da informação, primordiais para a prevenção e tratamento dessas doenças”, afirma Eurico Correia, gerente médico de grupo de produtos da Pfizer.

CURSO DE EDUCAÇÃO EM TABAGISMO
Data: 27 de junho de 2009
Hora: 9h às 12h
Local/endereço: APM Bauru - Rua Amadeu Sangiovani, 4-47 – Bauru - SP
Telefone para informações e inscrição: (11) 3188-4252

Gripe suína já atinge mais de 100 países

Da Agência Brasil

Os casos de influenza A (H1N1) - gripe suína - no mundo já somam 55.867, de acordo com o último boletim divulgado hoje (24) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, 109 país foram atingidos pela doença e 238 pessoas morreram.

Foram confirmados mais de 3 mil novos casos desde a última segunda-feira (22), quando havia 52.160 ocorrências. O maior número de pessoas infectadas foi registrado nos Estados Unidos (21.449), seguido pelo México (7.847), o Canadá (6.457), o Chile (4.315) e pela Austrália (2.857).

No Brasil, o Ministério da Saúde registrou 94 novos casos de gripe suína – 334 no total. Os estados mais afetados são: São Paulo (50), Minas Gerais (17) e Rio de Janeiro (13). Duzentas e dezoito pessoas estão sendo monitoradas.

Empresa terá de indenizar por contaminação e morte de trabalhador autônomo

Uma indústria do Rio de Janeiro terá de indenizar a família de um caminhoneiro autônomo em razão de contaminação por amianto (asbesto), o que resultou na sua morte. Por vinte anos, o trabalhador ingressou na empresa para realizar transporte de cargas, além de residir nas suas proximidades. A empresa tentava, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a reforma da decisão que a condenou ao pagamento de indenização e pensão à esposa e à filha do trabalhador. A Quarta Turma manteve a condenação.

Misturado ao cimento, o amianto serve como base para confecções de telhas e caixas d’água. Em muitos países, sua extração já é proibida. Pela exposição ao mineral, o caminhoneiro acabou desenvolvendo doenças típicas, como a asbestose e mesotelioma maligno, um tipo de tumor que atinge os pulmões. A família entrou com a ação judicial contra a transportadora para a qual o caminhoneiro trabalhava e contra a indústria, pedindo ressarcimento por dano moral e material.

Em primeiro grau, a indústria foi declarada responsável pela morte do trabalhador. O juiz entendeu estar demonstrada no processo a existência de culpa por omissão, representada pela exposição do trabalhador a um ambiente nocivo de trabalho sem a necessária cautela. Apesar de não ter sido realizada perícia ambiental na fábrica ou na residência da vítima, o juiz contentou-se com a perícia médica, já que as doenças desenvolvidas pelo trabalhador eram típicas de contaminação pelo amianto.

Houve recurso, mas o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) manteve a condenação, por entender que não ocorreu cerceamento de defesa, como alegado, pela não realização da perícia ambiental. Entretanto, o Tribunal reduziu os danos morais de 720 para 500 salários mínimos.

No STJ, a Quarta Turma, baseada em voto do relator, ministro Aldir Passarinho Junior, apenas excluiu do cálculo da pensão a verba correspondente ao 13º salário e gratificação de férias, já que o caminhoneiro era autônomo. E, como o ilícito é de natureza civil, a Turma afastou os juros compostos arbitrados na sentença, mantendo os juros moratórios. Nos demais pontos, especialmente quanto à contestação de causalidade entre a doença fatal e as atividades da indústria, o ministro relator considerou impossível uma nova análise por envolver fatos e provas.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa do Supremo Tribunal de Justiça

Capacitação para que HC receba o selo “Hospital Amigo da Criança” sofre com baixa adesão

Os treinamentos realizados com os servidores do complexo Faculdade de Medicina de Botucatu / Unesp (FMB) e Hospital das Clínicas (HC), para que seja obtido o credenciamento de “Hospital Amigo da Criança”, não têm reunido a quantidade de pessoas esperada. Essa dificuldade pode trazer problemas para que o hospital receba o título de excelência no atendimento de crianças até dois anos de idade, com enfoque no aleitamento materno.

As aulas sobre amamentação, que são realizadas desde setembro de 2008, todas as quartas-feiras, às 13h30, tem recebido, em média, 30 pessoas por semana. O ideal seriam 75 participantes, já que são 2.250 trabalhadores ao todo que precisam receber as informações. A previsão era de que todos passassem pelo treinamento em um ano e meio (até março de 2010), mas a baixa adesão tem feito aumentarem as chances dessa expectativa não se concluir.

A coordenadora do Banco de Leite Humano do HC, enfermeira Ms Patrícia Kelly Silvestre, afirma estar bastante preocupada com os problemas de participação dos servidores. “Não queremos apenas conseguir o credenciamento para o hospital, mas também criar uma cultura interna sobre a importância do aleitamento materno. Os servidores podem usar essas informações em casa, seja ele mulher ou homem”, frisa Patrícia. “Em várias aulas tivemos testemunhos, ao final, de pessoas que não sabiam por qual motivo precisavam participar do curso. Mas após assistirem às explanações disseram ter tirado um grande proveito. Por isso, peço que nosso público se dê a oportunidade de assistir a aula”, completa.

O próximo curso está marcado para acontecer dia 24 de junho, na Casa do Servidor. Em julho não serão realizadas as aulas, que serão retomadas dia 5 de agosto.

As palestras são ministradas por cinco profissionais: enfermeira Ms Patrícia Kelly Silvestre, as médicas pediatras Dra. Saskia Fekete e Francisca Faleiros, a médica obstetra Dra Cláudia Guimarães e a nutricionista Valéria Barbin. O projeto conta, ainda, com a colaboração de alunas do curso de Nutrição.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp

Jois: Kroma, Graúna e ASU são os campeões da rodada

Um final de semana com muitas emoções e grandes jogos. Assim podemos definir a quinta rodada dos Jogos Industriários do Sesi 2009. A maior comemoração esportiva da América Latina conheceu os campeões em três modalidades, além de apresentar grandes disputas e resultados surpreendentes.

No sábado, dia 20, a Kroma conquistou o bi-campeonato no xadrez masculino com o atleta Luiz Carlos Caetano, que superou outros 15 concorrentes. Em segundo lugar ficou Marcos César de Oliveira (ASU) e em terceiro Pedro Paulo (Duratex).

No domingo, dia 21, pela manhã, foram realizadas na pista do Estádio Municipal (Inca) as disputas do atletismo, modalidade que distribui o maior número de medalhas nos JOIS. Cerca de 90 trabalhadores-atletas participaram da competição nas categorias adulta, master e veterano. O primeiro lugar na classificação geral ficou com a ASU (78 pontos), seguida pela Duratex (69) e Embraer (57).

Na parte da tarde, as atenções se voltaram para o tiro ao alvo, que contou com a participação de 53 inscritos. Thiago Severino (Graúna) desbancou os favoritos e ganhou a medalha de ouro. A Embraer conquistou o segundo e terceiro lugares, respectivamente com Márcio Gomes e Rodrigo Santilone. Giovani da Silva (Duratex), campeão no ano passado ficou em sexto.

A modalidade de snooker teve seqüência no sábado e no domingo com a realização de 16 confrontos válidos pela segunda fase. No sábado foram realizados ainda jogos de futsal, tênis de campo e vôlei de areia, todos pela fase de classificação. No domingo, além do atletismo, tiro ao alvo e snooker, aconteceram jogos de tênis de campo, futebol e futebol sete master. Confira a tabela completa abaixo.

Futsal – No futsal masculino, o destaque da rodada foi a partida entre a atual campeã Duratex e a Anidro, que também já conquistou um título local. O jogo realizado no sábado à tarde foi marcado pela emoção. A Duratex começou jogando melhor e fez 3 a 0 ainda no primeiro tempo. No finalzinho a Anidro diminuiu, 3 a 1.

No segundo tempo, o que parecia impossível aconteceu e logo no início a Anidro fez dois gols e empatou o placar. A empresa aproveitou as falhas de marcação do time adversário e fez mais três gols. A Duratex ainda tentou, colocando três bolas na trave, mas só no último minuto conseguiu descontar dando números finais ao jogo, 6 a 4 para a Anidro. As duas equipes se classificaram para a segunda fase do torneio.