junho 23, 2009

Botucatu fechará a Paça da Catedral após as 23 horas a partir de julho

Coibir o consumo de drogas, contribuir para a redução da violência, garantir o pleno cumprimento da lei do silêncio e impedir casos de prostituição, estes são apenas alguns dos objetivos da postura assumida pela Prefeitura Municipal de Botucatu ao decidir fechar o Largo da Catedral Metropolitana,para o estacionamento de veículos após as 23 horas.

A medida passa a valer no dia 1º de julho. Segundo a Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação do município, O desejo da atual administração é contribuir para o retorno das famílias à área de lazer. O impedimento do estacionamento é o primeiro passo para o processo de revitalização do espaço.

Flagrante - Na segunda quinzena de maio, câmeras do sistema de monitoramento da Guarda Civil Municipal de Botucatu, flagraram um grupo de jovens cheirando cocaína na Avenida Dom Lúcio, região próxima da Catedral.

O vídeo foi encaminhado à Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), para investigações possível identificação dos usuários. O uso se deu sobre do banco de uma moto.

Prefeitura de Botucatu convoca população para audiência pública sobre orçamento

A Prefeitura Municipal de Botucatu irá realizar nesta quinta-feira,25, Audiência Pública para tratar sobre o processo de elaboração do Plano Plurianual de Investimentos [PPA - 2010/2013] e da Lei de Diretrizes Orçamentárias [LDO - 2010].A audiência atende determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal [art. 48] e contará com a presença dos Secretários Municipais.

O encontro será na Câmara Municipal, localizada na Praça Comendador Emílio Pedutti, 112, Centro, das 10h às 11h30.

SERVIÇO

DATA: 25 de junho de 2009 [quinta-feira]
HORÁRIO: 10h às 11h30
LOCAL: Sede da Câmara Municipal
[Praça Com. Emíio Peduti, 112 – Centro – Botucatu]

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação

Prof. Hamilton Rollo assume a chefia do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da FMB/Botucatu

O então subchefe do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), professor Hamilton Almeida Rollo assumiu oficialmente o comando do setor em 23 de junho, para mandato de dois anos. Ele substitui o professor Paulo Roberto de Almeida Silvares no cargo e tem como vice o professor Trajano Sardenberg.

Professor Rollo deixou claro que pretende trabalhar para que o departamento continue atuante, principalmente no tripé: ensino, pesquisa e assistência. “Vamos discutir de que forma isso será viabilizado, mas o departamento terá que passar a participar da graduação, através do ensino da cirurgia. Sabemos que não será uma discussão fácil”, apontou.

O novo chefe do Departamento de Cirurgia e Ortopedia disse, ainda, que vai buscar, dentro do possível, recursos materiais e humanos. Professor Rollo também colocou que está entre suas metas incentivar os docentes a pesquisarem e assim aumentar a produção do grupo.

A cerimônia de posse do novo chefe contou com a presença do diretor da FMB, Sérgio Swain Müller, que também é professor do departamento, além de servidores e docentes. Foram entregues aos novos líderes o Regimento da Congregação da FMB e o Manual Acadêmico.

Sobre o Departamento

O Departamento de Cirurgia foi criado em 1965. Em 1977 foi reestruturado, abrangendo as áreas de Cirurgia Cardiovascular e Pulmonar, Cirurgia Geral e Gastroenterologia e Ortopedia e Traumatologia, passando a ter a denominação de Departamento de Cirurgia e Ortopedia. Posteriormente, foram criadas as áreas de Cirurgia Plástica e Cirurgia Pediátrica.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp

Secretário do Estado de Justiça visita Botucatu para falar sobre a Lei Antifumo

Na manhã de terça-feira [23] o Secretário Estadual de Justiça, Luiz Antônio Marrey, esteve em Botucatu para falar sobre a Lei Antifumo, que proíbe o fumo em locais fechados de uso coletivo e entra em vigor no próximo dia 7 de agosto.

O evento foi realizado no Salão Azul da Secretaria Municipal de Educação, onde funciona de forma provisória o Gabinete do Prefeito João Cury, e contou ainda com a participação da Diretora do Centro de Saúde Sanitária, Dr. Maria Cristina Megid, Diretor Executivo do Procon, Roberto Pfeiffer e o representante da Casa Civil, Rubens Cury.

A visita da comitiva pelas cidades do interior tem como objetivo divulgar a Lei Antifumo, que entra na etapa educativa no próximo mês. Os palestrantes explicaram como a lei irá ser aplicada, as punições previstas e como vai ocorrer a fiscalização dos locais.

A região de Botucatu concluiu hoje o treinamento de 70 fiscais da Vigilância Sanitária, o próximo passo será a realização de reuniões com a Secretaria de Saúde e com os sindicatos de bares, hotéis e restaurantes.

Homenagem: No final do evento, o Prefeito Municipal João Cury Neto entregou ao Secretário Luís Antônio Marrey um decreto de lei que o declaraHóspede Oficial do Município.

Da Subsecretaria Municipal de comunicação e Informação

Série A: 17 gols em cinco jogos. Dinamite se garante na 2º fase

A rodada da série A do campeonato amador várzea no do último domingo [21] teve uma média superior a três gols por partida. Foram marcados 17 em cinco jogos. O Dinamite segue na liderança, com 22 pontos, e garantiu a vaga na próxima fase.

No campo da fazenda Lageado, o Comerciários venceu o Colorado por 3 a 2, com gols de Deosvaldo, Anderson Machado e Cassinho; Leandro marcou os dois do Colorado.
O Dinamite venceu mais uma. Desta vez ganhou do Misericórdia por 3 a 2, com gols de Rafinha, Marquinhos e João Adson. Éto e Renato diminuíram.

O Jardim Brasil e o Monte Mor empataram em um gol. Com gols de Elizeu e Ponai.

No campo da Vila Maria, o Sete de Setembro empatou com o Anhumas em 1 a 1, com gols de Rafael e Abner. De acordo com a organização, a equipe do Sete de Setembro perdeu o ponto por irregularidades na partida.
No estádio João Roberto Pilan [Inca], o Rubião Junior venceu o Beira Rio por dois a um, com gols de William e Diogo, Vagner descontou.

Próximos jogos:

Campo Fazenda Lageado
10h – Comerciários x Itamarati
13h – União x Misericórdia
15h - Beira Rio x Vitoriana

Campo da Vila Maria
13h30 – Anhumas X Jardim Brasil

Campo do Sete de Setembro
15h30 – Unidos de Botucatu x Rubião Junior

Da Subsecretaria Municipal de comunicação e Informação

Adolescente ofende professora e é repreendido pela Guarda Municipal

A GCM - Guarda Civil Municipal de Botucatu, deteve no início da noite de ontem [22] um adolescente que ofendeu uma professora na escola Jonas Alves de Araújo. De acordo com informações, o aluno foi questionado e confirmou os fatos. A GCM acionou o Conselho Tutelar que levou o adolescente para casa, o deixando aos cuidados do pai.

Na madrugada de hoje [23], a GCM compareceu na Rua Major Matheus, onde um Vectra estava em cima do canteiro central, em frente à Secretaria de Saúde. Segundo a GCM, a condutora não tinha CNH e danificou dois coqueiros do canteiro. Os Fatos foram apresentados no 2º DP e a PM recolheu o carro devido à falta de habilitação da motorista.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação

Cinema Caipira no Centro Cultural de Botucatu

Por Renato Fernandes

O Centro Cultural de Botucatu (CCB) abre na noite de hoje a sua tradicional “Semana do Cinema Caipira de Botucatu”. O evento promoverá sessões diárias até o dia 25, sempre às 19 horas.

A abertura dar-se-á com a projeção do longa metragem “Tapete Vermelho”, que tem como roteirista a escritora botucatuense Rosa Nepomuceno.

No dia seguinte, 24, será apresentado o filme “Cantoria Caipira - Cururu do Médio Tietê”, um documentário da Mangabá Produções. Na mesma noite ocorrerá uma audição de músicas de Serrinha e bate papo com Francisco Carlos Daltin.

Encerrando a semana, no dia 25, às 19 horas será exibido o documentário “Toca Raul” e o filme “Samba de Roda de Pirapora do bom Jesus”. A noite também será abrilhantada pela palestra do professor Paulo Pizzigati com o tema: “Raul Torres e o samba paulista”.

O Centro Cultural fica na Praça XV de Novembro, nº 30.

Bauru recebe a comédia "Terça Insana - 8 Anos Luz"

No próximo mês, a Chiquito Produções leva para Bauru o espetáculo “Terça Insana - 8 Anos Luz - Tour 2009”, com apresentações nos dias 03, 04 e 05, em sessões as 21 e 20h30, no Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves (Avenida Nações Unidas 8-9).

O projeto “Terça Insana” existe há 8 anos e já foi prestigiado por mais de 1 milhão e setecentas mil pessoas.

O sucesso nos palcos se reflete na internet, onde vários vídeos no Youtube, configuram entre os mais vistos.

A quarta turnê nacional da Terça Insana começou em março com a estréia da comédia que estará em Bauru.

O roteiro do espetáculo apresenta sete personagens inéditos, e é recheado de novas cenas e textos.

Os fãs de todo país poderão se atualizar, conhecendo novidades que representam parte da produção de obras originais gerada, recentemente, pelo elenco como resultado de pesquisas, trocas e ‘brainstorms’ que acontecem na central de criação do projeto.

O que é a Terça Insana
Um show de Humor? Uma peça de teatro? DVD de comédia? Vídeos do Youtube?
É tudo isso, porém é mais: a Terça Insana é um projeto que visa fomentar e amparar a produção original de humor contemporâneo. Nasceu em outubro de 2001 para oferecer alternativas artísticas e fazer frente aos caminhos escolhidos pela produção cultural da época que resolveu banir o mérito e o talento pra dar espaço ao fuxico e ao sarcasmo. Essa produção que institucionalizou o bulling como linha de humor, refletia a tendência egocêntrica das vantagens pessoais que veio se instalando desde os anos 90.

O Projeto Terça Insana tem sede em São Paulo, onde desde 2001, a diretora Grace Gianoukas mantém uma central de criação teatral dedicada à comédia, em constante atividade, buscando sempre novas idéias, novas formas e assuntos para fazer humor.

Associando conteúdos inusitados, fazendo novas abordagens ela convida atores para participarem do elenco fixo, por um determinado período com a intenção de transformá-los em autores de seus próprios personagens e textos. Criatividade, cultura, opinião própria e estilo pessoal são condições básicas para que um ator possa concorrer a uma vaga no elenco fixo da Terça Insana.

A renovação do formato e elenco a cada temporada de shows em São Paulo e a participação de artistas convidados também são características do projeto e contribuem para manter sempre “ligado” este “liquidificador de talentos”.

Terça Insana em números
Público
Cerca de um milhão e setecentas mil pessoas já assistiram à Terça Insana.
Venda de DVDs
O DVD Terça Insana, lançado pela Trama em fevereiro de 2004 vendeu quarenta e cinco mil cópias.
O DVD seguinte, “Ventilador de Alegria”, lançado pela Arsenal-Universal em setembro de 2008 vendeu, até janeiro de 2009, catorze mil e quinhentas cópias.
Acessos aos vídeos postados pelos fãs no site Youtube
Cerca de 60 vídeos da Terça Insana foram disponibilizados no site Youtube pelos fãs e, juntos, somam por volta de quinze milhões de acessos em 3 anos.
Acessos ao site www.tercainsana.com.br
A média diária é de 780 visitantes por dia.

Serviço

Terça Insana – 8 Anos Luz
- Dia 03 e 04 de julho – às 21h
- Dia 05 de julho – às 20h30
Local: Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves (Avenida Nações Unidas 8-9)
Ingressos: R$60 inteira e R$30 meia
Pontos de venda: bilheteria do Teatro, Fallacci Jeans (calçadão da Batista) e Quiosque Brahma (Bauru Shopping)
Informações: (14) 3879-0350 / 3235-1072.

Carnafacul segue para Itapetininga com show de Ivete Sangalo

A cidade de Itapetininga, interior de SP está a todo vapor para receber o Carnafacul, maior evento universitário do Brasil, que nesta edição terá como atração principal Ivete Sangalo a bordo do seu trio elétrico o Demolidor III. A cantora irá botar todos os foliões pra cima com seus sucessos. O show acontece no clube dos Bancários, a partir das 19hs, a dupla Léo JR & Leandro se apresentam na Lata Elétrica Skol. A banda Balakubaka também estará presente na festa e tocará os clássicos do axé e pagode.

Por ser uma artista versátil, Ivete Sangalo acaba de lançar seu novo trabalho “Pode entrar”, um som muito mais intimista comparado aos antigos trabalhos. O CD/DVD foi gravado no estúdio de sua casa em Salvador, na Bahia e contou com a participação especial de diversos artistas como Lulu Santos, Marcelo Camelo, Saulo Fernandes, Aviões do Forró e Maria Bethânia.

Os ingressos para o show já estão a venda por meio do site www.ingressonaweb.com.br. Na cidade de Itapetinga exclusivamente no Espaço Ivete, no Itapetinga Shopping. Outros pontos disponíveis no site www.carnafaculitapetininga.com.br.

E para quem comprar o ingresso camarote, após o show de Ivete Sangalo vai rolar uma balada exclusiva para o folião dançar até o sol raiar.

Por ser uma franquia, a organização do Carnafacul Itapetininga está sobre a responsabilidade da MCA Produtora e Locadora para eventos, Centro Pagliato e RR Cia de Rodeios.

A marca Carnafacul pertence ao Grupo MB Produções que está com vários eventos programados para 2009 e 2010.

O Trio Elétrico

O Demolidor III é o mais moderno trio elétrico do Brasil. Sinônimo de luxo e tecnologia, o carro possui passarelas especiais na parte superior, e dentro, se parece com uma casa, possui sofás, decoração moderna com feng-shui, home theater, tv´s de LCD última geração, internet sem fio, ar condicionado, geladeira, área para figurino artístico, banheiros sofisticados e luz de cromoterapia. Feito de alumínio, o Demolidor III consome menos combustível e tem 130 metros quadrados de palco, três geradores, 300 auto-falantes, 128 drivers e mais de 340 mil watts de potência fazem deste carro uma verdade usina sonora.

Projeto Carnafacul Brasil

A primeira parada foi no dia 30 de dezembro na Riviera de São Lourenço – litoral de SP, onde dezenas de pessoas animaram o seu pré-réveillon ao som do Jammil e Uma Noites, Batom na Cueca e outros.

Em abril, na cidade de Itu interior de SP, aconteceu o Carnafacul Itu com show de Claudia Leitte, Batom na Cueca e Caia na Gandaia.

No mês de maio rolou a sexta edição do Carnafacul São Paulo, que mais uma vez marcou história ao levar para o Anhembi em um único dia os 5 maiores trios elétricos do Brasil, Demolidor II,III,Carnavela, Lata Elétrica e Dragão da Folia, os trios serviram de palco para os shows do grupo de samba Revelação e no axé a festa ficou por conta das bandas Asa de Águia e Jammil e Uma Noites. “O Carnafacul é sem dúvidas um grande evento, não só em termos de organização, estrutura e segurança pontos essenciais para a realização de uma micareta, mas sabemos que a galera gosta da festa e por conta disso decidimos rodar o Brasil”, diz Marcello Borgerth diretor da MB Produções.

Já no dia 12 de Julho a acontece o Carnafacul Litoral com show de Ivete Sangalo. E no mesmo dia 17, Claudia Leitte animará a edição de Limeira.

Vendas
Entre as opções de setores a organização oferece 3 locais: Pista, para quem gosta de curtir com a galera, o camarote Skol Folia open bar (água, cerveja e refrigerante) uma área mais reservada e a Área VIP também open bar.

Os convites para esta festa já estão a venda por meio do site www.ingressonaweb.com.br. Para saber o ponto de venda mais próximo da sua região acesse www.carnafaculitapetininga.com.br.

Serviço
O que: Carnafacul Itapetinga
Quando: 17/07
Onde: Clube dos Bancários
Endereço: RUA RUBENS BRASI, 1005,
Horário: Abertura dos Portões às 18hs
Censura: 14 anos
Estacionamento Oficial dentro do Clube dos Bancários
Atrações: Ivete Sangalo e Banda Balakubaka
Vendas on line: www.ingressonaweb.com.br
Informações: www.carnafaculitapetininga.com.br
Telefone: (11) 2959-3032
Valores
Pista 2º lote – R$ 30,00*
Área Vip 2º lote - R$ 60,00* com ABADÁ (fica no chão na frente do camarote) com entrada privativa.
* Valores referentes à meia - entrada do ingresso e sujeito a alteração sem aviso prévio

Empresas voltam a contratar, diz pequisa do Dieese/Seade

Da Agência Brasil

Depois de apresentar fraco desempenho de janeiro a abril, as empresas reagiram à crise financeira internacional e voltaram a acreditar na retomada da economia. É o que indica o movimento de contratações mostrado na Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), divulgada hoje (23) em São Paulo.

Nas seis regiões metropolitanas onde é feito o levantamento – São Paulo, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre e Distrito Federal – a taxa de desemprego manteve-se estável em 15,3% da População Economicamente Ativa (PEA), que é o conjunto das pessoas em condições de concorrer às vagas no mercado de trabalho. Essa estabilidade reflete o saldo de 80 mil vagas entre as contratações e demissões no conjunto das regiões. No período, 97 mil pessoas entraram para o mercado de trabalho.

O nível de ocupação subiu 0,5%, mas, basicamente, duas regiões puxaram essas ofertas: São Paulo, com aumento de 1,3%, e o Distrito Federal, com 1%, enquanto houve queda de 1,5%, em Salvador, de 1%, em Porto Alegre e  de 0,4%, em Recife. Em Belo Horizonte, não houve alteração.

No entanto, a recuperação ainda é lenta, conforme observa o diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio. Segundo ele, a taxa de desemprego, muito provavelmente, ainda será maior do que a de 2008.

Clemente Lúcio lembrou que o Brasil passou a sofrer os efeitos da crise financeira internacional mais tarde do que o resto do mundo e pode ser que venha ”a sair mais cedo dela”, caso de fato se confirme a tendência de retomada do crescimento econômico de forma mais dinâmica em 2010.



Powered by ScribeFire.

Interior supera regiões metropolitanas na geração de empregos formais

A empregabilidade no interior do Brasil mostrou-se altamente positiva no mês de maio. As 79.218 vagas geradas representaram uma expansão de 0,68% sobre o saldo do mês anterior. Crescimento acompanhado pelo conjunto das nove regiões metropolitanas analisadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Embora não tenham conseguido superar o saldo do interior do país, a criação de 34.202 vagas garantiu uma ampliação de 0,26% sobre o estoque de abril. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

"O interior segue em um bom ritmo de crescimento; apoiado pelo setor agrícola, que gerou 52.927 vagas, e a grande contribuição proveniente da cadeia sucroalcooleira da região centro-sul do país", comentou Lupi.
Seguindo a tendência dos meses anteriores, interior continua a criar postos de trabalho e alcança 79.218 novas vagas em maio. Apesar de mais discreta, as regiões metropolitanas geram 34.202 vagas celetistas
O interior de Minas Gerais foi o destaque nacional, com 32.621 novas vagas de trabalho - 19.084 postos a mais que o gerado no mês anterior. São Paulo aparece logo depois (+31.472), seguido por Paraná (+7.574), Bahia (+7.090), Pernambuco (+3.572) e Rio de Janeiro (+3.297).

Àreas metropolitanas - Apesar de não ter conseguido superar o total de postos gerados pelo interior, as regiões metropolitanas também têm muito o que comemorar. Isso porque as 34.202 vagas geradas no mês de maio representaram uma expansão de 0,26% sobre o estoque do mês anterior. Ou seja, foram criadas 14.194 novos postos apenas no último mês.

Tal melhora contou com a contribuição expressiva da região metropolitana de São Paulo, que respondeu pela contratação formal de 13.049 novos trabalhadores (+0,23). A Grande Belo Horizonte também deu sua contribuição ao gerar 4.897 vagas, juntamente com as àreas metropolitanas do Rio de Janeiro (+4.623) e de Curitiba (+4.108).

O destaque do Nordeste ficou por conta da Grande Fortaleza e suas 2.580 carteiras de trabalho assinadas; seguida pelas regiões metropolitanas de Salavador (+1.970) e Recife (+1.752).

Assessoria de Imprensa do Ministério do Trabalho e Emprego





Powered by ScribeFire.

"A Era do Gelo 3" estréia versão 3D

O longa de animação “A Era do Gelo 3”, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, estreará na versão digital 3D na próxima 6ª feira, 26 de junho. O filme, que chega aos cinemas após o estrondoso sucesso de “A Era do Gelo 2”, que em 2006 foi o maior filme do ano e se tornou a maior animação em público e bilheteria do mercado, traz de volta Manny, Sid, Ellie, Scrat e, também, novos personagens, como a doninha Buck e família de dinossauros.

Em “A Era do Gelo 3”, Scrat continua tentando agarrar a noz fujona e, nesse processo, talvez encontre o verdadeiro amor; Manny e Ellie esperam o nascimento de seu mini-mamute; a preguiça Sid forma sua própria família adotiva sequestrando alguns ovos de dinossauro; e Diego, o tigre dentes-de-sabre, se pergunta se não está ficando “mole” demais devido à convivência com seus amigos. Em uma missão para resgatar o azarado Sid, a turma se aventura em uma nova era, onde a fauna e a flora são diferentes. Neste local, dão de cara com dinossauros, lutam contra plantas carnívoras de fúria assassina – e conhecem uma incansável doninha de um olho só, caçadora de dinossauros, chamada Buck.

Confira o trailer


In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Powered by ScribeFire.

Infectologista considera prudente decisão de antecipar férias escolares por causa da gripe A(H1N1)

Da Agência Brasil

A decisão anunciada por algumas escolas do país de antecipar o período de férias diante de casos confirmados de influenza A (H1N1) – gripe suína – é “prudente”, de acordo com o infectologista e diretor do Instituto Emílio Ribas, David Uip.

Até o momento, pelo menos três escolas do estado de São Paulo já fecharam as portas e anteciparam as férias escolares , depois da confirmação de que alunos foram infectados pelo vírus.

“Estamos no fim de semestre letivo e a gente vê, incluisve, que as famílias ficaram mais tranquilas. É uma situação de prudência mas, em hipótese alguma, de pânico”, destacou Uip em entrevista à TV Brasil.

Para o médico, o aumento de casos registrados no país nos últimos dias não surpreende, por conta da chegada do inverno. “As pessoas ficam mais próximas, debaixo do mesmo teto”, disse. Outro fator que, segundo ele, colaborou foi a ocorrência do feriado prolongado de Corpus Christi, quando muitos brasileiros fizeram viagens ao exterior.

O Ministério da Saúde já confirmou 240 casos no país – 25 novos nas últimas 24 horas.

Sobre a eficácia do controle da doença pelas autoridades epidemiológicas brasileiras, ele disse que a maior quantidade de casos revela “uma vigilância ativa e atenta”. “Há o que é possível fazer e o que não é possível, e não é possível evitar que tenhamos casos de gripe aqui”.

Uip ressaltou que medidas como lavar as mãos e cobrir a boca ao espirra ou tossir. é uma forma de a população se prevenir . Ele lembrou a importância de evitar aglomerações. “É um momento de ficar mais tranquilo e um pouco mais isolado”.

Índice que reajusta aluguel tem leve alta de 0,07% na segunda prévia de junho

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado como referência para reajustes de contratos de aluguel, teve leve alta de 0,07% na segunda leitura de junho, conforme informações divulgadas hoje (23) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado ficou acima do verificado no mesmo período do mês anterior, quando houve queda de 0,14%. No ano, o índice acumula redução de 1,07%. Nos 12 meses fechados no perídodo, o IGP-M acumula elevação de 1,70%.

O Índice de Preços no Atacado (IPA) teve, em média, queda de 0,21%, menos intensa do que a retração verificada no mesmo período de maio (-0,31%). Os bens finais ficaram 0,28% mais caros. Na segunda prévia do mês anterior, eles haviam fechado em 0,16%. O destaque para esse movimento foram os alimentos in natura, que reduziram o ritmo de queda (de –5,24% para –0,89%).

Os bens intermediários também caíram com mais intensidade (de –0,82% para –0,98%), influenciados pelos combustíveis e lubrificantes para a produção (de 1,36% para 0,48%). O índice relativo às matérias-primas brutas subiu de 0,33% para 0,38%, pressionado pela alta nos preços de laranja (de –13,94% para 3,19%), café em grão (de –3,59% para 3,29%) e leite in natura (de 3,89% para 7,84%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) reduziu o ritmo de crescimento (de 0,33% para 0,15%). A maior influência para esse comportamento partiu do grupo despesas diversas (de 3,36% para 1,36%), principalmente cigarro (de 10,29% para 3,15%).

Também reduziram o ritmo de crescimento os grupos saúde e cuidados pessoais (de 1,01% para 0,40%), habitação (de 0,47% para 0,35%) e alimentação (de –0,26% para –0,36%). Por outro lado, os preços subiram mais ou caíram com menos intensidade em transportes (de - 0,20% para –0,03%), vestuário (de 0,67% para 0,79%) e educação, leitura e recreação (de 0,02% para 0,07%).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) reverteu a queda observada no segundo decêndio de maio (–0,10%) e subiu 1,72%. Os preços de materiais, equipamentos e serviços caíram 0,18%, num ritmo menos intenso do que o do levantamento anterior (–1,10%). O índice que representa o custo da mão de obra teve elevação de 3,89%, depois de subir 1,08% na segunda prévia de maio.

O IGP-M é compostos pelos índices Índice de Preços por Atacado, o Índice de Preços ao Consumidor e o Índice Nacional de Custos da Construção, nas proporções de 60%, 30% e 10%, respectivamente. Para calcular a segunda prévia do IGP-M de junho, foram coletados preços no período entre 21 de maio e 10 de junho.

Da Agência Brasil

STJ decide que o Rio Piracicaba é Federal

O rio Piracicaba é federal. Para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), como inclui em sua bacia os rios Jaguari e Camanducaia, o rio estende-se por Minas Gerais e São Paulo. Por isso, as ações que o envolvam devem ser julgadas pela Justiça Federal. O caso específico trata de ação de usucapião de terreno às margens do flúmen.

A Piracicaba Simpesca ingressou com a ação na Justiça estadual paulista, que se considerou incompetente para processar e julgar o caso. Para o juiz da 2a Vara Cível de Piracicaba, o rio banharia mais de um estado da Federação, por isso seria federal. Mas a Justiça Federal entendeu que o rio nasceria em Americana (SP) e desaguaria no rio Tietê, o que o tornaria estadual. Com a devolução dos autos, o juiz estadual promoveu o conflito de competência.

Para decidir, o ministro Sidnei Beneti se baseou em nota técnica da Agência Nacional de Águas (ANA), reguladora e fiscalizadora de recursos hídricos sob domínio da União. Segundo a ANA, o curso principal da bacia do rio Piracicaba segue até as nascentes dos rios Camanducaia e Jaguari. Por isso, o rio seria federal. A ação seguirá na Justiça Federal em Piracicaba.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa - Superior Tribunal de Justiça

STJ pode julgar hoje recurso de acusado de comandar massacre de Eldorado dos Carajás

Da Agência Brasil

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) poderá julgar, hoje (23), as partir das 13h, o recurso apresentado pelo coronel Mario Colares Pantoja, um dos comandantes do massacre de Eldorado dos Carajás.

O coronel pede a anulação do julgamento em que foi condenado a 228 anos de prisão. Na sessão de hoje (23), deve ser analisado o pedido de adiamento formulado pela defesa do coronel, e o julgamento poderá ser adiado.

O massacre ocorreu em 17 de abril de 1996, quando 1,5 mil trabalhadores rurais Sem Terra ocuparam a rodovia PA-150, no município paraense de Eldorado dos Carajás, para exigir a desapropriação de uma área na região. No confronto com os policiais chamados para desobstruir a estrada, 19 trabalhadores rurais morreram e 69 ficaram feridos.

Projeto de substituição de sacolas plásticas no Rio prevê até troca por comida

Da Agência Brasil

O presidente do Instituto Estadual do Meio Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira, comemorou o projeto de lei do governo do Rio de Janeiro que prevê a substituição gradual das sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais por bolsas confeccionadas com materiais mais resistentes e menos poluentes. A votação na Assembléia Legislativa (Alerj) será na quarta-feira (24).

A questão do saco plástico é emblemática hoje, disse Firmino à Agência Brasil. “O Inea opera várias ecobarreiras nos rios aqui do estado. E a quantidade de sacola plástica que é retirada mensalmente dos nossos rios é uma coisa absurda. O plástico leva mais de 400 anos para se degradar no meio ambiente”, explicou.

"Essa lei vem para a gente buscar uma responsabilidade, uma forma de você mitigar esse problema que hoje está sendo provocado." A ideia é estimular a troca dos sacos plásticos por um material menos agressivo ao meio ambiente, mais duradouro e que possa ser utilizado várias vezes.

Segundo Firmino, o material plástico usado nas sacolas estimula o descarte. "A sacola plástica é feita para usar uma vez e jogar fora. Normalmente ela vira sacola de lixo e acaba indo para o meio ambiente. Então, o objetivo maior do projeto é ter uma reutilização e usar a sacola com outras finalidades."

O presidente do Inea comentou a possibilidade de recompra dos sacos plásticos pelo comércio, prevista na proposta do governo do estado. Para ele, a recompra facilita o processo de conscientização, na medida em que cria um incentivo econômico para que as pessoas venham a aderir ao processo com maior facilidade.

Firmino disse que o projeto poderá causar questionamentos porque prevê também a troca das sacolas plásticas por comida. Para cada 50 sacolas devolvidas pelos consumidores seria feita a troca por um quilo de arroz ou feijão.

“O espírito é esse: você recebe um pagamento pecuniário ou tem a permuta por comida. Pega exatamente essa faixa da população que precisa mudar o conceito, a cabeça da pessoa, e cria esse incentivo para que venha a aderir com mais facilidade a essa nova mentalidade", disse.

O prazo previsto pelo projeto para que o comércio substitua as sacolas plásticas vai de seis meses, para as empresas de grande porte, a três anos, para as microempresas.

Inmetro apresenta regulamentação para adaptar veículos

Da Agência Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) apresenta na manhã de hoje (23) a regulamentação para adaptar a fabricação de ônibus e garantir o acesso de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e obesos. A divulgação ocorrerá durante o 1º Seminário de Acessibilidade nos Transportes Coletivos Rodoviários e Aquaviários.

A medida prevê a adaptação dos veículos e embarcações já em circulação e também daqueles a serem fabricados. Dentre os requisitos de segurança, conforto e acessibilidade, está prevista a instalação de rampas de acesso, elevadores para cadeiras de rodas e assentos especiais.

De acordo com o Censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,5 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, representando 14,5% da população brasileira.

Dados mais recentes, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), mostram que em 2008 os idosos representavam 10,5% da população no Brasil.

MySpace fechará o escritório brasileiro

Apesar de gerar lucro o escritório do site de relacionamentos MySpace no Brasil está com os dias contados. A matriz americana do site anunciou que fechará o escritório no Brasil no dia 1º de julho.

A notícia não significa que os atuais usuários perderão seus perfis. O fechamento representa apenas que o site deixará de ter um endereço fixo no país, assim como ocorre com o site de relacionamentos Twitter e Facebook, que apesar de não terem centrais no Brasil garantem seus serviços e agrega usuários brasileiros.

O final das operações do escritório chegou aos funcionários brasileiros no dia 22 de junho, cinco dias depois do portal de Internet IG estabelecer uma parceria estratégica com o site de relacionamentos, prevendo o compartilhamento de conteúdo, publicidade e tecnologia.

O escritório do MySpace no Brasil, inaugurado com alarde no fim de 2007, e emprega 12 pessoas. Alterações operacionais no MySpace não ocorrem apenas no país, na semana passada a empresa demitiu 30% de seus funcionários, o equivalente a 420 funcionários.

Unesp oferece vaga para docente

O Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências do campus de Marília (SP) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) abriu concurso para a contratação de um professor doutor assistente para a disciplina “História da Filosofia Antiga”. As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de julho.

O docente selecionado será contratado sob o Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa e terá remuneração de R$ 6.707,99. Caso o candidato tenha título de livre-docente, o salário será de R$ 7.997,59.

O concurso consistirá em uma prova de títulos, prova didática e arguição do projeto de pesquisa. O programa consiste nos seguintes tópicos: “O nascimento da filosofia grega: mitos e logos”, “A Escola Jônica”, “A Escola Pitagórica”, “O mobilismo de Heráclito e o imobilismo de Parmênides”, “Sócrates e a sofística”, “A teoria das ideias de Platão”, “O projeto político de Platão”, “A metafísica de Aristóteles”, “Ética e política em Aristóteles” e “O materialismo de Epicuro e Lucrécio”.

Mais informações: www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Concursos/pdfs/edital2009-231.pdf