junho 19, 2009

Agricultura recolhe embalagens de agrotóxicos na região rural

Cerca de 3000 embalagens de agrotóxicos foram recolhidas na manhã desta sexta-feira,19, durante a Campanha de Recolhimento de Embalagens de Defensivos Agrícolas, promovida pela Casa da Agricultura [CATI] , Prefeitura Municipal e Associação de Distribuição de Insumos Agrícolas [ADIESP].

O ponto de coleta itinerante foi instalado na colônia Santa Marina, onde 15 pequenos e médios produtores entregaram o material acumulado. O produtor de hortaliças Marcelo Cesário disse nem se lembrar da última vez que recolheu as embalagens vazias. “Eu perdi o prazo de coleta na última vez que vieram buscar e todo este lixo ficou encostado no meu quintal”, disse ele.

De acordo com Márcio Campos, Diretor de Agricultura de Botucatu, esse tipo de ação é extremamente benéfica para os produtores rurais, para o meio ambiente e para a sociedade em geral. “ Por lei, as embalagens de defensivos agrícolas, que geralmente são extremamente tóxicas, deveriam ser retornadas à loja em que o produtor rural adquiriu o mesmo, entretanto, muitas vezes os agricultores têm dificuldade de voltar ao estabelecimento para devolver as embalagens; estas vão se acumulando nas propriedades, e quando mal armazenadas podem poluir o meio ambiente e causar prejuízos aos animais e seres humanos”, explica Márcio Campos.

A última coleta itinerante em Botucatu foi realizada em 2003, segundo o agrônomo da CATI, Rafael Marcelino, a expectativa era atrair mais produtores, mas muitos se anteciparam e levaram o material ao posto de recolhimento em São Manuel. “ Em 27 de maio foi realizada uma campanha para conscientizar produtores sobre a importância de dar um destino adequado a essas embalagens, acredito que isso tenha feito com que muitos já se livrassem do material”, diz Marcelino.

Todo o material arrecadado foi colocado em caminhões fornecidos pela Prefeitura Municipal que irão vão levá-lo até São Manuel, onde serão entregues no Posto de Coleta de Embalagens de Defensivos Agrícolas, que faz parte da Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo [ADIAESP].De acordo com o gerente do órgão,Plínio Raimundo, todas as embalagens serão conferidas, aquelas que estiverem em conformidade com o padrão exigido, a Associação irá encaminhar para empresas de reciclagem, onde serão transformados em barricas de papelão, conduítes, caixas de passagem de fios elétricos e sacos para descarte de lixo hospitalar, o restante será incinerado.


Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

Copel abre licitação para construção do novo Fórum

A presidente da Comissão Permanente de Licitações, Andrea Amaral, anunciou nesta sexta-feira,19, a abertura do processo licitatório para contratação da empresa responsável pela construção do novo prédio do Fórum de Justiça de Botucatu. Os editais estarão à venda na Copel pelo valor de R$150 durante 30 dias. No próximo dia 20 de julho está marcada a visita técnica com os inscritos ao local da construção, localizada nas proximidades da rodovia João Hipólito Martins. De acordo com a presidente da Copel, se tudo ocorrer dentro da normalidade, em 24 de julho será anunciada a empresa contemplada.

A estimativa de gasto para construção do novo prédio é de R$10 milhões, sendo que R$8,6 milhões já foram doados pelo Governo do Estado. O município deve bancar o restante, além das obras de infra-estrutura no local, como terraplanagem, asfalto, energia elétrica, sistemas de água/ esgoto e paisagismo, que devem começar na próxima semana.

O tempo de execução da obra são 375 dias após o início, que está previsto para setembro deste ano.

HISTÓRICO

Projetado por Ramos de Azevedo em 1924 , o prédio do fórum de Botucatu está embargado há quatro anos. Atualmente, as três varas, a promotoria do MP, a vara criminal e o juizado funcionam em prédios diferentes. O novo complexo unificaria todos os órgãos no mesmo local, agilizando e organizando o andamento dos processos.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

Varzeanos têm sete jogos no domingo

Nesse domingo [21], a Série A do Campeonato Amador Varzeano terá cinco jogos.

Campo da Fazenda Lageado acontecem três partidas. Às 10h, o Comerciários encara o Colorado; às 13h o Misericórdia pega o Dinamite; às 15h o Jardim Brasil desafia o Monte Mor.

No campo da Vila Maria, o Sete de Setembro encara o Anhumas, às 13h30, e o Beira Rio joga com Rubião, às 15h30.

Na série B serão duas partidas, no Campo do Sete de Setembro. Às 13h30 o Peabiru enfrenta o Nossa Caixa e às 15h30 o Central Supermercados encara o Marajoara.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação

Site de Botucatu lança rede de relacionamentos

O site de Botucatu www.assessoriaum.com - de comunicação - lança uma rede de relacionamento própria. Trata-se do "Botucatu Amizades". Nesse site de relacionamentos, o usuário conta com recursos como "girar fotos", colocar imagens em tamanho considerável para uso diário, bate-papo entre todos e demais conectividades. "É um site diferente que Orkut e outros, porque está em um site da Cidade e é desenvolvido para Botucatu. Mas, outras cidades também podem participar", comenta o diretor do Assessoria Um, Cristiano Alves.

A "Assessoriam Um" é uma empresa que presta serviço de assessoria de imprensa a várias segmentos, como empresas, jornais e revistas, porém, inclui vários atrativos ao leitor comum de notícia, como uma rede de amigos. A página também conta com notícias e demais serviços.

A produção do site é da empresa Dabliude (www.dabliude.com), de Daniela Venegas, de São Paulo. Informações para publicidade no site: (14) 9718-1852. Informações: cristianoalves@assessoriaum.com.

Eleição para presidência do Sindicato dos Empregados no Comércio de Botucatu pode ter concorrência

A disputa pela presidência do Sindicato dos Empregados no Comércio de Botucatu pode ter concorrência este ano. O atual presidente da entidade é Sérgio Ortiz, que está há vários anos ocupando o cargo e que trabalha no grupo da situação. Surgiu uma chapa concorrência liderada pelo vendedor da Casa dos Materiais, Marcos de Jesus Rodrigues Oyan.

Esta sexta-feira, 19, foi o último dia de apresentação de chapas. A eleição acontece nos dias 29 e 30 setembro. Comerciários sindicalizados podem votar.

Informações do site www.assessoriaum.com




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Biblioteca do Lageado apresenta exposição “Magia”

O Espaço Cultural da Biblioteca do Lageado apresenta até o dia 10 de julho a II Mostra Fotográfica Leo Cavalcante, intitulada “Magia”. A mostra faz parte do projeto “Arte no Intervalo”e tem apoio das comissões de atividades culturais das quatro unidades do câmpus de Botucatu e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Leo Cavalcante fotografa desde a adolescência e tornou-se autodidata. Em 2000 fez um book de sua filha e começou a divulgar seu trabalho. Em 2002 frequentou cursos de iluminação e montou seu estúdio.

Embora seja formada em Letras e tenha atuado por muitos anos como professora de inglês, Leo Cavalcante passou a dedicar-se exclusivamente à fotografia. Sua primeira exposição intitulada “Mãe luz da manhã” foi realizada em maio de 2007 na Livraria Nobel, em Botucatu.

Já atuou em eventos, moda, shows e publicidade, mas sua especialidade são os retratos: famílias, gestantes, casais e, principalmente, crianças. Leo ainda ministra aulas particulares de fotografia.

Os interessados em conhecer mais sobre o trabalho da fotógrafa podem visitar o blog: http://leocavalcantefotografia.blogspot.com

Câmara de Botucatu promove Encontro Sobre Conselhos de Defesa do Patrimônio

Por Renato Fernandes

A convite do vereador Dr. Bittar, a Câmara Municipal de Botucatu realiza no dia 24 de junho, quarta-feira, das 19 às 21 horas, o 1º Encontro Sobre Conselhos de Defesa do Patrimônio, na Câmara Municipal de Botucatu.

O encontro é aberto ao público e contará com a presença de uma comissão do Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, formada por Leonora Portela de Assis, Diretora do Grupo de Estudos de Tombamento do CONDEPHAAT; Ana Luiza Martins, Diretora do Centro de Estudos de Bens Isolados do CONDEPHAAT; Paulo Del Negro, Arquiteto e urbanista, Técnico do CONDEPHAAT; Mirza Maria Baffi Pellicciotta, Historiadora (Coordenadora de Planejamento e Informação / Turismo -Secretaria de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo - Prefeitura Municipalde Campinas. Responsável pela Concepção, Desenvolvimento e Implantação do Programa Conheça Campinas) e Juliana Binotti Pereira Scariato, Arquiteta e Urbanista (Coordenadora do Departamento de Patrimônio Histórico daSecretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Limeira; Presidente do Conselho do Patrimônio Histórico de Limeira (CONDEPHALI);

Membro do Grupo de Trabalho Patrimônio Histórico do IAB-SP - Instituto dos Arquitetos do Brasil).
Também está confirmada a presença do Coordenador do Projeto deRevitalização de Uso da Área Histórica da Fazenda Lageado José Eduardo Candeias, que durante a manhã recepcionará a comissão na fazenda.

No Lageado o grupo analisará os prédios e as documentações pertinentes para um possível tombamento histórico do complexo arquitetônico que marcou a época do café na região.

No encontro será debatida a importância de formação do Conselho e suas implicações no desenvolvimento da cidade. Da preservação ao turismo.

Estado amplia para 80 mil número de vagas em concurso para professores

Nesta quinta-feira (18/6), o governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa de São Paulo um aditamento para o Projeto de Lei 20/2009, que prevê a criação de um concurso público para contratação de professores. A mensagem, assinada pelo governador José Serra e publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo, determina ampliação das 50 mil vagas iniciais para 80 mil novas oportunidades. Para que o processo seletivo aconteça, é necessário que o PL seja aprovado em votação na Assembleia.

A criação dos novos cargos faz parte do Programa + Qualidade na Escola, ambicioso projeto que visa a melhoria da qualidade do ensino público de São Paulo. O programa foi apresentado pelo governador e pelo o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, no último dia 5 de maio.

Depois de aprovados no concurso, os docentes ainda vão passar por curso de capacitação do exercício do magistério, oferecido gratuitamente pela Escola de Formação de Professores do Estado. Serão 360 horas de aulas com atividades em classe e práticas escolares. Durante os quarto meses de curso, os candidatos a professor vão receber 75% do salário inicial da categoria.

Além da criação das 80 mil vagas, a Secretaria já tem outros 10 mil postos para a função de professores para serem preenchidos.

Com essas medidas, o governo reforça a estabilidade do corpo docente com professores efetivos e abre espaço para acelerar a redução do número de professores temporários.

Secretaria de Estado da Educação - Assessoria de Imprensa

Estado abre 303 vagas para certificação de diretores e supervisores de ensino

Os 91 dirigentes de ensino têm vagas garantidas; demais candidatos devem se inscrever até o dia 23 de junho

O Governo do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para 303 vagas no primeiro processo de certificação ocupacional para dirigentes de ensino, diretores e supervisores de ensino da rede pública.

Instituído por decreto pelo Governador José Serra, a certificação ocupacional será obrigatória para ocupantes de cargos de confiança nas áreas de comando e assistência das secretarias e autarquias paulistas.

Os interessados têm até dia 23 de junho para efetuar a pré-inscrição pela Internet, no site www.recursoshumanos.sp.gov.br/certificasp, sendo que 91 vagas são exclusivas aos dirigentes de ensino em atividade. As avaliações acontecem entre os dias 13 de julho e 7 de agosto.

Para participar, é necessário ser titular no cargo de supervisor de ensino ou diretor de escola de uma única unidade por pelo menos três anos, ter licenciatura plena em pedagogia ou pós-graduação na área de educação e atuar há, no mínimo, oito anos de magistério. A certificação é válida por três anos e será necessária para candidatar-se ao cargo de dirigente de ensino.

Nesta primeira fase, o candidato deve enviar documentação referente à sua formação acadêmica e profissional para a Diretoria de Ensino da sua região até o dia 25 de junho, onde será submetido à avaliação curricular. A lista dos aprovados será divulgada no dia 8 de julho e o candidato deverá efetivar as inscrições a partir do dia 9 do mesmo mês.

Serviço:
Certificação Ocupacional para o cargo de dirigente regional de ensino
Site: www.recursoshumanos.sp.gov.br/certificasp
Taxa de inscrição: gratuita
Vagas: 303, sendo 212 para servidores da secretaria da Educação e 91 para os atuais ocupantes dos cargos comissionados
Período de pré-inscrição: de 17 a 23 de junho
Envio da documentação: de 17 a 25 de junho
Divulgação dos candidatos aptos a efetivar a inscrição: 8 de julho
Agendamento da data e do local do exame: 13 de julho a 4 de agosto
Aplicação dos exames: de 13 de julho a 7 de agosto
Resultados: a partir de 14 de agosto

Secretaria de Estado da Educação - Assessoria de Imprensa

Secretaria compra balcões tipo self-service para 250 escolas

Novos modelos auxiliam os alunos na hora de montar o prato; outras 2.600 unidades já têm o equipamento

A Secretaria de Estado da Educação acaba de adquirir balcões tipo self-service para 250 escolas da rede. Os primeiros 40 equipamentos serão instalados no mês de agosto. Até o final de 2009 outras 210 escolas serão beneficiadas. A novidade faz parte do Projeto Sirva-se, implantado em 2004, que pretende modernizar os utensílios para produção e distribuição da merenda em quase três mil escolas. Hoje o projeto contempla 2.600 unidades.

Os novos modelos têm regulagem de altura e abas laterais maiores que os tradicionais. Com isso, os estudantes podem observar a comida e, assim, aprender sobre boa alimentação. A ideia é ajudar as crianças na hora de montar o prato e estimular o aprendizado de quantidade e qualidade.

"As crianças não conseguem ver a comida com os balcões tradicionais. Nos novos modelos, as abas laterais mais largas ajudam os alunos a apoiar os pratos", afirma Monika Manfrini Ferraz Nogueira, nutricionista do Departamento de Suprimento Escolar (DSE) da Secretaria.
Os equipamentos foram idealizados por técnicos da Secretaria e adquiridos pelo sistema de pregão, ainda propiciam economia ao Estado, pois custam cerca de R$ 2.450 (cada). Os modelos tradicionais custam cerca de R$ 4 mil. Os novos têm quatro cubas para armazenar os alimentos e expectativa de duração de 10 anos. Para se servir, os alunos sempre terão acompanhamento de um profissional da escola. A Secretaria distribui, direta e indiretamente, cerca de 3 milhão de refeições por dia nas escolas estaduais.
"Investimos em merenda de qualidade, com alimentos balanceados, que atendem às necessidades dos alunos. Além disso, modernizamos a forma dos estudantes se servirem, permitindo que eles tenham maior autonomia e prazer na hora de montar os pratos", afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza

Relação de escolas e cidades beneficiadas.
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Redes Sociais: Café & Artes propõe reflexão sobre comunicação no universo virtual

Desde os primórdios da humanidade, o homem busca, incansavelmente, formas para se comunicar e interagir com seus semelhantes. Antes, os sinais de fogo e as pinturas rupestres proporcionavam a integração entre os indivíduos e a comunicação se efetivava entre as comunidades. Hoje, na era digital, redes sociais unem as pessoas em tempo real, independente da distância, sem cerimônia e a comunicação segue na velocidade da luz.

Através de blog, Orkut, Twitter, My Space, e uma infinidade de redes de relacionamento, as pessoas fazem amigos, trocam idéias, pontos de vistas e até confidências, sem se dar conta do alcance de seus atos, tudo apenas através de um clique.

Para explicar um pouco mais sobre o universo das Redes Sociais, suas vantagens e infinitas possibilidades de interação entre as pessoas, o Projeto Café & Artes convidou o Design Gráfico e Diretor de Arte, Criação e Planejamento da Bolt Brasil Comunicação Digital, Alexandre Estanislau, para um bate-papo com o público. O encontro será na terça-feira, 23 de junho, às 19h30, no Mezanino da Livraria Café da Travessa (Rua Pernambuco, 1286 – Savassi) em Belo Horizonte (MG). A entrada é franca.

Alexandre irá apresentar alguns cases bem-sucedidos de uso inteligente destas redes sociais e propor uma reflexão sobre as formas de comunicação no mundo moderno diante das novas tecnologias. A intenção é iniciar um bate papo, uma troca de idéias com o público, numa palestra interativa, bem no perfil das redes sociais.

O Café & Artes, coordenado pelo professor Guaracy Araújo, é uma iniciativa cultural do Centro Universitário UNA em parceria com a Livraria Café da Travessa. Lançado em abril, o projeto busca aproximar o público mineiro de atividades culturais de qualidade, de forma descontraída, sempre com a presença de renomados intelectuais de diferentes áreas do conhecimento.

Agenda Cultural: Projeto Café & Artes com Alexandre Estanislau Silva
Data: 23 de junho de 2009 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Livraria Café da Travessa - Rua Pernambuco, 1286 – Savassi - BH
Informações: Livraria Café da Travessa (31) 3223-8092 // UNA (31) 3508-9133
ENTRADA FRANCA