junho 15, 2009

9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto deve receber 400 mil visitantes

Evento terá a presença de escritores do Chile, Portugal, Cuba e Itália, além dos brasileiros Moacyr Scliar, Carlos Heitor Cony,Cristovão Tezza e Fernando Morais, entre outros
Ribeirão Preto, junho de 2009 – A 9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, a segunda maior feira a céu aberto do Brasil, será realizada de 18 a 28 de junho, nas praças XV de Novembro e Carlos Gomes e na Esplanada do Theatro Pedro II.

Estão programados mais de 600 eventos gratuitos, abrangendo literatura e manifestações artísticas. Os visitantes poderão conferir também os stands de 48 expositores, que levarão à Feira uma infinidade de livros com preços promocionais.

Já estão confirmados mais de 100 escritores da literatura nacional e internacional que participarão de palestras e debates. São nomes como Augusto Cury, Carlos Heitor Cony, Cristovão Tezza, Fernando Morais, Márcia Tiburi, Marcelo Rubens Paiva, Mário Prata, Marçal Aquino, Moacyr Scliar, Pedro Bandeira, Ricardo Kotscho, Rubens Ewald Filho, entre tantos outros.

A organização do evento espera receber um público superior a 400 mil pessoas. “Mais de 800 pessoas trabalham na organização e infraestrutura do evento. Tudo isso para receber visitantes de Ribeirão Preto, região e também de outros Estados”, assinala a superintendente da Fundação Feira do Livro, Mariângela Quartim.

Presenças internacionais - Em 2009, a Feira homenageia o Chile, o Estado do Amazonas e a poetisa Cora Coralina. O patrono será o escritor e idealizador da Feira Nacional do Livro, Galeno Amorim. Do Amazonas, quatro importantes expoentes da cultura estarão presentes: Thiago de Mello, Sérgio Augusto Freire, Milton Hatoum e Márcio Souza.

Do exterior, a Feira receberá os escritores chilenos Luis Sepúlveda, Luis Aguilera e Tito Alvarado. De Cuba, virá Tirso Saenz; de Portugal, João Camilo dos Santos; e da Itália, Giovanni Ricciardi.

Novidades – A Praça Carlos Gomes terá espaços temáticos especiais. Um deles fará menção à casa da poetisa Cora Coralina e contará com performances artísticas de Tina Oliveira. Outra novidade será a comemoração do Ano Internacional da Astronomia, que transformará a praça em um observatório montado pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos). Com os telescópios será possível ver o planeta Júpiter e aglomerados de estrelas distantes, além de um planetário com imagens projetadas a 180º.

A Praça também receberá a "Cidade do Livro", um projeto itinerante, voltado ao público infantil, que promove um passeio cultural e educativo com atividades, personagens e cenários incentivando à leitura. Reunindo educadores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, a Feira do Livro promoverá o Simpósio "Ciência, Literatura e Cultura", que durante o dia 22 debaterá assuntos envolvendo cultura, literatura, jornalismo científico e astronomia.

Música – O evento terá mais de 60 apresentações musicais, entre corais, shows com grandes nomes da MPB e apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. O público poderá acompanhar também shows dos chilenos Tita Parra e Antar Parra e dos brasileiros Adriana Calcanhotto, João Bosco, José Miguel Wisnik, Jorge Vercillo, Lenine, Luiz Melodia, Maria Rita, Oswaldo Montenegro, Paula Toller, Paulinho da Viola, Toquinho, MPB4 e Vanessa da Mata.

9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
Programação: mais de 600 eventos gratuitos, abrangendo literatura e manifestações artísticas.
Data: 18 a 28 de junho
Local: Praças XV de Novembro, Carlos Gomes e Esplanada do Theatro Pedro II.




Powered by ScribeFire.

Candidatos tem até o dia 17 de julho para se inscrever no Enem

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem se inscrever até 17 de julho, apenas pela internet, na página eletrônica criada especialmente para atender estudantes concluintes e egressos do ensino médio. As provas serão realizadas em 3 e 4 de outubro.

A partir deste ano, com a reformulação do exame, as médias da prova podem ser usadas no processo seletivo de ingresso em instituições federais de educação superior. Outra novidade é que o Enem valerá como certificação de conclusão do ensino médio, desde que o candidato tenha 18 anos completos na data da prova.

Estão liberados de pagamento da taxa de inscrição os concluintes de escolas públicas e os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2006, 2007 e 2008. Outros interessados na isenção devem fazer o pedido até sexta-feira, dia 19.

Mais detalhes sobre o processo de inscrição, pedidos de isenção e aplicação da prova na nova página eletrônica do Enem.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação




Powered by ScribeFire.

"Cine" lança novo álbum com antecedência no Myspace

O MySpace recebe, antecipadamente, o lançamento do novo álbum de uma das bandas de maior sucesso do portal de relacionamentos. A “Cine” lança seu novo disco, chamado Flashback, no MySpace, para que os visitantes do perfil oficial da banda possam ouvir as 13 novas faixas, produzidas pela própria banda em parceria com Marcelo Ferraz.

“Flashback” é o resultado de dois anos de trabalho no mercado independente. Sempre ligados na estética visual, onde não faltam moletons coloridos, tênis vintage, faixas neons na cabeça ou no pulso, calças justas e camisetas oitentistas, o grupo ganhou exposição como um dos destaques do “Levi’s Music”, projeto de bandas novas da marca de jeans, realizado em 2008.
Banda é dona de um dos dez perfis mais visitados do portal de relacionamentos
Logo o público descobriu a banda e passou a seguir e lotar cada apresentação da Cine em São Paulo, cidades próximas e algumas capitais. Sempre apostando em letras que falam sobre diversão, namoros, curtição e noitadas, o grupo vem conquistando cada vez mais fãs pelo Brasil.

Perfil oficial da Cine no MySpace: www.myspace.com/bandacine





Powered by ScribeFire.

Prof. Joel Spadaro será titulado professor emérito da FMB/Unesp

O ex-diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), professor Joel Spadaro receberá a titulação de professor emérito da instituição. A nomeação foi aprovada por unanimidade pela Congregação da FMB em maio. A data de entrega do título ainda será definida pela direção da faculdade.

A solicitação foi aprovada pelo Conselho de Departamento, justificando que prof. Spadaro prestou relevantes serviços tanto no tocante a Extensão de serviços à comunidade, estando à frente do Ambulatório de Cardiologia por muitos anos, quanto no Ensino, ministrando aulas para quase todas as turmas formadas pela FMB. O professor também realizou trabalhos científicos que contruibuíram para o desenvolvimento da cardiologia.

Joel Spadaro foi um dos quatro botucatuenses que ingressaram na primeira turma da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, em 1963. Fez parte da primeira Diretoria do Centro Acadêmico Pirajá da Silva como coordenador de Esportes.

Em 1969, graduou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB e fez doutorado em Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, em 1974. Fez concurso de livre-docência, em 1980. Em 1984 fez concurso para o quadro de docentes da Faculdade de Medicina de Botucatu Unesp.

Spadaro desenvolveu atividades administrativas como: representação em Conselhos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, na Congregação da Faculdade de Medicina e no Conselho Universitário da Unesp. Foi representante do Estado de São Paulo junto à Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM e também representante regional da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - SOCESP. Foi, durante dois anos, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar - FAMESP. Exerceu, ainda, a chefia do Departamento de Clínica Médica por dois mandatos, vice-diretor (2001 a 2005) e diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (2005 a 2007).

Alckmin anuncia verbas para a Fatec e 80 vagas em dois novos cursos técnicos

O ex-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Geraldo Alckmin esteve em Botucatu na última sexta-feira [12] para anunciar verbas [R$ 600 mil] para a Fatec, e 80 vagas para dois novos cursos técnicos em nível médio, Comércio e Marketing. O anúncio aconteceu na Fatec, com a presença de todo secretariado municipal, assessores, dos prefeitos de Botucatu, São Manuel e Bofete, e dos deputados Milton Flávio e Pedro Tobias.

Os novos cursos serão ministrados no período noturno, em salas do IECA. “Vamos criar em todo o Estado 8260 vagas em nível técnico médio sem ter que construir nenhum novo prédio, somente utilizando salas ociosas no período noturno”, disse Alckmin. De acordo com ele, o ensino técnico é uma carência no país. “Precisamos qualificar ao máximo nossos jovens para que as vagas de trabalho sejam ocupadas”, explica.

“Botucatu está restabelecendo as relações com o governo do Estado, o que não acontecia há oito anos”, disse o prefeito João Cury.

Parque Tecnológico – Alckmin aproveitou a visita à cidade para conhecer duas áreas que a Prefeitura pode dispor para a construção de um parque tecnológico de terceira geração. “O projeto de Botucatu, de todos os apresentados, é o que ‘anda’ mais rápido. O projeto está muito bem elaborado e a cidade atende a todos os requisitos, que são indústrias de alta tecnologia, produção intelectual em universidades e ensino técnico de qualidade”, conta o ex-governador.

Um parque tecnológico de terceira geração é a concentração em um mesmo ambiente de empresas de energia limpa, com universidades, incubadoras de empresas, residenciais, estrutura para eventos e gerência própria.

”Para o credenciamento definitivo só falta a documentação da área ser anexada ao projeto”, finalizou Alckmin.


Da Subsecretaria de Comunicação e Informação de Botucatu

Cruzando os Bons Ares reúne 10 mil no aeroporto Tancredo Neves

Céu de Brigadeiro, bom tempo, fácil acesso e o evento Cruzando os Bons Ares – promovido pela Prefeitura Municipal – reuniu mais de 10 mil pessoas no último sábado [13], no Aeroporto Estadual Tancredo Neves, em Botucatu. A estimativa é da Polícia Militar.

Trezentas pessoas trabalharam na festa aérea que teve apresentações de aeromodelismo e girocóptero, do Kriki – menor avião do mundo, feito com dois motores de motocicleta; e como atração principal, o Esquadrão de Demonstração Aérea Esquadrilha da Fumaça.

Esquadrilha – Além das 70 manobras – sendo 22 sequencias - em 40 minutos, a demonstração da Esquadrilha da Fumaça contou com um componente emotivo a mais, a presença do piloto botucatuense capitão da Força Aérea Líbero Onoda Luiz Caldas. “É uma grande emoção pilotar em casa, durante a apresentação a concentração é muito grande, sei que estou aqui, mas não dá para pensar nisso. A emoção é maior ao descer do avião, ver o público, rever os amigos e familiares”, disse.

O irmão do piloto, o advogado Camilo Onoda Luiz Caldas viajou de São Paulo para ver a apresentação. “O Líbero já fez mais de 70 apresentações e eu nunca tive a oportunidade de assistir, que bom que a minha primeira é aqui, em Botucatu”, festejou.

O vendedor Danilo Martins, mora em Piracicaba e levou toda família. “Meus pais moram aqui, aproveitei o feriado e o Cruzando os Bons Ares para trazer minha esposa e meu filho. O evento está muito bem organizado, Botucatu está de parabéns”, declara.

Acesso - um forte de esquema de trânsito e estacionamento permitiu aos visitantes acesso fácil e rápido ao Aeroporto Estadual Tancredo Neves, sem nenhuma ocorrência registrada nos arredores. Ônibus da rede municipal de ensino levaram alunos e pedestres, contribuindo para a redução de veículos.

Para saber mais: www.esquadrilhadafumaca.com.br
Fotos: http://www.botucatu.sp.gov.br/news/one_news.asp?IDNews=8206

Da Subsecretaria de Comunicação e Informação de Botucatu

GCM auxilia mulher vítima de violência doméstica

A Guarda Civil Municipal [GCM] foi chamada na manhã da última sexta-feira [12] para auxiliar uma mulher vítima de violência doméstica a retirar os objetos dela e dos filhos da casa onde morava, na Vila Green Garden. O pedido foi feito pelo Conselho Tutelar.

Na manhã de domingo [14], a GCM localizou um televisor abandonado em uma área verde na Rua Helena Sumam. O objeto foi apreendido para averiguação. Ainda no domingo, a GCM foi a um projeto social na Cecap para registrar o arrombamento de uma porta e o furto de bolas de futebol de salão.

Na madrugada de segunda-feira [15], a GCM foi chamada na Avenida Leonardo Villas Boas, onde uma padaria foi arrombada. A guarda acionou a perícia técnica para as devidas providências.

Da Subsecretaria de Comunicação e Informação de Botucatu

JOIS conhece campeões em mais três modalidades

Mais três modalidades dos Jogos Industriários do Sesi conheceram seus campeões neste final de semana. No sábado, dia 13, no Sesi, foram disputadas as fases semifinal e final do dominó. Duas equipes da Tecnaut, uma da Duratex e outra da Moldmix disputaram o título.

O primeiro lugar no dominó ficou com Wellington e Francisco, da Tecnaut, que venceram Sandro e Pedro Paulo, da Duratex, por 2 a 0 no jogo decisivo. Esse foi o segundo título seguido da Tecnaut. O terceiro lugar foi para a Moldimix, com Milton e Cícero. Eles superaram Adelson e Ocimar, também da Tecnaut, por 2 a 1.

No domingo, dia 14, foram definidos os campeões na bocha master e no basquete 3. A bocha, disputada na cancha do Estádio Municipal (Inca), foi dominada pelas equipes da Duratex, que conquistaram os quatro primeiros lugares. A medalha de ouro ficou com José Carlos e Moisés Prestes, a de prata com Mario José e Luiz Carlos e a de bronze com Ednilson e Pedro Paulo.

O basquete 3, também realizado no domingo, no ginásio do Sesi, teve a participação de quatro trios. Ao final do quadrangular, a Duratex conquistou o bi-campeonato vencendo seus três jogos. Na segunda posição ficou a equipe B da Embraer, com duas vitórias. A medalha de bronze foi para a Sabesp, com uma vitória.

No sábado e domingo teve início a segunda fase do snooker com 16 jogos. A modalidade conta com 95 participantes. O futsal masculino realizou no sábado à tarde, três jogos pela última rodada da fase de classificação. No feminino acontecem dois jogos pelo turno único.

No domingo entraram em campo os atletas do futebol sete master, com três partidas, e do futebol de campo, com dois jogos disputados no Estádio Municipal de Pardinho.

Projeto que visa maior segurança alimentar é aprovado pela Fapesp

Proposta apresentada por pesquisadores da Unesp e que tem como objetivo estabelecer uma metodologia oficial por meio dos isótopos estáveis ambientais (átomos que apresentam iguais propriedades químicas e diferentes propriedades físicas) com a finalidade de detectar a adição de alimentos não permitidos nas dietas dos animais, foi aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O projeto, que terá início este ano e deverá se estender até 2013, foi contemplado com recursos da ordem de R$ 3 milhões.

A adição de fontes proteicas é proibida pela Comunidade Européia e países islâmicos, o que acarreta barreiras à importação de produtos brasileiros. O estudo pretende, com a implementação da rastreabilidade, desenvolver um programa de certificação em patamar competitivo ao mercado internacional e garantir aos consumidores do Brasil e do exterior maior segurança alimentar.

A pesquisa também tem como meta avaliar a técnica de isótopos estáveis ambientais dos biolementos Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio e Oxigênio em fisiologia, nutrição e metabolismo animal, o que poderá possibilitar uma nova ferramenta para aprimorar a busca por informações e conceitos dentro da Zootecnia.

O trabalho contemplará análises de ovos, frangos, suínos e peixes. Participam do projeto, o Centro de Isótopos Estáveis (CIE), unidade auxiliar do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu; a área de Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), também do cãmpus de Botucatu; o Centro de Aquicultura da Unesp (Caunesp), localizado em Jaboticabal; o câmpus de Dracena; e a Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócios (APTA). Atuam como colaboradores a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Ao todo serão desenvolvidos 21 subprojetos por 30 docentes. A coordenação das atividades é do professor Carlos Ducatti, supervisor do CIE, laboratório que funcionará como central analítica.

“Com esse estudo, teremos um grande avanço no setor de Zootecnia e maior projeção dessa área no mercado”, avalia Ducatti.

No Brasil, 15 instituições desenvolvem trabalhos com isótopos estáveis, porém aplicados, principalmente, à Geoquímica, Hidrologia e Agronomia. A Unesp é a única universidade do País que utiliza essa metodologia em Zootecnia.

Projeto em andamento

O CIE teve, recentemente, outro estudo aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de alimentos e bebidas e que é realizado em parceria com o Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e o Departamento de Nutrição e Melhoramento Animal da FMVZ.

O projeto foi selecionado por meio do Edital CNPq/MAPA/SDA nº 064/2008 e que consistiu na escolha de propostas de atividades que ampliem a competência científica, tecnológica e de gestão, visando contribuir, de forma significativa, para ações de defesa agropecuária do País nas áreas de saúde animal, sanidade vegetal e qualidade de produtos dessas origens e de insumos agropecuários. O financiamento ao projeto da Unesp é de cerca de R$ 600 mil.

Pesquisas que utilizam a metodologia dos isótopos estáveis têm mostrado que é possível identificar e quantificar o controle da qualidade de méis, sucos de laranja e maçã, de maneira mais eficaz que as técnicas convencionais. Esse método também tem conseguido detectar adição de farinha de carne, ossos e vísceras na ração e detectá-las nos produtos finais como peito, coxa, sobrecoxa e asa de frango de corte, na carne de codorna e peru, e também no ovo, albúmen e gema.

O CIE já é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como laboratório oficial para análises que visam identificar fraudes em vinagres e vinhos.

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Instituto de Biociências