junho 08, 2009

Sessão Porta Curta: Historietas Assombradas (para crianças malcriadas)



Três histórias que sua avó não contou, senão você ia fazer xixi na cama.

Prêmios
Prêmio Canal Brasil no Festival de Tiradentes 2006
Melhor Curta - Júri Popular no Festival do Rio 2005
Menção Honrosa ABD&C no Festival do Rio 2005
Prêmio CTAV no Festival do Rio 2005
Prêmio Porta Curtas Festival do Rio no Festival do Rio 2005
Os 10 Mais - Escolha do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2005
Prêmio TV Cultura no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2005
Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2005
Melhor Curta no Goiânia Mostra Curtas 2005
Melhor Curta Infantil no Goiânia Mostra Curtas 2005
Melhor Animação no Vitória Cine Vídeo 2005


Festivais
Anima Mundi 2005
Cine PE 2006

Diretor Victor Hugo Borges
Elenco Isabela Guasco, Mirian Muniz
Ano 2005
Duração 15 min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Brasil

Ficha Técnica
Fotografia Maurício Hirata Roteiro Victor Hugo Borges Direção de Arte Victor Hugo Borges Animação Carlos Eduardo Nogueira, Érica Valle Empresa produtora Glaz Cinema Edição de som Ricardo Reis Produção Executiva Paulo Boccato, Mayra Lucas Montagem André Franciolli Música Renato Lemos Informações cedidas por Kinoforum

Morre, aos 89 anos, jornalista e imortal da APL Israel Dias Novaes

Faleceu de infarto no último dia 6 de junho de 2009, aos 89 anos, o imortal da Academia Paulista de Letras Israel Dias Novaes. O velório do acadêmico, que ocupava a cadeira nº 3, foi na própria academia e o corpo foi cremado na Vila Alpina.

Israel Dias Novaes nasceu na cidade de Avaré, no dia 30 de abril de 1920. Era bacharel em Direito pela USP, onde fundou e dirigiu o jornal "O Libertador”. Jornalista profissional, colaborou com a Revista da Academia de Letras da Faculdade; foi redator, secretário-geral e redator-chefe do "Correio Paulistano"; redator do "Diário da Noite", do "Correio Brasiliense" e do "O Tempo". Atuou, também, na política como chefe de gabinete de Secretário do Governo do Estado e como Secretário do Governo Jânio da Silva Quadros. Além disso, foi o deputado estadual e federal de 1958 a 1986, tendo sido, em uma das eleições, consagrado como o deputado mais votado.

Além de imortal da APL, compunha a Academia Paulista de Jornalismo; o Instituto Genealógico Brasileiro; a Associação dos Cavaleiros de São Paulo; a Academia Brasiliense de Letras; a Academia Jordanense de Letras.

Além de bacharel em Direito e jornalista, Israel Dias Novaes foi escritor, tendo lançado o livro "Papel de Jornal", coleção de ensaios e artigos. Destacou-se, ainda, como orador do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo, vice-presidente do Conselho de Honrarias e Mérito do Estado de São Paulo; colaborador da Revista Brasileira de Poesia, no "D.O.Leitura", no "Correio Brasiliense", e da grande imprensa brasileira; e como conferencista. Ganhou, também, o Prêmio "Fagundes Varella" de Ensaios sobre o centenário do poeta.

Semana Angelino de Oliveira começa na próxima segunda-feira

Há 27 anos a memória de Angelino de Oliveira é lembrada com música, paixão que o tornou um dos violonistas mais reconhecidos no início do século passado. Neste ano, não será diferente, a Semana Angelino de Oliveira mistura música e manifestações artísticas em um evento que relembra e homenageia este cidadão botucatuense, que chegou ainda criança à cidade e aqui desenvolveu uma sólida carreira musical.

A trajetória de Angelino de Oliveira começou na Banda São Benedito por volta de 1908, quando participava de celebrações religiosas nos coretos da cidade, apresentando números de polcas, valsas, tangos e mazurcas.

Em 1911, passou a integrar a orquestra do Grêmio Literário e Recreativo, que animava os bailes promovidos pelo clube. Seis anos depois, ele já era reconhecido como músico e violonista quando formou com José Maria Perez o duo Violguita, que posteriormente, incorporou o pianista Luiz Cardoso, tornando-se o trio Viguipi. Nesta época, eles se apresentavam em cassinos, festas particulares e casas de espetáculos em várias cidades do interior paulista e na capital do Estado.

Em 1940, Angelino assume a direção artística da recém criada rádio PRF-8, onde criou e dirigiu programas como Alma Sertaneja e Hora Literária. Entre as músicas de maior sucesso do compositor estão Eu Nasci Naquela Serra e Tristeza do Jeca.

A 27° Semana Angelino de Oliveira começa na próxima segunda-feira,15, na escola da rede municipal que leva o nome do músico. Confira a programação:

15 de Junho
Orquestra Sinfônica Municipal
19h30
A Orquestra irá fazer concerto especial com caráter didático, interpretando peças de Angelino de Oliveira e compositores locais.

16 de Junho
Alê Moreira e Trio Altos da Serra
11h/ 16h30

O músico Alê Moreira é ex-aluno da Escola e se apresenta junto ao Trio que foi a atração na primeira Semana Angelino de Oliveira, em 1982. Juntos vão apresentar releituras das obras do compositor.

17 de Junho
Contando e Cantando Angelino de Oliveira
10h30/ 16h

A diretora Regina Blanco transformou letras de Angelino de Oliveira em esquetes teatrais, que serão apresentadas sob direção teatral de José Cláudio Lino.

18 de Junho
Coral da Escola Angelino de Oliveira
11h/ 16h30

Alunos apresentam canções de Angelino de Oliveira, sob regência de Jorge Cisneros.

19 de Junho
Homenagem à Angelino de Oliveira
Teatro Municipal de Botucatu
20h30

Noite de gala com apresentação do Coral Angelino de Oliveira e peça teatral Contando e Cantando Angelino de Oliveira.

20 de Junho
Corporação Musical Damião Pinheiro Machado
Praça Cavalheiro Virgílio Lunardi, Vila dos Lavradores
10h

27° Semana Angelino de Oliveira

EMEF Angelino de Oliveira
Rua Teotônio Araújo, 660 – 18608-330 – Vl Antártica
[14] 3882-1778

Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
Praça Coronel Moura, 27 - Centro
[14] 3882-9004

Três grupos de canto-coral disputam vaga para fase regional do Mapa Cultural Paulista

A disputa na categoria Canto Coral do Mapa Cultural Paulista será entre três grupos da cidade: Coral Municipal, Coral APM- Unimed e Coral Aitiara.

Para concorrer a vaga na fase regional do Mapa, os grupos se apresentam neste domingo,14, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, às 20h.

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado por intermédio da Abaçaí Cultura e Arte que pretende identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que estimula a participação de seus municípios em atividades culturais.

O mapeamento será feito em quatro fases: Municipal, Regional e Estadual.

Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
Praça Coronel Moura, 27 - Centro
[14] 3882-9004

Livro divulga centro histórico de Botucatu

Um passeio pelo centro histórico de Botucatu pode revelar dados e curiosidades pouco divulgadas entre a população. Como o antigo Fórum, que foi projetado pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo, e era considerado um local assombrado pelos moradores. Ou ainda, o prédio da Escola Cardoso de Almeida, que foi um dos primeiros projetos com linhas neogóticas do País.

Estas e outras tantas histórias agora fazem parte do livro/guia “Passeios da Memória”, de autoria do Secretário Municipal, João Carlos Figueiroa. A publicação, que será lançada oficialmente neste mês, traz roteiros detalhados sobre o turismo histórico em Botucatu. “ Tentei fazer tudo de maneira bem simples e fácil, para auxiliar os guias turísticos no momento de levar os grupos”,explica Figueiroa.

Na opinião da Secretária Adjunta de Turismo, Priscila Ribas, a publicação é uma forma eficaz de promover o turismo na cidade, pois qualquer pessoa pode usar o guia, onde encontra anotações, curiosidades, fotos e histórico de cada prédio. Ela aposta também no uso da publicação nas escolas.

O livro demorou cerca de 2 anos para ser concluído e traz fotos de David José Devidé, Lidiane Godoy e José Maria Munoz Ventura, além de gravuras e documentos dos acervos de Maria Anna Moscogliato, Luiz Simonetti e João Thomaz de Almeida.

Irizar conquista ouro no pebolim individual

A Irizar conquistou a única medalha em disputa neste final de semana nos Jogos Industriários do SESI. O trabalhador-atleta Jossinei superou os quase 40 inscritos no pebolim individual e levou o ouro, vencendo na final o Rogério, da Embraer. A Embraer, campeã no ano passado, também ficou com o bronze com Adauri. As disputas foram realizadas no domingo, dia 7.

Esta foi a primeira medalha de ouro da Irizar, indústria especializada na produção de carrocerias de ônibus rodoviários de luxo, nos JOIS 2009. A empresa tem boas chances em várias outras modalidades. Os outros esportes que já conheceram seus campeões em 2009 são a pesca (Caio), a natação (Duratex) e o tênis de mesa (Caio).

A modalidade de damas, com 37 participantes, também estreou neste final de semana. No sábado, dia 6, foram realizadas as duas primeiras rodadas da competição. A fase final será agendada pela organização nas próximas semanas.

No sábado também foram realizados jogos de snoooker, futsal masculino e feminino, vôlei de areia masculino e feminino e tênis de campo. No domingo os JOIS contaram com disputas no snooker, futebol sete, futebol de campo, vôlei masculino e feminino e basquete. Todas as partidas foram válidas pela primeira fase da competição. Confira todos os resultados na tabela abaixo.

Próxima rodada – O destaque da próxima rodada é a bocha master, que estréia no domingo, dia 14, na cancha do Estádio Municipal a partir das 9 horas. Onze duplas estão inscritas.

Mapa Cultural Paulista: grupos teatrais se apresentam nesta semana

Os grupos teatrais botucatuenses Notívagos Burlescos e Chafariz participal da etapa municipal do Mapa Cultural Paulista e apresentam seus trabalhos nesta semana no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

A companhia Notívagos Burlescos participa com a peça Mirabelli, que conta a história do médium botucatuense Carmine Mirabelli, na quarta-feira, 10, às 20h30. Já o Grupo Chafariz leva para o palco o infantil Malasarteando, na quinta-feira,11, também às 20h30 no Teatro Municipal. Ambos os grupos já estão classificados para a fase regional do Mapa.

Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
Praça Coronel Moura, 27 - Centro
[14] 3882-9004

Confira a programação do Cruzando os Bons Ares

Neste sábado, 13, a Prefeitura Municipal de Botucatu promove o evento aéreo Cruzando os Bons Ares, com participação da Esquadrilha da Fumaça, no Aeroporto Municipal Tancredo Neves, a partir das 13h.

Além dos pilotos da Esquadrilha, os shows com acrobacias aéreas também serão apresentados pelos aviões da Esquadrilha OI e por um girocóptero, conforme a programação abaixo:

13h30- apresentação Esquadrilha OI
14h00- apresentação girocóptero
14h30- apresentação Esquadrilha OI
15h00- apresentação girocóptero
15h30- apresentação Esquadrilha OI
16h00- apresentação Esquadrilha da Fumaça
17h00- apresentação girocóptero

A Prefeitura Municipal ainda disponibiliza ao público oficinas recreativas, monitores credenciados, exposição de aviões, exposição dos karts dos pilotos da F1, Felipe Massa e Michael Schumacher, aeromodelismo, praça de alimentação, brinquedos infláveis, stand de venda com produtos da Esquadrilha, ambulatório e estacionamento gratuito no recinto, ITE e FATEC.

A entrada é gratuita e haverá linha especial de ônibus saindo da Igreja São Benedito para o Aeroporto a partir das 12h, com retorno ao camelódromo após às 17h.

Subsecretaria de Comunicação e Informação

Circuito regional de Skate em Botucatu

Acontece durante o mês de junho e todo o segundo semestre, a etapa do Circuito Regional de Skate em toda a região. A competição vai contar com diversas competições em 6 cidades diferentes e contará com diversas categorias.

Em Botucatu, a disputa acontece no próximo dia 14 de Junho. A cidade será sede da primeira etapa que será realizada no bairro da Cohab 1, a partir das 9h. As categorias em disputa no próximo domingo serão iniciante, mirim e infantil.

Além de Botucatu, o campeonato terá etapas em Pratânia, Pereiras, Lençõis Paulista, Borebi e Areiópolis. As competições estão marcadas para acontecer até o dia 6 de Dezembro e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu.

Subsecretaria de Comunicação e Informação

GCM recolhe menor em rodovia

A Guarda Civil Municipal [GCM] foi acionada na noite de domingo [7] por um motorista que encontrou uma adolescente às margens da rodovia João Hipólito Martins [Castelinho]. Segundo informações, ela aparentava estar sob o efeito de drogas e correndo risco de atropelamento.

De acordo com a GCM, o motorista que telefonou para a Central de Comunicação tentou conter a menor, mas não conseguiu.

Os guardas conseguiram acalmar a menina que foi levada para casa pelo Conselho Tutelar.

O telefone da GCM é 199

Subsecretaria de Comunicação e Informação

Agente internacional fará seleção de modelos em Botucatu

No próximo dia 12 de junho (Sexta-feira), das 16H às 20H, na Livraria Nobel, acontecerá uma seleção de new faces, destinada a jovens que tenham interesse e perfil para ingressar na carreira de modelo.

O evento é organizado pela fotógrafa Malu Ornelas, em parceria com Jeff Carani, diretor geral da agência Modelos-Inc, com base em Denver, Colorado - Estados Unidos.

Na ocasião Carani promoverá também, às 21H, uma oficina com informações sobre o mundo da moda.
Os interessados devem ter de 13 a 21 anos, no caso de meninas e entre 16 e 21 anos para meninos. A seleção é gratuita e a oficina é aberta ao público.

Jeff Carani, que é botucatuense e mora nos Estados Unidos há 25 anos, está na Cidade especialmente para iniciar um projeto em parceria com Malu Ornelas, com o objetivo de descobrir novos modelos de Botucatu e região, com grandes chances de investimento no mercado internacional da moda.

A livraria Nobel fica na Avenida Dom Lúcio, 647 - Centro, Botucatu. Mais informações: (14) 3814-4773.

Movimento Teatral vai inaugurar sede

A Associação do Movimento Teatral de Botucatu vai inaugurar, no dia 19 de junho, sua sede, no 2º piso do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, em solenidade, às 20 horas.

O local cedido pela administração do teatro e Secretaria Muncipal de Cultura, foi preparado e recuperado para receber o que a diretoria da entidade vem chamando de CPT - Centro de Pesquisa Teatral.

A sala recebrá o nome de Kim Marques, em homenagem ao dramaturgo que fundou a Companhia Chafariz de teatro. Durante o evento também serão hom enageados a dramaturga Solange rivas e o escritor Francisco Marisn, que foi nomeado patrono honorário da entidade.

Espetáculos classificados pelo Edital de Ocupação do Municipal

A Secretaria Municipa de Cultura divulgou esta semana a relação de espetáculos contemplados pelo Edital de Ocupação do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

As atrações serão apresentadas ao longo do ano e garantem às companhias contempladas privilégios especiais, como isenções de taxas e oferecimento de serviços gratuitos.

Segundo informações da Secretaria, o número de projetos inscritos não foi elevado e a Pasta reservou-se o direito de aceitar todas as propostas com ressalvas para aquelas que não atendem aos critérios do edital. Não está excluída a possibilidade dos projetos serem realizados e que recebam apoio pela Secretaria.

Espetáculos que atendem aos requisitos do edital: O Circo Chegou, Noite do Pífano, Lago dos Cisnes, Show da Banda Bambu, Sacra e Profana Magia.

Atendem aos requisitos com ressalvas - VI Poesia Aitiara, Grupo de Poesia Aitiara, Hamlet, O Semáforo Encantado e Grupo de Teatro da Aitiara.

Não atendem requisitos do edital de ocupação - Projeto Yume, Festerê, Fejasa, Festival de Monólogos e Teatro do Polvo. (RF)

“Guerra dos Sexos!” no Teatro de Botucatu

A Companhia de Teatro Comédia ao Cubo apresenta sua visão da “Guerra dos Sexos”, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, no próximo sábado, dia 13, às 20h30.

O espetáculo conta com a participação da atriz Ana Morisa, que já atuou em programas humorísticos como “A Praça É Nossa” (Rede Globo) e “Sem Controle” (SBT), e do ator e diretor Shane Morgan.

O grupo acredita na máxima de Shaskespeare: “Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia” e acrescenta que maior que o abismo entre o céu e a terra é o abismo entre o homem e a mulher.

Na produção eles mostram que milhões de anos de evolução não foram suficientes para diminuir a distância entre os sexos e por essa razão, a Companhia decidiu mostrar muitas dessas diferenças, com muito humor, nos palcos do Brasil.

A atração mostra uma seleção de cenas e esquetes cômicas que vão do besteirol ao “non sense”, das piadas tradicionais ao humor mais inteligente.

Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia) e passarão a ser vendidos na próxima semana, na bilheteria do teatro, na Praça Coronel Moura, nº 27. Informações pelo telefone: (14) 3882-9004

Esculturas de Zeca Godinho no Mac

O artista plástico Zeca Godinho vai expor seus trabalho de escultura, no Museu de Arte contemporânea Itajahy Martins (MAC) entre os dias 10 e 27 de junho, das 9 às 18 horas.

Zeca, ou José Godinho, é escultor e marceneiro autodidata conhecido pelo refinamento técnico, pela qualidade da produção e pelas madeiras de casas de fazenda e estações ferroviárias demolidas que coleciona desde os 15 anos de idade. Ele atuou como parceiro brasileiro junto a designer canadense Cristina Covello, escolhido pela empresa StraaT para o projeto ‘Toronto + Botucatu’ de novembro de 2008 a fevereiro de 2009.

A dupla se juntou por dois meses na oficina do marceneiro, em Botucatu, com o desafio de desenvolver uma linha de objetos sustentáveis, capazes de fortalecer uma rede local de fornecedores e produtores e de lidar com a questão do descarte.

Com sede em Botucatu (SP), a Straat desenvolve projetos que associam produção de design e difusão de conhecimento à cena comunitária e artesanal brasileira, com foco na inovação de processos e produtos. Seus programas de intercâmbio envolvem estudantes de design do Brasil, Holanda, Estados Unidos, Japão e Canadá, além de parcerias com empresas como Tok & Stok (SP) e grupos como o Droog Design.

O MAC fica na Avenida Dom Lúcio, nº 755. As visitas acontece das 9 às 12 horas, desegunda a sexta-feiras, e das 9 às 14 aos sábados.

Viagem Literária chega a Botucatu

Este ano, Botucatu foi inserida no projeto “Viagem Literária”, da Secretaria de Estado da Cultura e promoverá atividades ligadas a literatura entre este mês e novembro.

A abertura será no dia 17, com o módulo “Bate-papo com o autor: Leituras Escolhidas”, que trará ao município o escritor Manalton Braff, para uma palestra sobre o livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, às 19h30 na Biblioteca Municipal Emílio Peduti.

Em agosto o projeto contempla o público infantil com contação de Histórias. Em setembro e outubro estão programadas visitas de escritores à Cidade. Fechando as atividades, em novembro, haverá uma Oficina de Criação de Histórias.

Em todo o Estado, o projeto desenvolverá 275 atividades, que têm como objetivo estimular o hábito da leitura e o incentivo à aproximação da Biblioteca Municipal.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

O programa foi lançado em 2008, e vem sendo considerado um dos mais amplos e diversificados projetos voltados ao livro e à leitura no Estado.

Na sua primeira edição, as 40 cidades contempladas, e receberam autores e artistas consagrados atraindo milhares de pessoas às Bibliotecas. Em 2009, o programa cresceu: são 55 cidades participantes. (RF)