O paciente tem 24 anos, e reside em Itatinga. Como já informou a Assessoria de Comunicação da faculdade, o paciente poderia ter ficado em monitoramento domiciliar, mas, por precaução, foi internado na Enfermaria de Moléstias Infecciosas do HC, em isolamento respiratório e de contato, instalado em um quarto com pressão negativa e todas as demais condições necessárias. Ele foi encaminhado pela rede de saúde de Itatinga, através da Central de Vagas.
Histórico
O rapaz, que permaneceu no Japão durante um ano e meio – onde há quatro casos da doença confirmados – voltou para o Brasil dia 7 de maio. No entanto, durante o percurso de retorno, foi de Tóquio até Los Angeles, Estados Unidos – local onde também há diversos casos confirmados de “gripe suína”. O paciente permaneceu no aeroporto por três horas. No trajeto citado não teria utilizado a máscara protetora.
Ao chegar ao Brasil, viajou para Itanhaém, quando começou a sentir dores de cabeça, muscular, no peito, tosse e diarreia. O paciente disse aos médicos que teve febre, mas não chegou a medir a temperatura, por isso ainda não é possível afirmar que trata-se de um caso suspeito. Segundo os médicos do HC, não há motivo para que os moradores de Itatinga se preocupem.
Dia 9 de maio ele chegou à Itatinga, onde permaneceu até esta quarta-feira, 13 de maio e foi posteriormente encaminhado para o HC. O jovem é classificado como “Caso de Monitoramento”.