maio 04, 2009

Varal de lixo hospitalar na estrada Geraldo Biral

Texto e fotos - Renato Fernandes

A reportagem do blog O Grito Notícias e jornal Diário da Serra encontrou na tarde de segunda-feira, dia 4 de maio, um verdadeiro varal com lixo hospitalar, improvisado em uma cerca, na estrada rural Geraldo Biral.

A área já é conhecida pelo despejo de entulho e lixo sendo alvo constante de reclamações de ambientalistas e da população em geral. Para conter esse despejo irregular foi construída uma cerca no local, cerca essa que exibia ontem, várias bolsas de “Solução para Diálise Peritoneal”.

Aproximadamente 20 bolsas estavam espalhadas
em área lateral da estrada Geraldo Biral


A reportagem denunciou a agressão ambiental à Vigilância Sanitária do Município, que rapidamente foi até o local e recolheu aproximadamente 20 bolsas. Várias delas cheias. Os recipientes registram como data de fabricação o dia 13 de agosto de 2008 e o vencimento apenas em 2010.

Segundo as agentes que recolheram o lixo, Vera Lúcia Nascimento e Aparecida Venâncio Paganini, o material será incinerado.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB, este tipo de bolsa é enviada à casa dos pacientes diretamente pelo laboratório e são utilizadas por pacientes com doença renal crônica. Elas são colocadas na região do abdômen para eliminar do sangue substâncias que não devem mais ficar no organismo . “Não há nenhuma possibilidade das bolsas terem saído do Hospital das Clínicas. Os pacientes passam pela unidade, para consulta, uma vez ao mês”, informa a assessoria.

Através do número do lote presente nas bolsas encontradas pela reportagem, o paciente deverá ser localizado e convidado a comparecer ao HC para que receba, novamente, as orientações adequadas. A equipe de Diálise do hospital pede, rotineiramente, a todos os pacientes que não descartem o material no lixo comum ou em qualquer outro lugar.

Leia também "Estrada com potencial turístico vira lixão a céu aberto"

Veja mais imagens do despejo de lixo hospitalar clicando na exibição de slide abaixo

Pós-Graduação do IB promove 9º Workshop de Genética

Nos dias 23 e 24 de maio, será realizado, no anfiteatro Casa da Arte, o 9º Workshop de Genética do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu.

O evento contará com as palestras “Dieta e danos no DNA”, ministrada por Marcelo Sady Plácido Ladeira, da Faculdade de Medicina (FM) da Unesp; “Aplicações biotecnológicas do RNAi”,assunto abordado por Thiago Campos Pereira, pesquisador do
Laboratório de Genética Molecular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e “A criação de um banco nacional de dados genéticos criminais”, tema enfocado por Norma Bonacorso, do Instituto de Criminalística de São Paulo.

Na oportunidade, ainda serão apresentados o assuntos “Células tronco: da biologia às reais possibilidades de uso terapêutico”,por Marimélia Porcionatto, docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e “Novas tecnologias para o estudo de SNPs (polimorfismos de nucleotídeo único)”, pelo biólogo Robson Carvalho, da Applied Biosystems do Brasil.

Também integrará a programação do Workshop, a mesa-redonda “Aplicações da citogenética moderna nas diferentes áreas”, e que terá as participações de André Vanzela, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sílvia Regina Rogatto, da FM da Unesp, e Marta Svartman, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O evento, que é organizado pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – área de concentração em Genética, ainda contará com diversos minicursos.

Para mais informações e inscrições, acesse o site
http://www.ibb.unesp.br/eventos/workshop_genetica/index.php

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Instituto de Biociências

Monte Mor terá sessão de cinema ao ar livre

Por Renato Fernandes

O projeto “Cinema da Gente“, desenolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, com a proposta de promover sessões ao ar livre em bairros com dificuldade de acesso a eventos artísticos e culturais, acontecerá neste mês, no Jardim Monte Mor. O evento está programado para as 19h30, do dia 16 de maio, quando estará em cartaz o filme nacional “Os Porralokinhas”.

Em abril, o projeto atendeu o Conjunto Habitacional Humberto Popolo (Cohab 1), quando foi projetado o longa nacional “Casamento de Romeu e Julieta”, de Bruno Barreto, na Praça Adib Jorge Saad. Essa será a terceira edição do projeto, que foi lançado no bairro rural de César Neto, em março.

A aventura infanto juvenil, tem aproximadamente 120 minutos e estreou no Brasil em dezembro de 2007, pelo estúdio Paramount Pictures. A direção é assinada por Lui Farias.
A história se passa na floresta, onde uma pequena índia é salva da morte por um amuleto mágico na forma de sapo.

O talismã é cobiçado pelo vilão Pierre Caiman. Após 36 anos, um grupo de crianças decide onde irão passar as férias de verão, e escolhem o acampamento Coração da Mata, comandado pelo Tio Maneco e pelo índio Kolu.

Lá, eles são surpreendidos por Caiman, que tenta reaver o talismã perdido. Macarrão, um dos meninos, é raptado pelo vilão, assim como o próprio Tio Maneco. Então, as crianças cariocas e o pequeno índio, com a ajuda de uma muambeira disfarçada de monitora do acampamento, decidem enfrentar inúmeras aventuras para resgatar os amigos e impedir que Caiman tenha o poder sobre a milagrosa pedra.

Senac promove a 4ª Feira Itinerante de Troca de Livros

O Senac de Botucatu promoverá entre os dias 5 e 9 de maio a 4ª Feira Itinerante de Troca de Livros, em sua unidade, localizada na Rua Raphael Sampaio, nº 85.

Serão oferecidos para a troca obras de literatura, romances, conteúdo técnico, didáticos, religiosos, políticos, entre outros. A ideia é que o leitor traga um livro e leve outro. A mostra permanecerá aberta para visitação, das 13 às 21h30. A entrada é franca. Informações pelo telefone: (14) 31121150.

O projeto percorre várias unidades do Senac, com isso os livros acabam circulando de forma mais abrangente, incentivando o hábito à leitura.

Festa do Dia das Mães da rádio PRF-8 terá bolo com 50 metros

Por Renato Fernandes

No dia 9 de maio o Recinto da JVC Eventos receberá mais uma edição da tradicional festa em comemoração ao Dia das Mães da Rádio Emissora de Botucatu PRF-8, evento que acontece há 50 anos. No mesmo dia a F-8 estará distribuindo um bolo medindo 50 metros, e será montado no local do evento.

A festa é tradicional e premia a população, através de sorteio de cartas, com vários produtos fornecidos pelo comércio local. Serão distribuídos, um dormitório completo, geladeira, bicicletas, aparelho de DVD, televisor, fogão, cafeteira, liquidificador, aparelho de celular entre outros.

Para participar, os interessados devem escrever cartas com o nome de mãe e filho. A postagem do envelope pode ser feita em urnas que estão espalhadas pela cidade.
A direção da emissora explica que não é necessário selar ou utilizar envelopes comprados.
A festa contará com apresentações musicais diversas, da dupla Ramiro Viola & Pardini e o cantor Nilton César.

Mapa das Urnas: Supermercado Manzini – Cohab 1;Tapeçaria Santa Terezinha, - Bairro Lavapés; Depósito de Bebidas Gomes – Vila Maria; Sky sorvetes – Vila dos Lavradores; Padaria Duas Irmãs – Vila Santana; Ginásio Municipal de Esportes – Bairro Alto. (RF)
- Supermercado Paulista – Vila Paulista;
- Drogalíder – Vila Aparecida.