maio 02, 2009

Academia Shaolin, de Botucatu, participa de campeonato regional de kung-fu

Por Flávio Fogueral

Dois atletas da Academia Shaolin de Kung-Fu, de Botucatu, participaram dias 25 e 26 de abril, em Valinhos, do Campeonato Regional de Kung Fu. A promoção do evento foi da Secretaria de Esportes e Lazer do município, Academia Shaolin do Norte e da Federação Paulista de Kung Fu.

Válida como seletiva para o Paulista da modalidade, o campeonato reuniu mais de 400 participantes de 16 cidades divididos em duas modalidades. As apresentações com armas tradicionais chinesas ou com as mãos livres aconteceram no dia 25; enquanto que as competições de combate (boxe chinês) foram realizadas no dia seguinte. Foram realizadas, paralelas ao campeonato, competições de tai chichuan.

Os representantes botucatuenses foram Luiz Gustavo, que participou do regional na modalidade rotina mãos livres/juvenil e Rafael Rodrigues (mãos livres/ adulto). Ambos contaram na disputa com o professor da Academia Shaolin, Ronaldo Fogueral como técnico e tiveram participação modesta na competição.

“O Regional, como sendo uma seletiva para o Paulista, reúne número cada vez maior de participantes e são atletas de alto nível. O kung fu é uma das artes marciais mais completas e recebe cada vez mais praticantes no país”, declarou Fogueral.

Mesmo sem obter vitórias expressivas na competição, o treinador comemora a participação dos dois atletas por ser uma vitória. Ambos corriam o risco de nem conseguirem participar do regional, devido à falta de patrocínio. Para financiar a viagem foram rifadas duas cestas de chocolate, explica Fogueral.

O kung fu, ou wushu (arte da guerra) nasceu na China da necessidade de seus habitantes na luta contra animais ferozes e inimigos a partir da observação da movimentação dos animais. Atualmente conta com centenas de estilos e auxilia no desenvolvimento pessoal ao trabalhar o bem-estar físico e mental. Em Botucatu, esta arte milenar pode ser praticada na Academia Shaolin de Kung Fu Botucatu, localizada na Rua Dr. Cardoso de Almeida nº 2600 (Academia Quali Vida). As aulas acontecem aos sábados e domingos, a partir das 15 horas.

Serviço
Academia Shaolin de Kung Fu Botucatu
Aulas aos sábados e domingos, a partir das 15 horas
Endereço: Rua Dr. Cardoso de Almeida nº 2600
e-mail: shaolinbotucatu@yahoo.com.br