abril 25, 2009

ABR.3 visita Som Livre no Rio de Janeiro

A relação entre a Som Livre e a ABR.3 se fortalece cada vez mais. Os garotos do grupo foram convidados pelo presidente da gravadora no Brasil, Leonardo Ganem, para conhecer as instalações da empresa no Rio de Janeiro e conferir de perto o planejamento de divulgação do CD que será lançado em breve. A reunião também contou com a presença do empresário Carlinhos Romagnolli, responsável pela carreira da banda.

"Fomos discutir os detalhes do lançamento do novo disco e o planejamento da divulgação nas rádios e TVs de todo o País”, explica o baixista Rafael Basso. "Ficamos muito impressionados com o profissionalismo e a dedicação que toda a equipe da Som Livre está nos dando. Eles estão acostumados a fazer este tipo de trabalho”, diz o baterista André Nascimento. "Tivemos a oportunidade de conhecer os estúdios, os departamentos de marketing, jurídico e design gráfico. Foi legal ver os estúdios por onde já passaram tantos artistas renomados”, conta o vocalista Pedro Langona.

Depois de visitar as dependências da gravadora, os integrantes da banda se reuniram com Leo Ganem, onde ouviram as ações que serão desenvolvidas para o grupo e tocaram algumas músicas do novo CD a pedido do presidente. A Som Livre é responsável pela distribuição do CD e também pela divulgação nas empresas do Sistema Globo. Já a LGK, cuida da divulgação nos demais veículos de comunicação.
LGK - Pedro, André e Rafael aproveitam a estada no Rio de Janeiro para conhecer também as novas instalações da LGK, instalada no mesmo bairro, o Flamengo. O grupo se reuniu com o presidente Líber Gadelha, que apresentou o calendário de divulgação do CD.

"Ficamos empolgados com o rumo que nossa carreira está tomando. Até então não tínhamos tido um contato tão direto com os vários profissionais que estão trabalhando com a gente”, comemora André Nascimento.
Pré-venda – Apesar de ainda não ser lançado oficialmente o novo CD da ABR.3 já está disponível para pré-venda nos sites da livraria Saraiva (http://www.livrariasaraiva.com.br), som Livre (http://www.somlivre.com), Submarino (http://www.submarino.com.br), Videolar (www.videolar.com) e Fnac (http://www.fnac.com.br).

Para conferir a agenda de shows, as notícias ou fazer parte do fã clube do ABR.3 acesse www.abr3.com.br.

Dúvidas em torno da data oficial de execução do clássico Tristeza do Jeca

Por Renato Fernandes

Na semana do 45º ano de morte do cantor e compositor Angelino de Oliveira, um momento marcante na carreira do cantor ainda não foi plenamente esclarecida, a data da execução oficial do clássico “Tristeza do Jeca”, a data divulgada atualmente, coloca o dia 24 de maio de 1918, como data original, tendo como palco o Clube 24 de Maio.

O livro: “Angelino de Oliveira - O inspirado autor de Tristeza do Jeca”, de Marilda Baunguertner Cavalcante cita que a canção foi executada em 1918, na solenidade de posse de Nestor Seabra, no referido clube. Entretanto, ele foi empossado em 1919.

Consultando arquivos do Correio de Botucatu dos anos de 1918, não se encontra menção à canção. A única matéria que faz referência à posse da diretoria do 24 de maio, naquele ano, cita que a sessão solene foi presidida pelo juíz Joaquim Mamede, resslatando que na ocasião, os músicos Afonso Celso Dias, Luis Castro Azevedo e Maria Banducci, interpretaram trechos de canções difíceis.

Nos arquivos de 1919, a matéria referente à posse de Nestor Seabra , foi publicada na edição nº 1229, do jornal Correio de Botucatu, que circuloiu no dia 31 de maio de 1919, e não faz citações À interpretação de “Tristeza do Jeca”.

A única citação à canção, nos jornais daquele ano, surge na edição nº 1.259, do dia 18 de novembro de 1919, na matéria intitulada: “15 de novembro”, no seguinte trecho “A Sessão Cívica em comemoração à data de hoje, promovida pela Comissão Regional de Escolteiros, a realizar-se no Club ‘24 de Maio” obedecerão a seguinte ordem: I - Hino Nacional; II - abertura da sessão, pelo professor Deoclaciano Pontes, presidente da Comissão Regional de Escoteiros; III - Conferência, pelo Dr. Octaviano Carlos de Azevedo; IV - Alma do Jéca, letra e música de Angelino de Oliveira, cantada pelas srtas. Maria Banducci e Amélia Gouveia, sendo o acomp-anhamento feito pelos srs. José A. Wagner e Angelino de Oliveira...”.

Nem mesmo os livros atas do clube 24 de Maio, que estão guardados no Centro Cultural de Botucatu, trazem menção à primeira execução ofocial da música Tristeza do Jeca. “Não existe dado algum a respeito da execução em 1918 e nem mesmo em 1919. Até o momento, essa data ainda permanece confusa”, disse o presidente do Centro Cultural de Botucatu, João Carlos Figueiroa.

Surto turbinado em sessão domingo, no Municipal de Botucatu

No domingo (dia 26/abril), às 20h30, o Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci receberá o espetáculo “Surto Turbinado”, com os atores Rodrigo Fagundes (O Patrick do programa Zorra Total), Wendell Bendelack e Flávia Guedes.

Na comédia, quatro atores cansados do fracasso, da vida comum, da manipulação da mídia, de bundas, peitos, de situações que viram referência de um mundo de cabeça para baixo resolveram dar um giro de 360º em suas vidas, parar no mesmo lugar e tirar sarro dessa realidade.

Surto é um espetáculo que reúne esquetes que prezam pela demência de seus personagens, que a cada minuto se encontram, esbarram na rua, assistimos na televisão, vivem conosco em nossas casas. SURTO é nada mais que isso. Perceber o absurdo da vida pelo simples prisma do humor.

Segundo so pordutores locais do espetáculo, Surto se transformou em uma peça cult, onde as pessoas assistem inúmeras vezes e, que, por curiosidade, ganhou fãs e participação de famosos, como: Luana Piovanni, Ângela Bismarck, Bruno Gagliasso e Lázaro Ramos.

A peça recebeu indicações no Festival de Esquetes “Curta Cena” (melhor texto, melhor direção, melhor esquete, e vencedor no prêmio de melhor ator para Rodrigo Fagundes com a personagem Ângela Botox).

Domingo no Parque acontece dia 26

Hoje, domingo (26 de abril), é dia de Música no Parque em Botucatu. O projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai oferecer durante todo o dia uma série de atrações culturais voltadas, especialmente, para as crianças.

Cama elástica, tobogã, piscina de bolinha, castelo inflável, brincadeiras de pintura de rosto, escultura com bexigas e noções básicas de escoterismo são algumas das atividades que animarão os participantes.

Além disso, haverá barracas de salgados, objetos artesanais e flores.
No palco há também espaço para música, dança e teatro.

Confira a programação:
• 10h Banda Municipal
• 14h/ 14h30/ 15h30- Grupo Hip Hop 'Arte de Rua'
• 15h- Peça Infantil ' O Ladrão da Alegria'
• 15h15 Peça teatral 'Substituição'
• 16h- Banda Golpe Baixo

A Prefeitura Municipal irá disponibilizar ônibus escolar de graça com paradas nas escolas Paulo Guimarães, Armando Salles de Oliveira, creche Municipal do Jardim Brasil, Joana D’Angelis, Paratodos, Escola Francisco Guedelha [Pq. Marajoara], na Obra Madre Marina [Vila Real], na igreja Assembléia de Deus [no Jd. Santa Elisa], na Unifac, no Posto de Saúde do Jd. Monte Mor e na escola do Jardim Flamboyant.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação

45 anos sem Angelino

Por Renato Fernandes

Há 45 anos, falecia em São Paulo o cantor e compositor Angelino de Oliveira. O artista nasceu em Itaporanga, também em abril, no dia 21. Entre os aniversários de nascimento e morte, um colecionador, que pediu para ter o nome preservado, apresentou uma caderneta de trabalho do músico.

A notícia sobre o material inédito foi divulgada na edição de ontem do Diário da Serra e chamou a atenção de músicos, artistas e jornalistas. O violeiro e secretário Municipal de Cultura, Osni Ribeiro, cita que materiais referentes à vida e obra do Angelino são difíceis de serem encontrados. “O material referente ao Angelino é super disperso. Não existe um acervo organizado, então, praticamente não temos nada que ele tenha deixado”, disse.

O jornalista Sérgio Santa Rosa, autor do livro sobre o movimento musical Cururu: “Prosa de Cantador”, defende uma análise detalhada da agenda. “A arte do Angelino de Oliveira é pouco conhecida, o que temos são suas músicas, mas existe muita coisa que ainda não foi encontrada. Todo o material referente ao artista e seu trabalho é bem vindo”, coloca.

Segundo ele, seria importante disponibilizar esse material para a consulta de pesquisadores e historiadores. “É um material importantíssimo, inclusive, para a história do rádio em Botucatu”, sugere.

Ramiro Vióla, da dupla sertaneja “Ramiro Vióla e Pardini”, também coleciona material referente ao cantor, e destaca que reunir todo o conteúdo referente ao artista é fundamental para a compreensão da história da música sertaneja no interior de São Paulo, principalmente na região de Botucatu. “Reúno tudo o que encontro desses artistas sertanejos de antigamente. Acho fundamental concentrar o que temos sobre o Angelino para podermos contar e cantar, um pouco de nossa história”, comenta.

Artista - Angelino de Oliveira, compositor e instrumentista, era filho único de modestos lavradores que se mudaram para Botucatu quando ele tinha seis anos. Autodidata, tocava violão, guitarra portuguesa e

Lobisomem de Pratânia, desorientado, dando entrada no hospital

A imagem abaixo apresenta cenas fortes do Lobisomem de Pratânia dando entrada no hospital de Botucatu. Aparentemente, o animal se encontra desorientado e confuso, mas ainda está vivo.

A foto é rara. Após o flagrante ninguêm sabe para onde o animal foi direcionado. O Lobisomem tem muita semelhança com o ser humano , o que assusta os menos avisados.

O que vocês verão é algo que foi conquistado com exclusividade pelo blog Secos e Úmidos. Material que foi passado por um estudante que passava por perto e cuidadosamente conseguiu registrar o momento com seu aparelho celular.

Professores e especialistas de Botucatup resolveram se calar e não comentaram nada a respeito da fotografia, a única afirmação é que ela é falsa.

Confira abaixo a impressionante imagem do Lobisomem desorientado de Pratânia que passou por Botucatu.


Guardas Mirins de Botucatu terão aulas gratuitas de judô

Por Renato Fernandes

Aproximadamente 120 adolescentes atendidos pela Guarda Mirim de Botucatu, passaram a contar desde ontem, com um benefício gratuito: aulas de judô, ministradas pelo professor Argeu Maurício de Oliveira (foto).

O lançamento oficial ocorreu na manhã de hoje (sábado 25/04/2009), às 10 horas, e contou com a presença de autoridades políticas, e todo o efetivo da Guarda Mirim.

A assistente social da entidade, Thaís Rodrigues, o projeto tem como meta acrescentar vivências aos agentes mirins. “A intenção não é simplesmente ensinar uma arte marcial aos adolescentes, mas sim noções de disciplina e respeito”, disse.

Para o agente mirim, Júlio Cezar, 16 anos, essa é a oportunidade que ele nunca teve para praticar esporte. “É muito importante participar dessas aulas, principalmente para adquirir conhecimento que [é algo que ninguém nos tira”, comenta.

Os adoslecentes atendidos pela entidade podem se inscrever a partir de segunda-feira, na Praça Carlos Gomes, nº 5.

Justiça fecha curso de medicina de Pernambuco que funcionava sem autorização do MEC

Da Agência Brasil

A Justiça Federal de Pernambuco determinou a suspensão das atividades da Faculdade de Medicina de Garanhuns (PE).

A instituição particular de ensino, mantida pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), funcionava desde junho de 2008 sem credenciamento e autorização do Ministério da Educação (MEC).

A faculdade argumentava que tinha autorização do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco para funcionar, mas por determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a autorização, credenciamento, reconhecimento e supervisão de cursos é de responsabilidade da União.

Em junho do ano passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) denunciou a abertura irregular do curso. O MEC tentou impedir a realização do vestibular, mas a instituição conseguiu cassar a liminar. As provas foram aplicadas e 60 alunos foram matriculados.

A sentença da juíza federal substituta Amanda Gonçalves Stoppa determina que as atividades da Fameg devem ficar suspensas “até que seja devidamente autorizado o seu funcionamento pelos órgãos competentes”.

A juíza também condenou o ITPAC a devolver o dinheiro pago pelos alunos pela inscrição no processo seletivo, matrícula e mensalidades. O instituto também deverá ressarcir cada estudante prejudicado por danos morais com o valor de R$ 10 mil.



Powered by ScribeFire.

Anvisa vai aumentar controle nas entradas do país para conter vírus que já matou 20 no México

Da Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (24) que vai intensificar o controle sanitário em portos, aeroportos e fronteiras do Brasil. A medida foi motivada pelo registro de casos de influenza humana no México. A doença, chamada de gripe suína, já matou pelo menos 20 pessoas naquele país. De acordo com a Anvisa, é possível que se trate do surgimento de um novo subtipo de vírus suíno.

Entre as medidas que serão adotadas pela agência nos pontos de entrada do Brasil estão a orientação aos viajantes a caminho ou procedentes do México, a vigilância em casos considerados suspeitos e a inspeção de cargas e bagagens. A Anvisa também deverá orientar e fiscalizar as medidas de limpeza e desinfecção em meios de transporte e nas dependências de portos, aeroportos e fronteiras.

A agência deverá divulgar nos próximos dias uma nota técnica sobre os possíveis riscos de contaminação e medidas complementares de prevenção. O documento está sendo preparado pelo Centro de Informações Estratégicas em Resposta e Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, responsável por emitir pareceres sobre as situações de emergência em saúde pública de importância internacional



Powered by ScribeFire.

2009: o ano do jornalismo no Twitter?

Steve Clayton, em um post recente, discute o Twitter como a nova fronteira para o jornalismo. A discussão parte de uma foto do pouso do avião no Rio Hudson, tirada por Janis Krums, que estava próximo ao local, e que foi postada inicialmente no Twitter, através do TwitPic. Segundo Clayton, essa fotografia marcaria a entrada do Twitter na mídia mainstream e a emergência da Internet em Tempo Real. Estamos diante, então, de pelo menos duas discussões:

Twitter e mainstream

No texto, ele discute que 2009 seria o ano em que o jornalismo no Twitter finalmente se tornaria mainstream (Clayton se refere ao fato de que o caso da foto do avião no Twitter chegou a ser bastante discutido na mídia tradicional). Não sei se chegaria a tanto - afinal, embora a ferramenta tenha tido um grande crescimento no número de usuários no último ano, ela ainda está um pouquinho longe do mainstream. Mas acho que dá para ao menos prever, com uma certa margem de segurança, que a ferramenta passará cada vez mais a ser usada para cobertura de fatos e eventos, em uma espécie de microjornalismo cidadão em tempo real (e o número de usuários vai continuar aumentando).

Twitter e tempo real

O grande potencial do Twitter está na rapidez da informação: pode-se usar celulares e outros dispositivos móveis para reportar acontecimentos assim que eles acontecem, direto do local do acontecimento. Há ainda inúmeras ferramentas auxiliares que permitem estender o limite de 140 caracteres, se for preciso (TwitBlogs), incluir imagens na atualização (como o próprio TwitPic), dentre outros recursos.


(Post extraído dos sites: Ponto Media e IUS Comunicator - Valorize o trabalho. Visite os endereços dos autores originais e confira mais informações)




Powered by ScribeFire.

Ciclistas assaltam pedestre na Vila Santana

Por volta das 17 horas de sexta-feira (24), Murilo S. S., caminhava pela Rua Salim Kalil, Vila Santana, quando ao passar pelo nº 130, foi abordado por dois elementos em uma bicicleta verde.

A dupla afirmou que estava armada e sob ameaça roubaram um celular Iphone preto e cinza, um relógio da marca Nike e R$ 200.

A única descrição dada pela vítima é que os assaltantes eram negros. O Boletim de Ocorrência foi elaborado no Plantão Policial de Botucatu.



Powered by ScribeFire.