abril 24, 2009

Botucatu: Campanha de vacinação contra gripe começa amanhã

A campanha de vacinação do idoso contra a gripe começa amanhã [25] e vai até o dia 8 de maio. Em Botucatu devem ser vacinados 16.804 pessoas com 60 anos ou mais. As doses serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h e em postos volantes nesse dia 25 [abaixo].

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, quem comparecer aos postos de vacinação nesse sábado [25] vai ganhar um brinde especial.

O objetivo é que a cobertura vacinal atinja 80% da população idosa. Em 2008, a vacinação em Botucatu, atingiu 66,5% da população alvo.

Em sua décima primeira edição, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso traz o slogan 'Deixe a gripe na saudade. Vacine-se'. Os objetivos são reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos.

A gripe é considerada uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias no Brasil e no mundo. No último século ocorreram três epidemias em escala mundial, responsáveis por mais de 50 milhões de mortes, problemas sociais e perdas econômicas. A Gripe Espanhola [1918], a Gripe Asiática [1957] e a Gripe de Hong Kong [1968]. Especialistas acreditam que uma nova pandemia poderá acontecer nos próximos anos, provocando milhões de casos da doença. A característica mutável do vírus influenza, causador da gripe, reforça esta hipótese.

A forma e a gravidade da gripe variam muito. Os principais sintomas são febre, calafrios e mal estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal.

Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza [gripe] e de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.

Postos volantes [somente amanhã, 25]

Praça do Bosque – 9h às 16h.

Supermercado Jaú Serve – Vila dos lavradores – das 9h às 16h30

Supermercado Paulista – das 9h às 16h30

Supermercado Central I [Centro] – das 9h às 16h30

Supermercado Central II [Jardim Paraíso] – das 9h às 16h30

Supermercado Pão de Açúcar – das 9h às 16h30

Mercadinho do Povo [Jardim Cristina] – das 9h às 16h

Supermercado Manzini [Cohab I] – das 9h às 16h

Ambulatório Regional de Especialidades – das 9h às 17h

Zona Rural


USF César Neto – 8h às 17h

USF Vitoriana – 8h às 17h

Rio Bonito [posto de Saúde] das 9h às 10h30

Porto Said [Colônia dos Pescadores] 10h45 às 11h30

Mina – 12h às 14h30

Alvorada da Barra [portaria] – das 14h40 às 15h10

Porto Areia Rays [escritório] das 15h20 às 16h

Zona Rural de Rubião Jr.

Monte Alegre – 9h30 às 10h30

Toledo – 11h às 11h30

Faxinal – 12h às 12h30

Belinda – 13h30 às 14h

Chaparral – 14h30 às 15h

Estância Serra D’água – 15h30 às 16h

Califórnia I – 16h30 às 17h

Zona Rural [CSE]


Fazenda Morro Vermelho - 8h30 às 9h

Fazenda Santa Maria do Araqua – 9h30 às 10h

Fazenda Recreio – 10h15 às 10h30

Fazenda Santo Antonio – 10h45 às 11h

Fazenda Moura – 11h15 às 11h30

Recanto Vista Alegre – 11h40 às 12h

Posto de Guarda – 12h às 12h15

Zona Rural – ESF – Aeroporto


Colônia Santa Marina – 11h às 11h45

Sítio Pinheiro – 12h05 às 12h50

Fazenda São José – 13h10 às 13h55

Três Sinos – 14h15 às 15h

Demétria – 15h20 às 16h05

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação



Powered by ScribeFire.

Botucatu realiza a coleta da Campanha do Agasalho sábado

Agasalhos e cobertores devem ser entregues somente aos atiradores do Tiro de Guerra e voluntários devidamente uniformizados com o camiseta da campanha.
 
Amanhã [25] é o dia da coleta da Campanha do Agasalho. Atiradores do Tiro de Guerra, e voluntários vão passar em todas as casas de Botucatu recolhendo as peças a serem doadas.

Vale lembrar que os agasalhos e cobertores devem ser entregues somente aos atiradores do Tiro de Guerra e voluntários devidamente uniformizados com o camiseta da campanha.

Nesse ano a campanha tem o diferencial que é o cadastro das famílias que precisam de agasalhos para que recebam roupas na numeração correta, por isso a campanha tem o slogan “Calor na Medida Certa”. As inscrições já superam 500 famílias - totalizando mais de duas mil pessoas que serão beneficiadas - e ainda podem ser feitas nos Centros de Referência em Assistência Social [Cras] – veja endereços abaixo.

As 40 mil sacolas para a destinação dos agasalhos já foram entregues pelos escoteiros do Gepa e atiradores do Tiro de Guerra. As embalagens foram dobradas e grampeadas com um folheto da campanha por meninos da Fundação Casa. “Foi um trabalho essencial para a campanha”, explica a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rachel Cury.

A distribuição dos agasalhos às famílias inscritas acontece entre os dias 25 e 29 de maio, nos Cras. As famílias que não se cadastraram também receberão as roupas, mas, assim como as cadastradas, terão que ir ao Cras mais próximo das suas casas para pegar os agasalhos.

A Campanha Calor na Medida Certa tem como parceiros a Sabesp, Tiro de Guerra 02-048, Grupo Escoteiro Padre Anchieta, Fundação CASA, Torta Digital e TV Record; e apoio das transportadoras Marcola, Aquarium e Binotto; Rosa Turismo, Eucatex, Duratex, Resiplan, Prodive, Corpo de Bombeiros, Correios, Newdoor, Padre Orestes e Tegen

Abaixo os locais de inscrições:



Setor Sul
CRAS Cohab I
Av. Mário Barbieris, nº 470
Fone: 3815-8395

Setor Leste
CRAS Jardim Ciranda
Rua Sebastião Gonçalves da Cunha, nº 304
Fone: 3882-9443

Setor Oeste
CRAS Rubião Júnior
Rua Gaetano Vidotto, nº 231 – Vila Formosa
Fone: 3813-7061

Setor Central
CREAS / CAMIM
Avenida Paula Vieira, nº 511 – Vila Ema
Fone: 3814-1698

Setor Norte
PIEC - Programa de Integração Educacional e Comunitário
R. Hermes Fonseca, nº 542 – Jardim Monte Mor
Fone: 3815-2427

Vitoriana
Turma Seis [em frente à escola]
Fone: 3814-3556

Atenção: os agasalhos e cobertores devem ser entregues somente aos atiradores do Tiro de Guerra e voluntários devidamente uniformizados com o camiseta da campanha.

Da Subscretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu



Powered by ScribeFire.

Rodada do varzeano tem cinco jogos no domingo

O campeonato varzeano amador terá cinco jogos nesse domingo [26]. Após quatro rodadas, o Dinamite lidera com 10 pontos ganhos [tabela abaixo].

No campo da Fazenda Lageado, às 10h, o Comerciários enfrenta o Beira Rio. Às 13h, o Misericórdia encara o Jardim Brasil e às 15h o União da Vila joga com o Sete de Setembro.

Na Vila Maria acontecem duas partidas. A partir das 13h30 jogam Colorado e Unidos de Botucatu; e às 15h30 Dinamite e Anhumas.

Campo da Vila Maria
13h30- E.E COLORADO X UNIDOS DE BTU F.C
15h30- DINAMITE F.C X ANHUMAS F.C

Campo Lageado
10h - COMERCIÁRIOS F.C X BEIRA RIO F.C
13h - MISERICÓRIDA F.C X JD BRAZIL F.C
15h - UNIÃO VILA F.C X 7 DE SETEMBRO

Da Subsecretaria Municipal de Comunidação e Informação de Botucatu



Powered by ScribeFire.

Lavapés terá festa do sorvete neste sábado

O Centro de Educação Infantil-Prof. Luiza de Campos Avellar Pires/Creche Chafia Cury convida a todos para participar da Festa do Sorvete que será realizada das 14h ás 17h neste sábado, 25.
O evento tem como objetivo promover a integração e a união da comunidade com a escola, oferecendo a todos momentos agradáveis, descontraídos, através de atividades educativas, culturais e sociais.
Toda a verba arrecadada será destinada a APM [Associação de Pais e Mestres] da unidade escolar e revertida aos alunos.

Programação de Atividades durante a festa:

Ofina I – Dobraduras com arte
Ofina II – Pintura de rosto
Ofina III - Pintura de rosto
Ofina IV – Brincadeiras recreativas no palco com músicas
Ofina V – Todos alunos e professores apresentaram números de dança [ 10 Apresentações]
Durante as atividades os parques da escola estarão disponíveis.

Festa do Sorvete:
End: Rua Curuzu - 2829 – Lavapés

Da Subsecretaria Municipal de Comunidação e Informação de Botucatu



Powered by ScribeFire.

Prefeitura de Botucatu promete providências para coibir o tráfico de drogas na cidade

A Polícia Militar de Botucatu apreendeu nesta semana mais de 900 papelotes de crack e 70 gramas de cocaína em duas operações. De acordo com o depoimento dos traficantes, as drogas eram vendidas por um serviço de disk na cidade.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança, já havia levantado possíveis problemas com o consumo e venda de drogas em Botucatu e tomou algumas providências. De acordo com o Secretário de Segurança, Adjair de Campos, uma câmera com alcance de 360º foi instalada em frente a Catedral Metropolitana, um dos pontos de venda durante o final de semana. “O equipamento é monitorado da sede da Guarda Municipal e já nos ajudou a controlar a venda de drogas, furtos e até barulho, já que há um dispositivo de aúdio instalado”, explica o Secretário.

O plano de governo prevê a instalação do monitoramento nas principais ruas da cidade, incluindo toda a extensão da Rua Amando de Barros, Avenida Dom Lúcio, Dante Delmanto, Major Matheus, entre outros.

Outra medida que deve ser efetuada em breve pela Prefeitura é o fechamento dos bolsões de estacionamento da Avenida Dom Lúcio após às 23h. “ Já conversamos com os comerciantes da área e eles acreditam que o local atrai muitas pessoas que consomem drogas, afastando, inclusive, os clientes”, disse o Prefeito João Cury.

A atitude pode não ser vista com “bons olhos” pelos jovens que freqüentam o local, mas a intenção da Prefeitura é disponibilizar um outro espaço com infra-estrutura e segurança adequada para o lazer da população.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação




Powered by ScribeFire.

Botucatu busca parceria com Programa Melhor Caminho

A Prefeitura Municipal, em uma ação conjunta entre a Subsecretaria de Agricultura e Secretaria de Obras, entregou um documento para a assinatura do convênio do “Programa Melhor Caminho”, que leva o desenvolvimento de tecnologias de engenharia de conservação de estradas rurais que servem de acesso às populações e escoamento da produção agrícola municipal.

A documentação foi entregue no início do mês na CODASP, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Em breve o prefeito municipal João Cury Neto será chamado para assinar o convênio.

“O pedido justifica-se pela melhoria que o programa irá trazer para as estradas rurais do município, sendo um dos temas de maior discussão nas últimas reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural”, conta o assessor de agricultura, Paulo Arbex.

“A prefeitura municipal está empenhada em melhorias de estradas rurais, trabalhando 200 horas/máquinas por mês nestes locais”, disse o diretor de Agricultura, Márcio Campos.

Da Subsecretaria Municipal de Comunidação e Informação de Botucatu



Powered by ScribeFire.

Agricultura quer união de produtores para produção de vinho botucatuense

Trinta e seis produtores rurais de Botucatu visitaram ontem [23] produtores de uvas e vinhos na cidade vizinha de Lençóis Paulista. A viagem foi promovida pela Prefeitura Municipal, através da Subsecretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com o Escritório de Desenvolvimento Rural [EDR] da CATI de Botucatu.

De acordo com o diretor de Agricultura, Márcio Campos, o objetivo da viagem foi a de mostrar aos produtores rurais de Botucatu a viabilidade da produção de uvas em pequenas propriedades rurais como alternativas de renda e diversificação da produção. “Outro resultado obtido com a visita foi a discussão de que Botucatu tem potencial para produzir um vinho próprio com a marca do município, mas necessita dos produtores se unirem em torno da produção e futuramente na organização de um projeto de vinícola”, conta.

Segundo o engenheiro agrônomo da CATI, Rafael Marcelino, essa foi uma atividade complementar à palestra que foi realizada em fevereiro passado na Instituição, sobre o cultivo de uvas em pequenas propriedades. “Na ocasião, 80 produtores estiveram na palestra, e devido ao grande interesse dos mesmos, idealizamos essa atividade como forma de dar um retorno a essas pessoas”, relata Marcelino.

“A possibilidade de visitar uma agroindústria de vinhos é uma ótima oportunidade para nossos produtores rurais conhecerem o projeto e trazer essa discussão para o município de Botucatu, no qual o Governo do Estado vem estimulando a vinicultura Paulista”, explica Campos.

O Governo Municipal de Botucatu tem buscado fomentar projetos de agroindustrialização na gestão do Prefeito João Cury e Prof. Caldas através de parcerias com o Estado de São Paulo e o Governo Federal e consequentemente o aumento da renda dos produtores rurais.

“A visita técnica foi um grande sucesso, pois pudemos ver como a industrialização da uva em vinho é um projeto barato e com grande retorno para o produtor, que no caso vendeu R$ 1 mil em vinhos aos visitantes”, finaliza Campos.

O Diretor do EDR/CATI de Botucatu, Engenheiro Agrônomo Alfredo Chaguri Jr. lembra que a produção de uvas se enquadra na linha de fruticultura do FEAP, que financia até R$ 100 mil para instalação e manutenção de parreirais com juros de 3% ao ano e prazo para pagar de 84 meses, com carência de até 48 meses. Além disso, Chaguri afirma que em Julho ou Agosto desse ano deve ser organizada uma visita técnica para o Núcleo de Produção de Mudas da CATI de Tietê, onde além de conhecer, os produtores poderão estar adquirindo mudas frutíferas adaptadas à região.

Da Subsecretaria Municipal de Comunidação e Informação de Botucatu




Powered by ScribeFire.

Botucatu joga pela Liga Paulista de Handebol

As equipes botucatuenses de handebol, categorias Juniores e infantil, jogam nesse domingo [26], a partir das 9h, no Ginásio Municipal de Esportes de Botucatu 'Dr. Mário Covas'. As partidas são válidas pela fase classificatória da Liga Paulista de Handebol.

Confira a programação:
09h - [JRF] Botucatu x Sorocaba
10h15 - [IF] Botucatu x Tietê
11h30 - [LF] Tietê x Sorocaba
12h45 - [JRM] Botucatu x Jacareí

Da Subsecretaria Municipal de Comunidação e Informação de Botucatu



Powered by ScribeFire.

Ambulatório Médico de Especialidades deve desafogar a Unesp

Seguindo pelas comemorações do aniversário da cidade, o governador José Serra em sua visita ao município, contemplou a população com o anúncio da construção de uma unidade do AME [Ambulatório Médico de Especialidades].

Lançado em junho de 2007, esse ambulatório tem como objetivo principal desafogar a demanda de pacientes nos hospitais gerais e principalmente nas unidades universitárias do interior, litoral e grande São Paulo. Em Botucatu, a unidade facilitará o trabalho do Hospital das Clínicas da Unesp, uma vez que prestará com agilidade muitos serviços encontrados somente no HC.

A grande facilidade oferecida pelo AME está em os pacientes conseguirem consultas, exames e até o atendimento médico no mesmo dia, evitando grandes agendamentos e atendendo cada vez melhor a população.

Em Botucatu, segundo informa a Secretária Estadual da Saúde, a unidade será equipada com aparelhos de última geração, como eletrocardiograma, eletro-encefalograma, teste ergométrico, raio-x, ultra-som, mamografia, desintometria óssea e eletroneuromiografia, entre outros serviços.

A expectativa em relação a obra é de quem em 2010 ela já esteja finalizada e atendendo a população de Botucatu e região.

Da Subsecretaria Municipal de Comunidação e Informação de Botucatu



Powered by ScribeFire.

EMA comemora seu 1º aniversário como escola

Na segunda-feira, 27, a Escola do Meio Ambiente estará comemorando, a partir das 15 horas, seu primeiro aniversário na condição de escola. Antes a EMA era considerada apenas um projeto.

Além do aniversário, a escola também fara homenagens aos 200 anos de Charles Darwin, famoso naturalista britânico, responsável pela Teoria da Evolução humana e realizara uma pequena exposição dobre a Biodiversidade do Estado de São Paulo.

Em seu 4º ano de existência [como projeto], a EMA era um projeto do Governo do Estado que visava formar educadores ambientais. A partir de janeiro desse ano, a EMA passou a ser considerada uma Escola de ensino fundamental e não mais um projeto. Atualmente já conta com direção, coordenação e corpo docente.

Anualmente, a escola recebe alunos de toda rede de ensino de Botucatu, seja ela municipal, estadual ou particular. Esse ano, já estão agendadas até dezembro, centenas de visitas que levarão aproximadamente 15 mil crianças ao contato com a fauna e a flora botucatuense.

Da Subsecretaria Municipal de Comunidação e Informação de Botucatu



Powered by ScribeFire.

Luz no Câmpus aborda a Ciência no século XXI

Palestra será proferida pelo físico Sérgio Mascarenhas, uma dos maiores nomes do meio científico brasileiro.

No dia 29 de abril, a partir das 18h, no Auditório da Fazenda Experimental Lageado, acontece mais uma edição do ciclo de conferências “Luz no Câmpus”. O evento terá a presença do físico Sergio Mascarenhas, membro da Academia Brasileira de Ciências e presidente honorário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que vai proferir a palestra “As fronteiras da Ciência para o Século XXI”.

Professor Emérito do Instituto de Física da USP/São Carlos, Sérgio Mascarenhas vai traçar um histórico da evolução do conhecimento desde o Renascimento até o século XXI, com foco na ciência, arte e a terceira cultura, baseado na obra “Os olhares de Janus”, de sua autoria.

Temas como sistemas complexos, nanobiotecnologia, neurociências, convergências das multimídias, globalização do conhecimento, células-tronco e as oportunidades e riscos da biotecnologia, estão em evidência quando se trata dos cenários científicos da atualidade e devem ser analisados pelo palestrante.

Nascido em 2 maio de 1928, Sérgio Mascarenhas trilhou uma carreira de grande sucesso na área acadêmica e contribuiu de forma fundamental para o avanço científico do país.  É membro da ordem nacional do mérito científico - Grã Cruz, pesquisador visitante em Harvard, MIT, Princeton e Fellow do Institute for Advanced Study de Princeton e outras universidades na Europa, Japão e América Latina, diretor de biofísica molecular e física médica por 12 anos, a convite do Prêmio Nobel Abdus Salam, no Intitute Center Trieste.

O “Projeto Luz no Campus - filosofia ao entardecer” pretende estimular a reflexão sobre temas de filosofia, ética, política, ciência e cultura. O evento é promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, e Fundação de Estudos Agrícolas e Florestais (Fepaf), com apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura, e do Jornal Diário da Serra.

O evento é aberto ao público em geral e os organizadores solicitam a contribuição de 1kg de alimento não-perecível.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA / Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF




Powered by ScribeFire.

Facilpa deve colocar à venda camarotes avulsos

Público poderá escolher dias em que ocupará o espaço com visão privilegiada para as atrações na arena de montarias e no palco

A diretoria da Facilpa 2009 acaba de informar que pretende colocar à venda ingressos avulsos para acesso aos camarotes da festa. Com isso, o público poderá escolher os dias em que prefere ter reservada acomodações no recinto de exposições com visão privilegiada à arena de montarias e ao palco. Neste ano, passam pelo palco da Facilpa, em Lençóis Paulista, os grandes nomes da música popular da atualidade entre os dias 30 de abril e 10 de maio. Além disso, a festa recepciona mais uma etapa do Circuito Crystal de Rodeio Top Team.

A decisão visa atender à grande procura por camarotes para assistir às atrações da Facilpa 2009. “O público continua procurando pelos camarotes para assistir aos shows da Facilpa, aos rodeios e às provas de montaria, que esse ano estão, realmente, muito boas, por causa do circuito Crystal Top Team. Então, a diretoria precisou reorganizar alguns espaços e conseguiu mais um local para instalação de camarotes”, revela José Oliveira Prado, coordenador da festa.

A localização dos novos camarotes permite ao visitante acompanhar com destaque todos os movimentos de peões e amazonas, além de visualizar todas as áreas do palco de shows. A organização da festa deve anunciar em breve o valor do ingresso avulso aos camarotes da Facilpa 2009.

Serviço:
Facilpa (Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Lençóis Paulista), de 30 de abril a 10 de maio. Site: www.facilpa.com.br.

Associações e Cooperativas de produtores rurais de Botucatu se encontram em maio

O primeiro Encontro das Associações e Cooperativas de produtores rurais de Botucatu acontece no próximo dia 6 de maio, na sede da CATI, em Botucatu.

Segundo informações da Secretaria adjunta de Agricultura e Abastecimento, o objetivo é caracterizar e diagnosticar a situação atual dos grupos organizados e produtores rurais do município de Botucatu [associações, cooperativas e grupos organizados informais].

O evento tem o apoio Conselho Municipal de desenvolvimento rural de Botucatu.

Serviço: Encontro das Associações e Cooperativas de produtores rurais de Botucatu
Data: 6 de maio, às 14 h.
Local: CATI - na Rua Ranimiro Lotufo, nº 202 – Vila Sônia.

Mais informações: 3882 4422 ou 3882 9959.

Encontro discute a saúde dos trabalhadores e impactos da crise

No próximo dia 28 acontece no auditório do Colégio La Salle o debate “A Saúde do Trabalhador e os Sindicatos: Os Impactos da Crise Mundial Nas Suas Ações”. O evento acontece às 19h e será realizado pela Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador – CIST Botucatu; e acontece em memória às vítimas de acidentes e doenças do Trabalho, celebrado em todo mundo,no dia 28 de abril.

Estarão debatendo sobre o tema o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo [Ciesp]; Departamento de Saúde Pública da FMB/Unesp; Sindicato dos $3>lúrgicos de Botucatu; Sindicato dos $3>lúrgicos de Limeira; Sindicato dos $3>lúrgicos de São José dos Campos.

Serviço: “A Saúde do Trabalhador e os Sindicatos: Os Impactos da Crise Mundial Nas Suas Ações”
Data: 28 de abril, às 19h.
Local: auditório do Colégio La Salle – rua José Dal Farra – próximo ao hospital Misericórdia Botucatuense].
Mais informações: Secretaria Municipal de Saúde – 3811-1100

Da subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu

SP vai testar vacina contra gripe aviária em voluntários

Vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan pode quadruplicar eficácia da vacina experimental

O Instituto Butantan planeja iniciar os testes da vacina contra a gripe aviária em humanos já no próximo semestre. O anúncio foi feito ontem, 23, pelo governador José Serra e pelo secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, durante a abertura oficial da campanha de vacinação contra a gripe em idosos no instituto.

A vacina, produzida no local, tem apresentado bons resultados em testes em camundongos. Até o final de setembro, outros três lotes da vacina experimental serão produzidos e apenas aguardarão autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes em humanos ainda neste ano. A estimativa é que sejam necessários ao menos 30 voluntários.

Um dos trunfos do Butantan na luta contra a gripe aviária é um adjuvante chamado Monofosforilipídeo A (MPLA). O composto, derivado do desenvolvimento da vacina de coqueluche, aponta uma eficiência quatro vezes maior do que os adjuvantes habitualmente utilizados.

O objetivo do instituto é desenvolver uma vacina segura, eficaz e de baixo custo que permita proteger o Brasil no caso de uma eventual pandemia. "O Butantan irá fazer testes e, se der certo, teremos uma vacina 100% nacional, assim como é a vacina da gripe. Ela é produzida aqui e enviada para todo o Brasil com a maior e mais avançada tecnologia", disse Serra.

Entre construção das instalações e equipamentos de última geração, o investimento estimado na fábrica de vacina contra a gripe é de R$ 70 milhões. A planta tem cerca de 10 mil m², e é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Saúde e o Ministério da Saúde.

"A nossa capacidade instalada de produção é de 40 milhões de doses de vacina por ano, quando a fábrica industrial tiver todos os seus equipamentos validados. Até lá, na planta-piloto, deveremos produzir cerca de 20 mil doses", afirma o presidente do Butantan, Isaías Raw.

Da Secretaria da Saúde

Professores param hoje para pedir aplicação da lei do piso nacional do magistério

Da Agência Brasil

Professores de todo o país vão paralisar suas atividades hoje (24) para pedir o cumprimento da lei que estabelece o piso de R$ 950 para o magistério. A greve nacional de 24 horas convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) já tem a adesão de 25 estados, segundo a entidade. A categoria quer que o Supremo Tribunal Federal (STF) retome o mais rápido possível o julgamento de uma ação que questiona a constitucionalidade da lei.

“ Nós não vamos deixar que aconteça o que infelizmente é uma tradição no nosso país: uma lei é aprovada e depois não entra em vigor, é esquecida. O piso foi uma lei amplamente debatida no Congresso Nacional, aprovada por unanimidade nas duas Casas e portanto tem que ser colocada em prática, inclusive porque representa o anseio da sociedade brasileira”, afirmou em entrevista à Agência Brasil o presidente da CNTE, Roberto Leão.

A lei do piso tramitou por 13 meses no Congresso Nacional e foi sancionada em julho de 2008. Ela determina que, a partir de 2010, nenhum professor da rede pública receba menos de R$ 950 por uma carga horária de 40 horas semanais. Mas, em outubro, os governadores do Paraná, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e do Ceará entraram com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal contra a lei. Até agora, o tribunal negou um pedido de liminar que solicitava a suspensão da lei, mas ainda não avaliou o mérito da questão. Segundo o presidente da CNTE, por causa da demora na decisão do STF, alguns estados estão pagando menos do que o estabelecido pela lei.

De acordo com Leão, o tribunal ainda não agendou a retomada do julgamento e nem publicou o acórdão da última decisão, o que estaria causando confusão na interpretação da lei. Segundo as entidades, nos estados em que não houver paralisação hoje estão programas manifestações e outras atividades. “O dia não passará sem o protesto dos trabalhadores em educação”, afirmou.

Tavares quer Orquestra e Coral ensaiando em local apropriado

Na sessão da Câmara Municipal de Botucatu, realizada na quarta-feira (22), foi aprovado o requerimento do vereador Bombeiro Tavares (DEM), que pede ao Poder Executivo, a destinação de um local apropriado e definitivo para os ensaios e reuniões dos integrantes da Orquestra Sinfônica, Corporação Musical (Banda) e Coral Municipal de Botucatu.

Os vereadores também querem informações sobre a possibilidade de se aumentar os valores atualmente pagos aos destacados profissionais, e providências para a reativação do Coral Municipal, concedendo-se também salários aos seus integrantes.

“Os componentes da Orquestra Sinfônica Municipal, da Corporação Musical "Dr. Damião Pinheiro Machado" e do Coral Municipal “Cidade de Botucatu” se apresentam em vários eventos, festivais e festividades em todo o Estado de São Paulo e é inegável o profissionalismo e o comprometimento desses músicos em levar e elevar o nome de nosso Município por todas as cidades onde se apresentam, alegrando e agradando a todo o público que os ouvem tocar e cantar. Muitos dos profissionais residem em municípios da região de Botucatu e, mesmo assim, se deslocam para nossa cidade para os ensaios, a fim de se manterem afinados para suas apresentações. Apesar de todo o esforço e profissionalismo, esses profissionais não receberam, por parte dos Governos passados, a atenção e respeito devidos e merecidos, sendo obrigados a mudarem, por inúmeras vezes, os locais para ensaios e reuniões, mudanças essas para locais sem condições para a realização de tais atividades. Além disso, o baixo valor recebido pelos músicos da Orquestra Sinfônica e Corporação Musical, demonstra o quão amam a profissão escolhida, pois, mesmo não recebendo ou recebendo pouco, e sem um local definido para ensaios, sempre deram continuidade ao bom trabalho, demonstrado nas apresentações e prêmios conquistados. Por tudo isto é que peço que a Prefeitura olhe com mais atenção para a Orquestra e Coral Municipal”, informa.

O Poder Executivo tem o prazo de 15 dias para enviar uma resposta à solicitação do vereador do DEM.

Vereador de Botucatu quer desconto de IPTU a cidadãos que cuidam de praças públicas

A Câmara Municipal de Botucatu aprovou na quarta-feira, dia 22, um requerimento do vereador Prof. Nenê (PSB), que solicita ao Poder Executivo, oferecer descontos do IPTU aos moradores que cuidam de praças públicas Na cidade ("IPTU Verde").

“Muitas praças e áreas públicas da cidade, antes tomadas pelo mato e completamente abandonadas pelo Poder Público, foram revitalizadas graças à iniciativa de alguns municípes que resolveram adotá-las. O aspecto das praças foi completamente mudado pelos destacados municípes, e que estes muitas vezes utilizam água de suas próprias residências e até compram plantas e mudas de árvores frutíferas com o dinheiro do próprio bolso para manter esses importantes locais públicos constantemente bonitos e agradáveis. No passado, muitas destas praças se configuravam como locais inapropriados para o lazer da população, em decorrência do completo estado de abandono, que favorecia inclusive a proliferação de animais peçonhentos. Vários municípios estão aderindo ao chamado “IPTU Verde”, um incentivo fiscal para os contribuintes que colaboram com a manutenção de áreas verdes urbanas, contribuindo para amenizar as degradações que estas cidades sofreram ao longo dos anos, ao mesmo tempo em que contempla o contribuinte através da redução de impostos. O chamado “IPTU Verde” poderia ser implantado em Botucatu com imensos benefícios a própria cidade que teria suas áreas verdes mais preservadas”, justifica Nenê.
O Poder Executivo tem 15 dias para responder a solicitação.

Técnica de natação da AAF conquista recorde sul-americano e brasileiro

No período de 17 a 20 de abril, a equipe de natação master de Botucatu, BotuMaster/AAF, apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes, esteve representada por oito atletas, durante a realização do 45º Campeonato Brasileiro de Natação Master, em Goiânia-GO. O evento teve a participação de 488 atletas de 68 equipes de todo o País.

Os botucatuenses se uniram a atletas da cidade de Assis-SP, formando a equipe Botucatu/Assis, com um total de 14 participantes, conquistando o 3º lugar entre as 12 equipes médias. Ficaram atrás apenas de duas das mais tradicionais equipes de natação do Brasil, o Clube Paineiras do Morumbi (SP) e o Fluminense Futebol Clube (RJ).

O grande destaque do evento foi a nadadora botucatuense Carla Barbosa Arruda, técnica de natação da Associação Atlética Ferroviária, que conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o recorde sul-americano e brasileiro nos 1.500 m nado livre, com tempo de 19:07’90”. A atleta Carla Arruda, que hoje é, segundo o ranking da FINA (Federação Internacional de Natação), a quinta do mundo em sua categoria nos 200 m nado livre, sexta nos 400 m nado livre e sétima nos 1.500m nado livre, também recebeu no evento o troféu de 1º lugar em provas longas no ano de 2008, categoria 30+, concedido pela ABMN (Associação Brasileira de Masters de Natação).

Receberam também troféus da ABMN pelo desempenho em 2008 as atletas Cláudia Arruda de Lima (2º lugar em provas curtas, categoria 30+) e Vera Lex Engel (2º lugar em provas longas e 3º em provas curtas, categoria 45+). José Augusto Cardoso (categoria 60+) figurou também entre os “Top Ten” da ABMN em 2008, ficando em sexto lugar no Brasil em provas longas e sétimo em provas curtas.

O desempenho dos atletas de Botucatu na competição foi considerado acima das expectativas, por ser o primeiro evento do ano em piscina de 50 m. No total, foram 13 medalhas de ouro, 13 de prata e 20 de bronze. Os seguintes atletas representaram Botucatu:

Carla Barbosa Arruda:1º lugar 200m livre, 400m livre, 1.500m livre e 200m medley, 2º lugar 100m livre, 3º lugar revezamento 4x50m medley misto, 4x50m livre misto e 4x50m livre feminino.

Cláudia Arruda de Lima: 1º lugar 100m peito, 200m peito e 200m costas, 2º lugar 100m costas e 200m medley, 3º lugar revezamento 4x50m medley misto, 4x50m livre misto e 4x50m livre feminino.

Henrique Silva Reis 1º lugar 100m peito, 2º lugar 200m peito, 3º lugar 50m peito e 50m livre, 2º lugar revezamento 4x50m medley masculino e 8º lugar 50m borboleta.

José Augusto Cardoso 3º lugar revezamento 4x50m livre masculino, 4º lugar 50m livre, 100m livre, 200m livre,4 00m livre e 7º lugar 50m borboleta.

Liliane Arena: 4º lugar 50m livre e 50m peito, 5º lugar 50m costas, 6º lugar 100m peito.

Maurício Pessoa Guimarães:1º lugar 50m livre e 100m livre, 2º lugar 50m borboleta, 2º lugar revezamento 4x50m medley masculino, 3º lugar revezamento 4x50m medley misto, 4x50m livre misto e 4x50m livre maculino, 3º lugar 100m peito, 4º lugar 50m peito.

Rafael de Lima: 1º lugar 400m medley, 2º lugar 100m peito, 200m borboleta e revezamento 4x50m medley masculino, 3º lugar 200m medley, 200m peito, revezamento 4x50m medley misto, 4x50m livre misto e 4x50m livre masculino.

Serviço - Os interessados em participar da equipe de natação Master BotuMaster/AAF devem procurar a técnica Carla Arruda na Associação Atlética Ferroviária, todos os dias das 17h30 às 20h30, ou pelos telefones 3814-0607, 9718-2104 ou 8145-4778.

Assessoria de Imprensa da AAF