abril 23, 2009

A verdade sobre o lobisomen de Pratânia

Por Renato Fernandes

A história de um animal estranho, que foi abatido na região de Pratânia tem gerado comentários em toda a região de Botucatu. Segundo uma das versões do boato, o animal, um Lobisomem, foi morto com 23 tiros, e está mantido em sigilo na Unesp Câmpus de Botucatu. Outra versão aponta que foi necessário uma bala especial para abater o bicho.

Na internet, esse é o primeiro registros sobre o suposto caso, entretanto, nos aparelhos celulares de um grande número de pessoas, é possível ver fotos, que ninguém sabe ao certo quem registrou.

São duas as imagens mais comuns: a primeira mostra a cabeça de um animal peludo (foto), que pode ser encontrado no Google quando se pesquisa pela palavra chupa-cabra. A outra, é de um ser sem pelos, com cabelo, postado sobre quatro patas e com seios, o registro que aparece na imagem é da década de 1990.

Segundo o professor Carlos Roberto Teixeira, responsável pelo Departamento de Animais Silvestres da Unesp câmpus de Botucatu, tudo não passa de boato. “Hoje mesmo (quarta-feira), atendi um casal de veio de ônibus para Botucatu apenas para ver o tal do Lobisomem. Temos recebido muita gente aqui, procurando por esse animal que não existe e nunca apareceu por aqui. A situação já está perturbando alguns setores da universidade devido a quantidade de telefonemas que estamos recebendo nos últimos 15 dias”, relata.

Teixeira aponta que os animais ficam em jaulas, em área onde existe o tráfego constante de pessoas. “Há 15 dias, tínhamos nessa jaula um Tamanduá. É um animal grande que durante o dia dorme com o rabo sobre a cabeça. Pode ser que tenham confundido. Mas afirmo e garanto, Isso não passou por aqui”, ressalta.

Após consultar o especialista, a reportagem se dirigiu até uma rede de supermercados da cidade, onde uma das operadoras de caixa teria um registro do animal no celular. Ela se negou a dar entrevista e afirmou que recebeu a foto de um funcionário da Unesp, mas que não teria o material em mãos naquele momento.

Outro funcionário da rede chegou até a reportagem e mostrou imagens do celular, na imagem é possível ver detalhes que remetem ao site de compartilhamento de vídeos Youtube. Uma roda de curiosos se formou em volta do aparelho para ver a fotografia. “Não sei de onde surgiu essa história, mas afirmo que ela é fantasiosa”, garante Teixeira.

Imagem mostrada à reportagem por funcionários
de uma rede de supermercado da cidade

Caderneta inédita de Angelino de Oliveira aparece 45 anos após sua morte

Por Renato Fernandes

A reportagem do blog O Grito Notícias teve acesso a uma caderneta de trabalho do cantor Angelino de Oliveira, datada em 1941.

O material foi apresentado por um colecionador, que prefere não revelar como conseguiu o caderno. As folhas manuscritas trazem detalhes sobre a programação musical de diferentes programas da rádio emissora de Botucatu PRF-8, notícias que seriam lidas no ar e dois poemas inéditos, cuja autoria pode ser do compositor.

O historiador João Carlos Figueiroa também teve acesso a caderneta e não tem dúvidas quanto a sua autenticidade. “Percebe-se que é um documento que já passou por um crivo oficial, sendo admitido como documento. Não tenho dúvidas da autenticidade dessa caderneta”, diz.

A importância histórica do material é ressaltada pelo historiador devido a ausência de material que relate a vida de Oliveira, em Botucatu.

“Existe poucas referências sobre as atividades exercidas pelo Angelino em Botucatu. E esse pequeno caderno pode servir de subsídio para preencher, ao menos, parte dessa lacuna”, comenta.

A agenda, com mais de 100 páginas, em formato de bolso, foi apresentada ao Diário, na semana em que completa 121 anos de nascimento do artista (21 de abril de 1888) e 45 anos de sua morte (24/04/1964) e
Angelino de Oliveira mudou-se para Botucatu ainda criança.

Morou ainda em Ribeirão Preto, onde cursou a Escola de Farmácia e Odontologia, e São Paulo, onde faleceu. Foi em Botucatu que desenvolveu a maior parte da sua atividade musical, sendo o músico local mais cultivado da cidade.

Ineditismo - Na caderneta, pouco material artístico e literário é encontrado, ela se resume, basicamente, à programação e à discoteca da emissora PRF-8, entretanto em suas páginas duas poesias chamam a atenção, uma delas traz uma assinatura desconhecida e a outra não tem assinatura alguma.

Não se tem conhecimento se Angelino de Oliveira se utilizava de pseudônimos.

Confira um trecho do poema Sofrimento, que começa na página 105.
“Está vida de nada vale. Ilusões e Ingratidões. Nada mais que um simples passeio pela superfície terrena.

Um passeio do qual, as distrações são inúmeras, e o homem pouco sabe aproveita-lo. De que vale lutar, lutar... Para um fim único.”

Confira fotos da agenda
(Clique nas imagens para visualizar o álbum)

JORI: Prefeitura convoca atletas de 60 anos ou mais

A Prefeitura de Botucatu, através do Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria municipal de Esporte e Lazer, convoca os interessados em participar dos Jogos Regionais do Idoso [JORI], para se inscreverem às seletivas esportivas. O cadastro deve ser feito entre os dias 29 de abril a 8 de maio, na sede do Esporte Clube INCA [endereço abaixo] e ter no mínimo 60 anos.

O JORI desse ano acontece em Itapetininga, entre os dias 17 e 21 de junho, e deve reunir mais de dois mil atletas de 50 cidades, em 13 modalidades [Atletismo, Bocha, Buraco, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis de Mesa, Truco e xadrez].

Os jogos foram criados em 1997 pela Secretaria de Esporte e Turismo, hoje denominada Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo em parceria com o Fussesp. A iniciativa tem por objetivo valorizar e estimular a prática esportiva como fator de promoção de saúde, além de resgatar a auto-estima dos idosos por meio do convívio social. Disputado em fases regionais, em 2008 reuniu 12.156 idosos. Para esse ano, a expectativa é de que haja uma nova superação e chegue a 13 mil participantes.

Terminada a fase regional, os três primeiros classificados em cada modalidade participam do Jogo Estadual do Idoso [JEI], que acontecerá de 18 a 22 de novembro, em Piracicaba.

Serviço:
Inscrições para o JORI [Jogos Regionais do Idoso]
De 29 e 8 de maio, 13h às 18h, no Esporte Clube INCA, na Rua Marília, s/nº - Vila Antártica.
Mais informações com Mariuza de Carvalho: 9775-4134

Da Subsecretaria de Comunicação e Informação de Botucatu

Música no Parque será neste domingo

Neste domingo, 26 de abril, é dia de Música no Parque em Botucatu. O projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai oferecer durante todo o dia uma série de atrações voltadas, especialmente, para as crianças.

Cama elástica, tobogã, piscina de bolinha, castelo inflável, brincadeiras de pintura de rosto, escultura com bexigas e noções básicas de escoterismo são algumas das atividades que vão animar a criançada neste domingão.

Além disso, haverá barracas de salgados, objetos artesanais e flores.

No palco há também espaço para música, dança e teatro.

Confira a programação:

10h Banda Municipal
14h/ 14h30/ 15h30- Grupo Hip Hop 'Arte de Rua'
15h- Peça Infantil ' O Ladrão da Alegria'
15h15 Peça teatral 'Substituição'
16h- Banda Golpe Baixo

A Prefeitura Municipal irá disponibilizar ônibus escolar de graça com paradas nas escolas Paulo Guimarães, Armando Salles de Oliveira, creche Municipal do Jardim Brasil, Joana d’Angelis, Paratodos, Escola Francisco Guedelha [Pq. Marajoara], na Obra Madre Marina [Vila Real], na igreja Assembléia de Deus [no Jd. Santa Elisa], na Unifac, no Posto de Saúde do Jd. Monte Mor e na escola do Jardim Flamboyant.

Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros
Rua José Barbosa de Barros, s/ nº, no Jardim Paraíso.

Da Subsecretaria de Comunicação e Informação de Botucatu

Botucatu e capital sediam Torneio de Vôlei da Fundação CASA

As cidades de Botucatu e da capital sediam hoje e amanhã, 23 e 24, mais uma etapa do IV Torneio Estadual de Voleibol da Fundação CASA, que acontece desde o dia 7 de abril.

Hoje, 23, as partidas acontecem no Ginásio Municipal Mário Covas, na Vila Auxiliadora, em Botucatu. Disputam as unidades CASA Botucatu, UI/UIP Rio Novo [Iaras] e CASA Cerqueira César III. Amanhã, 24, o ginásio recebe as equipes das CASAs Iaras I e II, UI/UIP Bauru e CASA Itapetininga.

Ainda na sexta, 24, serão realizados jogos entre os times de unidades da capital e do litoral de São Paulo, no Clube Cidade da Mooca, zona leste da cidade. As equipes participantes serão da UI Abaeté [Vila Maria], UI/UIP Guarujá, UI Itaquá, CASA Itaquá e UI/UIP São Vicente.

O IV Torneio Estadual de Voleibol da Fundação CASA acontece durante os meses de abril e maio. Os jogos são disputados nos principais ginásios esportivos do estado de São Paulo. Ao todo, participam 810 jovens, que cumprem medidas socioeducativas em unidades da CASA, em 68 times, sendo 64 representantes de unidades masculinas e 4 femininas.

As semifinais e a final vão acontecer no dia 15 de maio no Ginásio do Pacaembu, em São Paulo.

Serviço

IV Torneio Estadual de Voleibol da CASA
23/04 e 24/04 [Botucatu] e 24/04 [capital]
Das 8h00 às 16h00 [Botucatu] e das 8h30 às 16h30 [capital]

Botucatu:
Ginásio Municipal Dr. Mário Covas
Rua Maria Joana Felix Deniz, 1.585, Vila Auxiliadora,

Capital:
Clube Cidade da Mooca
Rua Taquari, s/nº Mooca, São Paulo

Da Subsecretaria de Comunicação e Informação de Botucatu

MAC apresenta exposição Provocando Olhares

Em 25 anos de atividades, o MAC de Botucatu orgulha-se em ter desempenhado papel importante na formação da leitura visual do público da cidade, levando aos seus sentidos as mais diferentes linguagens artísticas.
Desde a sua fundação, em 1984, o Museu apresenta exposições de artistas conceituados no Brasil e no exterior, mas também sempre valoriza a produção local com exposições coletivas e individuais de artistas botucatuenses.

Para marcar esta data a Secretaria de Cultura organizou a Exposição MAC 25 anos provocando olhares e a edição do Catálogo do Museu que reúne todos os nomes dos artistas com obras no acervo e seleção de imagens que dão a idéia da importância e da composição deste acervo.
A Exposição apresenta as aquisições dos últimos dez anos e algumas das obras que fazem parte do acervo do MAC.

Exposição 25 anos do MAC
Secretaria de Cultura de Botucatu
Avenida Dom Lúcio, 755
Terça a sexta das 9:00 às 18:00
Sábados 9:00 às 13:00

Da Subsecretaria de Comunicação e Informação de Botucatu

Programa federal de habitação já cadastra mais de 1200 famílias

Botucatu foi a primeira cidade da região a firmar parceria com o programa de habitação do Governo Federal e o anúncio da adesão movimentou a cidade durante o feriado de Tiradentes.

Por volta das 14h desta terça-feira, 21, já havia cerca de 100 famílias esperando do lado de fora do Departamento de Engenharia de Tráfego para fazer o cadastro no Programa Minha Casa, Minha Vida.

Mesmo com a visita do Secretário de Habitação, Vicente Ferraudo, os moradores disseram que passariam a noite no local. O Prefeito João Cury, então, determinou que as inscrições fossem abertas ás 4h desta quarta-feira,22.

No primeiro dia de cadastro, mais de 1200 famílias foram atendidas, o que equivale a 25% do déficit habitacional do município. O tempo de espera na fila foi de cerca de 20 minutos.

O aposentado Hélio Silva viu a movimentação e resolver entrar na fila. “ Pago aluguel há mais de 40 anos, não podia perder uma oportunidade como essa, comentou ele enquanto separava os documentos.

Já a dona de casa, Maria Helena Silva, enfrentou a espera por causa da filha. “Quando moramos de aluguel não temos segurança, eles pedem a casa e a gente fica na rua”, reclamou ela.

O cadastro no DET serve apenas para famílias com renda de até 3 salários mínimos. Para os outros interessados no programa, a Prefeitura Municipal vai firmar um convênio com uma empresa da cidade para a a realização do cadastro.

O prazo para inscrição termina em 22 de maio e deve atender cerca de 5 mil botucatuenses com renda mínima. As primeiras 400 casas serão entregues no prazo de um ano.

DET
Rua Antônio Bernardo, 45, no Lavapés.
O atendimento será diário das 7h às 12h e das 13h às 17h.
Saiba como funciona o projeto no site: http://www.minhacasaminhavida.gov.br/

Da Subsecretaria de Comunicação e Informação de Botucatu

Concessionária inicia operação no Corredor Marechal Rondon Leste

Rodovias do Corredor receberão R$ 1,3 bilhão em obras viabilizadas pela 2ª Etapa do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.

A partir da zero hora de sexta-feira, 24 de abril, as rodovias que compõem o Corredor Marechal Rondon Leste passam a ser operadas pela Concessionária Rodovias do Tietê, sob fiscalização da ARTESP. O contrato de concessão, assinado nesta quinta-feira (23), faz parte da 2ª Etapa do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.

A concessão de 30 anos garante investimentos de R$ 1,3 bilhão em obras de ampliação, operação e modernização da rodovia. As melhorias no Corredor Marechal Rondon Leste começam já no primeiro dia de concessão, com a implantação do Plano Intensivo Inicial (PII), que prevê a recuperação de pavimento, adequação das sinalizações horizontal e vertical, instalação de equipamentos de monitoração e implantação de serviço de atendimento ao usuário (guinchos e ambulâncias).

Entre as obras viabilizadas pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, destacam-se: duplicação da Rodovia do Açúcar (SP 308) de Salto à Rio das Pedras; Duplicação da SP 101 de Campinas à Rafard; Duplicação da Rodovia Marechal Rondon no trecho de Laranjal Paulista e Construção do Contorno de Piracicaba na Rodovia do Açúcar.

Ao todo serão duplicados 100 quilômetros de rodovias, construídos 148 quilômetros de acostamentos, 87 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais, 24 passarelas e 27 dispositivos de acesso e/ou retorno.
 

Corredor Marechal Rondon Leste


Com uma malha total de 444 quilômetros, o lote é composto pelos seguintes trechos rodoviários:
SP 300 - Rodovia Marechal Rondon - início do trecho no km 158,6, Tietê; final do trecho no km 336,5, no entroncamento com a SP-225, Bauru;

SP 101 - início do trecho no km 0, Campinas; final do trecho no km 71,2, no entroncamento com a SP-127, km 71,8, Tietê;

SP 113 - início do trecho no km 0, no entroncamento com a SP-300, km 156,9, Tietê; final do trecho no km 14,4, no entroncamento com a SP-101, km 58,5, Rafard;

SP 209 - início do trecho no km 0, no entroncamento com a SP-280, km 210,3, Itatinga; final do trecho no km 21, no entroncamento com a SP-300, Botucatu;

SP 308 - início do trecho no km 102,2, Salto; final do trecho no km 162, no entroncamento com a SP-304, Piracicaba;

contorno de Piracicaba - totalizando 8,9 km.

O telefone de atendimento ao usuário da Concessionária Rodovias do Tietê é 0800.770.3322. O telefone da Ouvidoria da ARTESP é 0800.727.8377.



Powered by ScribeFire.

Unicamp abre pedidos de isenção de taxa

Inscrições devem ser realizadas até dia 22 de maio

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu hoje, 23, as inscrições para o pedido de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2010.

As inscrições devem ser realizadas até dia 22 de maio, pelo site www.comvest.unicamp.br. Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária, descrita no Edital, pelo correio para a Comvest até o dia 30 de maio.

As isenções da taxa de inscrição do vestibular são oferecidas em três modalidades: para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$ 500 por morador do domicílio); para funcionários da Unicamp/Funcamp; e para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia). A Comvest oferece 6.620 isenções na primeira modalidade; 100 na segunda e um número ilimitado de isenções na terceira.

Para concorrer em qualquer modalidade o candidato precisa ter cursado integralmente o ensino fundamental e médio em escolas da rede pública, ser residente e domiciliado no estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2009 o ensino médio.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 17 de agosto.



Powered by ScribeFire.

3 mil orquídeas vão colorir São Carlos

Festa do Clima recebe 300 expositores de 24 a 26 de abril

A partir desta sexta-feira (dia 24), o colorido toma conta de São Carlos (a 230 km de São Paulo) com a Exposição Nacional de Orquídeas, que acontece até domingo 26. O evento faz parte da 43ª. Festa do Clima da cidade, realizada durante o mês de abril. Ainda neste final de semana haverá a apresentação de Jair Rodrigues (dia 24); Big Tarja – Soul Rock (dia 25) e Fundo de Quintal (dia 26), sempre às 20h, na Praça do Mercado.

A 47ª. Exposição Nacional de Orquídeas conta neste ano com 60 cidades participantes, 300 expositores e cerca de três mil plantas. O visitante poderá conferir o colorido das orquídeas e admirar algumas das espécies premiadas em outros concursos nacionais. O público terá ainda a oportunidade de levar para casa uma série de plantas. Segundo o Círculo são-carlense de Orquidófilos, o município está entre os dez maiores produtores brasileiros da planta. A instituição abriga 40 produtores de orquídeas.

A programação da Festa do Clima prossegue durante o mês com campeonatos esportivos, atividades culturais, barracas de artesanato, alimentação, entre outras atrações. O município realiza ainda a Conferência Municipal sobre Mudanças Climáticas – Efeitos locais no Campo e na Cidade.




Powered by ScribeFire.

Henfil é tema de documentário na TV Cultura

A série Grandes Personagens Brasileiros resgata a trajetória de famoso cartunista

A história de um craque do cartunismo brasileiro é contada no documentário Henfil Plural. O filme inédito faz parte da nova série Grandes Personagens Brasileiros, que a TV Cultura exibe neste sábado (25/4), às 21h40.

Dirigido por Laine Milan e Vicente Guerra, trata-se de uma produção da TVi Televisão e Cinema. O documentário desenha o retrato do mineiro de Nossa Senhora do Ribeirão das Neves — Henrique de Sou­za Filho, Henrique Filho e, para a família, Henriqui­nho —, desde seu nascimento, em 5 de fevereiro de 1944, até sua morte em 4 de janeiro de 1988, contaminado pelo vírus da AIDS em uma transfusão de sangue.

Dono de um humor cáustico e genial, para alguns, Henfil “desenhava como se estivesse mas­tigando pedras”. Amigos, familiares, filho e críticos ajudam a traçar as linhas que compõem o perfil e a alma de um brasileiro que lutou com talento e paixão para transformar o Brasil num país mais justo.

A série - A cada semana, sempre aos sábados, Grandes Personagens Brasileiros exibe o perfil biográfico de importantes nomes da música, dança, cinema, televisão, artes plásticas, teatro e fotografia.

Nas próximas edições, a série vai retratar a vida e obra de personalidades como Adoniran Barbosa, Fernando Mei­relles, Marika Gidali e Flávio Rangel.


Powered by ScribeFire.

Saúde deve vacinar mais 16 mil idosos contra a gripe

A campanha de vacinação do idoso contra a gripe começa no próximo sábado [25] e vai até o dia 8 de maio. Em Botucatu devem ser vacinados 16.804 pessoas com 60 anos ou mais. As doses serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h.
 
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, quem comparecer aos postos de vacinação nesse sábado [8] vai ganhar um brinde especial.
 
O objetivo é que a cobertura vacinal atinja 80% da população idosa. Em 2008, a vacinação em Botucatu, atingiu 66,5% da população alvo.
 
Em sua décima primeira edição, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso traz o slogan 'Deixe a gripe na saudade. Vacine-se'. Os objetivos são reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos.
A gripe é considerada uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias no Brasil e no mundo. No último século ocorreram três epidemias em escala mundial, responsáveis por mais de 50 milhões de mortes, problemas sociais e perdas econômicas. A Gripe Espanhola [1918], a Gripe Asiática [1957] e a Gripe de Hong Kong [1968]. Especialistas acreditam que uma nova pandemia poderá acontecer nos próximos anos, provocando milhões de casos da doença. A característica mutável do vírus influenza, causador da gripe, reforça esta hipótese.
 
A forma e a gravidade da gripe variam muito. Os principais sintomas são febre, calafrios e mal estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal.
 
Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza [gripe] e de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.

Da subsecretaria de Comunicação e Informação de Botucatu



Powered by ScribeFire.

MDS repassa R$ 19 milhões a Municípios para investimento na gestão do Bolsa Família

Os Municípios receberam R$ 19,9 milhões,  do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS),  para investimento na gestão do Programa Bolsa Família. Os recursos são calculados pelo Índice de Gestão Descentralizada (IGD) e repassados para aplicação exclusiva em ações destinadas aos beneficiários.

O índice leva em consideração quatro indicadores: monitoramento da freqüência escolar, agenda de saúde, atualização cadastral e cadastro válido. Apenas as cidades que executam 0,55 do total das ações do programa, combinado a um mínimo de 0,2 em cada um dos quatro indicadores, recebem mensalmente o montante. Por esse motivo, o dinheiro foi repassado a 5.021 Prefeituras, das 5.564  existentes no País.

Além das exigências mínimas, numa escala que varia de zero a um, as Prefeituras precisam ter assinado o Termo de Adesão ao Bolsa Família e estar habilitadas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

As informações da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS, referentes a fevereiro de 2009, mostram que 543 cidades não cumpriram os requisitos mínimos e, portanto, não receberam os recursos. Essas suspensões não afetam o pagamento mensal dos benefícios às 11,1 milhões de famílias beneficiárias em todo o Brasil. Elas continuam sacando os valores  nos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio de cartão e senha pessoal.

Os Municípios que não receberam o repasse podem voltar a receber os recursos nos próximos meses, desde que registrem índices acima de 20% da freqüência escolar (prazo termina em 28 de abril); da agenda de saúde dos beneficiários até 30 de junho, melhorem a qualidade das informações cadastrais e atualizem os cadastros vencidos.

Criado em abril de 2006 para apoiar a Prefeitura  na gestão compartilhada do Bolsa Família, o cálculo do indicador leva em consideração a população com até meio salário mínimo per capita, inscrita no Cadastro Único, e o desempenho da cidade na execução do programa. O repasse é de até R$ 2,50 por família, e quanto maior o percentual de informações registradas nos sistemas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, maior o volume de recursos a receber.



Powered by ScribeFire.

Poupatempo prestará mais de 200 serviços em Botucatu

Na ultima sexta-feira, 17, Botucatu recebeu com alegria a visita do Governador José Serra, que conseguiu um espaço em sua agenda para participar das comemorações do aniversário da cidade. Em sua breve visita a Botucatu, Serra agraciou a região com o anúncio de obras e projetos que atingem os R$50 milhões.

Um dos mais aguardados investimentos do governo para a cidade, o Poupatempo, finalmente foi anunciado e tem previsão de ser entregue em um prazo máximo de 1 ano. O contrato de locação do prédio já está assinado e o decreto de cessão ao Estado também.

O Poupatempo é um programa do governo que reúne em um mesmo local um amplo leque de órgãos e empresas prestadoras de serviços públicos. De acordo com o assessor de comunicação do programa, André Moraes, mais de 200 serviços diferentes serão oferecidos na nova unidade, entre eles estão: Emissão de RG 1ª e 2ª vias, Carteira de Trabalho 1ª e 2ª vias, Acessa São Paulo, 2ª via da CNH, Correios, entre outras centenas de opções.

Nossa cidade já havia recebido a unidade do Poupatempo Móvel de Marília em uma oportunidade e a aceitação foi tão grande que o prefeito João Cury não mediu esforços para conquistar esse programa, que já existe em diversas cidades do interior e da grande São Paulo.

A unidade do Poupatempo será instalada na avenida Floriano Peixoto, em um prédio térreo com mais de 1600 metros quadrados e capacidade de realizar 2.700 atendimentos por dia.

Em média, a unidade de Bauru, está realizando, em média, 5.500 atendimentos diários. A expectativa é de que cerca de 270 mil habitantes de Botucatu e mais 12 cidades de toda a região sejam beneficiados com o programa.

Da Subsecretaria de Comunicação e Informação de Botucatu



Powered by ScribeFire.

GCM apreende em ‘república’ placas de identificação de ruas

A Guarda Civil Municipal [GCM] apreendeu na noite de ontem [22], em uma república de estudantes, na avenida Camilo Mazzoni, duas placas de identificação de ruas.

De acordo com informações, a GCM foi até o local após receber uma denúncia anônima que informava sobre a existência do patrimônio público na residência dos estudantes. Segundo o secretário de Segurança, Adjair de Campos, os universitários devolveram os objetos sem nenhum tipo de resistência e disseram que haviam sido encontrados em uma caçamba de lixo.

Da Subsecretaria de Comunicação e Informação de Botucatu



Powered by ScribeFire.

Idosos terão Tai Chi Chuan gratuito na Praça

A partir da próxima sexta-feira [24], todas as pessoas acima de 50 anos poderão praticar Tai Chi Chuan gratuitamente na Praça da Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Vila dos Lavradores. As aulas acontecerão também às terças-feiras, sempre Às 18h, e fazem parte do programa do Núcleo de Idosos do Grupo de Políticas Afirmativas da administração municipal.

As aulas serão ministradas pela professora Jennifer Tezuka, campeã paulista e brasileira na categoria 24 movimentos.

De acordo com a coordenadora Nair Lapenta de Oliveira, as atividades ajudarão os idosos a terem mais elasticidade e bem-estar através de exercícios físicos.

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa, reconhecida também como uma forma de meditação em movimento. Os princípios filosóficos remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa. Atualmente é praticada no mundo todo e apreciada especialmente pela relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranquilidade e equilíbrio.

Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais. O Tai Chi é uma fonte efetiva de energia que encontra-se no interior de cada um.

Da Subsecretaria de Comunicação e Informação de Botucatu



Powered by ScribeFire.

FMVZ e Prefeitura definem colaboração para realização da Semana de Integração Acadêmica.

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp sediou, na tarde de 22 de abril, uma reunião entre docentes da unidade e representantes do poder público de Botucatu, dentre eles o vice-prefeito e docente da Unesp Antonio Luiz Caldas Júnior. Também estiveram presentes o Secretário de Saúde Carlos Macaharelli, integrantes da Subsecretaria Municipal de Agricultura e o vereador Fontão, representando o poder legislativo da cidade.

A reunião teve o objetivo de estabelecer uma parceria entre a FMVZ e a Prefeitura para o desenvolvimento das atividades da Semana de Integração Acadêmica, que acontece na FMVZ, de 17 a 22 de maio. O evento busca promover uma reflexão sobre as práticas pedagógicas dentro da Faculdade, visando experimentar metodologias novas de ensino e aprendizagem.

Além de colaborar com a formação dos alunos, a Semana de Integração busca aproximar a Universidade da sociedade. Para tanto, as atividades da Semana utilizarão o método denominado Aprendizado Baseado em Projetos (ABP). A expectativa dos coordenadores é que ao final dos trabalhos sejam geradas soluções para algumas demandas da sociedade botucatuense.

A apresentação preliminar dos projetos feita pelos docentes da FMVZ agradou os representantes do poder público municipal. “Vimos projetos voltados à questão da produção rural, como por exemplo, a produção leiteira da região, buscando o aumento da produtividade e o controle das doenças infecciosas. Também vimos vários projetos voltados para a educação e saúde da população com relação ao controle de zoonoses, posse responsável de animais, enfim, vários temas que são do interesse da administração”, afirmou o vice-prefeito de Botucatu.

Caldas reafirmou a participação da Prefeitura e elogiou a iniciativa. “Estamos aqui para colaborar. Os municípios, muitas vezes, passam por dificuldades de assistência técnica e aqui, com a presença da Unesp, nós temos esse potencial todo. Por outro lado, como docente da universidade, sei que é difícil levar o aluno a conhecer a prática. Projetos desse tipo são especiais por permitir essas duas mãos de direção. Temos a Prefeitura como um campo de pesquisa e aprendizado para os alunos e a universidade prestando essa colaboração na área de produção e saúde animal no município”.

O próximo passo é organizar as atividades que os alunos da FMVZ vão desenvolver. “Teremos mais uma reunião com as autoridades do município para definir a logística e as condições de execução dos projetos” conta o professor Rogério Martins Amorim, coordenador da Semana de Integração, que se declara otimista quanto aos resultados do trabalho. “Ao final do evento teremos um elenco de projetos elaborados pelos alunos que serão apresentados às entidades interessadas. Certamente, alguns terão continuidade e devem gerar benefícios para a população”.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA / Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF



Powered by ScribeFire.

Botucatu recebe Congresso Pré-Caipira de Oftalmologia

Será realizado em Botucatu (238 km de São Paulo), dia 25 de abril, às 10 horas, no Areté Eventos, o Congresso Pré-Caipira de Oftalmologia. O evento será uma previa para o tradicional Congresso Caipira de Oftalmologia, organizado pela Sociedade Caipira de Oftalmologia e que envolve especialistas de todo o interior do Estado de São Paulo.

Além de um coffe break e almoço patrocinados por empresas particulares ligadas ao setor de oftalmologia, no mesmo dia do evento será realizada, na Praça Emílio Pedutti, das 8 às 12 horas, a Campanha de Educação para o Glaucoma, voltada à população de Botucatu. Os interessados preencherão um questionário para avaliar o risco de terem a doença e receberão material informativo. A organização é da professora Dra. Maria Rosa Bet de Moraes, do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), responsável pelo Serviço de Glaucoma do Hospital das Clínicas (HC). Também haverá a participação da ONG Avistar, tanto na campanha quanto na reunião.
 
Durante o Congresso Pré-Caipira, os profissionais também poderão apresentar casos complicados ou que gerem dúvidas, para serem colocados em discussão. Haverá 10 minutos para apresentação informal, três minutos de apresentação, cinco minutos de discussão e dois minutos para finalização.

O Areté Eventos está localizado na Rua Campos Salles, 2231, em Botucatu.

 Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp



Powered by ScribeFire.