março 10, 2009

Héctor Bohamia realiza oficinas em Botucatu

Por Renato Fernandes

O Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, em Botucatu, sedia hoje e amanhã os workshops gratuitos de dança e teatro com Héctor Bohamia (FOTO), diretor de atores, roteirista, coreógrafo e bailarino. O horário programado é o mesmo para as duas datas, das 17 às 21 horas.

Já no dia 13 de março (sexta-feira), também no Teatro Municipal, será apresentado o espetáculo “Estado de Liberdade”, a partir das 20h30.

Bohamia mantém uma Companhia de dança em Minas Gerias. Os praticantes do workshop de Botucatu poderão ser selecionados para receber duas bolsas para participar de um seminário que será realizado em Poços de Caldas, podendo vir a compor a companhia de dança.

Já no dia 13, a cidade de Botucatu terá a oportunidade de prestigiar o espetáculo ”Estado de Liberdade”, espetáculo internacional que já percorreu cidades do México, Milão, Paris, Estados Unidos, entre outras localidades.

Segundo ele, existe uma grande dificuldade técnica em apresentar esse espetáculo em cidades do interior de São Paulo, dificuldades essas que não são encontradas no Municipal de Botucatu. “O teatro daqui tem um ótimo nível. Poderei me apresentar sem restrições técnicas, o que não acontece com muita facilidade no interior. Realmente a cidade tem uma ótima casa”, avalia.

Ao falar sobre a produção, Bohamia destaca que no palco procura uma interpretação visceral. “Quando subo ao palco eu entro em outro mundo. Vou de prostituta a padre com facilidade. É a liberação do movimento e um delírio muito grande. Sou extremamente visceral quando entro em cena”, disse.

Bohamia nasceu em Buenos Aires e estudou em Nova York, Berlin, Paris e Genebra. Atuou como solista nos principais teatros da Europa, Estados Unidos, África e Ásia, percorrendo agora o Brasil com sua segunda turnê mundial.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3882-9004.

(Com informações da Assessoria de Comunicação e Informação da Prefeitura Municipal de Botucatu)

47% das vítimas de abuso sexual têm menos de 12 anos

Da Agência Brasil

Dados de levantamento do Hospital Pérola Byington, em São Paulo, revelam que das 2.330 vítimas de abuso sexual atendidas no hospital em 2008, 1.103 eram menores de 12 anos. O número representa 47,3% de todos os atendimentos realizados no local. Crianças e adolescentes até 17 anos representam 76% dos atendimentos do ano passado. Os números são do programa Bem-Me-Quer, do Ambulatório de Violência Sexual do Hospital Pérola Byington.

Segundo o levantamento, as queixas de abuso sexual contra pessoas do sexo masculino cresceram 30,8% em 2008, comparadas ao ano anterior. No ano passado, 306 pessoas do sexo masculino procuraram o serviço do Bem-Me-Quer, contra 234 em 2007.

A psicóloga do ambulatório, Daniela Pedroso, ressalta que a maior parte das vítimas atendidas no hospital é de família pobre, em geral, da zona leste da capital paulista.

“Os abusos são feitos normalmente por pessoas da família. O abuso contra criança é feito por pessoas conhecidas, geralmente pai, padrasto, tio, avô. Diferente da violência contra a mulher adulta, em que o agressor é desconhecido, e acontece na rua”, diz a psicóloga.

Apesar de os sintomas das vítimas geralmente não serem claros, alguns sinais de alteração podem indicar que a criança esteja sendo abusada. Entre as mudanças estão alterações no sono, queda brusca no rendimento escolar, urinar na cama ou nas calças, ter medo inexplicável de ficar sozinho na presença de adultos estranhos ou de algum adulto específico e realizar brincadeiras agressivas com brinquedos ou pequenos animais.

Anvisa proíbe a venda do kit ressaca

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (9), a suspensão, em todo o país, do kit denominado “Kit Ressaca” – embalagem promocional contendo vários medicamentos. Está proibida, também, a venda de todos os materiais promocionais em forma de kits compostos por medicamentos, relacionados ou não ao tratamento dos sintomas da ressaca.

O “Kit Ressaca” consiste em uma embalagem plástica com uma aba de papelão grampeada na qual foram incluídos duas caixas dos medicamentos Hepatox e Gastroliv, e uma caixa do medicamento Neralgyn, todos da empresa Cifarma Científica Farmacêutica Ltda. Os produtos têm registro na Anvisa e a sua utilização independente, de acordo com a prescrição médica, não representa risco para a saúde da população.

A Anvisa registra cada medicamento de forma isolada, considerando as características específicas de cada produto. A comercialização de kits promocionais de medicamentos é ilegal. A farmácia ou drogaria que utilizar deste artifício para ampliar suas vendas incorre em infração sanitária e está sujeita a penalidades e multas previstas na Lei 6437/77.

“Rádio Educativa” é inaugurada no Distrito de Potunduva.

A “Rádio Galera” é um projeto da Secretaria de Comunicação em parceria com a Secretaria da Educação, que visa desenvolver e implementar a rádio educativa nas escolas municipais de Jaú, articulando entidades privadas e públicas. Um dos principais objetivos é fazer do rádio um instrumento para o trabalho educacional e despertar o interesse nos alunos em assuntos ligados à cultura, saúde, educação e política.

O prefeito da Jaú (SP) Osvaldo Franceschi falou da importância da implantação do projeto para que os alunos possam ter liberdade de escolha, decisão, discutir coletivamente uma forma de melhorar a vida escolar, fomentar a defesa dos direitos humanos e a solução dos conflitos sociais – “A rádio vem para informar e, principalmente, fazer deste projeto uma integração entre as matérias estudadas, contribuindo decisivamente para a educação das nossas crianças”.

Estiveram presentes a Primeira Dama Caroline Franceschi, o Sub Prefeito do Distrito de Potunduva Wagner Brasil, o Secretário de Serviços Municipais José Eleutério de Abreu Ribeiro, a Secretária da Comunicação Lúcia Barizza, o Secretário do Trânsito Cristiano Madella, o Secretário de Educação Luiz Carlos de Campos Prado Junior, o Secretário de Administração João Roberto de Chico e o Secretário da Saúde Dr. Jaime Roberto Spanghero.

O projeto desenvolvido por Nicole Spanghero, da secretaria de comunicação, fará com que os alunos exercitem a comunicação oral e assim possam aperfeiçoar a objetividade e clareza na expressão de pensamentos.

Alunos da Aitiara em Festival de Euritimia na Alemanha

Estudantes botucatuenses promoveram noite
brasileira no festival realizado em 2008


Por Renato Fernandes

A escola Aitiara representará Botucatu no VI Fórum Internacional de Euritmia, que acontecerá e entre os dias 30 de abril e 3 de maio, na cidade de Witten, Alemanha. Participarão do evento 12 alunos, comandados pela professora Suzana Murbach e com acompanhamento do músico André Carino. “Levaremos um programa bem brasileiro com músicas e poesias e realizaremos também Workshops de Dança e uma Noite Brasileira após a nossa apresentação de Euritmia”, disse Suzana.

Este será o segundo ano que alunos da escola participam do evento à convite dos organizadores. Em 2008, o grupo foi agraciado com o apoio efetivo da Secretaria Municipal de Educação que cedeu ônibus para levar os estudantes ao aeroporto; dos participantes do ano passado apenas três já conhecem a Europa. “Devido ao enorme sucesso que obtivemos em 2008, com sete alunos, recebemos um convite especial para a participação este ano”, disse. “O encontro não é competitivo, mas, o público e os organizadores demonstram o seu reconhecimento pelas apresentações que mais o impressionaram. A performance da Aitiara, foi considerada como a mais empolgante pelo público e pelos organizadores”, explica a professora.

A professora explica que participar do festival é sinal de existência de uma escola da metodologia Waldorf, com trabalho de qualidade e maturidade nesta disciplina. “Para nós é uma honra sermos convidados especiais devido ao sucesso que obtivemos em 2008, levando todo o colorido da Cultura Brasileira, através de sua música e poesia. Apenas três escolas no Brasil podem no momento contar em seu quadro de professores com profissionais de Euritmia capacitados para trabalharem com o Ensino Médio: Aitiara, Rudolf Steiner (SP) e Viver de Bauru”, diz.

Ao regressarem da Alemanha o grupo pretende agendar apresentações no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, em Botucatu. “Ainda não marcamos data. Pretendemos ir também a Bauru, São Paulo e outras cidades que nos convidarem. Ano passado passamos em Buenos Aires e a Argentina a convite e lá nos apresentamos quatro vezes, e também em Ribeirão Preto”, disse.

Os organizadores do Festival estão agendando apresentações que deverão ocorrer na Alemanha, na semana anterior ao Fórum. As datas e os nomes das cidade que receberão o grupo botucatuense devem ser divulgados nas próximas semanas. “Para os alunos será uma grande oportunidade de conhecerem as culturas musical e poética de outros países. Conversar com alunos de nacionalidades diferentes da mesma idade escolar, já que estarão todos os participantes alojados no mesmo local e realizando todas as refeições juntos. Com isso ampliam suas vivências culturais e humanas”, explica.

Para possibilitar a viagem, alunos e pais estão trabalhando intensamente com apoio financeiro da ABT (Associação Beneficente Tobias) através do pedido anual da ABRE (Associação Brasileira de Euritmistas).

HC/FMB inaugura novo espaço para atendimento a recém-nascidos

A Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas (HC), vinculado à Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), inaugurou, dia 9 de março, as novas instalações da UCI (Unidade de Cuidados Intensivos),destinada ao atendimento a crianças em recuperação após internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O espaço conta inicialmente com 8 leitos e deve ser ampliado futuramente para 15. Oferece às crianças internadas e que aguardam alta médica (em sua maioria prematuros, com má formação congênita ou aquelas cujo parto teve complicações), atendimento de especialidades como fonoaudiologia, fisioterapia, oftalmologia, terapia ocupacional e nutricionista.

“Com essas especialidades, há uma abrangência maior no tratamento da criança e isso favorece uma recuperação mais eficaz de nosso paciente”, explica a professora do Departamento de Pediatria e responsável pela UCI, Sáskia Fekete.

Conforme explica a docente, o atendimento era realizado anteriormente no mesmo espaço da UCE (Unidade de Cuidados Especiais), voltado para a assistência em crianças nascidas na maternidade do HC.

Na solenidade de inauguração estiveram presentes o superintendente do Hospital das Clínicas e seu vice, professores Antônio Rugolo Júnior e Celso Vieira Sousa Leite, respectivamente; o chefe do Departamento de Pediatria, prof. Antonio Zuliani, além da professora emérita da FMB, Cleide Enoir Petean Trindade. Compareceram também responsáveis pela unidade, além de médicos e enfermeiros da Unidade Neonatal.

Em sua explanação, o superintendente do HC, Antônio Rugolo Júnior, frisou que a destinação de um espaço para a recuperação de recém-nascidos, após a estadia em uma UTI, possibilita um atendimento mais humanizado. “É a consolidação de um espaço voltado para a abordagem exclusiva desse paciente”, declarou.

Flávio Fogueral - Jornal da FMB

Cursos Livres têm inscrições abertas no Senac Botucatu

Em março, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para diversos cursos livres e técnicos. São opções que abrangem as áreas de bem-estar, finanças e contabilidade, gestão de pessoas, logística, informática e visagismo. As matrículas devem ser feitas até o início das aulas, respeitando-se o limite de vagas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3112-1150 ou e-mail botucatu@sp.senac.br.

Manicure e Pedicure
O participante será qualificado para o exercício da profissão de manicure.
Carga horária: 69 horas
Data: 16/3 a 15/5
Horário: segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 às 22 horas

Administração de Contas a Pagar, Receber e Tesouraria
O participante aprende a realizar os procedimentos e as transações que envolvem as funções de contas a pagar e a receber e tesouraria. Além disso, adquire conhecimentos relacionados aos processos da administração contábil-financeira, contribuindo para uma gestão eficiente das organizações.
Carga horária: 24 horas
Data: 10/3 a 2/4
Horário: terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30

Escrituração Fiscal
O participante aprende a escriturar livros fiscais, com base em notas emitidas e recebidas, bem como a efetuar a apuração de impostos, de modo a atender a legislação do Sistema Tributário Nacional.
Carga horária: 30 horas
Data: 16/4 a 25/5
Horário: terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30


Logística em Comércio e Serviços
O participante aprende a planejar e controlar os processos logísticos no setor de comércio e serviços, contribuindo para reduzir custos e melhorar o desempenho.
Carga horária: 15 horas
Data: 14/3 a 4/4
Horário: sábados, das 13 às 17 horas

Técnicas de Maquilagem na Produção Pessoal
O participante adquire informações a respeito dos cuidados com a pele e da adequação e aplicação dos produtos cosméticos ao biotipo pessoal.
Carga horária: 15 horas
Data: 18/3 a 15/4
Horário: quartas-feiras, das 19h30 às 22h30

Informações e Inscrições
Senac Botucatu
Rua Dr. Rafael Sampaio, 85
Telefone: (14) 3112-1150
botucatu@sp.senac.br