março 03, 2009

Botucatu, Vitoriana e Rubião jogam pela Copa Tv Record

O ginásio Municipal Mário Covas sedia três jogos da Copa Tv Record de Futsal Femino, nessa quarta-feira [4], a partir das 20h.

O primeiro jogo será entre Vitoriana e Macatuba. O time de Vitoriana é representado pelas meninas da Atlética da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Às 21h Rubião Jr. Enfrenta Pederneiras. O time de Rubião é formado pelas jogadoras do União Futebol Clube.

O terceiro jogo é entre Botucatu e Potunduva. O time botucatuense é formado pelas atletas do Botucatu Futebol Clube.

Assessoria de Comunicação e Informação de Botucatu

Trote universitário: estudantes plantam árvores em Parque Municipal

Os calouros da Faculdade de Ciências Agronômicas [FCA - Botucatu] farão o plantio de 110 mudas de árvores no Parque Municipal Professor Joaquim Amaral Amando de Barros, às 9h da manhã dessa quarta-feira. A ação é uma parceria do Diretório Acadêmico da FCA com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e faz parte das atividades de recepção aos calouros e das comemorações do Mês da Água.

Serão plantadas 30 mudas de árvores da China, 10 árvores da Chuva, 10 Guauviras, 30 Mongubas, 20 Guapuruvus e 10 Paus-Ferro.

Os locais de plantio foram separados em seis áreas que contará com um grupo de alunos representantes do D.A. para comandar os calouros e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Assessoria de Comunicação e Informação de Botucatu

Lei Maria da Penha: Homem é preso em flagrante por violência doméstica

Guardas Civis Municipais de Botucatu detiveram um homem no início da noite dessa segunda-feira [2] por agressão doméstica contra a amásia. O caso aconteceu na Avenida Vitor Atti. De acordo com o relatório da GCM, os guardas foram solicitados por uma mulher que estava sendo agredida pelo amásio. Os dois foram encaminhados até o Plantão Policial, onde o agressor ficou detido por perturbação do sossego e enquadrado pela Lei Maria da Penha.

A Lei Maria da Penha alterou o Código Penal brasileiro e possibilitou que agressores de mulheres no âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada, estes agressores também não poderão mais ser punidos com penas alternativas, a legislação também aumenta o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos, a nova lei ainda prevê medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação da mulher agredida e filhos.

Assessoria de Comunicação e Informação de Botucatu

Brasil recebe etapa mundial de Monopoly

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet
Depois de 12 edições, chega pela primeira vez ao país o Campeonato Mundial de MONOPOLY® – o jogo original de compra e venda de propriedades. A etapa nacional acontecerá no dia 22 de março, em São Paulo, e as inscrições poderão ser feitas de 4 a 19 de março no site www.campeonatomonopoly.com.br. O vencedor do Brasil disputará o prêmio final de 20.580 mil dólares (equivalente à quantia total em dinheiro do jogo americano com o uso do Speed Die) no evento mundial em Las Vegas, em outubro.

A expectativa da Hasbro, detentora da marca e realizadora da ação, é que candidatos de todo o país participem da etapa brasileira. “É com muito prazer que anunciamos a estréia do Brasil no Campeonato Mundial de MONOPOLY®. A ação é um grande sucesso em mais de 40 países. Nossas expectativas são as melhores possíveis. Quem sabe o grande vencedor da 13ª edição mundial não seja daqui?”, afirma Esteban Romiti, diretor de marketing da Hasbro do Brasil.

Somente brasileiros maiores de 18 anos podem participar do campeonato. A etapa nacional acontecerá na cidade de São Paulo, na casa de eventos Citibank Hall. Como as disputas para a definição do representante do Brasil serão realizadas em um único dia, as partidas serão jogadas utilizando o sistema Speed Die. Essa regra inclui a utilização de um dado extra, além dos dois já existentes, e alternativas às regras tradicionais do MONOPOLY®, que proporcionam maior rapidez ao jogo e agilidade no processo de seleção do vencedor. As partidas começam às 10h e o grande vencedor será definido por volta das 21h.

“Esperamos que candidatos de todo o país participem da primeira edição nacional do Campeonato Mundial de MONOPOLY®. Criamos um website bastante completo para que a inscrição seja de fácil acesso e também tenham todas as informações disponíveis em um único lugar. O endereço www.campeonatomonopoly.com.br já está disponível”, explica Maricy Gattai, gerente de produto Hasbro do Brasil.

Vale lembrar que despesas com transporte, hospedagem e alimentação correm por conta dos candidatos.

Premiação

Na etapa brasileira, serão premiados os quatro primeiros colocados. O vencedor receberá um kit com jogos Hasbro e, em outubro, seguirá para Las Vegas em viagem com acompanhante para a disputa final.

Já para o segundo, terceiro e quarto colocados, a Hasbro premiará com um kit de jogos da empresa. Todos os classificados para a final da etapa brasileira também ganharão um troféu.

Sobre MONOPOLY®

MONOPOLY® foi criado em 1935 e, desde então, mais de 200 milhões de cópias foram produzidas em 27 línguas e vendidas em 81 países. A mais nova língua é a portuguesa e o jogo foi colocado à venda no Brasil, em outubro do ano passado.

Sobre a Hasbro

Hasbro é líder mundial no segmento de produtos e serviços de entretenimento voltados às crianças e a família, incluindo a concepção, design, fabricação, marketing e distribuição de jogos e brinquedos abrangendo desde o tradicional ao high-tech. A Hasbro é líder mundial em jogos de tabuleiro e a segunda maior fabricante de brinquedos do mundo. Dentro de seu portfólio, a Hasbro oferece uma grande variedade de marcas e produtos, como: MONOPOLY®, THE GAME OF LIFETM, CLUE®, TWISTER®, PLAYSKOOL®, Mr. AND Ms. POTATO HEAD®, FURREAL®, BABY ALIVE®, MY LITTLE PONY®, LITTLEST PET SHOP®, TRANSFORMERS®, GI JOE®.

www.hasbro.com
www.campeonatomonopoly.com.br

HC promove atividades de divulgação e prevenção da Doença Renal Crônica

Uma série de atividades foi programada pelo Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) para marcar o Dia Mundial do Rim, dia 12 de março. As ações serão voltadas aos usuários do hospital, público interno e também comunidade em geral.

Será feita uma ampla divulgação sobre como prevenir a DRC (Doença Renal Crônica), exames farão o diagnóstico em pessoas com fatores de risco e também haverá palestras sobre o tema. A coordenação é a professora Jacqueline Teixeira Caramori, da Disciplina de Nefrologia da FMB. “A doença renal crônica é a epidemia do século XXI”, salienta.

O Brasil ainda não dispõe de estudos populacionais sobre a DRC, mas estima-se que aproximadamente 3 milhões de pessoas sofram deste tipo de doença, desde os estágios mais leves até os quadros mais graves. Em situações mais complicadas, o País tem cerca de 70 mil pessoas. “Realizar a triagem de DRC da população ‘em massa’ não parece ser uma estratégia prática, de custo-efetividade adequados. Devemos rastrear, principalmente, os indivíduos de risco, ou seja, os portadores de hipertensão arterial, diabetes e familiares de portadores de DRC”, esclarece professora Jacqueline, lembrando que indivíduos com mais de 60 anos também devem passar por exames, pois podem ser vítimas da doença renal crônica.

Programação completa do Dia Mundial do Rim do HC - 12 de março

No Hospital das Clínicas (HC)

- Das 7 às 8 horas e das 11 às 13 horas, no Refeitório do HC da FMB, será realizada divulgação do Dia Mundial do Rim e alerta sobre a DRC – voltada para médicos residentes e alunos. Será exibido um filme com informações da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia) sobre seu Projeto “Previna-se”.

- Das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, na Unidade de Diálise, haverá rastreamento de DRC nos familiares de doentes renais, através de exames de glicemia, urina e creatina.

- Das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, no Espaço Boulevard (entrada principal do HC) será realizado o rastreamento de DRC na população (pessoas interessadas), através de exames de glicemia, urina e creatina.

- Das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, na Casa do Servidor, a DRC será rastreada nos servidores , através dos exames de glicemia, urina e creatina.

Nas unidades básicas de saúde do Município

Nos postos de saúde: Centro Saúde Escola (CSE), no Jardim Iolanda, Parque Marajoara e Vila Ferroviária, será feito o rastreamento da DRC - Doença Renal Crônica.

Além disso, agentes de Saúde da Vigilância Epidemiológica visitarão 400 famílias para divulgar o material de prevenção da DRC produzido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Leandro Rocha - Assessoria de Comunicação e Imprensa da FM e HC

Inscrições para exposição Mundo Feminino encerram amanhã

As inscrições de trabalhos para a exposição Mundo Feminino se encerram amanhã, quarta-feira [3]. Cada artista pode inscrever até dois trabalhos relacionados com a temática do universo feminino, atividades, sentimentos e emoções; nas categorias pintura, desenho, fotografia, gravura, objeto, tapeçaria e patchwork.

A exposição começa no próximo dia 7 e termina no dia 28 de março, no Museu de Arte Contemporânea.

Mais informações: [14] 3882-0133 – secretaria de Cultura

Sai o resultado do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2009

Lista dos selecionados pode ser acessada no site
http://www.oifuturo.org.br/patrociniosculturais2009/resultados.html

Este ano, a Oi vai investir cerca de R$ 29,2 milhões na cultura brasileira, através de leis de incentivo estaduais e municipais. O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2009 contemplará um total de 132 projetos nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Pará, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Entre as iniciativas selecionadas, há mostras de cinema e artes visuais, longa-metragens, obras de teatro, shows de música, festivais de dança, novas tecnologias, cultura popular, literatura e patrimônio. Os projetos foram avaliados por comissões especializadas em cada uma das áreas culturais e terão a confirmação do patrocínio condicionada à apresentação dos certificados válidos nas leis estaduais e municipais de incentivo à cultura. Os projetos selecionados concorreram com mais de 4,3 mil propostas inscritas dos diferentes estados da área de atuação da companhia.

Seguindo o mesmo modelo das últimas edições, o Oi Futuro, organização sem fins lucrativos que atua na área de responsabilidade social, será responsável pela gestão do Programa. Serão destinados recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura nos estados da área de atuação da empresa.

Apoiado em conceitos como identidade, acesso, desenvolvimento, expressão e inovação, o programa considera fundamentais aspectos como a capacidade de geração de novas platéias, de renda, de criação de novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas. Também foram priorizadas iniciativas que valorizam talentos regionais e que possibilitem o intercâmbio de idéias e a convergência entre a arte e tecnologia.

“O Estrangeiro do Corpo” será aberta sexta-feira

O Centro Cultural de Botucatu abre na sexta-feira, dia 6 de abril a exposição “O Estrangeiro do Corpo”, de Everton Oliveira.

A mostra é fundamentada nas diversas experimentações do artista na relação entre poesia e artes visuais. A exposição é composta por objetos e instalações em uma proposta inovadora a poesia-plástica, praticando o hibridismo na arte contemporânea e o rompimento das fronteiras entre as artes.

O artista manipula suas obras com materiais simples e de impacto como: ferro, papelão, madeira, entre outros, sendo importante salientar que todo material utilizado é recolhido do lixo.
Éverton Oliveira é poeta, ator, educador e pesquisador.

Mundo feminino em exposição no MAC

A tradicional exposição coletiva “Mundo Feminino”, realizada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), será aberta no sábado, dia 7, às 10 horas, no Museu de Arte contemporânea Itajahy Martins. O período de visitação segue até o dia 28 de março, das 9 às 18 horas de terça às sextas-feiras e das 9 às 13 horas, aos sábado.

A exposição apresenta obras de diversos estilos, inspiradas no universo feminino, suas nuances e peculiaridades.

Pelo 4º ano consecutivo, a exposição prestará homenagem a uma artista, que este ano será Tomie Othake

Informações: (14) 3882 - 1489, 3882 - 1747 ou pelo e-mail: -macbtu@botu catu.sp.gov.br.

O MAC Itajahy Martins fica na Avenida Dom Lúcio, nº 755.

Sessões do cineclube Ybitu Katu recomeçam sábado

Por Renato Fernandes

O cineclube Ybitu Katu reinicia suas atividades nesse sábado, dia 7, com sessão às 19h30, no Centro Cultural de Botucatu (CCB). O humorista Charlie Chaplin é o tema deste mês.

A entrada é franca, mas os organizadores do evento pedem que cada pessoa doe ao menos um quilo de alimento não perecível ou caixinhas de leite longa vida. As doações são repassadas ao Asilo Padre Euclides.

Nos meses de janeiro e fevereiro o tema foi “Animações de todo o Mundo”, que contou, em algumas sessões, com público acima de 70 pessoas.

o cineclube tem por objetivo criar um espaço para exibição de filmes que estejam fora do eixo comercial de cinema. As exibições são aos sábados às 19:30, no Centro Cultural de Botucatu (Praça XV de Novembro, 30 - ao lado do Cine Neli).

Agenda de exibições:
• 07/03: Curtas - Vida de Cachorro (1918), Carlitos Presidiário (1917) e Carlitos Guarda-Noturno (1917);
• 14/03: O garoto (1921)
• 21/03: Luzes da Cidade (1931);
• 28/03: O grande ditador (1941). (RF)

Lançamento de revista com Meiry Dávila é antecipado


Por Renato Fernandes

A revista Sexy que trará a Miss Comerciária 2009 de Botucatu, Meiry Dávilla, que tinha data de lançamento marcada para o dia 7 de abril, foi antecipada para o final de março, com previsão de apresentação no dia 24.

A notícia é divulgada pela própria modelo em sua página de realacionamento do Orkut, na internet.

Meiry foi apresentada à publicação pelo fotógrafo Tchello Caramori, mesmo profissional que fez o book da modelo e jornalista Priscila Pires, atual participante do Big Brother Brasil (BBB-9).

A botucatuense também deverá ilustrar outras publicações e sites da editora TC e Associados, entre eles os sites e revistas Mochileiras (www.mochileiras.com.br) e Musas do futebol (site que deverá entrar no ar futuramente), onde são apresentadas modelos em ascensão em ensaios sensuais.

A modelo é natural da cidade de Ibaiti, Estado do Paraná, onde em 2001 venceu o concurso de Garota Estudantil.

Artistas S/A retoma o evento "Instrumental de Quinta"

Por Renato Fernandes

A escola de artes Artistas S/A retoma nessa quinta-feira, dia 5 de março, o evento “Instrumental de Quinta”, evento que acontece semanalmente, às quintas-feiras na cantina da escola, a partir das 20 horas. Esta semana o show fica por conta do Grupo Engenho.

O Engenho está em atividade desde 2007, com um amplo repertório composto por jazz e música instrumental brasileira, contando com a experiência dos músicos e professores Everton Rodrigues - Barba (bateria), Vitor Navas (guitarra), Rodrigo Pinheiro (contra-baixo) e Samuel Ramos (saxofone).

Entre as canções escolhidas para a apresentação destacam-se composições de autores consagrados, como: Hermeto Pascoal, John Coltrane, Herbie Hancock, Wayne Shorter, Mike Stern, Tom Jobim, entre outros. O grupo também apresentará composições próprias. “Uma das novidades da edição 2009 do Instrumental de Quinta é a participação de grupos convidados de Botucatu e região”, explica Fabiana Godoy, responsável pelo evento.

A entrada custá R$ 4 (couvert). Informações pelo fone (14) 3815-8293 ou no site www.artistassa.com.br

Serviço
Quando: Todas as quintas-feiras das 20 às 22h30
Onde: Cantina Artistas da Bola
Rua Visconde do Rio Branco 1.426 – Vila dos Médicos
Botucatu – SP
Quanto: R$ 4,00 [couvert]