fevereiro 26, 2009

DEsfile teve atraso de uma hora na Major Matheus

Por Renato Fernandes

A primeira noite de desfile de blocos, realizada no sábado (21), foi marcada por um atraso inicial de aproximadamente uma hora. O primeiro bloco, que deveria sair por volta das 20 horas, só desfilou após às 21 horas. A reação desse atraso foi percebida também no final do desfile, gerando desfalque de público para os blocos que desceram após o “Fiel Botucatu”, por volta das 23h30.

O Bloco Timelo, que seria o último a desfilar na Major Matheus, acabou abandonando o desfile para poder abrir o “Espaço Timelo” (antiga Dantte) aos foliões. O bloco estava marcado para desfilar na Vila dos Lavradores por volta das 22h30, no entanto o seu horário de desfile acabou indo para depois da meia noite, O atraso não se repetiu na Amando de Barros.

Para o vice-prefeito, professor Caldas, o carnaval foi uma excelente festa, apesar do atraso. “Tivemos bastante público e São Pedro colaborou para o sucesso. Talvez um pouco mais de organização e pontualidade, pensando nas crianças seria o ideal, porém, houve um período muito curto para a organização do evento”, disse.

Priscila Ribas, subsecretária Municipal de Turismo, explica que pretende trabalhar a ideia do carnaval junto aos blocos, e comunidade em geral durante todo o ano. “Tem muita coisa para se fazer nos próximo anos. Após o carnaval vamos iniciar uma série de reuniões para se pensar o carnaval durante todo o ano”, disse.

Para o prefeito João Cury, o carnaval de Botucatu manteve os padrões de qualidade de anos anteriores, entretanto ele ainda pode melhorar bastante. “Meu sonho é retornar o carnaval com escolas de samba e vamos trabalhar nesse sentido. A ideia é criar comissões que trabalhem nessa organização o ano todo”, explica Cury.

]Ribas acrescenta que a possibilidade apontada pelo prefeito pode se concretizar. “O importante é termos em mente que os blocos ou escolas não podem depender de repasses públicos, é necessário trabalhar para desenvolver o seu desfile”, disse.

Para garantir um próximo carnaval com pontualidade e que satisfaça os anseios da população uma equipe da subsecretaria de Turismo percorreu os dois pontos de desfiles (ruas Major Matheus e Amando de Barros), desenvolvendo uma pesquisa junto ao público onde se questionavam vários pontos, entre eles: com quem foi ao desfile; qual o meio de transporte utilizado, hospedagem, o que achou do show no Paratodos e dos desfiles de blocos; se gostaria de ver o retorno das escolas de samba, o que gostaria de encontrar no evento, como ficou sabendo da folia, dentre outros.

20 mil foliões passaram pelo Carnaval Popular do Paratodos

Por Renato Fernandes

Como aconteceu em anos anteriores, o carnaval popular da Praça Coronel Moura (Paratodos) foi sucesso de público, atraindo uma média de 5 mil foliões por baile, segundo informações da Polícia Militar de Botucatu.

Os bailes foram promovidos pela Subsecretaria de Turismo e Lazer e organizados pela empresa AGFest, com animação da banda Karisma, que desenvolveu um repertório com axé, marchinhas, sambas enredos, dentre outros ritmos que já fazem parte da Folia de Momo.

Segundo o empresário Alexandre Haddad, sócio proprietário da AGFest, um dos pontos positivos dessa edição do evento foi a segurança, que além dos soldados da Polícia Militar e agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), contou também com uma equipe de aproximadamente 20 homens contratados. “Foi uma festa segura. Quando ocorriam focos de desentendimentos, nossos homens já interferiam impedindo qualquer possibilidade de briga”, diz.

O empresário revela ainda que não teve problemas com relação a horários. Os bailes começaram sempre às 22 horas, com exceção de segunda-feira (23), quando houve o segundo desfile carnavalesco de rua. “Nesse dia ficamos com o horário atrelado ao final do desfile e só começamos após a descida dos blocos pela Rua Amando de Barros”, coloca Haddad.

Fiel Botucatu e Gente Unida animaram o Carnaval da Vila Maria

Por Renato Fernandes

A Vila Maria teve momentos saudosos com o Carnaval de 2009, ao assistir desfilando pelas ruas do bairro, na noite de segunda-feira, o bloco Gente Unida da Vila Maria, que tomou emprestado o nome da escola de samba que foi um dos orgulhos do bairro no passado. O retorno do “Gente Unida” teve o reforço de peso do bloco Fiel Botucatu, totalizando aproximadamente 100 foliões.

O público que estava tímido no inicio do desfile aumentou gradativamente. De acordo com a passagem dos foliões nas ruas Expedicionário Almiro Bernardes, João Morato da Conceição, Avenida Petrarca Bachi, Praça do Curió, Pandiá Calógeras e João Morato da Conceição, os moradores foram para as ruas acompanhar o desfile e na empolgação até arriscavam alguns passos.

Otoni Luís Tonin, chefe de divisão de assistência ao turismo da Subsecretaria Municipal de Turismo, explica que, em reunião, foi aberta a realização dos desfiles nos bairros da cidade, acrescentando que coube a cada bloco a organização e convite de participação para a população.

“A intenção com esse formato de Carnaval é de aproximar os moradores dos bairros dos blocos que as representam. Acredito que com isso fortalecemos os grupos ao envolver outras pessoas”, disse Tonin.

Nem todos os blocos aderiram à ideia de promover a folia também nos bairros, este ano, além da Vila Maria, também receberam desfiles os bairros 24 de Maio, Marajoara e Vila Aparecida. “Essa também é uma forma de garantir quatro dias de atividades aos blocos, que muitas vezes se organizam durante todo o ano para desfilarem apenas no sábado e segunda-feira de Carnaval. Da forma como fizemos agora (2009), estendemos a festa e possibilitamos a participação de pessoas que muitas vezes não podem ir até as ruas Amando de Barros e Major Matheus. A experiência foi positiva”, disse.

Estudantes canadenses visitam a prefeitura de Botucatu

Na manhã desta quinta-feira, 26, o prefeito de Botucatu, João Cury, recebeu em seu gabinete 11 estudantes do ensino médio e dois professores de Montreal – Canadá, que chegaram quarta-feira, 25, ao Brasil.

As alunas canadenses, que estiveram acompanhadas das professoras Maria Rita e Carmem Tereza, fazem parte do projeto “Estudantes Sem Fronteiras” do Colégio Santa Marcelina, que realiza intercâmbio estudantil e cultural entre as escolas das irmãs Marcelinas de Botucatu, Canadá, México e Itália.

Em conversa com as estudantes, o prefeito falou sobre Botucatu e respondeu perguntas das canadenses sobre a cultura e os jovens da cidade.

Segundo a professora Carmem Tereza, apesar do projeto estar em seu 8º ano, esta é a primeira vez que os estudantes visitam a prefeitura. “Nunca havíamos visitado a prefeitura. É a primeira vez que somos recebidos pela autoridade máxima da cidade e isso é muito importante para as alunas que fazem esse intercâmbio. Elas vem conhecer a vida dos estudantes brasileiros e a nossa cultura”, disse a professora.

Os canadenses ficarão oito dias em Botucatu. No dia 25 de março, alunos do Colégio Santa Marcelina da cidade irão a Montreal.

Subsecretaria de Comunicação e Informação da Prefeitura de Botucatu

Pronto-Socorro e Radioterapia do HC/FMB recebem doação de cadeiras de rodas

Duas seções de grande atendimento ao público do Hospital das Clínicas de Botucatu, vinculado à Faculdade de Medicina/Unesp (FMB), recebeu dia 26 de fevereiro, a doação de treze cadeiras de rodas do grupo Sempre Viva.

No total, onze cadeiras foram destinadas ao Pronto-Socorro e duas para a seção de Radioterapia do hospital. As aquisições foram provenientes das vendas realizadas, no ano passado, pela boutique que o Sempre Viva mantém no saguão de entrada do HC. Os equipamentos serão destinados para apoio no atendimento aos pacientes.

“Em 2008 foram dezesseis cadeiras compradas através de recursos da boutique. Hoje fizemos a entrega de mais treze e pretendemos adquirir mais algumas no decorrer do ano”, declara professor Éder Trezza, coordenador do grupo.

Segundo o coordenador do Sempre Viva, as doações visam suprir algumas necessidades que estes setores do hospital passam, por agregar alto número de usuários. “Estes equipamentos são de suma importância para o hospital e têm uso frequente. Por isso precisam ser repostos com maior rapidez”, ressalta o coordenador.

O Grupo Sempre Viva existe há mais de uma década e tem como objetivo fornecer apoio aos usuários do Hospital das Clínicas. Algumas das atividades do grupo referem-se a visitas a pacientes nas enfermarias, programas de lazer e serviços às pessoas. O trabalho é realizado por voluntários, vindos da comunidade local.

Uma boutique, instalada desde 2006, proporciona a arrecadação de fundos para auxiliar nas atividades do grupo e na aquisição de equipamentos destinados aos mais diversos setores do hospital. Boa parte do material vendido foi confeccionada por voluntárias e através de doações. “A maior parte do que vendemos são para uso doméstico, bordados, enxovais para crianças, entre outros produtos”, complementa Trezza.

Serviço
O Grupo Sempre Viva pode ser contatado através do telefone (14) 3882-1651 ou pelo e-mail etrezza@fmb.unesp.br. Também está disponível um endereço para correspondências através da Caixa Postal 535, CEP 18618970, Botucatu-SP. A boutique funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Flávio Fogueral - Jornal da FMB

Saiba como participar do reality show 'Você está contratado', da Rede Record

A Curriculum.com.br, empresa de recrutamento e seleção online, firmou uma parceria com a Rede Record para captar talentos para o novo quadro do “Programa da Tarde” da emissora.

O reality show “Você está Contratado” estreará em 2 de março, com apresentação de Maria Cândida. O programa procura candidatos com potencial para concorrer a uma vaga de emprego. Os interessados devem se cadastrar em www.curriculum.com.br.

Serão selecionados 20 candidatos e, em seguida, começará uma seleção interna, da qual vão sair seis integrantes. Cada semana será uma vaga e o processo seletivo será feito durante toda a semana, iniciando na segunda-feira com seis candidatos, eliminando um por dia, até que na sexta-feira, com dois candidatos, apenas um vai ser contratado por voto dos telespectadores.

Todo o processo seletivo será feito de modo tradicional, sendo que especialistas de Recrutamento e Seleção avaliarão, ajudando a escolher o melhor profissional. A Curriculum.com.br é a parceira da Record tanto para a captação dos currículos como para auxiliar em todo o processo seletivo.

“Estamos ansiosos para a estréia do programa. Coincidentemente ele é um desejo antigo da Curriculum e já estávamos praticamente prontos para esta parceria. Acreditamos na idéia e esperamos que tenha muito sucesso”, comemora Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br.

Qualquer um pode se candidatar, pois o programa tratará de vários tipos de cargos e profissões, desde operacionais aos mais elevados. Além disso, quem não for chamado para participar continuará visível às milhares de empresas que diariamente buscam profissionais no site da Curriculum.com.br.


Sobre a Curriculum.com.br

A Curriculum.com.br – maior base de armazenamento e administração de currículos da internet brasileira - trabalha com o cadastro de currículo e auxilia o candidato na recolocação profissional. Possui mais de 3,5 milhões de candidatos cadastrados e mais de 67 mil empresas que anunciam, gratuitamente, vagas de emprego disponíveis.

O site oferece às empresas uma pesquisa de candidatos com perfil detalhado, além de administrar os processos de recrutamento e seleção. O candidato cadastrado recebe um UCN - Unique Curriculum Number ou Número Único de Currículo -, um código que será seu identificador no site. Com posse de um login e uma senha ele poderá acessar e atualizar seus dados sempre que desejar.

Os candidatos podem entrar no site e ser entrevistados virtualmente, oferecendo às empresas a oportunidade de conhecê-los melhor antes mesmo de convocá-los para uma entrevista pessoal. Esse processo leva pelo menos um mês por meio de anúncio convencional.

Mais informações no site: www.curriculum.com.br