fevereiro 19, 2009

Meiry Dávilla: do comércio para a revista Sexy

Por Renato Fernandes

Mochileiras. Esse é o tema do ensaio fotográfico que a Miss Comerciária 2009 de Botucatu, Meiry Dávilla, fez para a revista Sexy de abril. As sessões aproveitaram como locação o acostamento de uma estrada, cachoeiras e uma fazenda, da cidade de Londrina.

Meiry tem 22 anos e nasceu na cidade paranaense Ibaiti, onde aos 16 anos venceu o concurso “Garota Estudantil”. Em 2007, ela descobriu seu potencial como modelo ao conquistar o título de Primeira Princesa do concurso Miss Comerciária e decidiu trabalhar o corpo e o espírito para a próxima edição do evento, realizada em novembro de 2008 e que a posicionou como a “Miss Comerciária de Botucatu”.

“Esse concurso me abriu portas. Passei a ser convidada para vários eventos e foi então que uma amiga de São Paulo me falou do concurso Mochileiras”, diz Meiry.

O concurso aconteceu no domingo, dia 8 (domingo), em Londrina. “Neste concurso seriam selecionadas quatro garotas para sair na capa da sexy. Fiquei em primeiro lugar e serei destaque da revista que vai circular a partir do dia 7 de abril. Foi tudo muito rápido”, explica.

Um, dos responsáveis pelo concurso é o fotógrafo Tchello Caramori, que descobriu Priscila Pires, atual participante do BBB-9. “Assinei um contrato de um ano com a equipe de Londrina. Para mim é a realização de um sonho . Foi difícil, mas gostei da experiência, o ensaio realmente ficou muito bonito. O difícil para mim foi tirar a roupa”, coloca.

Na entrevista, Meiry relembrou o tempo de atendente de um estabelecimento comercial da cidade e ressalta que está trabalhando para melhorar seu padrão de vida. Ela deixa claro que poderá participar de outros ensaios, mas nega presença em filmes erótico e pornográficos. “Outros ensaios vão depender muito do cachê. Para esse trabalho recebi um valor muito bom, é um cachê que dá para mudar de vida. Trabalhando no comércio eu ganhava R$ 600”, conta. “Para filmes ainda não fui convidada, mas negarei participação em pornográficos. O Tchello alertou que após a revista Sexy surgirá muitos convites para o cinema adulto, mas vou negar”, reforça.

Meiry aguarda o lançamento viajando entre Botucatu e Londrina e explica que tem evitado a superexposição.
Apesar do sucesso com o público masculino, ela revela que está solteira desde novembro. “Os homens não entendem esse trabalho”, reclama. “Estou realizada. Vamos promover o lançamento da revista em Londrina, e quem sabe, em Botucatu. Espero conquistar todos os meus objetivos, entre eles: comprar uma casa e abrir meu próprio negócio. Tenho que aproveitar essa fase passageira, trabalhar e juntar dinheiro. Para isso tenho malhado em média uma hora e meia por dia, e seguido uma dieta com muita proteína e alimentos balanceados”, comenta.

A modelo relata que em Botucatu o fotógrafo Tchello Caramori será representado pela produtora de eventos, que respondeu pelo ensaio do concurso da Corte Carnavalesca de 2009 e do próprio Miss Comerciária, Terezinha Berchior, Informações pelo telefone: (14) 8125-6744.

Foto de Tchello Caramori que mostra momento
em que Meiry é preparada para o ensaio



Carnaval começa sexta-feira em São Manuel

O carnaval 40 graus 2009 em São Manuel começa hoje, 20, com bailes realizados no “Pesqueiro” e na 3ª. Idade, a partir das 23 horas.

Amanhã, dia 21, acontece o desfile no “Sãobódromo”, a partir das 20h30, com a abertura do carnaval pelo Rei Momo Edson Messias da Silva e pela rainha Adilza Silva Medeiros, e participação de 7 blocos e a tradicional escola de samba da AABB. O outro desfile no “Sãobódromo” acontecerá na segunda-feira, 23, às 20h30.

O local contará com arquibancadas para 6 mil pessoas e colocação de 30 holofotes de 4000 Watts cada.

No dia 21, os blocos desfilam na seguinte ordem: THC, Alambique, Samba no Sangue, Romemos, escola de samba da AABB, Balakubako, @Oba e Nega Maluca.

No dia 22, o desfile é alterado e terá a seguinte ordem: Alambique, Romemos, Samba no Sangue, THC, escola de samba da AABB, Balabubako, @Oba e Nega Maluca.

O desfile terá representantes da 3ª Idade na ala das baianas da escola de samba da AABB, da Rainha Silvia Lara, da Princesa Maria do Carmo e da Miss Simpatia Maria Menina Ribeiro.

No Recinto de Eventos Mário Covas será armada uma tenda onde serão realizados bailes populares, às 23h30, dos dias 21, 22 e 23, e matinês durante nos dias 22 e 23, a partir das 15 horas.

O Clube Recreativo São Manuel também realiza bailes nos dias 21 e 23 e matinês nos dias 22 e 23, na sede social.

O Clube Náutico Água Nova realizará seus bailes nos dias 21, 22 e 23 a partir das 22 horas e matinê no dia 22.

No distrito de Aparecida de São Manuel também irá acontecer bailes ao ar livre, no coreto da Praça Municipal, durante os dias 21 e 23 e matinês nos dias 22 e 24.

O encerramento do Carnaval 40 graus será no Santuário de Santa Terezinha, com a participação de trio elétrico, das 19 às 24 horas.

A escola de samba da AABB entrará no “Sãobódromo” com 300 integrantes, desenvolvendo o enredo “Para tudo se acabar na quarta-feira”, cujo objetivo e relembrar os carnavais de antigamente.

Saúde - Durante o carnaval a Diretoria Municipal da Saúde distribuirá um kit aos foliões, contendo porta lixo, folder com informações úteis sobre como festejar o carnaval de forma saudável e preservativos. Haverá pedágio em pontos estratégicos na cidade, na rotatória da Avenida José Horácio Mellão, nas Faculdades IMES e Mal Rondon, no lanchódromo na Cohab I e em frente à casa noturna Makadâmia. A distribuição começa às 17 horas de hoje.
Aos blocos também serão distribuídos os kits, bem como na 3ª. Idade e ainda nos bailes realizados na tenda.

O serviço de ambulância estará de plantão durante os desfiles no “Sãobódromo” e ainda nos bailes realizados na “Tenda”.

Um esquema especial de atendimento será montado no Pronto Socorro do hospital da Casa Pia São Vicente de Paulo.

AAB já está preparada para o carnaval

Por Renato Fernandes

A Associação Atlética Botucatuense (AAB) avisa aos foliões que realizará quatro noites de bailes carnavalescos - 21,22,23 e 24 - e duas matinês - 22 e 24.

Segundo o gerente administrativo do clube, Carlos José Malagute, este ano será trabalhado o tema “Carnaval da Folia”, com animação garantida pela banda Pop Shock Show. “Será um carnaval para todos os estilos. A banda é boa e vai desenvolver um repertório variado, com sucessos do pop, axé e as tradicionais marchinhas”, diz.

Os bailes acontecerão no Ginásio do clube, que está recebendo uma decoração especial, com teto rebaixado, e aplicação de temas e figuras carnavalescas. As matinês acontecerão no mesmo espaço mas terão a área de acesso prolongada aos parques de areia e indoor.

Outra preocupação do clube e das produtoras parceiras, ‘Equipe Eventos’ e ‘Show e Companhia’, é com a segurança dos foliões. Para isso, eles contam com o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, nas áreas externas. No salão, aproximadamente 30 homens de uma empresa de segurança especializada foram contratados.

Sócios da AAB têm entrada franca, a melhor opção para não sócios é o pacote, que dá direito às quatro noites e custa R$ 50. A noite individual custa R$ 15 (estudantes) e R$ 25 a inteira. Ingressos para as matinês podem ser encontrados à R$ 8, na bilheteria do clube. Camarotes para 20 pessoas estão sendo vendidos à R$ 200.

Para adentrar o recinto nos bailes é necessário ser maior de 15 anos, idade abaixo da estabelecida apenas acompanhados dos responsáveis. Para as matinês não existem restrições de idade.

Informações pelo telefone: (14) 3882 – 1866.

Brasil deverá ter internet por rede elétrica

Da Agência Brasil

A conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Emília Ribeiro fala, em entrevista à Agência Brasil, sobre o acesso à internet banda larga por meio da rede de energia elétrica, que deve estar disponível ainda este ano
Brasília - Os brasileiros poderão acessar a internet banda larga por meio da rede de energia elétrica ainda este ano. A conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Emília Ribeiro garante que o seu relatório sobre a regulamentação da questão estará pronto no fim de março. Depois disso, as normas devem ser analisadas pelo Conselho Diretor da agência e, se forem aprovadas, as empresas já podem oferecer o serviço.

“É muito importante decidir essa questão, porque é mais uma forma de expandir a banda larga para todo o país de forma mais barata, para aumentar a competição também”, afirmou a conselheira, em entrevista à Agência Brasil. Ela diz que está ouvindo todos os setores interessados, e que algumas experiências já estão sendo realizadas no país.

Com a transmissão de dados em alta velocidade pela rede elétrica, sistema conhecido como BPL, as tomadas residenciais passam a ser pontos de rede, se conectadas a um modem. A conselheira explica que os dados serão transmitidos por meio de fio elétrico ou por outro cabeamento no poste de energia. O sinal da internet banda larga chega até as residências pela caixa de energia elétrica e é transmitidos por dentro da rede.

Outra bandeira defendida por Emília Ribeiro dentro da Anatel é a utilização da banda larga no serviço público. Segundo ela, o país pode economizar muito com a informatização de serviços como saúde, educação e segurança.

“Não se discute a importância disso, é uma necessidade. Mas a forma de fazer ainda está sendo amadurecida. É uma política de governo, depende da vontade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro [das Comunicações] Hélio Costa. Tenho certeza de que eles têm essa vontade, quem não quer ver um governo informatizado? Mas temos muitos desafios, como a extensão territorial”, afirma.

Segundo a conselheira, uma das alternativas para expandir o serviço seria por meio da universalização da banda larga nas escolas, com os sistemas de backhaul, que é a infra-estrutura de rede para conexão em banda larga. “Não custa muito para o governo um estudo que faça o serviço chegar à segurança, à saúde, à cultura. Uma política de governo que tem uma iniciativa já feita e basta mais um fôlego para avançar”, defende.

“É uma questão inadiável, inaceitável, me sinto em uma agonia terrível por não conseguir que esse serviço seja disponibilizado para a nossa população”, lamenta.

Estradas de SP recebem cerca de 1,7 milhão de veículos no feriado

Milhares de pessoas que irão aproveitar os próximos dias para viajar para as cidades turísticas de São Paulo contam com serviços das empresas e órgãos envolvidos para garantir segurança, conforto e agilidade até a chegada ao seu destino. São telefones de urgência ou de informações, viaturas, radares e operações especiais para proporcionar maior segurança aos usuários das rodovias estaduais.

Será cerca de 1,7 milhão de carros circulando pelas estradas do interior e litoral do Estado. As estimativas mostram um grande fluxo nas estradas do litoral, mas também intenso no interior. Apenas nas vias que ligam as estradas do planalto paulista às várias praias do litoral paulista (SP-055, SP-098, SP-099 e SP-125) são estimados 494.050 veículos circulando. Pelas balsas que ligam as cidades litorâneas, devem circular cerca de 250 mil veículos.

Os horários de maior pico de tráfego devem acontecer das 14h da sexta (dia 20) à 1h do sábado (21) e das 7h às 17h do sábado (dia 21). Na volta, o tráfego mais intenso deve ocorrer das 14h às 24h da terça (dia 24) e das 7h às 14h da quarta (dia 25).

As medidas para um bom feriado vêm sendo tomadas desde 15 de dezembro, quando se iniciou a Operação Verão 2008/2009, até 1º de março, data de fechamento da operação. O Carnaval é a última grande festa englobada na operação. Para o próximo final de semana, bases operacionais do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), Polícia Rodoviária Estadual e das empresas concessionárias estarão no início das rodovias e ao longo do trecho para coibir infrações e melhorar a fluidez do tráfego.

“Tentamos evitar ao máximo o número de acidentes com sinalização adequada, orientação aos usuários e estradas em boas condições. Cabe também ao motorista fazer sua parte, dirigindo com cuidado e fazendo a manutenção regular do seu carro”, lembra o secretário-adjunto de Estado dos Transportes, Silvio Aleixo.

Entre viaturas de inspeção, guinchos, ambulâncias, veículos de apoio e motos para socorro, a estrutura do DER soma 59 unidades. Campanhas educativas de trânsito com mensagens em 31 painéis e distribuição de materiais educativos ao longo das rodovias também ajudarão a garantir a segurança dos usuários. Haverá também readequação de radares portáteis em trechos que apresentam maior incidência de acidentes. Ao todo, dezenas de radares móveis estarão nas estradas. Para o carro que estiver em situação irregular, existem 55 pátios de recolhimento em todo o Estado.

Os postos SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário atenderão a casos de emergência, de socorro mecânico, uso de sanitários e na busca de informações. Informações e prestação de serviços aos usuários também estarão localizados junto a viaturas e tendas. Os usuários que precisarem fazer pequenos reparos e manutenção preventiva terão à disposição o Posto de Serviço Gratuito na SP-99, km 62 (pista Sul).

A concessionária Ecovias irá manter bases avançadas com atendimento de emergência, auxílio mecânico, guinchos, banheiros, água, café e telefone nos km 47 e 41 da rodovia Imigrantes e km 281 da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, entrada de São Vicente.

A concessionária Autoban realizará a operação Pit Stop Carnaval, na qual serão oferecidos gratuitamente inspeção veicular e checagem mecânica durante a sexta (20) e o sábado(21) no km 56 da Rodovia dos Bandeirantes.

As 14 divisões regionais do DER manterão durante toda a Operação equipes disponíveis para socorro em situações de emergência, tais como deslizamentos, alagamentos e inundações. Todas as obras serão suspensas nos períodos de maior tráfego.

Ida e volta

Para facilitar o fluxo de veículos, a concessionária Ecovias implantará a operação descida (7x3), a partir das 15h de sexta-feira (20) até as 24h de sábado (21). Durante a operação, os caminhões e ônibus estarão liberados somente na pista Sul da Via Anchieta. No domingo, a partir das 6h até as 13h, a operação descida é retomada. Na volta do feriado, a operação subida (2x8) começa a partir das 17h da segunda-feira (23) e a partir das 10h da terça-feira (24). Na quarta-feira de cinzas (25), a operação adota o esquema 4x6 entre 4h e 22h.

Na Tamoios, a operação Pare e Siga será implantada nas pontes dos km 18 (Jambeiro) e 28 (Paraibuna). No trecho de serra com início no km 64, será implantada, se necessária, uma faixa suplementar para a descida, aumentando assim a capacidade da rodovia e faixa reversível em toda a serra.

No sistema Anhanguera-Bandeirantes, a concessionária Autoban implantará a operação caminhão no domingo (22) e terça (24) das 14h às 22h, quando veículos de grande porte com destino à capital serão desviados da rodovia Bandeirantes para via Anhanguera a partir de Jundiaí.

No Sistema Castello-Raposo, a concessionária ViaOeste suspenderá as obras que causam desvio de tráfego das 12h da sexta (dia 20) até as 12h da quarta (dia 25). Na terça-feira (24), será proibido o trânsito de caminhões na rodovia Castello Branco, sentido capital.

Informações antes, durante e depois

Para informar aos usuários a situação das rodovias antes e durante a viagem, a operação vai contar com o efetivo de mais de 1.000 profissionais do DER, Dersa e das concessionárias, em todo o Estado, além de um contingente administrativo e operacional do Polícia Rodoviária Estadual, com 4 mil policiais.

Antes de sair de casa, os usuários têm à disposição o atendimento pelo telefone de várias estradas e balsas (veja tabela abaixo), onde é possível verificar as questões de trânsito nas estradas e horários no caso de balsa. Esses números também podem ser usados pelo motorista que passar por algum problema durante a viagem. Nos sites da Secretaria de Estado dos Transportes (www.transportes.sp.gov.br) e do DER (www.der.sp.gov.br), é possível também verificar como está o trânsito em várias estradas em tempo real graças às 29 câmeras espalhadas pelo Estado que estarão transmitindo imagens online.

Telefones úteis do sistema de transportes

ARTESP: 800.727.83.77
DER: 8000.55.55.10
POLÍCIA RODOVIÁRIA: (11) 3327-2727
BALSAS: 0800.773.37.11
BALSAS (HORA MARCADA): (13) 3358-2277 e 3358-2743
AUTOBAN: 0800.055.55.50
AUTOVIAS: 0800.707.9000
CENTROVIAS: 0800.17.89.98
COLINAS: 0800.703.5080
ECOVIAS: 0800.19.78.78
INTERVIAS: 0800.707.1414
RENOVIAS: 0800.55.96.96
SPVIAS: 0800.703.5030
TEBE: 0800.55.11.67
TRIÂNGULO DO SOL: 0800.701.1609
VIANORTE: 0800.701.3070
VIAOESTE: 0800.701.5555

Da Secretaria dos Transportes

Embraer demitirá quatro mil funcionários

Da Agência Brasil

A Embraer, fabricante de aviões, informou hoje (19) que vai reduzir em 20% o quadro de 21.362 funcionários. Segundo o comunicado da empresa, a crise internacional tornou "inevitável efetivar uma revisão de sua base de custos e de seu efetivo de pessoal, adequando-os à nova realidade de demanda por aeronaves comerciais e executivas".
Cerca de 90% das receitas são oriundas de exportações, que vêm sendo afetadas pela crise internacional. "A Embraer expressa seu profundo respeito às pessoas que ora deixam suas posições na Empresa. Respeito pelo trabalho que desenvolveram, pelo tempo de convívio profissional e pessoal, pelo momento difícil que atravessam", diz o comunicado.

Hoje, o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, teve um encontro com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Correios divulgam esquema de funcionamento no carnaval

A Empresa de Correios e Telégrafos [ECT] divulgou nessa quinta-feira o funcionamento das unidades no interior do Estado durante o período de carnaval. No sábado [21] o funcionamento será normal nas unidades que já trabalham aos sábados. No domingo [22] as unidades estarão fechadas.

Na segunda-feira [23] as unidades funcionam normalmente somente em cidades com mais de 200 mil habitantes. No dia 24, terça-feira, nenhuma unidade abre e na quarta-feira de cinzas [25] as agências funcionam a partir do meio-dia.

Da Subsecretaria de Comunicação e Informação

Carnaval: horários especiais de ônibus para Rio Bonito e Mina

O Departamento de Engenharia de Tráfego [DET] disponibiliza os horários especiais de ônibus para o transporte de passageiros para o Rio Bonito e Mina.

sexta-feira, dia 20

Saindo da rodoviária: 8:00hs - 15:00hs - 18:00hs - 19:00hs

Saindo do Rio Bonito : 9:00hs - 16:00hs - 19:00hs - 20:00hs

- sábado – 21/02

Saindo da rodoviária: 8:00hs - 10:00hs - 15:00hs - 19:00hs

Saindo do Rio Bonito : 9:00hs - 11:00hs - 16:00hs - 20:00hs

- Domingo – 22/02

¬Saindo da rodoviária: 7:00hs - 15:00hs - 19:00hs

Saindo do Rio Bonito : 8:00hs - 16:00hs - 20:00hs

- Segunda – 23/02

Saindo da rodoviária: 8:00hs - 15:00hs - 18:00hs - 19:00hs

Saindo do Rio Bonito : 9:00hs - 16:00hs - 19:00hs - 20:00hs

- Terça – 24/02

Saindo da rodoviária: 8:00hs - 16:00hs [2 carros ]

Saindo do Rio Bonito : 9:00hs - 17:00hs

Da Subsecretaria de Comunicação e Informação

Rodovias: começa a operação Carnaval

A Operação Carnaval realizada pela Polícia Rodoviária começa ao meio-dia de amanhã [20] e vai até o meio-dia do dia 25. De acordo com o tenente Ricardo, o policiamento será aumentado para a operação que é realizada em conjunto com o DER, a DERSA, a ARTESP e as Concessionárias de rodovias; e órgãos da Secretaria de Estado dos Transportes.

"Vamos realizar uma fiscalização intensa em alcoolemia, uso de cinto de segurança, ultrapassagens, entre outras operações", disse o tenente. Durante o período de carnaval há um aumento de 40% no número de veículos que trafegam nas estradas da região.

Carnaval: Guarda Municipal coloca todo efetivo de prontidão

A Guarda Civil Municipal [GCM] estará com todo efetivo de 25 guardas de prontidão no período de carnaval. De acordo com secretário municipal de Segurança, Adjair de Campos, a GCM fará um trabalho de policiamento preventivo. Serão oito patrulhas de carros e quatro em motocicletas.

"O objetivo é fazer a proteção da comunidade para que toda população possa assistir os desfiles dos blocos nas ruas Amando de Barros e Major Matheus; e participar com segurança dos bailes populares no Paratodos, Rio Bonito e Mina", explica Campos.

Adjair conta que todo trabalho será feito em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Recomendações da GCM à população.
- Estacione os veículos em locais seguros e iluminados, evitando possíveis furtos.
- Se for viajar avise aos vizinhos e não deixe as luzes da casa acesas, pois chamam atenção.
- Se ingerir bebida alcoólica não dirija em nenhuma hipótese.
- No eventos, orientar as crianças para ficarem perto dos pais ou acompanhantes. E que caso se percam, procurem um guarda municipal ou policial militar.

Da Subscretaria Muniicpal de Comunicação e Informação

Acervo da biblioteca de Ourinhos na internet

Biblioteca Municipal Tristão de Athayde de Ourinhos lançou no dia 18 de fevereiro, o sistema digital de pesquisa ao acervo através da internet. "De qualquer parte do mundo as pessoas vão poder conhecer nossos livros, um dos melhores acervos da região", diz a diretora da Biblioteca Elizabete Monetta de Carvalho. Após digitalizar todo acervo em um longo trabalho de catalogação feito no ano passado, a Biblioteca Municipal inaugura a segunda etapa deste projeto, que é a disponibilização deste material na rede mundial de computadores.

Para acessar a página de pesquisa da Biblioteca Municipal Tristão de Athayde os usuários da internet tem duas opções, através do blog da Secretaria de Cultura http://curtaourinhos.blogspot.com/ e também no site da Prefeitura de Ourinhos (www.ourinhos.sp.gov.br), no link Curta Ourinhos. Na página de buscas o usuário vai encontrar todas as orientações de como encontrar um exemplar do livro desejado.

Serviço: Biblioteca Municipal Tristão de Athayde
Rua São Paulo, 149, Centro, Ourinhos-SP, CEP: 19900-050
Tel: (14) 3326-4458, e-mail: bibliotecaourinhos@hotmail.com

Do site oficial do municpipio

80ª Aniversário de Marília - Programação inicia dia 21 de março, com esquadrilha

A programação de aniversário que irá comemorar os 80 anos de emancipação político-administrativa de Marília começará em 21 de março, com apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da FAB (Força Aérea Brasileira), e a Copa de Pára-quedismo Cidade de Marília.

O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (18), pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Iara Regina Pauli, em audiência com prefeito Mário Bulgareli, o vice-prefeito José Ticiano Dias Tóffoli, diretor de Turismo, Ézio Kaneno, e dois aviadores da Esquadrilha da Fumaça.

“Estamos com uma programação bastante ampla para o aniversário, assim como fazemos em todos os anos, mas agora em 2009 a programação está mais especial ainda tendo em vista que a cidade completa 80 anos”, diz Iara, afirmando que vários eventos cívicos e culturais estão sendo planejados para a comemoração.

Bulgareli diz estar contente em contar com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e a Copa de Pára-quedismo. “São apresentações tradicionais de aniversário, mas que sempre chamam a nossa atenção e nos emocionam. É muito bom tê-los novamente em nosso céu saudando nosso aniversário”, afirma o prefeito.

VISTORIA
Dois aviadores da Esquadrilha da Fumaça estiveram nesta quarta-feira (18) vistoriando as condições do aeroporto de Marília para receber a apresentação aérea. “Verificamos as condições do aeroporto local, como a área de tráfego, de logística de posição de ambulâncias e outros veículos de apoio, assim como as condições de evolução na pista do aeródromo”, diz o capitão-aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro.

Ele explica que algumas regras têm de ser tomadas quando da apresentação da Esquadrilha, para total segurança do publico, como medidas de distância frontal, de 300 metros, e a altura que os aviões podem passar pelos expectadores, de pelo menos 100 metros.

A apresentação da Esquadrilha foi adiantada devido à própria programação da corporação, que atende pedidos de cidades de todo o País e também do exterior. No dia 23 de fevereiro, por exemplo, a Esquadrilha fará apresentação em Santo Domingo, capital da República Dominicana, em comemoração ao dia da independência daquele país.

O show da Esquadrilha da Fumaça é realizado com sete aviões Tucano T-27, e a equipe é composta por 13 pilotos, e também um locutor que narra as peripécias realizadas pelo grupo. A apresentação tem duração de 32 minutos, onde são realizadas várias manobras aéreas, que empolgam o público.

Do site oficial do município

Cosmópolis impedirá ambulantes não cadastrados no Carnaval de Rua

Ambulantes não cadastrados não terão permissão para se instalar na Avenida da Saudade e suas imediações
Para manter a seguranças dos munícipes e garantir a diversão de todos no Cosmofolia 2009, a Administração Municipal irá coibir o comércio ambulante para os barraqueiros que não estão cadastrados na Prefeitura para se instalarem na Avenida da Saudade e nos trechos que dão acesso a via, onde estará acontecendo o Carnaval de Rua. Fica impedido, principalmente, o comércio de alimentos e bebidas, devido a falta de licença da Vigilância Sanitária.

“A medida leva em conta que esses tipos de atividades poderão ocasionar transtornos e tumultos nos eventos de Carnaval, comprometendo a diversão dos populares”, disse o tenente da Guarda Municipal, Benedito Xavier.

Os barraqueiros interessados, como é sabido, se cadastraram 30 dias antes do início do evento. Sem este cadastro, nenhum outro ambulante poderá colocar sua barraca dentro dos limites impostos pela Secretaria Municipal de Segurança durante o Carnaval.

A Guarda Municipal junto com o departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária estarão fiscalizando o local durante os quatro dias do evento, inclusive na sexta-feira que antecede a festa, e quem não respeitar a medida terá mercadorias apreendidos.

Não compre quando desconfiar

Para garantir que os alimentos comercializados nas ruas estejam em condições próprias para o consumo, fiscais sanitários estarão atentos com os ambulantes em relação ao modo de preparo e higiene, além de verificar a procedência dos alimentos, para que os populares recebam um produto de qualidade.

O coordenador da VISA, Rogério Scatena, orienta a população a não consumirem alimentos suspeitos comercializados sem a licença dos órgãos de fiscalização.

Câmara de botucatu sedia audiência Pública de prestação de contas

Na manhã desta quinta-feira, dia 19, foi realizada na sede da Câmara Municipal, audiência pública para avaliação e demonstração do desempenho financeiro da Prefeitura Municipal, relativo ao terceiro quadrimestre de 2008.

Embora o período analisado e demonstrado refere-se ao exercício anterior, a responsabilidade pela realização da audiência é do atual Chefe do Poder Executivo que foi representado na ocasião pelo Vice-Prefeito Prof. Caldas.

A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece em seu artigo 9o, parágrafo 4o, que até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo deve demonstrar e avaliar o cumprimento das leis fiscais de cada quadrimestre em audiência pública junto à Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara Municipal.

Da Subscretaria de Comunicação e Informação

Carnaval: Bauru faz campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria do Bem Estar Social, tendo em vista o calendário festivo do carnaval em todo o país, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, assim como os demais parceiros e integrantes da Comissão Intersetorial de enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, destaca como prioridade o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, em especial a exploração sexual. O MDS convocou Estados e Municípios a aderirem à Campanha de Carnaval de 2009, que reflete sobre esta problemática.

A Campanha do Carnaval 2009, tem como temática: “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou disque 100”, e é uma das estratégias articuladas e executadas em parceria entre o Governo, a sociedade civil e organizações e organismos internacionais em todo território nacional, para o enfrentamento intersetorial dessa complexa questão, na perspectiva da garantia e proteção dos direitos de crianças e adolescentes de nosso pais.

Ressalta-se que as campanhas anteriores resultaram em grande impacto no que tange ao favorecimento do aumento do número de denúncias por meio do Disque Denúncia Nacional: 100, o que representa um trabalho muito relevante de mobilização e sensibilização da sociedade, bem como, de fortalecimento desse enfrentamento, nacionalmente.

Em 2009, a Comissão Intersetorial optou pela edição de uma campanha que pudesse aproximar o enfrentamento da violência sexual de imagens e mensagens típicas do carnaval. A campanha teve seu lançamento oficial , no dia 13/02/09 em Manaus-AM e outras 11 cidades do país receberam a campanha, incluindo Bauru, que aderiu , a Campanha de Carnaval de 2009, que destaca como prioridade, o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, em especial a exploração sexual, que reflete sobre esta problemática.

O CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social, da Secretaria Municipal do Bem-Estar Social -SEBES, responsável em articular as ações em parceria com o CIAVI- Centro Integrado de Atendimento a Vítimas de Violência, mantido pela Fundação Toledo , executa o Programa de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, baseando nos eixos estratégicos propostos pelo Plano Nacional e Estadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual, garantindo um atendimento especializado e a proteção integral das crianças e adolescentes nesta situação. No ano de 2008 foram notificados 78 casos de abuso sexual e 14 casos de exploração sexual em Bauru.

A Secretaria através do CIAVI, confeccionou abanadores e camisetas que serão distribuídos pelos fiscais da SEPLAN - Secretaria Municipal de Planejamento, nos clubes, onde serão realizados os bailes de carnaval e no carnaval de rua de Bauru, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, no domingo, fortalecendo assim a mobilização da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município.

A campanha do carnaval 2009 tem a intenção de respeitar e legitimar as atividades já previstas em cada localidade, se integrando a elas e fazendo parte de suas agendas municipais. Essa estratégia prima pela integração e participação da comunidade na campanha e, mais que isso, a campanha do carnaval deve ser incorporada como uma campanha de cada localidade, pois é desenvolvida dentro das atividades previstas, ou seja, a campanha é todos os que a promovem.

Desse modo, a campanha traz como ícone uma adolescente (a modelo da foto tem mais de 18 anos) fantasiada de pierrot. A lágrima, traço característico desse personagem, denota aqui a dor e o sofrimento das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

A campanha também inova esse ano ao enfatizar que as denúncias devem ser feitas, não somente ao Disque 100, mas também ao Conselho Tutelar. Trata-se de uma diretriz do Governo Federal de fortalecer as instituições locais que também recebem denúncias.

Em Bauru o Conselho Tutelar atende pelos fones: 3227-3339 e 3227-3499, de 2ª à 6ª , das 8h00 as 18h00, e após as 18h00 no celular 14-9651- 4441 e o Programa de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes através do fone: 3212-3000 de 2ª à 6ª até às 17h00 e após este horário ligar no disque 100.

Do site oficial do município

Bauru define Comissão Julgadora do Carnaval 2009

Pessoal de dança, música, imprensa e teatro participa neste ano da Comissão que vai analisar os quesitos a serem exibidos pelos Blocos, durante o desfile do Carnaval 2009, de acordo com o Regulamento estabelecido pela Secretaria Municipal de Cultura. A comissão é formada por três homens e duas mulheres, que também se dispuseram a colaborar com o Carnaval de Bauru.

Elisabete Benetti (teatro), Jorge Bongiovani e Beto Sassi (música), Vagner Silvestre (imprensa) e Márcia Nuriah (dança) estiveram no Centro Cultural para, junto com os organizadores, acertar a sua participação como jurados, durante o desfile de carnaval na Nações Unidas. Na oportunidade foram esclarecidos os critérios de julgamento quanto as quesitos a serem apreciados e detalhes do regulamento do desfile, no tocante a horário, tolerância e julgamento dos Blocos.

Durante a realização do desfile, os jurados estarão em palanque fixado em local estratégico, para favorecer a avaliação, com notas de 05 a 10, do desempenho dos participantes nos quesitos Originalidade, Empolgação, Criatividade e Conjunto. O desfile também terá cronometragem e avaliação, com autorização do início e registro em mapa próprio do tempo e ocorrências de eventuais infrações cometidas pelos Blocos. Caberá aos blocos impedir a infiltração de pessoas estranhas durante o desfile e a agremiação que descumprir o número mínimo de 40 integrantes, será desclassificada.

Os três primeiros blocos classificados vão receber troféus e não será concedida nenhuma premiação em dinheiro. A apuração da pontuação de cada um dos Blocos será feita dia 28 de fevereiro, às 16 horas, no Automóvel Clube de Bauru, com a presença da comissão de apuração e presidentes dos blocos concorrentes ou representante legal.

Do site oficial do município

Agricultura começa ações na horta do Monte Mor

A reorganização das hortas comunitárias feita pela Subsecretaria de Agricultura e Abastecimento começou pelo bairro do Monte Mor. De acordo com o diretor de agricultura Márcio Campos, havia na horta comunitária do bairro Monte Mor um abandono da produção e o esvaziamento de pessoas que participavam do projeto.

"O Bairro do Monte Mor precisa deste projeto, muitas famílias vivem em condições de falta de alimentos, esperamos que com a renovação do projeto a aproximação de mais famílias, jovens e idosos nos trabalhos de produção e comercialização das hortaliças", comenta Campos.

O assessor Paulo Arbex explica que o projeto de hortas comunitárias tem como primeiras ações a limpeza do terreno, o preparo do solo e o encanteiramento; onde serão plantadas as mudas já na semana que vem juntamente com adubos orgânicos. "Este projeto tem grande alcance no município de Botucatu e promove a segurança alimentar e nutricional nos bairros as quais estão instaladas' disse Arbex.

A Subsecretaria de Agricultura e Abastecimento junto com as secretarias de Assistência Social, e de Descentralização e Participação Popular; realizarão o 1º Fórum Municipal de Agricultura Urbana e Hortas Comunitárias agora no mês Março para reunir todas as experiências nos 17 bairros do Município e organizar as melhorias necessárias para o Projeto.

Subsecretaria de Comunicação e Informação

Agricultura intensifica visita a fruticultores da Colônia Santa Marina

A equipe de engenheiros agrônomos da Subsecretaria de Agricultura e Abastecimento de Botucatu, acompanhada pelos técnicos do Escritório de Desenvolvimento Rural da CATI, visitaram alguns produtores rurais da Colônia Santa Marina.

O motivo da visita aos fruticultores de Botucatu foi a aproximação da nova gestão municipal aos produtores especializados em frutas de Botucatu. Na ocasião, o encontro teve como ponto final o Sitio Aveiro, dos proprietários Carlos Henrique Dias e Maria Célia Martins Dias, e contou também com a presença do filho Gabriel, estudante de Agronomia na FCA - Faculdade de Ciências Agronômicas.

De acordo com Márcio Campos, diretor de Agricultura, estes encontros são de grande importância. "As visitas técnicas são importantes para que o produtor rural conheça as propostas e os projetos que queremos trabalhar nesses próximos anos", comentou.

Hélio Fogueiral, funcionário da CATI Botucatu, ressaltou o estímulo ao associativismo dos fruticultores do município. "Queremos estimular o fortalecimento das associações e talvez criar uma associação dos hortifruticultores do município de Botucatu, para que eles possam se organizar e melhorar as estruturas de comercialização, além de superar dificuldades na produção e processamento dessas frutas", concluiu.

A equipe retornará à Colônia Santa Marina para finalizar as visitas a todos os produtores rurais, bem como agendar a data de coleta de embalagens e palestras sobre o tema do associativismo e cooperativismo para o ano agrícola de 2009.

Subsecretaria de Comunicação e Informação

Botucatu recebe a peça “Navegar é Preciso”

A Secretaria de Cultura de Botucatu divulga que o Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” receberá a peça “Navegar é Preciso”, no próximo dia 5 de março, às 20h30.

O espetáculo, com o ator português Tony Correia, usa elementos da história, da poesia e da música.

Poesias de Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Luís de Camões compõe o texto da peça teatral.

O ingresso, que deve ser adquirido no Teatro Municipal, está R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia entrada.

Tony Correia
O ator português, radicado no Brasil, participou de diversas novelas, como Belíssima [2006], Celebridade [2004], Um só coração [2004], Sabor da Paixão [2003] e Locomotivas [1977].

Nas telas do cinema, o ator apareceu nos filmes: Dotcom [2006], Os campeões [1981], Iracema, a virgem dos lábios de mel [1979] e O Guarani.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação / colaborou Giovana Pólo